28 de março de 2024

6 pontos turísticos de Maringá para você conhecer

pontos-turisticos-de-maringa

Está pensando em visitar Maringá? Saiba 6 pontos turísticos que você deve conhecer quando for à cidade!

Terceira maior cidade do estado do Paraná e a sétima da região sul do país em população, Maringá foi classificada como uma das melhores cidade do Brasil para morar! Já deve imaginar que não faltam pontos turísticos em Maringá, não é?

Neste artigo nós iremos te mostrar alguns dos pontos turísticos mais requisitados pelas pessoas quando vão à Maringá. Aqui você vai conhecer:

  1. O Parque do Ingá
  2. A Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória
  3. O Mercadão de Maringá
  4. O Parque Japão
  5. O Teatro Calil Haddad
  6. O Bosque das Grevíleas

Primeira do Paraná para se viver com os filhos

Eleita a primeira do Paraná para se viver com os filhos e a oitava melhor cidade do Brasil pelo portal Maiores e Melhores, Maringá ganhou esse reconhecimento e fama com base nos resultados sobre pontos como: custo de vida, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) Municipal, e a taxa de violência da cidade. 

Além dessas principais, outras 48 categorias também foram levadas em consideração, como a oferta de serviços às crianças em relação à segurança pública, cultura, longevidade e infraestrutura de saúde.

Cidade destaque em qualidade de vida 

Maringá é conhecida como destaque pela qualidade de vida oferecida aos seus moradores, por ser uma das cidades mais arborizadas e limpas do país, e também por ter uma importante ligação rodoviária da região. 

Desde parques, igrejas, teatros, museus e outras atrações, vale a pena conhecer todos os pontos turísticos de Maringá! Conheça os 6 pontos turísticos favoritos dos maringaenses e turistas. 

1 O principal ponto turístico de Maringá: o Parque do Ingá

Você gosta de passeios com a família ou amigos ao ar livre? Falando em arborização, o Parque do Ingá, o principal entre os principais  pontos turísticos de Maringá, possui uma reserva florestal de 47,3 hectares, urbanizada em 1970. 

Xodó maringaense 

O Parque do Ingá é sem dúvidas um dos “xodós” dos maringaenses, e uma grande atração entre os pontos turísticos de Maringá.No local que atrai moradores e também turistas, você encontra a primeira Maria Fumaça de Maringá, uma locomotiva 608 que inaugurou a Estação Ferroviária de 1954. 

Gruta de Nossa Senhora Aparecida

Reconhecido também como um dos melhores pontos turísticos de Maringá, neste local você também encontra a gruta de Nossa Senhora Aparecida, um Jardim Japonês que foi inaugurado em 1978 em homenagem ao então príncipe do Japão Akihiro e sua esposa Michiko, que visitavam a cidade naquele ano. 

Pontos turísticos de Maringá  para atividades ao ar livre 

Se você gosta de praticar exercícios físicos, vai adorar Parque do Ingá! O entorno em um desses pontos turísticos de Maringá possui uma pista de aproximadamente três quilômetros, onde os maringaenses aproveitam para fazer caminhadas, e também usar a academia que lá existe para cuidar da saúde. 

No YouTube, o canal Maringá Histórica registrou imagens do Parque do Ingá. O vídeo, que foi publicado em setembro de 2019, faz uma viagem ao passado. Veja a gravação a seguir na íntegra:

E aí, o que achou das imagens do Parque do Ingá? Deixe nos comentários a sua opinião sobre o local e o que mais te chamou a atenção.

2 – A catedral mais alta da América Latina

Mais um na lista dos pontos turísticos de Maringá e símbolo da cidade para todos os moradores e não apenas para religiosos, é a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, que se destaca por sua arquitetura. Ela está localizada no coração da cidade, na Avenida Tiradentes. 

 Arquitetura moderna e arrojada

Esse é um dos pontos turísticos de Maringá que recebe um destaque especial por sua arquitetura moderna e arrojada, além de ser o 25º monumento religioso em altura no mundo e o primeiro na América do Sul. A igreja foi idealizada por Dom Jaime Luiz Coelho e projetada pelo arquiteto José Augusto Bellucci. 

Ela possui uma altura externa de 114 metros, sustentando uma cruz de 10 metros, ou seja, um total de 124 metros de altura. Sua capacidade é de 3.500 pessoas, que podem ser distribuídas em duas galerias internas.

Quer saber mais sobre a história da Catedral Metropolitana de Maringá? O canal Maringá Histórica também abordou sobre o local no YouTube. Veja a seguir as principais curiosidades que poucas pessoas sabem sobre o ponto turístico e religioso.

E então, você já sabia todas essas informações apresentadas no vídeo? Se não, conte para nós a descoberta sobre o local mais interessante.

3 – Mercadão de Maringá

Se você é fã de gastronomia, vai se encantar com o famoso Mercadão Municipal de Maringá: um dos maiores pontos turísticos de Maringá! 

Instalado no primeiro armazém cerealista da cidade, o local preserva a memória do antigo barracão, construído em 1958 pela família Tozzo que estocava e comercializava produtos secos e molhados. Hoje, o antigo armazém deu espaço a um dos principais pontos turísticos de Maringá.

O local é de compra e lazer para os maringaenses e também para os visitantes, o que torna uma parada obrigatória para quem aprecia passar bons momentos, adora aromas, temperos e sabores!

4 – Um dos pontos turísticos de Maringá com um toque asiático

O Parque Japão está na lista dos pontos turísticos de Maringá que você não pode deixar de conhecer! A entrada é gratuita, o ambiente é bem agradável, silencioso e com um clima de paz e harmonia. Dentro do parque, você pode alimentar os peixes do lago, e é lá mesmo o local para comprar a ração. É uma atividade diferente e muito agradável para curtir com a família.

Símbolo da cultura japonesa 

O Parque do Japão é um verdadeiro símbolo da cultura japonesa, que reflete a forte influência dos imigrantes japoneses na região. Uma das formas de expressão mais significativas da milenar cultura japonesa, independente da sua funcionalidade artística, cultural e esportiva. 

Esse espaço de preservação ambiental ocupa uma área de 100.000m² e é um dos principais pontos turísticos de Maringá.  Nele você vai encontrar um modelo de Casa de Chá, tipicamente japonês, ginásio de esportes, teatro, sala de eventos e um Jardim Imperial Japonês com área de 46 mil m².

Uma curiosidade interessante do Parque é que existe um acordo de irmandade entre as cidades Maringá no Brasil e Kakogawa do Japão, assinado em 2 de julho de 1973, com a oportunidade de possibilitar a troca de informações socioculturais e econômicas para o desenvolvimento das duas cidades.

Quer ver mais imagens do Parque do Japão? Esse local belíssimo em Maringá que traz muita paz e harmonia foi registrado no Youtube pelo canal Silva Arantes. O vídeo foi publicado em janeiro de 2017. Vale a pena conhecer esse ponto turístico!

5 – Teatro Calil Haddad

Para você que gosta de apreciar arte, esse é dos pontos turísticos de Maringá que vale a pena conhecer. O Teatro Calil Haddad é o maior teatro do norte do Paraná. Projetado pelos arquitetos Gilmar Ferdinandi e Maria Cristina Bittencourt, possui uma completa infra estrutura que o credencia como um dos melhores do país. 

Estrutura 

A obra leva o nome do pioneiro teatrólogo maringaense Calil Haddad, possui 7.836,95 m² de área construída, com capacidade para 759 pessoas entre plateia e balcão. O palco é em formato italiano, tem área total de 112 m², com 12 m de profundidade, uma boca de cena de 12 m de largura por 6,60 de altura, um proscênio de 4,50m e um fosso de 32 m² para pequenas e médias orquestras. 

Além disso, o auditório Oscar Leandro tem um palco alternativo de 49,95 m², seis entradas e duas saídas de emergência, há também salas onde acontecem ensaios e aula de dança. 

O Teatro acomoda, ainda, a Gerência de Patrimônio Histórico, situada no segundo andar. Esse setor foi criado em 1984, com o objetivo de resgatar documentos que relatam a trajetória histórica de Maringá.

6 –  Bosque das Grevíleas: contato com a natureza

Com o nome que se refere à planta nativa da costa leste da Austrália, o Bosque das Grevíleas está localizado próximo à Praça Pio XII, tem cerca de 50 mil metros quadrados e pistas de corrida tanto dentro quanto fora. Neste local que é dos pontos turísticos de Maringá é possível andar de bicicleta, caminhada e praticar outros exercícios físicos. 

Com uma grande quantidade de flores, principalmente na primavera, o Bosque é, além de uma ótima opção para exercícios, um cenário deslumbrante para sessões de fotos.  

Se você pesquisando morar em Maringá e não abre mão de estar em contato com a natureza, este local é ideal: você vai se apaixonar por esse é um dos mais belos  pontos turísticos de Maringá! O Bosque das Grevíleas é um local de encontro para amigos, famílias e está sempre cheio aos domingos.

O que achou dos pontos turísticos de Maringá?

Está de malas prontas para morar em meio a lugares calmos e vasta área verde? Deixe nos comentários qual ponto turístico de Maringá, você vai conhecer!

Antes de alugar seu apartamento para vir morar em umas das melhores cidades do país, veja o Blog da Arbo e saiba quais os melhores e mais seguros bairros, os bares e restaurantes favoritos dos maringaenses, e claro: qual o custo de vida da cidade

Você também pode acessar a Central de Ajuda da Arbo e ficar por dentro das principais dúvidas sobre o mercado imobiliário. Acesse!

Saiba todas as vantagens de ser um maringaense e ótimas opções de imóveis no Portal da Arbo

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

Conheça os bairros seguros de Maringá

Conheça os bairros seguros de Maringá

Antes de escolher seu imóvel em uma das cidades mais arborizadas do Paraná, confira a lista dos bairros seguros de Maringá. Localizada no norte do Paraná, Maringá é a terceira maior do estado e se destaca pela qualidade de vida oferecida aos moradores. Segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *