bairros-de-guarulhos
ARBO

Os melhores bairros de Guarulhos

Está pensando em morar em Guarulhos? Saiba quais são os melhores bairros da cidade para comprar ou alugar um imóvel

Antes de se mudar para uma nova casa, você precisa saber todas as informações possíveis sobre o seu novo destino: o custo de vida, como funciona a economia  da cidade, quais os principais pontos turísticos e de lazer, como é o mercado de trabalho e, principalmente, quais são os melhores bairros de Guarulhos. Por isso, veja as dicas da Arbo antes de escolher em qual região do município você vai morar.

Você já conhece o município de Guarulhos?

A cidade de Guarulhos faz parte da Região Metropolitana de São Paulo, fica a 20 km da capital paulista e possui uma infraestrutura completa. Foi fundada no ano de 1560 e hoje sua população está próxima de 1,3 milhão de habitantes. É a segunda cidade mais populosa do Estado e a décima terceira do Brasil.

Se você nunca visitou os bairros de Guarulhos, certamente conhece a cidade por conta do maior aeroporto da América Latina! O GRU Airport (Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro) é o mais movimentado do país, principalmente por ser ponto de partida para voos internacionais.

Uma das grandes vantagens do município é sem dúvidas a proximidade com a capital de São Paulo. Por isso, a cidade oferece um menor custo de vida e menos agitação em comparação com a capital.

Então, se você está pensando em se mudar para a cidade, precisa conhecer os melhores bairros de Guarulhos e escolher qual deles atende mais a sua necessidade.

Confira abaixo os melhores bairros de Guarulhos

Vila Augusta

O bairro está muito bem localizado e é considerado um dos melhores bairros de Guarulhos. Está pertinho do Shopping Internacional de Guarulhos e das rodovias Presidente Dutra, Ayrton Senna e Fernão Dias, o que facilita o acesso ao bairro, seja de carro ou de transporte público.

Ou seja, a Vila Augusta fica próximo de tudo: conta com saídas tanto para o centro de Guarulhos como para o centro de São Paulo. Além disso, o bairro possui uma ótima infraestrutura local: lá você encontra hospitais, escolas, farmácias, supermercados, transporte público e ainda várias opções de lazer.

Bastante conhecido como um dos melhores bairros de Guarulhos, a Vila Augusta possui cerca de 25 mil moradores e faz divisa com a cidade de São Paulo. Tem como bairros vizinhos, por exemplo, a Vila Maria, localizada na zona norte da cidade de São Paulo. Está pertinho também de outros bairros como: Jaçanã, Penha e Parque Novo Mundo.

bairros-de-guarulhos

Picanço

Localizado bem próximo ao centro da cidade, o Picanço também é ótima uma opção para você que procura um entre os melhores bairros de Guarulhos. Em geral, a região é bem tranquila, familiar, com tudo perto: há várias opções de comércio, agências bancárias, farmácias e mercados.

E se você vai precisar ir até São Paulo com frequência, o Picanço é uma ótima opção: está localizado em uma área com fácil acesso à capital. Outro atrativo  é que o bairro é repleto de pontos turísticos! O Pianço abriga dois dos pontos turísticos mais visitados da cidade: o Parque Shopping Maia e o Zoológico Maia. Ah e por falar nisso, você já conhece todos os pontos turísticos de Guarulhos? Então veja as dicas  no Blog da Arbo!

Apesar de concentrar vários pontos turísticos, o bairro é basicamente residencial, quando comparado com outros bairros de Guarulhos. Então, se você vai trabalhar ou estudar na capital paulista e morar em Guarulhos, será uma boa opção já que as linhas de metrô deslocam os moradores rapidamente. 

Bonsucesso

Uma das regiões mais antigas da cidade, o Bonsucesso é um dos bairros de Guarulhos cheios de história, tradição e está em constante crescimento. Esse, que é um dos melhores bairros da cidade, tem porte de cidade do interior: concentra em média 100 mil pessoas! Com perfil variando entre residencial, comercial e industrial, a região é a segunda mais populosa de Guarulhos.

O Bonsucesso está localizado na zona norte de Guarulhos e lá estão instaladas grandes referências para saúde do município, a policlínica – localizada na rua Dona Maria de Jesus – e cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS): Ponte Alta, Santa Paula, Carmela, Nova Bonsucessso e Inocoop.

  • Vida noturna 

Outro diferencial do bairro é para você que gosta uma vida noturna mais agitada: o  local é cheio de opções de lazer, como bares, restaurantes e baladas! E se você gosta de sair com os amigos para se divertir, não deixe também de conferir os melhores bares e restaurantes de Guarulhos!

E por falar em festividades dos bairros de Guarulhos, é no Bonsucesso que acontece a tradicional festa de Carpição: antiga comemoração de Guarulhos que atrai famílias e gente de toda a parte. 

O ritual que acontece no Santuário de Nossa Senhora de Bonsucesso, é um dos pontos altos do evento: a terra em volta da igreja é considerada milagrosa pelos fiéis e, durante a Carpição, eles carregam a santa, pagam promessas, fazem novos pedidos e agradecimentos. Vale a pena conferir!

E ainda tem mais:  morar perto de estabelecimentos comerciais é sempre bom, não é mesmo? Se você for um novo morador do bairro, também pode aproveitar o Shopping Bonsucesso que conta com centenas de lojas ao seu alcance. Por tudo isso, o Bonsucesso é um dos melhores bairros de Guarulhos sem dúvidas!

Centro

Como em qualquer tradicional centro da cidade, neste bairro você vai encontrar estabelecimentos comerciais de diversos segmentos: de vestuário, calçados, alimentação, farmacêutico, eletroeletrônico, mobiliário, cosmético, serviços médicos, bancário, financeiro, jurídico, hotelaria, gastronômico, educacional dentre muitos outros. Grande parte dessas lojas está localizada nas principais ruas deste bairro de Guarulhos:  Dom Pedro II, Felício Marcondes e Cerqueira Cesar.

Além disso, o bairro fica perto de boa parte dos órgãos públicos, como os prédios das secretarias municipais e a Câmara de Vereadores. Você também pode encontrar diferentes tipos de apartamentos com localização privilegiada e capazes de atender a vários estilos de vida.

Sua população atual já ultrapassa os 17 mil habitantes e esse é um dos bairros de Guarulhos com melhor estrutura de transporte: é fácil se deslocar se você vai andar de carro ou usar o transporte público.

Cumbica

Esse trata-se de um dos principais e mais movimentados bairros de Guarulhos! É nele que está localizado o Aeroporto Internacional de Guarulhos e a Base Aérea de São Paulo. Está área é considerada pela Lei de Zoneamento um dos sete subcentros do município.

Com cerca de 90 mil habitantes, Cumbica é o terceiro bairro mais populoso de Guarulhos e está ligado a cidade de São Paulo pela estação da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. É de fácil acesso pelas principais rodovias e avenidas da cidade, como a Alberto Santos Dumont, a Monteiro Lobato e a Papa João Paulo.

Cumbica possui uma forte área comercial, centralizada nas esquinas das Avenidas Monteiro Lobato e Santos Dumont, e por esse e outros motivos é um dos melhores bairros de Guarulhos. 

Ali você encontra agências bancárias, lotéricas, Correios, cartórios eleitorais e cartório de registo civil, além de inúmeros outros estabelecimentos comerciais e prestadoras de serviço. A rua capitão Aviador Valter Ribeiro é considerada a principal rua de comércio da região.

O que você acha de mudar para Guarulhos?

Agora que você já conhece quais são os melhores bairros de Guarulhos, fica bem mais fácil de preparar a mudança e encontrar seu imóvel com a Arbo!

Depois de conhecer um pouco sobre os principais bairros de Guarulhos, você pode descobrir também quais são as principais vantagens de morar no município, como os principais pontos turísticos da cidade, os melhores restaurantes e o que fazer em Guarulhos. Para achar o imóvel ideal para você e para sua família, e se informar de tudo sobre a cidade, acesse o blog e site da Arbo e fale com a gente!