29 de novembro de 2021

Apartamento no Cabral: o que saber antes de ir para o bairro?

apartamento no Cabral

Está procurando um apartamento no Cabral? Veja tudo que esse belo bairro tem a oferecer para você e sua família!

Se você está a procura de um apartamento no Cabral, já deve saber que esse é um dos bairros mais disputados de Curitiba. Com centenas de estabelecimentos comerciais, prédios de alto padrão e uma infraestrutura invejável, ele tem tudo que você e sua família precisam para viver com conforto e tranquilidade.

Neste post do Blog da Arbo, você vai saber mais sobre o Cabral. Para começar, vamos contar um pouco sobre sua história. Depois, mergulharemos nos aspectos que o fazem tão interessante, incluindo os melhores lugares para frequentar e as opções de gastronomia na região. Confira!

História do Cabral

Segundo o historiador Ermelino de Leão, o Cabral recebeu esse nome durante o século XIX, como forma de homenagear uma importante família que vivia na região. Os Cabral foram responsáveis pela doação do terreno em que foi construída a Igreja de Bom Jesus. Ela se tornaria o centro das grandes festas da comunidade a partir de 1900.

Os primeiros moradores do bairro chegaram ainda no século XVIII, após receberem alguns lotes concedidos pela Câmara de Curitiba. Parte desses lotes fazem parte do local onde temos hoje o Graciosa Country Club. Na época, a região era rural e tomada por fazendas.

No século XX, com a chegada de imigrantes italianos e alemães, o bairro mudou de perfil. Um dos negócios predominantes era a extração de madeira e mate. O transporte da produção era facilitado pelo Caminho da Graciosa, que conectava a região ao litoral.

O Cabral fica a 3,3 km do Marco Zero de Curitiba e se desenvolveu muito rápido após a implantação de eixos de transporte urbano e do Estrutural Norte, nos anos 1970. Depois disso, o bairro recebeu um grande volume de investimentos imobiliários e estabelecimentos de comércio e serviços. 

Infraestrutura e mobilidade urbana

Hoje o Cabral carrega uma mescla de características típicas de um bairro residencial, mas também tem acesso facilitado à grandes avenidas de Curitiba. Os cerca de 12 mil moradores também contam com mais de 200 pontos comerciais e 400 prestadores de serviços. A conexão com o centro da cidade ocorre, por exemplo, pela Avenida João Gualberto.

Toda essa infraestrutura coloca o Cabral entre os melhores bairros para se morar em Curitiba, ao lado de Batel, Bigorrilho e Vila Izabel, entre outros. Com imóveis de alto padrão, uma boa infraestrutura e bons níveis de mobilidade urbana.

A área próxima da Rua Prefeito Ângelo Lopes é uma das mais desejadas por quem procura uma casa ou um apartamento no Cabral. O bairro também se destaca por ser bem arborizado. Estima-se que o local tenha 11m² de área verde para cada morador. Como comparação, basta citar que o Batel tem 5m² de área verde por habitante. 

Este vídeo do canal Viajando por Aí faz um breve passeio pelas ruas do Cabral:

Lazer, cultura e entretenimento no Cabral

Como vimos no tópico anterior, a qualidade de vida é um dos destaques do bairro. Morar em um apartamento no Cabral também significa estar perto de alguns dos lugares mais badalados da cidade, ótimas opções culturais e bons lugares para ir com a família toda. Confira alguns deles.

Museu Oscar Niemeyer

Apelidado de Museu do Olho por conta do formato diferenciado, o Museu Oscar Niemeyer foi projetado pelo próprio arquiteto que inspirou seu nome. Considerado um espaço nobre da arte na capital paranaense, o local tem um acervo permanente, mas também recebe exposições itinerantes. 

Além de uma mostra voltada para a obra de Niemeyer, o museu tem em seu acervo trabalhos de artistas consagrados, como Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Andy Warhol e Tomie Ohtake. 

Museu do Holocausto

Inaugurado em 2011, o Museu do Holocausto de Curitiba é o primeiro do Brasil a preservar a memória de vítimas e sobreviventes da grande tragédia. Ele fica na Rua Coronel Agostinho Macedo, bem ao lado do Centro Israelita do Paraná, em uma área de 400 m².

Com uma proposta educativa e pedagógica, o museu promove visitas guiadas para excursões escolares. A história é relembrada por meio de recursos tecnológicos e interativos. O acervo conta com depoimentos de pessoas que sobreviveram ao holocausto. A entrada é gratuita.

Shopping Mueller

O Shopping Mueller fica na Avenida Cândido de Abreu e foi o primeiro lugar a abrigar um grande centro de compras em Curitiba. Inaugurado em 1983, ele ocupa um prédio erguido no fim do século XIX e que abrigava a antiga Metalúrgica Mueller. Sua arquitetura imponente faz com que ele nunca passe despercebido.

O consumidor encontra mais de 200 marcas nacionais e internacionais em um espaço dos mais sofisticados, além de um complexo de cinemas da rede Cinemark e uma praça de alimentação ampla. O local também recebe uma série de atividades culturais. 

Graciosa Country Club

O Graciosa Country Club é um dos locais mais agradáveis de Curitiba. Fundado em 1914 com o nome Sport Club Germânia, ele era voltado a praticantes de tênis. O nome atual foi adotado em 1927. 

O clube tem mais de 300 mil metros quadrados com 15 quadras de tênis, campo de golf, quadras para modalidades como squash e beach tennis, espaços para crianças, entre outras atrações. Além disso, conta com um parque aquático, spa e diversos restaurantes.

Gastronomia

Para quem aprecia boa comida, morar em um apartamento no Cabral é estar bem perto de opções que agradam a todos os paladares. Entre as padarias e confeitarias, destaque para a Requinte, na Rua Recife, e para a Guarani, na Rua Chichorro Júnior.

A culinária francesa tem um espaço sofisticado no café C’est Si Bon, na Rua Des. Clóvis Beviláqua, enquanto o Tuk-tuk serve pratos indianos e tailandeses em um ambiente descontraído, na Rua Camões.

Quem não resiste a uma boa carne vai adorar a Steak Store da Avenida Munhoz da Rocha, com cortes variados de Angus. E para uma sobremesa caprichada, o negócio é passar pela Dr. Freeze, que fica na mesma rua. 

Encontre um bom apartamento no Cabral

Como você pôde ver ao longo deste artigo, o Cabral é mesmo um dos bairros mais valorizados de Curitiba e não é por acaso. Ele oferece a mistura perfeita entre sofisticação, estrutura de primeira e localização privilegiada. 

E as melhores opções de apartamento no Cabral estão no Portal Arbo! Confira mais de 650 imóveis para comprar e alugar e conte com a segurança e agilidade de fazer todo o processo de compra online, da proposta à assinatura de contrato eletrônica. 

Postagens relacionadas

estudante de vestibular

4 Imóveis para estudantes em Araraquara

Se você já sabe da sua aprovação no vestibular 2020 ou está esperando o resultado e já está se organizando para o próximo ano, nós separamos os 4 imóveis para estudantes em Araraquara.  Queremos te ajudar a escolher o apê perfeito para você viver uma das melhores fases da vida. Nesse texto, vamos apresentar imóveis […]

faculdades-em-campinas

As melhores faculdades em Campinas

Conheça as cinco instituições mais bem qualificadas que vão fazer a diferença em sua formação e futuro Identificar a melhor instituição de ensino superior é o primeiro passo para um futuro. A maioria das faculdades em Campinas oferece boa estrutura e ensino de qualidade para os estudantes, e são ótimas opções para investir numa carreira […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *