18 de outubro de 2021

O que saber antes de alugar apartamento em Itajaí

alugar apartamento em itajaí

Já pensou em morar em uma das mais belas e completas cidades do sul do Brasil. Veja as vantagens de alugar um apartamento em Itajaí!

Conhecida por suas belíssimas praias, a cidade de Itajaí fica no litoral de Santa Catarina, estado da Região Sul do Brasil. Ela fica a cerca de 25 km de Balneário Camboriú, outro município muito conhecido pelo potencial turístico, e a cerca de 95 km de Florianópolis, a capital catarinense.

Neste post do Blog da Arbo, vamos apresentar várias informações que você gostaria de saber sobre a cidade e dar algumas dicas para quem quer alugar apartamento em Itajaí. Confira!

Conhecendo Itajaí

Segundo o levantamento mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população estimada de Itajaí é de 223.112 pessoas. Como a extensão do município é de 289.215 km², a densidade demográfica é de, aproximadamente, 636 habitantes por quilômetro quadrado. 

O IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de Itajaí, medido pela última vez em 2010, é de 0,795. O indicador, que vai de 0 a 1, é utilizado para comparar regiões distintas com base em três dimensões: longevidade, educação e renda. Com esse resultado, a cidade fica na 56ª posição no ranking nacional. 

A somatória de todos os aspectos mencionados acima resulta em uma excelente qualidade de vida para os moradores. A nível de comparação, o IDHM de Florianópolis é 0,847. Ao alugar apartamento em Itajaí, você terá uma infraestrutura das mais completas em termos de serviços públicos, oferta de empregos e mobilidade urbana.

Clima em Itajaí

A região de Itajaí é de clima temperado, ou seja, costuma ter verões quentes e invernos muito frios. A média das temperaturas registradas ao longo de um ano na cidade é d, aproximadamente, 20ºC.

Economia em expansão

Uma das principais fontes de renda de Itajaí é o turismo. Graças às suas belíssimas praias, a região atrai pessoas de todo o Brasil e de outros países da América do Sul. Para aproveitar esse potencial, a cidade conta com diversos pontos de visitação, como museus e parques. Outros segmentos fortes na região são os de atividades ligadas à pesca, a construção civil e a gastronomia.

A diversificação da economia de Itajaí ganhou mais força a partir dos anos 1970. Um dos principais fatores responsáveis por isso é a presença do Porto de Itajaí, o mais importante do estado. Ele é a porta de saída para a maior parte das mercadorias exportadas pela região Sul do país e só fica atrás do porto de Santos no ranking dos mais movimentados do Brasil.

Essa economia em constante crescimento faz com que o PIB (Produto Interno Bruto) de Itajaí seja um dos maiores de Santa Catarina, segundo o IBGE. Em 2018, esse indicador registrou aumento de 15,87% na comparação com o ano anterior, chegando R$ 24,4 bilhões.

Isso também faz com que a Itajaí lidere a lista das 12 maiores economias do estado em relação ao PIB per capita – R$ 117.712,00 por habitante.

Como escolher um bom apartamento para alugar em Itajaí?

Antes de alugar apartamento em Itajaí, veja alguns pontos importantes a considerar para tomar a melhor decisão:

Avalie suas necessidades

Antes de alugar um apartamento, tente identificar as regiões da cidade que seriam ideais para você e sua família. É interessante que seu novo lar seja o mais próximo possível do seu local de trabalho ou estudos e tenha outros atrativos que se encaixem com seus gostos. 

Talvez você seja o tipo de pessoa que gosta de locais mais movimentados. Aí, faz muito sentido buscar um apartamento mais próximo das praias, onde não faltam bons restaurantes. Por outro lado, se você prefere uma vida mais tranquila, talvez seja melhor procurar um imóvel mais distante das áreas com maior fluxo de turistas.

Calcule quanto poderá gastar com o aluguel

Antes de começar a pesquisar imóveis que estejam de acordo com suas preferências e com suas necessidades, você deve calcular quanto poderá gastar com aluguel, ao considerar sua renda mensal – ou de sua família, caso a mensalidade vá ser dividida.

Nesse aspecto, é importante considerar que, ao alugar um apartamento em Itajaí, você também deverá lidar com o pagamento da taxa de condomínio e dos impostos previstos no contrato de locação. Especialistas em economia recomendam que a soma desses valores comprometa, no máximo, 30% da renda da família.

Pesquise imóveis em portais on-line

Após verificar quais são suas necessidades e quais são suas condições financeiras para alugar um apartamento, chegou o momento de começar as buscas on-line. A principal dica é ficar de olho nos portais imobiliários, como o Portal da Arbo.

Use os filtros de busca para encontrar as opções que mais se aproximam das suas preferências e conte com o auxílio de um corretor de imóveis para encontrar boas opções. Agora, que tal conhecer melhor alguns dos melhores bairros de Itajaí?

Melhores bairros de Itajaí

1. Centro

O Centro é o bairro mais antigo de Itajaí e tem a melhor infraestrutura do município. Você vai encontrar todo tipo de comércio e serviço sem dificuldade. A região também abriga importantes construções históricas, que dividem espaço com prédios modernos.

O Centro de Itajaí é indicado, principalmente, para quem deseja morar em uma localização privilegiada e estratégica.

Este vídeo do canal Cesar Moacir Alves traz um passeio pelo Centro de Itajaí:

2. Praia Brava

O bairro Praia Brava é um dos mais procurados por quem deseja alugar um apartamento em Itajaí. Seu nome foi herdado da famosíssima Praia Brava, uma das mais visitadas da cidade. Trata-se de um bairro nobre, com empreendimentos de alto padrão.

Um dos pontos fortes do bairro Praia Brava é a vida noturna movimentada e variada, com casas noturnas de fama nacional e internacional.

Este vídeo do canal Viajante Inveterado mostra uma voltinha de carro pelas ruas de Praia Brava:

3. Fazenda

O bairro Fazenda é outro dos mais procurados. Por abrigar a sede da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), uma das principais instituições de ensino superior de Santa Catarina, ele é muito desejado por estudantes universitários. Infraestrutura e mobilidade urbana são seus pontos fortes.

Neste vídeo do canal Piter Muniz, você vai conhecer um pouco mais sobre o bairro Fazenda, em Itajaí:

4. Cabeçudas

O bairro Cabeçudas também herdou o nome de uma praia. Boa parte das vias conta com câmeras de segurança e monitoramento 24 horas, o que o faz uma das localidades mais seguras de Itajaí. Cabeçudas também é famoso pela variedade gastronômica.

Este vídeo do canal Sig Top Vida Turismo mostra um passeio pelas ruas do Cabeçudas, em Itajaí:

Alugar apartamento em Itajaí é com a Arbo!

Tá na hora de encontrar seu novo lar com a Arbo! Aqui o processo de locação é online. Você faz a proposta direto pelo nosso portal, negocia com o proprietário e fecha negócio rapidinho com a assinatura de contrato digital. 

Quer saber mais? Dá uma olhada neste artigo que tira todas as suas dúvidas sobre locação de imóveis com a Arbo!

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

como-e-morar-em-londrina

Como é morar em Londrina? Descubra tudo!

Saiba as vantagens de morar em Londrina, a cidade mais amigável do sul do Brasil  A maior cidade do interior do Paraná, é essa a estatística do IBGE para quem vai morar em Londrina, que tem só 85 anos, mas muita história para contar. Sua população é estimada em aproximadamente 575.377 mil habitantes (IBGE 2020), […]

casas em itajaí

5 indicações de casas em Itajaí

Cenários paradisíacos, clima agradável e excelente qualidade de vida. Veja algumas dicas de casas em Itajaí e ofereça o melhor à sua família! Está procurando por casas em Itajaí? A cidade do litoral catarinense é uma das mais procuradas por quem quer qualidade de vida. A região tem um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *