29 de março de 2024

As melhores faculdades em Osasco

faculdades-em-Osasco

Já escolheu o seu curso? Então confira quais são as melhores faculdades em Osasco e faça uma ótima escolha para o seu futuro!

Entre muitas vantagens de morar em Osasco, uma das principais é a oportunidade de estudo. A cidade, além de possuir ótimas escolas, conta com diversas instituições de ensino superior. Não perca tempo e descubra quais são as melhores faculdades em Osasco.

Aprender nunca é demais, ainda mais quando o objetivo é benéfico para o seu futuro. Em uma cidade com quase 700 mil habitantes, não faltam instituições de ensino superior de qualidade. No entanto, se você ainda está com dúvida se deve estudar em Osasco, veja 5 motivos que vão te fazer tomar uma decisão agora mesmo!

Localização estratégica

Osasco está entre as melhores localizações do estado. A cidade fica ao lado da capital paulista, com fácil acesso às marginais Pinheiros e Tietê e, ainda, às rodovias Castelo Branco, Anhanguera e Raposo Tavares. 

Dessa forma, além de estar ligada à Zona Leste de São Paulo, ao Porto de Santos e ao ABC paulista, Osasco também se constitui como um numeroso polo de empregos, já que encanta e atrai muitas empresas nacionais e internacionais. Sem dúvidas, o município é um local para quem busca facilidade e praticidade. 

Transporte público

No quesito transporte público, Osasco oferta diversas opções. Na cidade há muitos terminais e micro-terminais de ônibus que atendem linhas municipais e intermunicipais. Para consultar os horários e os itinerários, uma boa dica é utilizar os aplicativos Moovit e Cittamobi.

Além disso, você sabia que Osasco possui cinco estações de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos)? Três delas atendem à linha 8-Diamante e duas estações recebem as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. 

A principal estação é a Estação de Osasco, construída em 1895 por Antonio Agù. A cidade, a partir deste momento, registrou crescimento e desenvolvimento ao redor da ferrovia e começou a ficar conhecida por abrigar inúmeras indústrias. O endereço fica na região central, na Praça Antônio Menck.

Empregos 

Está pensando em se mudar para Osasco ou, se já mora, quer trocar de imóvel? Felizmente, a cidade possui um alto crescimento econômico. Não é à toa que, em 2019, Osasco foi eleita a 6ª cidade mais rica de todo o Brasil e a 2ª do Estado de São Paulo, conforme uma pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O crescimento econômico do município ocorre devido à sua atuação econômica mediante às atividades comerciais e financeiras. Esse fato chama a atenção de várias empresas que, assim, escolhem o município para a construção de suas matrizes. Esse ato gera inúmeras oportunidades de emprego e destaca o motivo de muitas pessoas se mudarem para a região.

Mercado imobiliário

Conforme mostramos no início do texto, Osasco possui um grande progresso econômico e causa um interesse maior por parte de empreendimentos imobiliários. Então, se você busca por imóveis nos melhores bairros de Osasco, com qualidade de vida e em uma região moderna, esse é o momento ideal. 

O Site da Arbo pode te ajudar a encontrar um imóvel na região que você preferir. Confira este apartamento à venda, localizado no bairro São Francisco, com três dormitórios, três banheiros e duas vagas na garagem.

Lazer

Áreas de lazer são o que não faltam em Osasco. Parques, quadras esportivas e praças são ótimas opções para sair com a família e se divertir com as crianças. O Parque Chico Mendes, um dos parques mais conhecidos na cidade, oferece todos os itens citados e outras atrações. 

Vale a pena conhecer o Parque Chico Mendes. O lugar fica na rua Lázaro Suave, número 15 , no bairro City Bussocaba. E se você quer conhecer outras áreas como esta, confira a matéria que o Blog da Arbo preparou com os 10 melhores parques em Osasco.

Entretanto, se o seu hobby é assistir  filmes com os amigos no cinema ou passear pelos corredores vendo as vitrines das lojas, os shoppings da cidade são as melhores opções de lazer. Clique descubra quais são os principais shoppings em Osasco!

Afinal, quais são as melhores faculdades em Osasco?

As melhores faculdades em Osasco

Diante de tantas possibilidades, é difícil escolher apenas uma faculdade em Osasco. A cidade teve um grande desenvolvimento com a chegada de muitas empresas e com a instalação de novas instituições de ensino superior. Portanto, para quem trabalha ou mora em Osasco, é muito mais fácil estudar no próprio município.

Por fazer parte da Grande São Paulo, é comum que muitas pessoas optem por se matricular em faculdades fora do município. Principalmente aquelas que são muito bem conceituadas e ficam próximas a Osasco. Entretanto, como já foi dito, com a chegada de mais faculdades no município, ficou mais fácil de ingressar em uma instituição e não precisar sair das redondezas de Osasco.

Diversas instituições públicas e privadas estão entre as melhores faculdades do município. Então, para não perder a oportunidade de se destacar no mercado de trabalho, confira as principais instituições de ensino superior em Osasco:

Unifesp

Desde 1994, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) tem o objetivo de desenvolver atividades interrelacionadas de ensino, pesquisa e extensão. Somente em 2006, a universidade se expandiu e ganhou seis novos campi, sendo um deles em Osasco. A instituição é uma das melhores faculdades em Osasco.

No campus do município, está localizada a Eppen (Escola Paulista de Política, Economia e Negócios), que iniciou suas atividades em 2011 e propõe ensino multidisciplinar e interprofissional, com excelentes índices de excelência e de inovação. Atualmente, os cursos ofertados são: Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais. Além do programa de pós-graduação stricto sensu, oferta Mestrado Acadêmico em Economia e Desenvolvimento.

Em setembro de 2020, o MEC (Ministério da Educação) autorizou a abertura do curso de graduação em Direito no campus da Unifesp em Osasco. Atualmente, a Eppen está situada em um prédio cedido, até 2030, pela Prefeitura Municipal de Osasco e pela FITO (Fundação Instituto Tecnológico de Osasco). No entanto, o bairro de Quintaúna abriga um terreno de 211 mil metros quadrados, no qual um prédio da própria universidade está sendo construído.

Atualmente, a Unifesp em Osasco está localizada na rua Angélica, número 100, no Jardim das Flores. O futuro endereço será na rua General Newton Estilac Leal, número 354, bairro Pestana.

Unifieo

O centro universitário Unifieo é mantido pela Fieo (Fundação Instituto de Ensino para Osasco) e foi instituído em 1967. A instituição privada oferece mais de 40 cursos de graduação e de pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. 

A Unifieo já foi sede de congressos internacionais de Direito, competições de corridas e caminhadas, feira de profissões e muitos outros eventos. Para a comunidade, o centro universitário oferta clínica de estética, psicopedagogia e fisioterapia. 

Ficou interessado? A Unifieo está localizada na avenida Franz Voegeli, número 300, bairro Vila Yara.

Fatec Osasco

A Faculdade de Tecnologia Pref. Hirant Sanazar, também conhecida como Fatec Osasco, é uma instituição de ensino superior pública criada em 2009, cujo objetivo é ofertar cursos de graduação gratuito à comunidade. 

A Fatec é administrada pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do estado de São Paulo. Na época de sua criação, o então Deputado Celso Gíglio solicitou ao Governador José Serra à vinda da instituição para Osasco, argumentando que o município apresentava muitos setores industriais desenvolvidos.

Atualmente, a instituição conta com seis cursos de graduação, sendo eles: Manutenção Industrial, Automação Industrial, Gestão Financeira, Redes de Computadores, Sistema Biomédicos e Gestão Empresarial. A Fatec Osasco está situada na rua Pedro Rissato, número 30, na Vila dos Remédios.

Fafe é uma das melhores faculdades em Osasco

A Fafe (Faculdade Fernão Dias) é uma instituição de ensino superior privada mantida pela Faculdade Antônio Agu Ltda. desde 2001. Possui amplas salas de aula, quadra de esporte, laboratório de informática e sala de vídeo. 

A faculdade ofertas 11 cursos de graduação entre bacharelado, tecnólogo e de extensão. Sua sede está localizada na rua Euclides da Cunha, número 70, na região central de Osasco. 

Quer conhecer mais sobre Osasco?

A escolha da faculdade é muito importante para o futuro profissional. Além das instituições mencionadas, Osasco possui muitas outras opções de ensino superior que abrangem várias áreas de estudo. 

Houve um movimento de instituições que chegaram em Osasco e facilitaram a vida de quem mora no município. Por isso, nós te perguntamos, qual a faculdade apresentada você gostaria de ingressar? Deixe nos comentários pra gente!

Contudo, se está pensando em se mudar para a cidade, saiba tudo antes de procurar casas para alugar em Osasco e outras curiosidades sobre o município no Blog da Arbo. Bons estudos!

Se você quiser mais sobre informações ligadas ao processo de aluguel ou compra de um imóvel, além de outras informações que podem ser convenientes pra você, acesse a Central de Ajuda da Arbo!

E por fim, encontre o imóvel ideal para você em Osasco através do Site da Arbo. A plataforma disponibiliza ferramentas avançadas de busca e mapas que permitem você encontrar a melhor localização.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

melhores-cidades-para-morar-no-brasil

Conheça as 5 melhores cidades do Brasil para morar

Está a procura de um lugar para ter mais qualidade de vida? Descubra as melhores cidades do Brasil para morar e comece seus planos de mudança! Quando você pensa em uma boa cidade para  viver, o que vem à mente? Preferências como praia e montanhas? Ou o que fica mais evidente mesmo é a boa […]

apartamento em Belém

Como escolher um bom apartamento em Belém?

Antes de comprar ou alugar um apartamento em Belém, saiba mais sobre a cidade e seus melhores bairros no Blog da Arbo! Está pensando em comprar ou alugar um apartamento em Belém? Neste post do Blog da Arbo, você vai conhecer um pouco mais sobre a cidade e seus bairros mais interessantes. Fundada por portugueses […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *