24 de abril de 2024

Por que você deve morar em Maringá?

morar-em-maringa

Passeios ao ar livre, eventos culturais e opções variadas para quem gosta de sair à noite: conheça tudo que Maringá pode oferecer !

Maringá é uma cidade localizada no interior e no Norte do Paraná. Maringá foi eleita como a melhor cidade do Paraná para criar os filhos, além de também ser conhecida como !cidade canção”. Morar em Maringá é viver em um município arborizado e famoso por proporcionar uma excelente qualidade de vida aos seus moradores e por estar em plena expansão e desenvolvimento econômico.

Quer saber mais sobre como é morar em Maringá? Então continue a leitura e apaixone-se por esta cidade você também!

Os benefícios de morar em Maringá  

A cidade de Maringá tem cerca de 430 mil habitantes, segundo o IBGE 2020. Motivo de orgulho para quem vive em Maringá é o reconhecimento do município como um dos melhores lugares (o segundo) para se morar em todo o Brasil. É o que mostra o estudo Desafios da Gestão Municipal realizado pela empresa de consultoria Macroplan Prospectiva Estratégia & Gestão. 

O ranking é resultado da pesquisa sobre serviços essenciais – como saúde, educação, segurança, saneamento e sustentabilidade. E não é para menos, Maringá teve altos e bons investimentos em saúde e educação. 

Índice superior 

Ao longo dos anos, investimentos da gestão municipal fizeram Maringá chegar a esses dados impressionantes: baixo índice de mortalidade infantil; nota 7,1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); e 100% da população com acesso a água e rede de coleta de esgoto. Com esses dados, residir em Maringá é de dar orgulho! 

O índice de Maringá é tão bom que a cidade já ocupou o primeiro lugar no ranking das melhores cidades para se viver, em 2018, mas perdeu a posição em 2019 para São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. 

Mas a fama continua… 

Mesmo perdendo o primeiro lugar, Maringá mantém o segundo e a fama entre os melhores e continua atraindo cada vez mais pessoas que estão em busca de tranquilidade e qualidade de vida para suas famílias.

Só isso já basta para fazer as malas e ir rumo à Cidade Canção, não é mesmo? Mas Maringá tem ainda outros grandes motivos para você escolher morar nesta cidade, e se tornar um maringaense feliz. Vamos conhecer?

Ao visitar Maringá você vai se surpreender com a quantidade de árvores por toda a cidade. E realmente, é difícil encontrar um lugar nos bairros que não tenha uma sombra gostosa, o que é motivo de orgulho e muito prazer dos que vivem em Maringá: o estimado é que Maringá possua uma árvore para cada quatro habitantes! 

A beleza de Maringá

A cidade paranaense foi projetada pelo urbanista Jorge de Macedo Vieira, que aplicou a teoria de “cidade-jardim” do britânico Ebenezer Howard, defensor da convivência harmoniosa entre humanos e natureza nas cidades.

A construção de avenidas largas e canteiros centrais foram priorizadas por Macedo Vieira em seu projeto urbano para valorizar o paisagismo e preservar áreas verdes. 

morar-em-maringa

O resultado? Basta uma voltinha de carro ou a pé para conferir: são diversos parques, bosques e muito verde por todos os lados. Entre os pontos mais famosos estão o Parque do Ingá e Parque do Japão. Veja mais sobre esses pontos turísticos nesta matéria especial.

Habitar em uma cidade tão arborizada tem muitas vantagens, e uma delas é aproveitar os dias de sol para realizar atividades outdoor. Continue a leitura para conhecer um dos exercícios preferidos de quem vive em Maringá.

Como é viver em Maringá?

E não é por menos ou sem motivos que uma das atividades preferidas dos maringaenses é caminhar. 

Por Maringá ser uma cidade quente – em média 33 graus no verão – mas não abafada pela sua grande quantidade de árvores, morar em Maringá é um convite à prática de esportes ao ar livre! E como é morar com esse privilégio?

Ruas e bairros movimentados 

Crianças, jovens e adultos adoram sair de casa aos fins de semana, seja para uma caminhada, para passear com o pet ou até mesmo para saborear um sorvete, por que não? 

Com um céu bem azul e muitos locais bonitos para se ver, ficar em casa fica longe de ser a melhor opção para quem vive em Maringá! Por isso, não estranhe a quantidade de pessoas caminhando, seja em grupos ou sozinhas, na praça que contorna a famosa Catedral Metropolitana num fim de tarde.

Infraestrutura completa 

Quem mora em Maringá tem a facilidade de encontrar tudo o que precisa. E essa é uma característica marcante da cidade: infraestrutura e facilidade.  Basta uma conversa com maringaenses para você saber que as pessoas se localizam e se adaptam rapidamente à cidade.

morar-em-maringa

Seja pela facilidade para se deslocar entre um ponto e outro ou porque em todos os bairros sempre existe uma avenida principal que facilita o acesso, o fato é que até os recém chegados em Maringá dificilmente se perdem.

E falando em deslocamento, você também é daqueles que gostam de viajar? Então fique atento à próxima dica!

Aeroporto Regional de Maringá

Morando em Maringá você pode planejar suas férias ou programar suas viagens a trabalho. O Aeroporto Regional de Maringá Sílvio Name Jr recebe quase 800 mil passageiros todos os anos e, apesar de ser de porte pequeno, opera com as companhias GOL e Azul Linhas Aéreas, oferecendo passagens para destinos como São Paulo e Brasília. 

Caso precise ir para outros destinos, você estará a apenas uma hora de Londrina, que possui um aeroporto maior e com mais opções de voos. 

Polo Universitário

Com mais de dez faculdades, Maringá também é conhecida por ser uma cidade universitária, que recebe muitos estudantes de cidades vizinhas e até mais distantes. 

Universidade Estadual em Maringá 

A mais famosa delas é, sem dúvida, a Universidade Estadual de Maringá – UEM, que além de Maringá também possui campus em mais cinco cidades e tem uma população universitária de mais de 20 mil pessoas, entre alunos, professores e servidores.

Saiba um pouco mais dessa cidade assistindo ao vídeo Porque Maringá é a melhor cidade do Brasil? do canal Diogo Elzinga, disponível no YouTube:

O que fazer em Maringá?

Já pensou em morar em um local com uma ampla rede de serviços e comércio, e com barzinhos e restaurantes de destaque que agradam aos mais diversos gostos? Isso é o que você encontra na Zona 7, bairro coladinho à UEM que se desenvolveu  por conta da universidade. 

O bairro conta com cerca de 170 prédios que somam mais de 4 mil apartamentos, tornando este o bairro mais verticalizado de Maringá. Pela enorme quantidade de imóveis ofertados e pela ampla rede de serviços, a Zona 7 é um dos locais mais procurados por quem acaba de chegar à cidade.

Quem mora em Maringá também é atraído por essa região por conta da Vila Olímpica, que comporta um estádio, ginásios, pistas de atletismo, quadras de areia e outras estruturas para a prática de esportes.

Por que você deve morar em Maringá?

Eventos para quem vai morar em Maringá 

Se você gosta de eventos, sejam eles shows, exibições e performances, em Maringá é o que não vai faltar para você: a agenda cultural de Maringá é sempre cheia! 

Tem festivais de músicas e cinema ao longo do ano, como o FEMUCIC – que neste ano chegou à sua 41ª edição – e também outras diversas opções para quem busca programas diferenciados nos fins de semana. 

Você sempre vai se encantar também com espetáculos dos conhecidos teatros Calil Haddad e Marista, que chama a atenção de moradores de cidades vizinhas e até mais distantes! 

Por que você deve morar em Maringá?

Vida noturna

Quem já ouviu falar de Maringá sabe da sua fama por uma vida noturna pra lá de agitada. Por ser uma cidade universitária, como você já sabe, Maringá traz muitas opções de bares e baladas, com estilos que vão do rock ao sertanejo, além de pubs e cervejarias especializadas. 

Se você é fã de pop e gosta de mais agito no sábado à noite, a cidade também conta com diversas baladas LGBT. Por isso, se você gosta de animação, morar em Maringá será sinônimo de muita diversão para você!

Por que você deve morar em Maringá?

Maringá: o destino perfeito para novas oportunidades

Maringá abriga mais de 2% das maiores empresas do Sul do Brasil, em segmentos como o de tecnologia, agroindústria, saúde e construção civil. 

Polo universitário, em ritmo de crescimento econômico e em plena expansão, Maringá muitas abre oportunidades todos os dias na cidade, atraindo jovens e adultos no quesito de oportunidades de carreira para realizar sonhos, sendo um destino perfeito para novas oportunidades de carreira e trabalho!

More em Maringá e respire Moda

Morando em Maringá, você vai, assim como os maringaenses, respirar Moda. Contemplando alguns dos maiores shoppings atacadistas do Brasil, o setor movimenta a economia da cidade e emprega centenas de profissionais da área têxtil. 

A cidade também fica bem próxima à Cianorte, com fama nacional de Capital do Vestuário. Quem mora em Maringá, não tem dificuldades com compras e nem de andar na moda!

E aí, o que você acha de morar em Maringá?

Infraestrutura, áreas de lazer e muito verde! Quer mais? Qualidade de vida imbatível! Gostou de conhecer Maringá? Saiba tudo sobre como é viver em Maringá no Blog da Arbo.

Lá você encontra o custo de vida na cidade, os principais pontos turísticos, os melhores bares e restaurantes, e tudo o que você precisa e quer saber sobre Maringá e várias outras cidades do Brasil! 

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

melhores-praias-rio-de-janeiro

Melhores praias do Rio de Janeiro

Veja quais são as melhores praias do Rio de Janeiro para que você tenha a experiência perfeita ao visitar a capital fluminense! Não é à toa que o Rio tem o nome de “cidade maravilhosa”. O Rio de Janeiro é um estado em que a natureza se faz presente. Conhecendo as melhores praias do Rio […]

4 Cidades mais seguras do Brasil

4 Cidades mais seguras do Brasil

Está pensando em mudar de cidade para estudar ou trabalhar, mas se preocupa com a segurança? Então vem com a Arbo! Está pensando em mudar de cidade para estudar ou trabalhar, mas se preocupa com a segurança? Então vem com a gente, que hoje a Arbo preparou um post especial com informações sobre as 4 […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *