29 de março de 2024

Como é morar em Curitiba? O que você precisa saber

como-e-morar-em-curitiba

Está de malas prontas rumo a capital do Paraná? Conheça a cidade que tem uma das maiores infraestruturas do Brasil 

Uma das melhores infraestruturas do país, uma das maiores economias do Brasil, o maior PIB do Paraná e além de tudo, pertinho do litoral: você precisa experimentar morar em Curitiba! Já está pensando na possibilidade? Quer saber o que a capital paranaense pode te oferecer? Veja os benefícios de morar nessa metrópole e prepare as malas! 

Um pouco sobre Curitiba 

São aproximadamente 1.948.626 curitibanos de população estimada na capital do Paraná, que tem seu nome de origem:  Guarani:kur yt yba, e que significa “grande quantidade de pinheiros”, pelo volume de pinheiro-do-Paraná que apresentava. Fundada em 1963, sua população é grande parte proveniente de imigrantes alemães, ucranianos, russos, italianos e poloneses. 

O nosso país possui uma ampla diversidade e cada cidade ou região está repleta de particularidades, como por exemplo, o clima, gastronomia, culturas, movimentos sociais, econômicos e etc. E isso faz qualquer mudança ser um verdadeiro “boom”!   

E como é morar em Curitiba?

No YouTube, o canal nos4mudamos conta quais são os pontos negativos e os pontos positivos de morar em Curitiba. Vale a pena assistir o vídeo se você possui interesse em residir na cidade. Confira o depoimento na íntegra a seguir:

Morar em Curitiba: clima agradável    

Se você adora temperaturas frias: vai encontrar um paraíso em Curitiba! A capital paranaense possui um clima bem agradável. O calor do verão é moderado e considerado morno. Já no inverno, a temperatura cai e traz um clima frio um pouco mais rígido. Durante o ano, a temperatura varia de 10 °C a 26 °C, e raramente é inferior ou superior a isso.

Alto índice de áreas verdes 

Além da temperatura moderada, outro ponto positivo de morar em Curitiba é que a cidade tem um dos melhores índices de áreas verdes do País. São 52 metros quadrados por habitante, num total de cerca de 82 milhões de m². 

Isso fica visível pra quem vai morar na capital do Paraná: Ao percorrer trilhas e atrações das áreas verdes da cidade é possível ver a importância que a população dá às áreas e o cuidado com o meio ambiente. Os trinta parques e bosques também contam com uma série de medidas públicas tomadas ao longo do tempo. 

O que move a economia da capital paranaense?

Como é morar em Curitiba? O que você precisa saber

Se você pretende morar em Curitiba, se prepare: vai estar dentro de uma das maiores economias do Brasil. A capital tem o maior PIB do estado, possuindo grandes setores de comércio, serviços públicos e industriais.

Setor de comércio e indústria 

No setor da indústria, os grandes pontos de destaque que  estão entre os principais são os ramos da metalúrgica, da mecânica, de materiais elétricos e de comunicação, produtos alimentares, material de transporte, madeira e química.

Com amplo espaço, o mercado de trabalho está crescendo cada vez mais. Por isso, morar em Curitiba é sinônimo de oportunidades para profissionais e empreendedores.  

Universidades e faculdades 

Para você saber um pouco mais sobre a Universidade Federal do Paraná, nós trouxemos esse vídeo institucional, assista:

Outro fator que movimenta a economia da capital é a educação o número de universidades e faculdades presentes na cidade: outra grande vantagem de morar em Curitiba!

Dentre a grande quantidade, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a mais antiga universidade do Brasil e a instituição de ensino superior de maior destaque na capital paranaense. 

Um boa opção para quem busca trabalhar ou estudar, morar em Curitiba também é desfrutar de uma das melhores infraestrutura e boa qualidade de vida! 

Quer uma cidade com maior infraestrutura? Morar em Curitiba é a resposta

Morar em Curitiba é também respirar uma das melhores infraestrutura do país, um fator decisivo na atração de novos investimentos. 

Segundo o levantamento da Simonsen Associados publicado na revista Exame, Curitiba é a terceira cidade com melhor infraestrutura do país, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

O levantamento considerou pontos principais como: localização, infraestrutura de transporte, saneamento, frota de veículos, consumo de energia e o papel da cidade na economia do país.

Mais novo curitibano? Conheça os meios de transporte para quem mora em Curitiba

Se você está a caminho da capital ou está se informando antes de se mudar, precisa saber sobre o trânsito e os meios de transporte que pode precisar, não é mesmo? Afinal, uma preocupação muito comum de morar na capital é a dificuldade de mobilização.  

Transporte coletivo 

O sistema de transporte urbano de Curitiba é reconhecido como referência de mobilidade mundo afora. A Rede Integrada de Transporte Coletivo de Curitiba (RIT) permite usar mais de uma linha de ônibus pagando apenas uma tarifa. 

A integração acontece nos terminais de integração, onde o cidadão pode desembarcar de uma linha e embarcar em qualquer outra sem um novo custo, possibilitando ao curitibano se deslocar por diversos bairros de Curitiba em um próprio trajeto.  

Esse sistema de transporte público facilita muito para os moradores de Curitiba, em principal os trabalhadores e estudantes que usam mais de uma vez e conseguem diminuir o tempo dentro de ônibus.

Lugares para passeio e lazer antes de mudar-se para Curitiba

A vida não é só estudos e trabalho, não é mesmo?! Sim, ser curitibano também tem muitas vantagens quando o assunto é lazer. A cidade é repleta de lugares para curtir o dia com a família e amigos. 

Conheça alguns locais:

Feiras e cultura

Feira do Largo da Ordem: localizada no centro histórico de Curitiba, a feira acontece aos domingos das 9 às 14:00, e oferece para os visitantes os mais diversos tipos de artesanato (madeiras, tecidos, pedras, metais, fibras, sementes, gesso, cerâmica e outros). 

Para você que é amante de artes e cultura, vai adorar! Além do artesanato, você vai encontrar pinturas em telas, música e teatro de rua. E o que não pode faltar em uma típica feira brasileira: a diversidade gastronômica.

Bares e restaurantes 

Como uma tradicional capital, Curitiba conta também com muitos restaurantes de renomados chefs de cozinha, diversos bares, e claro: vida noturna bem agitada. 

Os shoppings centers são sempre uma boa opção de passeio. Para quem vem morar em Curitiba, são nove opções de shoppings centers estrategicamente localizados em várias regiões da cidade.

Outros lugares que ao ir residir em Curitiba você precisa conhecer são: o Centro Histórico de Curitiba, Mercado Municipal, Oi Torre Panorâmica e o famoso cartão postal da cidade, o Jardim Botânico.

Para uma programação diferente, a dica é: visitar os Museus! 

Em Curitiba, existem importantes Museus, como o da Arte Contemporânea, o Museu do Holocauso, Museu Paranaense, e também o Museu Oscar Nieyemer que é considerado o maior de arte da América Latina.

Ele é uma grande referência da produção artística nacional e internacional, com aproximadamente 7 mil obras nas áreas de artes visuais, arquitetura e design.

Parques e Bosques

Gosta de passeios ao ar livre, com muitas paisagens para fotos? Acredite, isso não vai faltar! Os moradores de Curitiba estão cheios de opções de parques e bosques 

Conheça alguns: Bosque Alemão,  Bosque do Papa, Bosque Zanielli, Parque Barigui, Parque Tanguá,Tingui, Parque São Lourenço, o Parque da Pedreiras e Ópera de  Arame, uma linda estrutura de aço tubular com telhado transparente, veja: 

Cafés e Cervejas artesanais  

Agora se você é fã de cafés e cervejas artesanais, você vai amar morar em Curitiba! 

Eles fazem parte do dia a dia do curitibano. É aquela velha história do brasileiro, mas aqui não termina em pizza, e sim em cerveja:  qualquer assunto ou ocasião vale num mesa de café ou um happy hour no bar com amigos para jogar a conversa fora.

Por isso, se você já é um curitibano ou quer morar na capital, escolha um lugar legal – o que não falta por lá – e aproveite com um bom café ou uma boa cerveja bem gelada! 

E Além de tantos lugares para aproveitar o dia a dia em Curitiba, os moradores dessa cidade tem mais uma vantagem: a metrópole fica a poucos quilômetros do litoral! 

Pertinho de praias

Com excelente infraestrutura, clima agradável e uma das maiores economias do Brasil, ainda tem mais:  Morar em Curitiba é estar a poucos quilômetros da praia! 

A capital está apenas a uma ou duas horas (de carro) de algumas praias paranaenses, como a Ilha do Mel, Guaratuba. Além disso, também está pertinho do litoral catarinense: em duas horas e meia, por exemplo, você dá um pulo em  Balneário Camboriú,  famosa e badalada em diversas épocas do ano! Nos fins de semana do verão, férias ou feriados é de praxe: quem mora em Curitiba desce pra praia! 

O que você achou desse artigo sobre como é morar em Curitiba?

Gostou? Conheça essa capital com lugares calmos e vasta área verde, economia movimentada e pertinho das praias. Antes de alugar seu apartamento para vir morar em Curitiba, veja no Blog da Arbo os melhores e mais seguros bairros de Curitiba, os melhores bares e restaurantes e qual o custo de vida.

Você pode acessar nossa Central de Ajuda para ficar por dentro de diversos conteúdos com relação ao dia a dia do mercado imobiliário.

Se informe e desfrute das vantagens de ser um curitibano com a Arbo! Na nossa plataforma você pode encontrar um imóvel em qualquer parte de Curitiba. Acesse!

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

melhores bairros de brasilia

Veja os melhores bairros de Brasília

Descubra os melhores bairros de Brasília para morar e encontre de uma vez por todas o lugar ideal para você! Continue a leitura Todo mundo sabe que a localização é um ponto muito importante para observar na hora de alugar ou comprar um imóvel para morar, ainda mais em grandes centros urbanos. Por isso, para […]

barzinho-em-Santo-André

Qual o melhor barzinho em Santo André? Veja a lista!

Santo André é uma cidade incrível do Estado de São Paulo e possui diversas opções de barzinhos para você apreciar uma cerveja gelada e ainda comer bem. Confira! Santo André é um município que faz parte da Região do Grande ABC Paulista, por isso possui uma boa infraestrutura e qualidade de vida. Um dos pontos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *