25 de setembro de 2021

Apartamento em Araraquara: conheça a cidade

apartamento em araraquara igreja

Se você deseja se mudar para o interior paulista e quer comprar um apartamento em Araraquara, precisa conhecer a cidade e suas principais características

Morar no interior é, cada vez mais, uma decisão bastante atrativa para muitas pessoas. Por isso, é comum que moradores de grandes centros urbanos se mudem para cidades menores. Se você planeja viver no interior de São Paulo, deve conhecer os principais municípios. Nesse texto, você irá conferir todas as informações que precisa saber antes de comprar um apartamento em Araraquara.

Todos os anos, a cidade de Araraquara atrai diversos novos moradores, especialmente por conta das instituições de ensino superior – que atraem estudantes – e por conta da qualidade de vida que oferece aos cidadãos.

Nesse texto, você vai acompanhar todas as informações que precisa saber antes de comprar um apartamento em Araraquara. Todos os itens são válidos, também, caso você deseje alugar um imóvel.

Por isso, se você deseja conhecer a cidade, continue a leitura. Nesse texto você vai conferir:

A história de Araraquara

Localizada no interior do estado de São Paulo, Araraquara possui, de acordo com dados de 2020 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma população estimada em 238.339 habitantes.

Com isso, o município é considerado o trigésimo quinto mais populoso do estado. A qualidade de vida oferecida aos moradores da cidade se deve, principalmente, ao IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de Araraquara, que é de 0,815, considerado o 14º maior de todo o Brasil.

A cidade, que é conhecida por abrigar campi de instituições de ensino superior notáveis, como a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Fatec (Fundação Estadual Paula Souza), foi fundada por Pedro José Neto em 1817.

Neste ano, a Resolução 32 autorizou a criação da Freguesia de São Bento de Araraquara, que, naquela época, estava subordinada ao município de Piracicaba. Meses depois, a freguesia foi elevada à categoria de distrito e, em 1832, passou a ser considerada um município.

Na primeira metade do século XX, as grandes propriedades rurais do município eram dedicadas ao plantio de culturas como cana-de-açúcar, milho, algodão e outros. Com a chegada do surto cafeeiro, em 1850, entretanto, imensas plantações de café começaram a surgir.

Com o passar dos anos, Araraquara começou a tomar forma de área urbana. Isso fez com que o município tivesse condições de, atualmente, oferecer uma excelente infraestrutura aos moradores.

apartamento em araraquara vista da cidade
Antes de escolher um apartamento em Araraquara, você deve conhecer todos os aspectos da cidade

O que saber antes de comprar apartamento em Araraquara: os melhores bairros para morar

Se você planeja se mudar para o interior paulista e deseja saber tudo antes de comprar um apartamento em Araraquara, precisa conhecer os melhores bairros para morar na cidade. Abaixo você confere as principais áreas para escolher seu novo imóvel:

Centro

A região central é uma das mais atrativas de Araraquara. Isso porque o bairro abriga diversos pontos turísticos e históricos da cidade, além de importantes estabelecimentos comerciais.

A Igreja Matriz de São Bento é um dos principais atrativos históricos do município e, todos os anos, recebe milhares de moradores e de turistas.

Além disso, é no Centro que está localizado o Shopping Lupo, que foi construído no terreno no qual funcionava a fábrica de Meias Lupo, empresa que foi fundamental para o crescimento e para o desenvolvimento de Araraquara.

A Rua do Oitis – também conhecida como Boulevard dos Oitis – é outro importante ponto da região central da cidade. A via é bem arborizada e forma uma espécie de túnel, que atrai diversos visitantes.

Se você procura um bairro completo para comprar um apartamento em Araraquara, deve considerar buscar um imóvel no Centro. É na parte central que estão localizados, também, alguns dos principais estabelecimentos comerciais da cidade, como supermercados, lojas e restaurantes.

Jardim Botânico

O bairro Jardim Botânico é, atualmente, considerado uma das melhores regiões para morar em Araraquara. A área é composta, principalmente, por grandes condomínios de casas, que são boas recomendações para famílias que desejam viver com conforto e com qualidade de vida.

Assim como o Centro, o Jardim Botânico conta com diversos estabelecimentos comerciais, que atendem às mais diversas necessidades dos moradores. Na região é possível encontrar, por exemplo, grandes supermercados e muitas redes de farmácia.

A gastronomia do local também é um aspecto positivo, uma vez que importantes restaurantes e lanchonetes de Araraquara estão situados no Jardim Botânico. Dessa forma, os moradores podem contar com diversas opções de lazer em seu dia a dia.

construções históricas apartamento em araraquara
A cidade está repleta de construções antigas e, por isso, existem diversas opções de imóveis para quem deseja comprar ou alugar um apartamento em Araraquara

Vila Xavier

A Vila Xavier é, com certeza, um dos principais bairros da cidade e, antes de comprar um apartamento em Araraquara, você precisa conhecer suas características. A área é bastante tradicional e suas construções ajudam a contar um pouco da história do município.

O surgimento da Vila Xavier se deve, principalmente, à implantação de uma ferrovia na cidade. Por isso, boa parte de sua área é composta por imóveis que parecem ter sido tirados de uma fotografia antiga.

Dessa forma, se você preza por tradição, vai gostar de conhecer as construções do bairro.  Outro aspecto positivo que deve considerar é a arborização da Vila Xavier, que torna o espaço bastante atrativo por sua área verde.

Um dos principais destaques é o Parque do Basalto, que abriga uma extensa área dedicada aos moradores que não abrem mão do contato com a natureza.

Campos Ville

O bairro Campos Ville é um dos mais recentes de Araraquara. Mesmo que não seja composto por construções históricas, como ocorre na Vila Xavier, o local oferece diversas vantagens aos moradores.

A facilidade de acesso é um dos principais benefícios oferecidos àqueles que decidem comprar ou alugar um imóvel no Campus Ville. Outro ponto que merece destaque é a proximidade do local com importantes instituições de ensino superior da cidade, como um dos campus da Unesp.

No que se refere à infraestrutura comercial, o Campus Ville também apresenta vantagens. Por ser um dos principais bairros de Araraquara, conta com muitos estabelecimentos úteis para o cotidiano dos moradores.

melhores bairrosp para comprar apartamento em araraquara
Antes de comprar um apartamento em Araraquara, é importante que você busque um imóvel com uma imobiliária de confiança

Vila Ferroviária

Por fim, antes de comprar um apartamento em Araraquara, você precisa conhecer a Vila Ferroviária, um dos bairros mais famosos da cidade. A principal característica da região é abrigar os mais diversos serviços, como saúde, educação e estabelecimentos comerciais.

Outro aspecto positivo de morar na Vila Ferroviária é estar situado nas proximidades do Centro e da Vila Xavier. É válido ressaltar, ainda, que o acesso às demais regiões é bastante facilitado.

A Arena Fonte Luminosa é mais um destaque do bairro. O estádio é a casa da Ferroviária, time da cidade de Araraquara. Por isso, quem assiste a jogos de futebol, com certeza, vai gostar de morar nas proximidades.

Quer conhecer Araraquara sem sair de casa? O vídeo Araraquara Drone View 4K, publicado no canal Fernando Ferreira, no YouTube, pode te ajudar. Nas imagens, é possível visitar alguns dos principais pontos do município:

Vantagens de morar em Araraquara

Morar no interior pode ser algo bastante vantajoso. Entretanto, se você ainda não está convencido, confira abaixo alguns dos principais benefícios oferecidos a quem decide comprar ou alugar um apartamento em Araraquara.

Boas condições econômicas

Morar em Araraquara é uma excelente oportunidade tanto para quem deseja aproveitar a aposentadoria quanto para os jovens e adultos que estão iniciando suas carreiras.

Isso acontece, principalmente, porque a cidade oferece excelente qualidade de vida aos idosos – inclusive com diversas opções de lazer voltadas ao público da faixa etária – e, também, boas oportunidades de crescimento para quem está cursando o ensino superior ou para quem está em busca de um emprego.

É válido ressaltar que Araraquara é uma das cidades com maior índice de industrialização em todo o Brasil, o que, com certeza, eleva as chances de os moradores conquistarem boas vagas de emprego em suas áreas de atuação.

banner e-book comprar imóvel

Segurança

Outro aspecto que deve ser mencionado é a segurança que Araraquara oferece aos moradores: a cidade é uma das mais seguras de todo o Brasil.

De acordo com o Atlas da Violência – Retratos dos Municípios Brasileiros, Araraquara ocupa a 13ª posição no ranking dos municípios mais seguros. De acordo com o levantamento, a cidade possui uma taxa de 7,9 homicídios por 100 habitantes, número bastante inferior à média nacional.

qualidade de vida araraquara
A qualidade de vida é uma das principais vantagens usufruídas por quem compra ou aluga apartamento em Araraquara

Qualidade de vida

Por fim, é válido destacar que, ao comprar ou alugar um apartamento em Araraquara, você e sua família irão desfrutar de muita qualidade de vida. As boas condições econômicas e a segurança da cidade são apenas alguns dos fatores que colaboram para esse aspecto.

O IDHM da cidade é o 7º maior de todo o estado de São Paulo e, uma vez que o índice considera diversos aspectos do cotidiano dos moradores, é possível afirmar que a qualidade de vida em Araraquara é bastante superior quando em comparação com outras cidades do Brasil.

Esse aspecto pode ser percebido ao comparar o IDHM de Araraquara, que se encontra em 0,815, enquanto que o IDH do Brasil é de (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0,765.

Agora que você já conhece as principais características da cidade, já pode começar a procurar um apartamento em Araraquara. No site da Arbo, por exemplo, você encontra todos os tipos de imóveis que deseja.

Em nosso portal, você pode utilizar os filtros de busca para pesquisar as opções que melhor atendem às necessidades de sua família. E se você deseja conferir conteúdos semelhantes, não deixe de acompanhar os artigos do Blog da Arbo. Você pode, também, se cadastrar em nossa newsletter para receber os melhores textos diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

crowdfunding imobiliário

Crowdfunding imobiliário: o que é e como funciona

O crowdfunding imobiliário despontou nos últimos anos como uma das formas mais inovadoras de investir em imóveis. Saiba como esse modelo funciona! Os brasileiros estão cada vez mais interessados em investir. Se isso parecia muito distante da realidade da maioria de nós há alguns anos, hoje existem novas maneiras de fazer o dinheiro render e […]

o-que-saber-antes-de-morar-em-sao-paulo

O que saber antes de morar em São Paulo

Saiba como ligar a energia, solicitar 2ª via de contas e ligar a internet antes de morar na capital paulista!    Antes de arrumar as malas e ir morar em São Paulo, é importante que você se informe e conheça alguns serviços bem importantes e de uso essencial no dia a dia. São aqueles serviços que […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *