27 de setembro de 2021

Casa no Bigorrilho: o que saber antes da compra

morar casa no bigorrilho

Em busca de um imóvel em Curitiba? Uma casa no Bigorrilho pode ser uma excelente opção. Nesse texto você vai conhecer as vantagens de morar no bairro, além de conferir suas principais características

Se você deseja se mudar para Curitiba – ou, se já morar na cidade, encontrar um novo imóvel – deve considerar comprar ou alugar uma casa no Bigorrilho. O bairro está situado em uma das melhores localizações da capital e oferece diversas vantagens aos moradores.

Nesse texto, o Blog da Arbo separou as principais informações para quem busca uma casa no Bigorrilho. Aqui você vai conferir a história do bairro, as principais vantagens de se viver no local e, é claro, dicas de lugares que não pode deixar de visitar. Continue a leitura!

História do bairro Bigorrilho

O bairro Bigorrilho é conhecido por ser um dos mais arborizados de Curitiba. Além disso, é visitado por diversos moradores e turistas por conta de suas atrações gastronômicas.

A história de fundação do Bigorrilho remonta ao século 19, quando imigrantes ucranianos, alemães e poloneses chegaram à Curitiba e se instalar na região. No início, as famílias viviam em grandes chácaras e, com o passar do tempo, foram transformando suas propriedades em casas e em edifícios.

O bairro é conhecido, também, como Champagnat, graças à influência do padre francês Marcelino Champagnat, que fundou a instituição Irmãos Marista, presente na capital paranaense e em outras cidades do Brasil.

história bairro casa no bigorrilho
Se você deseja comprar ou alugar uma casa no Bigorrilho, precisa conhecer a história do bairro

Em 2001, alguns moradores cogitaram mudar o nome do Bigorrilho para Champagnat oficialmente. Entretanto, outros se opuseram e, com isso, a Câmara Municipal rejeitou o pedido e determinou que o nome oficial continuaria a ser Bigorrilho.

O Bigorrilho é um bairro pequeno, já que possui, aproximadamente, apenas 3,5 quilômetros quadrados de área. Mesmo assim, é um bairro caracterizado pela verticalização.

Uma curiosidade sobre o bairro é que, mesmo pequeno, abriga a maior concentração de edifícios por metro quadrado de toda a capital. 

Quais são as vantagens de comprar ou alugar uma casa no Bigorrilho?

Conforme apontado no início desse texto, o Bigorrilho é uma excelente opção para quem deseja morar com conforto e com qualidade de vida na capital paranaense. Dessa forma, agora chegou o momento de conhecer as principais vantagens de viver no bairro.

Localização

O Bigorrilho é um bairro pequeno. Mesmo assim, está situado em uma excelente localização de Curitiba, próximo ao Centro. Além disso, os bairros Batel, Mercês e Mossunguê estão localizados nas proximidades.

A proximidade com o Centro da capital faz com que os moradores tenham fácil acesso ao transporte público – como ônibus e metrô – e, também, a diversos comércios.

áreas verdes casa no bigorrilho
Comprar ou alugar uma casa no Bigorrilho vai te oferecer intenso contato com áreas verdes

Áreas arborizadas

Se você planeja comprar ou alugar uma casa no Bigorrilho, deve saber que um dos principais atrativos do bairro são as áreas arborizadas. A grande quantidade de verde faz com que a região tenha um baixo nível de poluição no ar.

Um dos principais locais arborizados do bairro é o Parque Barigui, um dos mais visitados e valorizados por moradores e por turistas na capital paranaense.

A presença de inúmeras árvores no Bigorrilho faz com que os moradores tenham mais qualidade de vida, já que usufruem não somente de uma melhor qualidade do ar, mas também de alternativas de lazer ao ar livre.

Segurança

Curitiba é uma das principais capitais do Brasil. Por isso, apresenta um índice de criminalidade que pode assustar alguns moradores. Entretanto, essa não é uma preocupação dos moradores do Bigorrilho.

O bairro é conhecido como um dos mais seguros de Curitiba e, por isso, atrai famílias que querem viver com mais qualidade de vida e com mais tranquilidade.

Conforme citado anteriormente, o Bigorrilho possui a maior concentração de edifícios por metro quadrado de toda a capital. Esse fato reforça a segurança do bairro, uma vez que os empreendimentos, na maioria dos casos, são equipados com equipamentos modernos de monitoramento.

Por fim, é necessário ressaltar que a iluminação pública é excelente no bairro. Não existem áreas mal iluminadas na região, o que contribui ainda mais com a segurança dos moradores e dos visitantes.

Infraestrutura completa

Por estar situado em uma ótima localização em Curitiba, o Bigorrilho possui uma infraestrutura completa no que se refere a transporte público, serviços e comércios.

As ruas e avenidas asfaltadas do bairro permitem que o trânsito seja fluído. Além disso, as vias rápidas possibilitam fácil acesso a diversas regiões da cidade, como o Centro, que está localizado a apenas três quilômetros de distância.

Além disso, é válido destacar que o Bigorrilho está repleto de instituições de ensino – básico e superior –, mercados, farmácias, clínicas médicas e muito mais.

Apesar de contar com diversos comércios, o bairro é conhecido por abrigar estabelecimentos gastronômicos. Os melhores restaurantes, padarias e bistrôs de Curitiba estão localizados no Bigorrilho.

escolher casa no bigorrilho
Antes de escolher sua casa no Bigorrilho, pesquise os imóveis que melhor atendem às suas necessidades e às suas preferências

Possibilidades de lazer

Nem só de trabalho vivem os moradores de Curitiba. Por isso, é importante buscar atividades e locais voltados ao lazer. E a boa notícia é que opções para se divertir não faltam no Bigorrilho.

Os principais ambientes de lazer do bairro são áreas ao ar livre, especialmente porque a região é conhecida por sua arborização intensa. Os destaques são o Parque Barigui e a Praça da Ucrânia.

Além disso, conforme mencionado no tópico acima, é possível encontrar diversos estabelecimentos gastronômicos no bairro, que são, também, excelentes locais para se divertir com a família e com os amigos.

Os principais destaques do Bigorrilho no que se refere à gastronomia são os restaurantes Thai e Polpettas, a Pizzaria Baggio e o Bar do Victor.

Quais lugares visitar no Bigorrilho?

Se você deseja conhecer o bairro antes de comprar ou de alugar uma casa no Bigorrilho, precisa visitar seus principais ambientes de lazer. Para que você saiba por onde começar, confira a lista abaixo, na qual o Blog da Arbo indica três locais que você não pode deixar de conhecer:

Parque Barigui

Criado em 1972, o Parque Barigui é um dos mais visitados de Curitiba. As opções de entretenimento e de lazer no local são infinitas.

Se durante os feriados, sábados e domingos o parque é utilizado como ponto de encontro para piqueniques e outros programas e coletivos, durante a semana está repleto de pessoas que praticam atividades físicas.

O Parque Barigui possui uma área de mais de um milhão de metros quadrados e conta com equipamentos de ginástica, churrasqueiras, quiosques, quadras poliesportivas, parque de exposições e até mesmo um parque de diversão.

A área verde do parque atrai, ainda, quem deseja se conectar com a natureza e, ainda, usufruir de uma bela paisagem natural.

O Parque Barigui é um dos principais locais de lazer para quem compra ou alugar uma casa no Bigorrilho

Praça da Ucrânia

Conhecida por abrigar grandes feiras gastronômicas, a Praça da Ucrânia é mais um local que você não deve deixar de visitar no Bigorrilho. O grande diferencial do espaço é oferecer comidas típicas de diversos locais do mundo, o que atrai moradores e turistas que desejam experimentar novos sabores.

A feira noturna Sabores do Mundo acontece na Praça da Ucrânia desde 1993 às sextas-feiras, das 17h às 22h.

Outro destaque da praça é o parquinho, que está situado nas proximidades das barraquinhas gastronômicas. O local é ideal para que as crianças se divirtam enquanto os pais ou responsáveis experimentam novos pratos.

Praça da Espanha

Assim como a Praça da Ucrânia, a Praça da Espanha é conhecida por sua atrações gastronômicas. Entretanto, seu carro-chefe são os eventos culturais, como shows, exposições, feiras de antiguidades e muitos outros.

No interior da praça é possível visitar, ainda, o Farol do Saber. Além disso, o local conta com um parquinho, no qual as crianças podem se divertir.

Quer conhecer o Bigorrilho? No vídeo Conheça o bairro Bigorrilho ou Champagnat de Curitiba por drone, publicado no canal Bronis & Drones, no YouTube, você consegue visualizar os principais pontos da região:

Encontre uma boa casa no Bigorrilho

Agora que você já conhece todas as vantagens de morar em um dos melhores bairros de Curitiba, o que acha de encontrar uma casa no Bigorrilho? As melhores opções de imóveis estão no Portal da Arbo.

No site você encontra mais de 400 imóveis localizados no bairro, que estão disponíveis para compra e para locação. Só na Arbo você realiza toda a negociação sem burocracia e, ainda, tem a oportunidade de se mudar em poucos dias.

Continue a acompanhar os artigos do Blog da Arbo. Aqui você conhece outros bairros de Curitiba e de muitas outras cidades do Brasil.

Você pode, ainda, assinar nossa newsletter para receber os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

morar em cidade grande

Morar em cidade grande: vantagens e desvantagens

Será que vale a pena morar em uma cidade grande? Veja alguns pontos positivos e negativos para quem vive nos principais centros urbanos! Morar em cidade grande já foi o sonho de muita gente que enxergava a possibilidade de ter uma vida melhor. Essa expectativa mudou bastante ao longo das últimas décadas e as novas […]

Os 3 melhores shoppings em Ribeirão Preto

Confira a lista com os principais shoppings em Ribeirão Preto para ir às compras ou para passear com a família e com os amigos Morar próximo aos shoppings em Ribeirão Preto é, com certeza, sinônimo de praticidade. Isso porque a maioria das pendências da rotina podem ser resolvidas nesses centros comerciais. Desse modo, antes de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *