o-que-saber-antes-de-comprar-um-apartamento-em-londrina
ARBO

O que saber antes de comprar um apartamento em Londrina

Tenha todas as informações importantes para você não errar na escolha do seu apartamento em Londrina 

A compra de um apartamento em Londrina é um dos momentos mais esperados na vida de muitas pessoas que escolhem a cidade como lar. Esse tão sonhado objetivo impacta em muitas questões que envolvem todas as pessoas da família e gera muitas expectativas. 

Orçamento, segurança, lazer, proximidade com escolas e trabalho. São tantos pontos importantes, que é fácil a gente se perder, não é mesmo? Então, se você está prestes a dar esse passo tão importante, confira tudo o que você precisa saber antes de comprar um apartamento em Londrina.

Quais são as suas necessidades ao escolher um apartamento em Londrina?

A compra de um apartamento é algo sério. É preciso ter certeza de todos os aspectos e não fechar um negócio na euforia, pois desistir no meio do processo pode render algumas dores de cabeça, sem falar de custos financeiros.

Por isso, a primeira pergunta que você deve se fazer antes de fechar um negócio desse tamanho é: quais são as necessidades suas e da sua família? Liste todas para tê-las claramente na cabeça. Faça isso com calma.

Lembre-se de que um bom apartamento não é apenas aquele que é mais bonito, melhor decorado ou com grandes cômodos. Na realidade, o lugar perfeito para você é aquele que se encaixa às suas necessidades. Entender um pouco mais sobre quem já mora na cidade, te ajuda a tomar decisões importantes também. Aqui você confere como é morar em Londrina.  

Planejamento Financeiro para realizar a compra do apartamento em Londrina

Com suas expectativas definidas, antes de comprar uma  apartamento em Londrina, faça um bom planejamento financeiro. Você pode pagar o imóvel à vista ou pretende financiar? Qual a quantia que poderá dispor para a entrada? Para um financiamento, a margem da entrada é de 20% do valor do imóvel. 

Se estiver nos planos, veja e analise as taxas de juros para empréstimos. Esse momento é muito importante, e você não deve se envergonhar. Peça ajuda para quem possa atender, e realize o seu sonho do apartamento próprio. Para ajudar, confira nosso artigo sobre o custo de morar em Londrina!

Gastos extras ao comprar um apartamento em Londrina

Além do valor do imóvel em si, existem outras taxas que devem ser levadas em conta, como os impostos. O ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) é tributo de competência municipal e deve ser pago ao município onde estiver situado o imóvel.

Além disso, é preciso lembrar da escritura, o registro do imóvel, e registros gerais em cartórios. Tudo isso deve entrar no planejamento financeiro antes de assinar a papelada para não levar nenhum susto ao adquirir um apartamento em Londrina

Como fazer um bom planejamento financeiro para comprar um apartamento em Londrina?

Para iniciar bem nessa jornada de compra, o ideal é entender a média do custo de vida da cidade, se planejar e ter uma boa reserva. Por isso, comece hoje mesmo a poupar dinheiro. Pense quanto da sua renda é possível reservar por mês e guarde.

Coloque na ponta da caneta tudo o que você ganha, quanto você gasta e quanto pode economizar por mês. Para isso, use planilhas simples e anote tudo! Mas calma, não é tão complicado quanto parece.

Outra boa dica é analisar seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Caso tenha um bom dinheiro, é possível usá-lo para a compra do seu imóvel em Londrina. Você consegue mais informações em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

E, uma dica de ouro. Se estiver mesmo considerando a compra de um apartamento, evite fazer mais dívidas. Quanto menos dinheiro emprestado do banco você precisar, melhor será para você quando chegar o momento da concretização deste tão sonhado momento: chegou a hora de escolher o imóvel dos seus sonhos!

A escolha do apartamento ideal em Londrina

Orçamento detalhado e planejamento feito? Agora é a hora mais gostosa: a escolha do apartamento em Londrina. Você precisa de um lugar com quantos quartos? Prefere os mais espaçosos, como salas estendidas, ou não se importa em morar em um lugar menor? O que preza na hora de escolher o bairro? Alguns detalhes são muito importantes na hora de decidir por um imóvel. 

Condição do imóvel 

Observe o acabamento do apartamento ou casa. Existem fissuras na parede ou infiltrações? Abra e feche todas as janelas para ter certeza de que estão em bom estado e com bom funcionamento. Olhe bem os azulejos, os pisos e a pinturas das paredes.

A planta

Confira se a divisão e disposição dos cômodos lhe agrada. Por exemplo, algumas pessoas se incomodam com banheiros perto da cozinha, ou quartos com janelas muito próximas às da torre vizinha, ou até mesmo para a rua. Observe a estrutura do empreendimento e os espaços para mudanças ou reformas futuras no seu apê, isso pode ser importante ao longo do tempo.  

A posição do apartamento em Londrina

Ao escolher o seu apartamento na cidade, você prefere imóveis de fundo ou na posição de frente do prédio? Posição frente para leste ou oeste? São detalhes muito importantes e que, mais pra frente, podem te incomodar muito.

E a vista das janelas? Olhe bem se ela te encanta, já que você terá essa visão todos os dias por muito tempo. Alguns apartamentos em Londrina, por exemplo, possuem uma vista privilegiada de encher os olhos, principalmente os que estão próximos ao Lago Igapó, que é um grande cartão postal da cidade.

Incidência de luz solar

Na hora de empolgação com a compra, pode ser que você se esqueça de um dos detalhes que mais vão fazer a diferença em sua rotina diária dentro do apartamento: o sol. Ter incidência de luz natural, além de auxiliar na economia do consumo de energia, também ajuda a manter os ambientes mais arejados.

Antes de fazer a aquisição de um apartamento em Londrina  é importante ter em mente este quesito, pois, quando o sol não entra no local, eles tendem a ficar úmidos e frios, podendo causar, inclusive, o aparecimento de bolores, e com isso, o apodrecimento e o enfraquecimento das estruturas do apartamento. Além de tudo, isso afetar diretamente a saúde dos moradores. Então, lembre-se do sol!

Sol da manhã ou sol da tarde?

A dica aqui é optar por um imóvel que receba a incidência de luz solar, mas além disso, é importante se atentar ao tipo de sol que vai incidir no apartamento. Essa é uma dúvida muito comum e de grande importância na hora de escolher um apartamento para morar em Londrina. 

Se a preferência for o sol da manhã, você deve optar por um empreendimento com face para o leste, de onde nasce o sol. A incidência da manhã é mais leve se comparada à da tarde. Avalie também os cômodos que vão receber a luz solar.

Já se você gosta do sol da tarde, o ideal é escolher um apartamento que tenha a face voltada para o oeste, onde o sol se põe. Assim, os cômodos voltados a essa direção vão sempre receber o calor e a iluminação do sol à tarde.  

Do mesmo modo que avaliar a face do empreendimento em relação à incidência de luz solar, você deve também pensar sobre as correntes de vento que vão entrar no apartamento. Avalie as janelas, e as cortinas de vento. 

Infraestrutura

Outro fator a ser considerado antes de comprar um apartamento em Londrina é a infraestrutura do condomínio. Confira se o local é bem iluminado, quais as condições da coleta de lixo e abastecimento de água e gás. Veja se existem espaços coletivos e se eles estão bem conservados.

Isso também vale para o bairro escolhido. Considere a situação do asfalto, rede de esgoto, sinalização e iluminação pública. Todos esses quesitos são de extrema importância e não podem passar batido na hora da escolha do seu apartamento em Londrina.

Conheça a cidade antes de comprar um apartamento em Londrina

Uma das fases principais na decisão de compra inclui a escolha da cidade e o que ela tem a oferecer a você e sua família. O seu novo endereço deve oferecer a você segurança, conforto, praticidade, diversão e acessibilidade.

Saber mais sobre o município que será seu novo lar é um dos primeiros passos para começar essa nova etapa da sua vida com decisão e alegria. Como já falamos em outros conteúdos sobre a cidade, Londrina é uma ótima cidade para viver por ter uma boa infraestrutura, organização, opções do mercado imobiliário, segurança e diversas opções de gastronomia, cultura e áreas de lazer para se divertir.

Então, conhecer a história da cidade pode ser o ponto chave para fazer você se apaixonar, e quem sabe, ser o mais novo proprietário de um apartamento em Londrina

E para você saber mais sobre a nossa querida por todos, e amada pelos londrinenses, Pequena Londres, precisamos voltar no tempo em algumas décadas e ver como as pessoas começaram a chegar por aqui. Vamos lá?

Como surgiu a cidade de Londrina?

Você já ouviu aquela famosa frase “quando cheguei aqui ainda era tudo mato”? Pois foi assim mesmo que começou a caminhada por esse solo de terra roxa. Até pouco tempo atrás, a região de Londrina era formada apenas por uma extensa floresta: nada de casas ou apartamentos na cidade. 

A colonização da região Norte do Paraná teve início nos anos de 1904 e 1905, com fazendeiros, vindos de Minas Gerais e São Paulo a Cambará, atraídos pelo fértil solo de terra roxa. 

A partir de 1922 o governo do estado concedeu terras para algumas empresas privadas de colonização. E em 1924 surge a Companhia de Terras Norte do Paraná, subordinada da inglesa Paraná Plantations Ltd., responsável pela colonização de Londrina e região. 

No mesmo ano, em 1924, tem início a Missão Montagu, chefiado por Lord Lovat, um técnico em agricultura e reflorestamento. Da mesma forma como nós hoje nos impressionamos com a grande estrutura dos apartamentos em Londrina, na época, ele ficou impressionado com o solo norte-paranaense e acabou adquirindo duas glebas para instalar fazendas e máquinas de beneficiamento de algodão.

O empreendimento acabou fracassando e, por conta disso, a Companhia de Terras Norte do Paraná dividiu a região em pequenos lotes e decidiu colocá-los à venda, promovendo assim uma verdadeira reforma agrária e colonizando toda a região.

Na época isso foi um sucesso: muitos trabalhadores sem posses puderam ter acesso a esses pequenos lotes de terra, já que as condições de pagamento eram favoráveis às suas condições financeiras, e fizeram as suas moradias aqui em Londrina. 

Alguns dos pontos turísticos fazem parte da história da cidade, veja quais são eles.

Como surgiu o nome Londrina?

O nome de Londrina foi uma homenagem prestada a Londres pelo Dr. João Domingues Sampaio, um dos primeiros diretores da Companhia de Terras Norte do Paraná. 

Na tarde de 21 de agosto de 1929 chegou a primeira expedição da Companhia de Terras Norte do Paraná no Patrimônio Três Bocas, o primeiro marco nas terras que, no ano de 1934 foi elevada à condição de município de Londrina.

Seu crescimento

Londrina é uma cidade que se desenvolveu e expandiu muito nos últimos anos, e ainda está em expansão. Em meio ao grande crescimento, um dos setores que mais têm ganhado destaque na cidade é o da construção civil, e em consequência, o mercado imobiliário, já que cada vez mais novos e modernos empreendimentos surgem em diversas regiões londrinenses. 

Isso fez com que a área urbana se expandisse cada vez mais, se tornando referência no setor imobiliário. A cidade é relativamente nova, mas seu crescimento planejado é um dos motivos pelos quais vale a pena investir em um apartamento em Londrina.

O clima

O clima subtropical londrinense é outro ponto positivo para quem busca uma nova cidade para morar. As estações são bem definidas, com muito calor no verão e climas bem frios no inverno, podendo fazer os termômetros marcarem temperaturas abaixo de zero.

Além do clima, confira tudo o que você precisa saber antes de morar em Londrina.

Veja uma boa localização ao escolher seu apartamento em Londrina

O próximo passo em busca por um apartamento em Londrina é escolher o local apropriado dentro da cidade. Em primeiro lugar, qual a distância do imóvel e o seu local de trabalho? E das escolas ou faculdade?

Faça um cálculo dos custos que terá com deslocamento, pois isso interfere diretamente no orçamento da família.

Escolas e Faculdades

Londrina possui apartamentos em bairros dos mais variados estilos, que atendem às diferentes necessidades dos moradores da cidade. Por exemplo, se você tem filhos em idade escolar é interessante optar por imóveis em locais com boas escolas por perto, como é o caso do Jardim Bancários, Jardim Montreal, Vila Simões ou o Jardim Flórida, por exemplo. Saiba mais no nosso artigo sobre as melhores escolas particulares e municipais de Londrina.

Ensino fundamental e médio

Falando em educação, essa área é um dos pontos fortes londrinenses. Morar em imóvel em Londrina, é sinônimo de poder conta com diversas instituições de ensino de alto padrão, públicas ou privadas como o tradicional Colégio Marista, Colégio Universitário, Colégio Mãe de Deus, Colégio Marcelino Champagnat, entre tantas outras.

Cidade universitária 

Já entre as faculdades, temos tantas que Londrina tem o apelido de “Cidade universitária”. No município temos a  Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Faculdade Pitágoras, a Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Centro Universitário Filadélfia (Unifil), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A Gleba Palhano, o Jardim Columbia ou o Colina Verde são ótimas alternativas de bairros para escolher um apartamento na cidade que deixarão você com fácil acesso à UEL. Já o bairro Terra Bonita, o Vale das Araucárias e o Parque Residencial Alcântara são as opções que se aproximam mais da Faculdade Pitágoras e UNOPAR Catuaí.  

Independente da localização e do bairro escolhido para adquirir o novo apartamento em Londrina, a Arbo Imóveis possui apartamentos em Londrina que vão de encontro com às suas necessidades. 

Natureza

Além do seu desenvolvimento e de boa infraestrutura, uma das grandes vantagens de morar em Londrina é sua característica de interior. Ela mescla perfeitamente com os benefícios de uma cidade desenvolvida com a tranquilidade de uma vida interiorana.

A prova disso é que Londrina possui inúmeros locais de áreas verdes e natureza. Por esse motivo existem várias opções de passeios ao ar livre que agradam a todos.

Lago Igapó

O Lago Igapó é um exemplo disso. O cartão postal da cidade possui uma das mais belas áreas de lazer Londrinense e é motivo de orgulho para todos que moram por aqui. Se já é um ótimo lugar para visitar, imagine poder morar em um apartamento nesta região de Londrina? Muito bom, né?

Localizado na Zona Sul de Londrina, os bairros que fazem parte de seu entorno são: o Jardim Caiçaras, Jardim Nova Londres, Jardim Petrópolis, Jardim Bela Suíça, Parque Guanabara, Residencial do Lago, entre outros.

Por ser uma área residencial, os prédios próximos ao Lago Igapó são muito valorizados. Eles são construídos, em sua grande maioria, com vista privilegiada voltada para o lago, o que torna a experiência de morar em um desses bairros de Londrina ainda mais prazerosa.  Falamos mais sobre esse e outros pontos turísticos aqui.

Hospitais

O sistema de saúde do município recebe pessoas de diferentes cidades todos os dias, graças ao serviço de alto nível e à grande quantidade de hospitais e clínicas atuantes em diferentes especialidades.

Se você precisa estar sempre perto de hospitais ou clínicas, esse é um fator de importância e deve ser levado em conta na hora de comprar um imóvel. São inúmeras possibilidades de apartamento em Londrina que são próximos a esse tipo de serviço.

Quer um exemplo? O Bairro Aeroporto, Jardim Guararapes e a Vila Operária são locais próximos ao Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, o Hospital Universitário de Londrina. O Centro, Jardim América, Jardim Higienópolis e o Boa Vista possuem fácil acesso à maioria das clínicas e hospitais da cidade, como a Santa Casa, o Hospital do Coração e o Hospital Evangélico. Vale pena pesquisar e investir em um desses locais.

Comércios e Serviços

São inúmeros estabelecimentos comerciais e de serviços disponíveis para você que vai comprar seu apartamento em Londrina. Encontrar tudo o que você precisa, com facilidade e agilidade é, sem dúvida, um ponto positivo.

Londrina possui uma ampla rede de supermercados, hipermercados, os quais podemos destacar o Super Muffato, a rede com mais lojas na cidade e que está presente em todas as regiões.

Já os modernos centros de compras estão presentes em diversas regiões como o Shopping Catuaí e o Aurora Shopping na Zona Sul, o Londrina Norte Shopping na Zona Norte e o Royal Plaza Shopping e Boulevard Londrina Shopping no Centro.

Ter segurança ao escolher seu apartamento em Londrina é fundamental

Segurança é, talvez, o principal fator a ser analisado antes de comprar um apartamento em Londrina. Não apenas a segurança do bairro, mas do condomínio escolhido. Portanto, ao visitar o imóvel, fique de olho em como é o acesso à área interna. Como a portaria te recebeu? Foi fácil a entrada no prédio?

No condomínio

Uma vez dentro do condomínio, observe se existem câmeras de segurança. A presença desse equipamento é primordial. O monitoramento deve ser constante, mesmo quando a portaria está vazia.

Na região

Antes de comprar um apartamento na região, converse com os outros moradores para saber mais a respeito da região na qual o condomínio está inserido. Existem roubos ou furtos? A ruas são tranquilas e bem iluminadas? Existe patrulhamento por parte da polícia ou então seguranças contratados pelos moradores da região? Listamos os bairros mais seguros de Londrina aqui.

Trânsito

Além disso, qual a condição do trânsito local? Analise as ruas no entorno e descubra se elas são bem sinalizadas, com placas em boas condições e as faixas de pedestres.

Acessibilidade

Além de tudo isso, avaliar a acessibilidade e as condições das calçadas também são aspectos que devem ser considerados no momento de adquirir um apartamento em Londrina, principalmente se alguém na sua família possui necessidades especiais.

Opções de lazer nos apartamentos em Londrina

Uma das grandes preocupações de quem mora em apartamento é o lazer. Por ser muito perigoso deixar as crianças brincarem nas rua, é importante buscar prédios que tenham uma boa área de recreação.

Portanto, ao conhecer um apartamento não se esqueça de conhecer a área comum. Confira as condições do playground, piscina, churrasqueiras e também dos jardins.

Uma vantagem que a maioria das construtoras estão implementando nos apartamentos em Londrina é a varanda com churrasqueira. Muitas pessoas, inclusive, investem em uma decoração especial deste local.

Isso garante a diversão sem tirar a privacidade da família. Pode parecer que não, mas faz muita diferença na rotina com as pessoas que você ama.

Lazer dentro e fora do condomínio

Contar com opções fora e que são próximas à moradia também facilita a rotina da família. Atualmente a maioria dos apartamentos em Londrina possuem condomínios com área de lazer, contudo é legal ter mais alternativas, tanto para o dia, quanto para a noite.

Por isso, antes da compra do imóvel, nossa dica é que você pesquise quais são as opções que a região oferece de entretenimento para você e sua família. Também veja se nas imediações do condomínio existem bares agradáveis. 

Bairros com vida noturna

Em Londrina, por exemplo, os bairros mais badalados para quem gosta de barzinhos e de curtir um happy hour depois do trabalho são: Centro, Gleba Palhano, Jardim Shangri-lá e Vila Brasil. Você confere um post especial sobre isso aqui em nosso blog também.

Bairros com opções para o dia 

Já se você gosta de um passeio diurno, as praças são excelentes. Dê uma volta no bairro e confira se elas existem por lá e qual é o seu estado de conservação. Muitas delas têm playgrounds instalados pela prefeitura, verifique se estão em bom estado para que as crianças brinquem com conforto e segurança.

Londrina é repleta de praças como a Praça Nishinomiya, no bairro Aeroporto, Praça José Carvalho Grade, no Jardim Quebec, Praça Tomi Nakagawa, no centro, e a Praça Pé Vermelho, na Gleba Palhano. Com certeza você encontrará uma próxima a seu novo apartamento em Londrina.

Além disso, há outras opções do que fazer não só no bairro, mas em Londrina! Confira algumas ideias aqui mesmo no nosso blog.

Perto dos melhores pratos

Para os apaixonados por diferentes gastronomias, o que não pode faltar perto de casa são restaurantes. Além disso, outro ponto positivo: ter uma variedade de cozinhas por perto valoriza o imóvel e facilita a vida do morador. 

Por isso, na hora de escolher seu imóvel, invista em um apartamento na cidade que seja próximo a centros gastronômicos. 

E nesse assunto Londrina não perde para as grandes cidades, muito pelo contrário! Os restaurantes e hamburguerias londrinenses possuem um cardápio variado, com opções para todos os gostos e bolsos.

Restaurantes na cidade

Ao optar por um apartamento nos bairros Jardim Santa Rosa, Jardim Londrilar ou então próximo ao Catuaí Shopping ou o Boulevard Londrina Shopping, por exemplo você estará perto da Gelobel, um lugar que vale a pena conhecer.  Esse é um dos restaurantes londrinenses mais tradicionais. A sua famosa costela assada faz o maior sucesso e é uma das mais conhecidas da cidade.

Esse e outros restaurantes estão presentes em diversos bairros da cidade. Uma vantagem, com certeza, para quem vai morar em um apartamento Londrina, e que adora conhecer diferentes pratos e cozinhas.

A Rota do Café

Colocamos essa opção de lazer em destaque porque ela é muito especial. Vamos explicar. 

Capital mundial do café

A cidade ficou conhecida por muito tempo como a capital mundial do café. A produção do grão na cidade ficou marcada como uma das maiores do mundo até o ano de 1975, quando veio uma grande geada – conhecida como geada negra –, que destruiu toda a plantação de café do Paraná.

Devido a essa característica marcante, Londrina, que hoje é repleta de prédios e apartamentos lindíssimos, faz parte da Rota do Café, passeio turístico bem importante na região, dedicado à preservação da história da produção cafeeira no Norte do Paraná.

Programação e visitas

Os roteiros envolvem visitas a fazendas históricas, lojas e museus. Cada roteiro é personalizado de acordo com o visitante. Um programa que, com certeza, é delicioso. Nós já fizemos um post contando um pouco sobre as melhores opções do que fazer em Londrina. Vale a pena conferir todos os detalhes para não perder nada da lista!     

Economia

A maior cidade do interior do estado é dinâmica, desenvolvida e um importante centro econômico na região. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) Londrina é a 45° cidade com a maior participação no PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil.

E aquele espaço que há décadas era tomado por pés de café, hoje dá lugar à vastos campos de soja, milho e trigo, que sustentam a economia da cidade, junto com as áreas de construção civil e educação superior.

Agronegócio

Um ponto importante para saber antes de adquirir o seu apartamento em Londrina, é entender também sobre os pontos economicamente fortes da cidade. 

Estudos feitos pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) e divulgados pela Folha de Londrina mostram que o agronegócio é responsável por 33,9% do PIB (Produto Interno Bruto) do Paraná.

Além de sustentar a economia, o agronegócio acaba trazendo muita gente de fora para a morar nas casas ou apartamentos em Londrina, por conta da proximidade com fazendas e empresas de beneficiamento e produção.

Entre as que mais se destacam, podemos citar a gigante Companhia Cacique de Café Solúvel. Localizada no Parque Industrial, a empresa possui quase 60 anos de história e está presente em mais de 70 países.

Outras empresas de nome forte na economia de Londrina são a Cocamar, IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná), Belagrícola e  tantas outras que também geram empregos e acabam trazendo cada vez mais gente para o município.

Universidades próximas de apartamentos em Londrina

Já comentamos que Londrina possui grandes universidades e é referência quando falamos em educação. Contudo, outro dado interessante sobre esse assunto, e que você deveria saber antes de comprar um apartamento em Londrina, é que o setor também movimenta grande parte da economia local.

A Kroton, maior grupo educacional do Brasil está presente em Londrina com as faculdades Pitágoras e Unopar. Por ser uma cidade referência na região, ela acaba atraindo estudantes de diversas regiões do estado, movimentando ainda mais a economia.

O Vestibular da UEL também ganha destaque neste quesito. A cada ano muita gente nova chega de todos os lugares do Brasil. E, como sabemos, isso gera mais consumo e renda para Londrina.

Construção Civil

A construção civil é, sem dúvidas, uma das grandes responsáveis pelo crescimento de Londrina e por parte do orçamento da cidade. Depois de um tempo de incerteza no país, ela voltou a crescer no município.

De acordo com uma reportagem da Rádio Paiquerê, o setor corresponde a 14% do PIB de Londrina e está entre os que mais cresceram em 2020. Os números são promissores e o crescimento não para.

Se você quer investir em um apartamento em Londrina, esse é o momento. Aproveite as infinitas possibilidades de imóveis nos mais variados locais e torne esse sonho realidade.

Se você gostou das nossas dicas, coloque essa página nos favoritos para consultar sempre que puder. E para ajudar nessa missão, a Arbo Imóveis garante o melhor atendimento.