28 de março de 2024

Veja os 6 melhores bairros de Santo André

bairros-de-Santo-André

Pensando em se mudar para o próximo a capital paulista? Então você precisa saber quais são os melhores bairros de Santo André.

Ao se mudar para uma nova cidade, você deve conhecer o máximo possível sobre o destino: o custo de vida, as escolas mais conhecidas e, principalmente, quais são os melhores bairros de Santo André. Esse ponto deve ser bem estudado  antes de alugar ou comprar um imóvel, pois tem relação direta com conforto, bem-estar social e qualidade de vida.

Visão-noturna-do-ABC-paulista
Visão noturna de um dos bairros Santo André, cidade localizada no ABC Paulista

Você já conhece Santo André?

Localizada na região metropolitana de São Paulo, mais precisamente na zona sudeste, Santo André é uma das cidades do ABC Paulista e possui mais de 720 mil habitantes, segundo dados de 2020 do IBGE. A proximidade com a capital paulista impulsiona o desenvolvimento urbano e econômico dos bairros de Santo André: o município já foi eleito a décima quinta cidade brasileira mais desenvolvida do Brasil pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Por isso, todo mundo sabe que Santo André é uma excelente opção para viver bem e com mais tranquilidade com a família, pois possui infraestrutura de cidade grande, mas sem o trânsito intenso, filas e lotações típicos de São Paulo.

A história de Santo André está ligada ao nome de um português: João Ramalho. Por conseguir se comunicar com algumas tribos, o português era a melhor comunicação na cidade entre índios e colonizadores.

O português chamado Ramalho solicitou que a região onde vivia, situada acima da Serra do Mar, fosse chamada de vila. No ano de 1553, o seu pedido foi aceito e por esse motivo surgiu a vila de Santo André da Borda do Campo.

Em 1560, havia uma grande rivalidade na cidade entre Ramalho e os jesuítas da região e que devido à isso, o Governador-geral Mem de Sá escolheu transferir a recém criada vila para os campos de Piratininga.

Com o passar do tempo, foram surgindo vários distritos em São Bernardo do Campo, cidade vizinha. O nome de Santo André apenas surgiu em 1910, como Distrito de Paz de Santo André.

Somente em 1938, a sede do município de São Bernardo do Campo passou a ser localizada onde o distrito de Santo André estava estabelecido. Em razão disso, o nome, que antes era Santo André da Borda do Campo, começou a ser chamado de apenas Santo André.

No Youtube, o canal Rafael Rodegher registrou uma visão espetacular do Paço Municipal de Santo André. A publicação foi feita em janeiro de 2016. Veja o vídeo na íntegra a seguir:

Se você está pesquisando um local para viver e quer fazer de Santo André a sua nova morada, neste texto, mostramos os principais bairros de Santo André, considerando infraestrutura, segurança, localização e outros pontos importantes.

Os 6 melhores bairros de Santo André

Agora que você já descobriu um pouco mais sobre como é viver nessa cidade, vamos te mostrar quais são os 6 melhores bairros de Santo André:

1. Campestre

Esse bairro tem uma característica marcante: conta com muitas lojas e empresas, graças a intensa industrialização que aconteceu na região ao longo do século passado. 

Esse fator fez com que o bairro e o comércio local se desenvolvessem de forma rápida e estruturada. Ou seja, se você quer morar em uma região abastecida com amplo comércio, o Campestre é uma ótima opção entre os bairros de Santo André: têm escolas, supermercados, lojas diversas, farmácias, bancos e também bons bares e restaurantes.

E se você gosta de apreciar bares e restaurantes, que tal descobrir quais são os melhores barzinhos e os restaurantes mais conceituados da cidade? Aproveite para preparar a lista e comer bem quando chegar em Santo André! 

Outra vantagem do bairro Campestre é a sua localização única, que facilita a sua vida se você for se deslocar pelos bairros de Santo André. O local possui acesso à estações de trem, às principais linhas de ônibus para ir até outros bairros de Santo André ou à São Paulo. E não é só isso: vias importantes estão próximas ao bairro, como as Rodovias Imigrantes e Anchieta.

O bairro ainda abriga um dos principais pólos de ensino superior da cidade: a Universidade Federal do ABC (UFABC). Por tudo isso, o Campestre é considerado um dos melhores bairros de Santo André. Ah, e por falar em universidades, não deixe de conferir no Blog da Arbo quais são melhores faculdades de Santo André!

2. Parque Jaçatuba

Este bairro está localizado mais precisamente na zona norte de Santo André e se caracteriza por ter muitas áreas verdes em seu interior, como parques, praças e arborização. Nos últimos anos, a prefeitura tem dado atenção ao bairro, fazendo diversas melhorias.

Além disso, esse bairro possui avenidas em que você pode encontrar uma concentração de lojas e comerciantes, perfeito para não precisar se deslocar ao centro da cidade.

Dois locais no bairro para você curtir em família são a Praça Itatiba e o parque Regional da criança “Palhaço Estremilique”. São áreas verdes que possuem diversas opções de lazer para as crianças!

3. Bairro Jardim

bairros-de-santo-andré
A vista de um dos melhores bairros de Santo André, o Jardim!

O Bairro Jardim é seguro, tranquilo, bem arborizado e bastante residencial: possui condomínios, casas e apartamentos de alto padrão. Por isso, é apontado por muitos habitantes do município como um dos mais caros bairros de Santo André. 

O lugar tem ainda outro diferencial: abriga o Grand Plaza Shopping, uma ótima alternativa para você fazer compras e passear com a família no final de semana. Sem contar que morar em bairros de Santo André que estão perto de shoppings é sempre vantajoso, pois além das muitas opções de lazer e de gastronomia, há várias lojas que suprem necessidades do dia a dia, não é mesmo?

Falando em lazer, o Bairro Jardim concentra vários bares e lugares para curtir a noite com os amigos. Essa é outra vantagem e tanto do bairro!

E em termos de localização, a região também não deixa a desejar. Assim como o Campestre, o Bairro Jardim também está próximo à vias que dão acesso à vários bairros de Santo André e à capital paulista.

4. Vila Gilda

Talvez você já tenha ouvido falar do Shopping ABC, afinal de contas ele é bastante conhecido! É sem dúvidas um dos maiores shoppings da região da Grande São Paulo e se localiza na Vila Gilda, o quarto escolhido da nossa lista dos 6 melhores bairros de Santo André.

A Vila Gilda ainda une o útil ao agradável: o bairro tem áreas verdes, é bastante arborizado e ainda conta com uma ótima infraestrutura. Possui acesso fácil e rápido às principais regiões da cidade e tem ainda um comércio local bem desenvolvido.

Além disso, se você está de mudança para Santo André para estudar, o Vila Gilda é uma ótima opção, pois fica localizado perto de várias faculdades da cidade.

Por tudo isso, ano após ano, a região atrai muitos novos moradores, sendo uma excelente opção entre os bairros de Santo André para morar. Não tem erro!

5. Vila Príncipe de Gales

Há inúmeras vantagens para você morar com a sua família na Vila Príncipe de Gales: é um dos bairros de Santo André mais seguros, tem uma zona comercial com estabelecimentos variados e infraestrutura completa: além de escolas, supermercados, farmácias, bancos e outras categorias de estabelecimentos.

No bairro você também acesso a diversas linhas de ônibus e ainda desfruta de áreas de lazer como praças e parques. Não é à toa que está entre os melhores bairros de Santo André!

bairros-de-santo-andré
Casa Amarela localizada em no Centro Universitário da Fundação Santo André

Uma curiosidade sobre o bairro 

E ainda tem mais destaques! O bairro ganhou esse nome, pois no ano de 1920, o Príncipe de Gales visitou o Brasil e esteve na Casa Amarela, situada no Centro Universitário da Fundação Santo André. 

A Casa Amarela foi edificada no estilo Missões, representa a época das grandes chácaras de veraneio e também a luta pela criação de uma universidade no Grande ABC. O edifício foi tombado como patrimônio cultural do município em 2010 e é um dos importantes pontos turísticos da cidade.

6. Centro

bairros-de-santo-andré
Uma das avenidas localizadas na região central de Santo André

Escolher morar na região central de Santo André é uma ótima opção: o preço do aluguel é mais barato do que em outras áreas e você ainda fica bem localizado, próximo do centro comercial, do calçadão, de inúmeras lojas e de avenidas com muitas linhas de ônibus à disposição. Ou seja, fica tudo bem perto! Sem falar na facilidade do acesso rápido a outros bairros de Santo André!

Além disso, o Centro abriga também áreas de lazer, como praças e o Parque IV Centenário e prédios históricos, como o Teatro Municipal e a Agência Central dos Correios, construída em 1961 e que abriga diversas espécies de árvores nativas da região.

Encontre seu imóvel ideal com a Arbo

Agora que você conhece os bairros de Santo André, já pode planejar a sua mudança! Morar em bairros seguros e com qualidade de vida é essencial, por isso decidimos fazer essa lista!

E se você quer saber ainda mais vantagens de morar em Santo André e em várias outras cidades brasileiras, não deixe de conferir o Blog da Arbo. Lá você fica por dentro do que fazer no município paulista e muito mais! 

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

os-melhores-restaurantes-de-curitiba

Os melhores restaurantes de Curitiba em 2022

Procurando opções de bares e restaurantes em Curitiba? Nós criamos uma lista com os melhores da cidade para você conhecer e se deliciar  Curitiba é uma cidade única e encantadora em vários aspectos. A famosa capital do Paraná abriga pontos turísticos incríveis e lugares para comer que são melhores ainda. Então, você pode ter uma […]

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *