29 de março de 2024

Os 5 melhores bairros de Maringá para você morar com segurança e qualidade de vida

maringa

Pensando em se mudar para Maringá? Saiba quais são os 5 melhores bairros de Maringá para viver e ter qualidade de vida. Veja a lista aqui!

Antes de se mudar para uma nova cidade, é muito importante que você conheça as características e os pontos positivos e negativos do seu futuro bairro. Afinal, viver em um bom lugar impacta diretamente na qualidade de vida. Por isso, a Arbo selecionou os melhores bairros de Maringá, onde você vai encontrar infraestrutura completa: mercados, segurança, hospitais, bancos, zonas comerciais, faculdades e também áreas de lazer!

Maringá: o terceiro maior município do Paraná 

Localizada no norte do Estado, Maringá é o terceiro maior município do Paraná e se destaca pelo alto nível de qualidade de vida. Portanto, se você busca uma boa qualidade de vida no dia a dia, Maringá é o lugar certo para você!

Cidade repleta de verde

Maringá também é conhecida por “Cidade Jardim”, projeto urbanístico do qual resultou suas ruas arborizadas, marca registrada da cidade: largas avenidas, canteiros que valorizam o paisagismo e vias que conservam a inclinação natural do relevo.  

Essas características marcantes da cidade estão presentes nos melhores bairros de Maringá. 

O município paranaense possui mais de 250 bairros e foi planejado por meio de zonas específicas, daí a origem do nome de algumas regiões.

Para a escolha dos melhores bairros de Maringá, todos dispõem de infraestrutura, um bom sistema de transporte e nível de segurança acima da média, situado na área central ou em suas proximidades.   

Conheça os melhores bairros de Maringá

  1. Zona 01
  2. Zona 03 (Vila Operária)
  3. Zona 05 (Maringá Velho)
  4. Zona 07
  5. Jardim Alvorada

1. Zona 01

É localizado na região central do município, tem muitos estabelecimentos comerciais de todos os tipos, grande e variada oferta de transporte público e ampla rede hoteleira, ou seja: o bairro só coleciona pontos positivos!

Por isso, é a nossa primeira indicação entre os melhores bairros de Maringá para você morar. 

Os 5 melhores bairros de Maringá para você morar com segurança e qualidade de vida

Cartões-postais do Município

O bairro Zona 1 concentra um dos cartões-postais do município: a Catedral de Maringá, com o seu típico formato piramidal. Além dela, o Parque do Ingá: motivo que influencia na fama da cidade como uma das mais verdes do Brasil.

E não para por aí: outra área verde próxima da Zona 1 é o Horto Florestal, uma importante reserva ambiental da região.

Vida noturna agitada 

Se você gosta de sair para curtir a noite com os amigos, a Zona 1 é uma boa pedida para você: a alta concentração de bares e estabelecimentos noturnos para se divertir é outro diferencial desse bairro.

Mas não se limite por aí, Maringá tem muito a conhecer, e além da vida noturna, você precisa saber o que fazer em Maringá em quesito de lazer e diversão, e também conhecer os seis pontos turísticos da cidade.

Ao escolher morar nessa área, que está na lista dos melhores bairros de Maringá, saiba que você vai gastar um pouco mais em comparação a outros bairros.

Mas a escolha compensa, já que você vai econo mizar com transporte e tempo estando perto das principais regiões da cidade.

2. Zona 03 (Vila Operária)

Conhecido popularmente como Vila Operária, o Zona 3 é um dos melhores bairros de Maringá. É uma região mais residencial, sem grandes fluxos de trânsito e com infraestrutura adequada. 

Ideal para práticas esportivas 

Se você tem o hábito de praticar exercícios físicos, esse bairro pode oferecer o que você precisa! 

A Zona 3 também faz parte da região central da cidade e está próxima ao Parque do Ingá, uma unidade de conservação ambiental, com pista de caminhada na parte externa, academia de ginástica para idosos e um belo lago.

Tem ainda outros dois lugares para práticas esportivas: o Centro Esportivo Doutor Luiz Moreira de Carvalho e o Complexo Esportivo Brinco da Vila. 

Além de oferecer boa área de lazer, a Vila Operária conta com opções para passeios, compras e acesso a serviços e estabelecimentos comerciais diversos, além de estar próximo a supermercados e a dois shoppings: o Maringá Park e o Avenida Center, o que faz do local um dos melhores bairros de Maringá. 

Os 5 melhores bairros de Maringá para você morar com segurança e qualidade de vida

3. Zona 05 (Maringá Velho)

Região nobre da cidade, com casas grandes e bonitas, o Maringá Velho ou Zona 5 também fica na região central e é também um dos melhores bairros de Maringá para morar, e nele você pode encontrar tanto um custo de vida um pouco mais elevado quanto também imóveis mais acessíveis.

Importância histórica 

A Zona 5 é conhecida como Maringá Velho por sua importância histórica para a cidade: foi ali que Maringá começou a se desenvolver. A Capela Santa Cruz, por exemplo, é uma das primeiras construções do município, inaugurada em 1946, e simboliza bem o bairro.

Pontos turísticos 

Além do tempo religioso, a Zona 5 reúne também outros três importantes pontos turísticos: o Teatro Calil Haddad, o maior do norte do Paraná, com capacidade para 800 pessoas; o Museu Histórico e de Arte Helenton Borba Cortes, que abriga exposições de arte e documentos históricos de Maringá; e o Bosque das Grevíleas, uma área com muito verde, pista de cooper e espaço reservado para a prática de exercícios físicos.

Além de ser um dos bairros mais importantes da cidade, o Maringá Velho também comporta escolas, clínicas, hospitais e uma área comercial estruturada, e é uma região considerada calma e segura. Por isso, foi escolhido como um dos melhores bairros do município. 

Os 5 melhores bairros de Maringá para você morar com segurança e qualidade de vida

4. Zona 7

Em pleno crescimento na cidade, a Zona 7 possui boa infraestrutura, com diversidade de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, sendo um dos melhores bairros de Maringá. 

Nela você tem acesso rápido e fácil ao centro comercial e às rodovias PR-317 e PR-376, de carro ou também por meio de transporte público. 

zona-7-maringá
A Zona 7 está muito próxima da Universidade Estadual de Maringá (UEM), além de ser um dos melhores bairros de Maringá

Perto das melhores universidades 

Se você está se mudando para estudar ou trabalhar, a Zona 7 é uma ótima escolha: é nela que se localiza a famosa UEM (Universidade Estadual de Maringá), uma das melhores universidades do país. 

Ele também concentra o Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) e a Vila Olímpica, um grande centro de referência esportivo, sendo, sem dúvidas, um dos mais importantes e melhores bairros de Maringá. 

5. Jardim Alvorada

Uma das áreas mais populosas de Maringá, o Jardim Alvorada, está localizado na região norte da cidade e está entre os melhores bairros de Maringá.

Possui boas áreas de lazer como as praças Farroupilha e a São Vicente, além do Centro Comunitário, que tem uma deliciosa feira noturna às sextas-feiras, recheada de barracas de comida. Mais uma opção de lazer no bairro, o Centro Esportivo José Geraldo da Costa Moreira oferece aulas de esportes em geral para a comunidade. 

A região abriga também um curioso ponto turístico do município: uma caixa d’água enorme em formato de guarda-chuva.

Outro destaque do Jardim Alvorada, escolhido como um dos melhores bairros de Maringá, é o sistema de transporte, que abrange diversas linhas de ônibus, o que  favorece quem mora ou trabalha no local, além de ampla e diversificada zona comercial.

Encontre imóveis nos melhores bairros de Maringá!

Seja qual for sua escolha entre os melhores bairros de Maringá, você encontra seu novo lar no portal Arbo Imóveis! Veja mais de 600 imóveis e compre online, com a melhor tecnologia e a segurança da assinatura de contrato digital.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

morar-em-maringa

Tudo o que você precisa saber para morar em Maringá

Pensando em se mudar para a cidade de Maringá? Confira neste post tudo o que é necessário saber para você morar em Maringá. Morar em Maringá pode ser maravilhoso se você é do tipo que curte uma cidade média-grande, planejada e bem arborizada. É a terceira maior cidade do estado a sétima da região sul […]

motivos-para-um-jovem-morar-em-Balneário-Camboriú

7 motivos para um jovem morar em Balneário Camboriú

O que será que tem de melhor em um dos destinos mais procurados entre os turistas no Brasil, seja em alta temporada, ou até mesmo para passar um fim de semana qualquer durante o ano? Neste post, você vai conhecer 5 motivos para um jovem morar em Balneário Camboriú.  Muito atemporal, a cidade que fica […]

2 Comentários

  1. Achei muito interessante! Estamos mesmo pensando em nos mudar para Maringá. Gostaria de saber sobre o bairro Jardim Morangueira. A distância do Centro, valores de casas para aluguel e venda e o que temos para diversão, comércio e agitação nesse bairro. Somos de Teresópolis- RJ. Obrigada!

    1. Olá, Andrea! Como você está?

      Ficamos muito felizes de receber seu comentário. Nós podemos te ajudar quanto às informações sobre imóveis em Maringá e, para isso, você só precisa acessar nosso portal: Arbo Imóveis

      Lá é possível entrar em contato com um especialista, que, com certeza, irá encontrar as melhores opções para você e para sua família.

      Obrigada e estamos à disposição 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *