25 de abril de 2024

Os melhores bairros de Sorocaba para morar em 2022

melhores bairros de sorocaba

Antes de procurar por casas à venda, você precisa ficar por dentro dessa lista com os melhores bairros em Sorocaba para morar.

Está procurando por casas à venda em Sorocaba, mas não sabe qual bairro escolher? Fique tranquilo, pois o Blog da Arbo vai te ajudar a descobrir as principais regiões da cidade e as que mais se destacam pela qualidade de vida que oferece aos moradores, por isso, fique com a gente e confira os melhores bairros em Sorocaba!

Antes de tudo, você conhece Sorocaba? A cidade está localizada no interior de São Paulo e possui 687.357 habitantes. A região é considerada um polo industrial muito influente para o Brasil. Em 2020, Sorocaba era o nono município mais populoso do estado, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Conheça mais sobre a cidade neste vídeo do canal Mais 50, disponível no Youtube.

Além disso, os moradores da cidade possuem muitas vantagens. O motivo é que a região desfruta de ótimos hospitais e de excelentes instituições de ensino, como as escolas e as faculdades do município. Isso tudo sem falar nos pontos turísticos, nos shoppings e nos parques que a cidade abriga. 

Então, residir na região é uma ótima opção para viver com a família e para se divertir com os amigos. Por isso, se você está procurando por casas à venda em Sorocaba, veja antes os melhores bairros de Sorocaba para morar:

  1. Campolim
  2. Jardim Portal da Colina
  3. Centro
  4. Mangal
  5. Além-Ponte
  6. Jardim Moncayo
  7. Jardim Santa Rosália
  8. Cerrado
  9. Jardim Europa
  10. Além-Linha

Os 10 melhores bairros em Sorocaba

Sorocaba é uma excelente cidade para viver, já que a região é repleta de bairros que podem resolver todas as suas pendências da rotina. Pensando nisso, reunimos as três melhores regiões para você morar com a sua família. Confira!

1. Campolim

O Campolim é um dos melhores bairros em Sorocaba. O motivo é que o bairro estabelece algumas das melhores escolas, como o Colégio Ser, que é a terceira melhor instituição no ranking municipal de 2019. Dessa forma, a melhor educação para os seus filhos está garantida no local.

Além disso, o bairro é um dos principais lugares para quem busca morar com qualidade de vida. Isso porque o local estabelece os parques do Campolim e o Kasato Maru, que são ótimos ambientes para praticar esportes, para passear com os animais domésticos e para se divertir com a família.

E se você estiver buscando morar próximo a vias importantes de Sorocaba, o Campolim é a região ideal. O bairro apresenta proximidade com as avenidas Antônio Carlos Comitre, Adolpho Massaglia, 31 de Março, Doutor Armando Pannunzio e Washington Luiz. O local também está a poucos minutos das rodovias João Leme dos Santos, Celso Charuri e Raposo Tavares.

Além disso, se você quer aproveitar uma excelente gastronomia, precisa conferir os restaurantes do bairro. Os estabelecimentos culinários que mais se destacam são: La Doc Gastronomia e o El Tranvía. Já no quesito bares, os locais que mais chamam a atenção do público são o Deck Beach Bar, a Cervejaria Happy Brew e o Jack Pub. 

O Colégio Ser é uma escola particular que está em terceiro lugar no ranking municipal das instituições com altas notas. O colégio acredita que um processo educacional humanizado pode auxiliar no desenvolvimento. Sendo assim, o aluno aprende a ser mais reflexivo, mais crítico e mais questionador.

A filosofia da escola apresenta um processo de educação que vai muito mais do que um ensino padrão. O sistema educacional do Colégio Ser abrange desde o berçário até o ensino médio. Isso sem falar que a instituição possui vínculo com o Sistema de Ensino Poliedro, que prepara os estudantes até os melhores vestibulares do país e, também, efetua uma preparação para o ensino superior.

E não para por aí. O Colégio Ser disponibiliza aulas de idiomas estrangeiros, como o alemão, o espanhol e o inglês. A escola dispõe de um programa esportivo, que tem princípios como a cooperação, a socialização e o divertimento entre os princípios. Essa instituição está, sem dúvidas, preparada para ofertar o que há de melhor para os seus filhos.

A instituição de ensino conta com o Ginásio Poliesportivo Benedicto Pagliato, que inclui em seu espaço territorial: uma quadra, um campo de futebol society e uma sala de dança e de judô. A estrutura da escola é sustentada com o trabalho de profissionais especializados em realizar o entretenimento dos estudantes. 

Quer saber mais informações sobre a insituição de ensino? O Colégio Ser está estabelecido na rua Mário Campestrini, número 100, no bairro Campolim. A escola está próxima de excelentes hospitais e ótimos shoppings de Sorocaba. 

2. Jardim Portal da Colina

O Jardim Portal da Colina está localizado na zona sul da cidade e é um dos bairros em Sorocaba mais buscados para morar. O motivo é que o bairro apresenta uma completa infraestrutura que atende todas as suas pendências da rotina. 

Se você busca residir ao lado de mercados, o Jardim Portal da Colina está próximo do Sam’s Club e do Oba Hortifruti. Além disso, o bairro disponibiliza alguns serviços financeiros, por meio das agências do Itaú Personnalité, do Santander, do Bradesco e da Caixa Econômica Federal.

A gastronomia do Jardim Portal da Colina é muito diversificada. Isso porque o bairro abrange estabelecimentos com várias especialidades, como o Brooks Hamburgueria e o Yosugiru Sushi. Já no quesito barzinhos, o local contém o Alfa Cafe Bar e está próximo ao Deck Beach Bar, um dos melhores bares de Sorocaba.

Ademais, um dos principais shoppings da cidade também está presente no bairro. O Iguatemi Esplanada possui uma arquitetura sofisticada que encanta os moradores da região. Isso sem falar que o ambiente proporciona ótimos momentos de compras e de lazer. 

E se você tiver filhos, o Jardim Portal da Colina possui ótimas instituições de ensino. Entre os destaques de centros educacionais, o Colégio Anglo e a Escola Portal apresentam um bom desempenho em educação. Quando o assunto é saúde, há o Hospital Oftalmológico de Sorocaba ao lado do bairro.

Para quem se interessa em praticar esportes, o local está perto do Parque Campolim. A estrutura do espaço conta com pistas de caminhada, lagos e uma ampla área verde. O lugar é ideal para passear com a família e com os animais domésticos. 

3. Centro

Morar no Centro de Sorocaba é estar perto de tudo. O bairro é ideal para quem deseja viver próximo de importantes centros comerciais, como o Sorocaba Shopping, o primeiro da cidade, e o Shopping Pátio Cianê, um dos mais frequentados da região. 

Quem gosta de entretenimento vai se interessar pelos museus estabelecidos no Centro. Entre os destaques estão os museus da Arte Contemporânea e o Museu da Estrada de Ferro. O bairro também engloba um dos principais pontos turísticos da cidade: a Estação Ferroviária de Sorocaba. 

Os moradores do Centro também estão perto de ótimos centros médicos. O bairro abrange o Hospital e Maternidade Samaritano e está a poucos minutos do Hospital Santa Lucinda, uma das melhores instituições de saúde de Sorocaba.

E se o quesito é bairro com fácil acesso, o Centro vence as demais regiões. O local é atravessado por importantes vias, como as avenidas Dom Aguirre e Moreira César, e as ruas Sete de Setembro e Cesário Mota. Isso sem falar nas diversas linhas de ônibus que o local inclui. 

As instituições de ensino também se destacam no bairro. O Centro conta com excelentes escolas, como os colégios Objetivo e o OSE (Organização Sorocabana de Ensino). Já na educação superior, a região estabelece a Fefiso (Faculdade de Educação Física de Sorocaba) e a Uniso (Universidade de Sorocaba).

O Sorocaba Shopping foi inaugurado em março de 1981 e é o primeiro shopping sorocabano. A vinda do empreendimento para Sorocaba transformou a rotina dos moradores. Isso sem falar que o local foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da economia do município. 

Além disso, o centro comercial conta com um amplo estacionamento e uma ótima praça de alimentação. O cinema do shopping é um dos locais que mais se destacam, já que é exibido os filmes mais atuais e é uma excelente alternativa de lazer para você e para a família. 

O endereço do Sorocaba Shopping é: avenida Doutor Afonso Vergueiro, número 1.700, no Centro de Sorocaba.

4. Mangal

Este bairro é um dos mais tradicionais de Sorocaba. Por estar entre as regiões mais antigas do município, os prédios modernos dividem espaço com casarões com estilo clássico e belos jardins. 

O bairro é predominantemente residencial, mas conta com uma boa infraestrutura e áreas de comércio e serviços bastante completas. Mesmo assim, o trânsito é tranquilo e os moradores não costumam ter problemas nesse aspecto, mesmo em horários de pico.

Quanto à educação, duas instituições importantes ficam por ali. Uma delas é a unidade do SESI (Serviço Social da Indústria), que fica na Rua Duque de Caxias e recebe alunos do ensino fundamental e do ensino médio. O local também tem o Teatro SESI e o CLE (Centro de Lazer e Esportes), que promovem uma série de atividades culturais e esportivas voltadas para a comunidade. 

A outra instituição educacional importante na região do Mangal é a ETEC Fernando Prestes. Ela oferece mais de 20 opções de cursos de ensino técnico, além do ensino médio regular, distribuídos entre os turnos matutino, vespertino e noturno.   

Em termos de serviços de saúde, destaque para o Hospital Evangélico e a unidade do AME (Ambulatório Médico de Especialidades). 

5. Além-Ponte

Bairro mais antigo de Sorocaba, o Além -Ponte é ocupado por condomínios residenciais e casas. a infraestrutura pode até não ser tão moderna quanto a  de bairros como o Campolim, mas a área comercial é forte e um dos pontos mais importantes da região é a Universidade de Sorocaba.

Além disso, por estar muito perto do centro, o morador do Além-Ponte também aproveita os diversos serviços oferecidos por ali, como os hospitais, o comércio e o transporte público. 

Quando o assunto é lazer e contato com a natureza, é impossível não citar o Jardim Zoológico de Sorocaba, referência na América Latina. Outro ponto de destaque é o Parque dos Espanhóis, que sedia uma série de projetos culturais voltados a crianças e adolescentes. 

O bairro também conta com o Ginásio Municipal de Esportes, com atividades esportivas para todas as idades.

6. Jardim Moncayo

O Jardim Moncayo fica bem perto do Além-Ponte, mas apresenta ruas e imóveis com visual mais novo e planejado. Ele fica na Zona Leste de Sorocaba e também tem proximidade com a região central e todos os seus benefícios. Um de seus pontos fortes é a preservação das áreas verdes, que proporciona um clima dos mais agradáveis.

Os moradores aproveitam a proximidade com outros bairros para ter uma série de vantagens. Quando o assunto é lazer, o Zoológico Municipal fica bem perto. Quanto à cultura, o Museu de Arte Contemporânea também é bem acessível. 

Além disso, há dois grandes centros comerciais a poucos minutos: o Pátio Cianê e o Sorocaba Shopping. Com isso, pode ter certeza que o entretenimento estará sempre perto.

7. Jardim Santa Rosália

melhores bairros de sorocaba: jardim santa rosália

Este é outro bairro muito tradicional de Sorocaba. O Jardim Santa Rosália tem mais de 130 anos de existência e continua sendo predominantemente residencial. É mais um bairro da Zona Leste bastante próximo ao centro da cidade e desfruta de uma ampla rede de comércios e serviços. 

Em termos de educação, destaque para a unidade do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), localizada na Praça Roberto Mange. A instituição desenvolve cursos diversos nas categorias Aprendizagem Industrial, Técnico, Superior em Tecnologia, Pós-graduação e Formação Inicial e Continuada. Tudo isso em uma área com mais de 9 mil metros quadrados.

Quanto às áreas de lazer, o bairro conta com espaços como a Praça Pio XII e a Praça da Amizade, além do Estádio Municipal Walter Ribeiro, mais conhecido como CIC. 

O trânsito é movimentado, mas, como as principais vias são largas, o tráfego em horários de pico flui melhor que em outras regiões. Também merece destaque a ciclovia ao longo da Avenida Dom Aguirre, que é mais uma opção de deslocamento pelo bairro.

8. Cerrado

Localizado na Zona Oeste, o Cerrado é um bairro em expansão e com grande potencial, o que o coloca em destaque entre os melhores bairros de Sorocaba. Trata-se de uma boa alternativa para quem quer um lugar seguro e tranquilo, mas sem abrir mão das comodidades típicas de uma região desenvolvida.

Há uma série de condomínios residenciais novos no Cerrado. Isso tem atraído novos negócios, como estabelecimentos comerciais, clínicas e escolas. Alguns dos principais pontos de referência no bairro são as unidades do CEAGESP, do Makro, da Unimed e do Sesi.

A lista das principais vias inclui as avenidas General Carneiro, Santa Cruz, Armando Pannunzio e Américo Figueiredo. Em momentos de tráfego intenso, a Rodovia Raposo Tavares pode ser uma boa opção para ganhar tempo. 

Outro aspecto em que o Cerrado se destaca é o lazer, com ao menos dois locais muito interessantes. Um deles é o Clube Recreativo Campestre, com um parque aquático e mais um monte de atividades esportivas e eventos para os associados. O outro é o Centro Hípico Pagliato, que recebe eventos com músicos renomados frequentemente.

9. Jardim Europa

O Jardim Europa fica na Zona Leste de Sorocaba e mantém características típicas de uma cidade do interior. O trânsito é tranquilo e, por estar um pouco mais distante do centro da cidade, o bairro é atendido por vários itinerários do transporte público. 

Contudo, essa distância em relação à área central não significa que o bairro não seja desenvolvido. A rede de comércios e serviços está consolidada e você não terá dificuldades para encontrar o que precisa. E há ao menos dois serviços de atendimento de saúde por perto: a UBS do Jardim Cerrado e a Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste.

Além disso, mesmo que você precise ir um pouco mais longe para fazer compras, por exemplo, o acesso a outras regiões é facilitado pela Avenida General Carneiro e pela Avenida Américo de Carvalho. 

Lazer também não será um problema para quem for morar no Jardim Europa. O Parque Natural da Água Vermelha e o Parque João Câncio Pereira proporcionam áreas verdes, lagos e bons locais para exercícios físicos ao ar livre.

10. Além-Linha

O Além-Linha fica na Zona Norte de Sorocaba, uma das regiões mais populosas da cidade. Estima-se que a população dessa área ultrapasse se aproxime de 290 mil – a cidade inteira tem 600 mil habitantes. O Além linha é composto por diversas vilas, como Nova Sorocaba, Vitória Régia, Parque São Bento, Laranjeiras e Barão.

O principal ponto de referência na região é o Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leopolz, que fica a cerca de 5 km do centro de Sorocaba. Por conta dele, o local tem um atendimento bastante abrangente do transporte público. Outros pontos de destaque no bairro são o Horto Florestal e o Centro Esportivo Dr. Pitíco.

Próximo passo: encontrar casas à venda em Sorocaba

Agora que você já conhece os melhores bairros de Sorocaba, é hora de encontrar seu novo lar. Confira mais de 2 mil imóveis para comprar e alugar em Sorocaba e faça toda a negociação online pelo Portal Arbo.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

shoppings-em-Osasco

Veja quais são os melhores shoppings em Osasco

Vai se mudar para 8ª cidade mais populosa de SP? Então conheça os melhores shoppings em Osasco para se divertir com os amigos e a família Seja para ir às compras, para comer na praça de alimentação ou simplesmente para passear, os melhores shoppings em Osasco oferecem lugares ideais para você se divertir com a […]

Melhores-parques-de-BH

Melhores parques de Belo Horizonte

Os melhores parques de Belo Horizonte estão espalhados por toda a cidade. É possível aproveitá-los para ter momentos de lazer. Apesar de ser uma grande cidade, Belo Horizonte conta com uma grande quantidade de parques distribuídos em várias regiões. Eles são um refúgio para a correria do dia-a-dia, e são uma ótima opção para relaxar […]

3 Comentários

  1. Só de ver essas imagens, já me bate mais forte a saudade de estar em minha cidade natal. 10 anos no Ceará.. mas em breve, acredito que Deus vai abençoar para mim voltar e levar minha esposa para conhecer. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *