18 de outubro de 2021

Saiba como é morar no Centro de Curitiba

morar em curitiba

Está pensando em morar no Centro de Curitiba? Veja o que você precisa saber sobre o bairro para tomar a melhor decisão!

Quem decide morar no Centro de Curitiba sempre tem tudo por perto. Como não poderia deixar de ser, a área central de uma das principais capitais do país é muito desenvolvida e traz boa parte do que há de melhor na cidade. Entre suas principais vias de acesso, podemos destacar:

  • Avenida Sete de Setembro e Avenida Visconde de Guarapuava, ao sul;
  • Rua Prof. Fernando Moreira e Rua Brg. Franco, ao oeste;
  • Avenida Cândido de Abreu, Alameda Dr. Murici e Avenida João Gualberto, ao norte;
  • Rua Mariano Torres e Rua Ubaldino do Amaral, ao leste.

Como veremos mais adiante, a certeza de fácil acesso a todo tipo de estabelecimento comercial, serviço, áreas de lazer e muito mais é garantida por pontos de referência importantes na cidade. Entre eles, podemos citar o Passeio Público, o Mercado Municipal, a Praça Tiradentes, a Santa Casa e a Rodoferroviária.

Apesar do movimento frenético durante o dia, a região é bastante tranquila à noite. Além disso, há ruas predominantemente residenciais que oferecem aos moradores todo o conforto de morar em um dos melhores bairros de Curitiba sem que isso signifique viver em meio ao tumulto. Vamos conhecer mais sobre o bairro?

Mobilidade Urbana

Curitiba é considerada referência nacional em termos de transporte e mobilidade urbana, mesmo ainda não contando com linhas de metrô. Contudo, o sistema de ônibus é considerado tão eficiente que chega a ser chamado por alguns de “metrô de superfície”. 

As famosas estações-tubo e os terminais distribuídos pela cidade facilitam a circulação. O pilar principal do sistema fica no Centro da cidade. Trata-se da Rodoferroviária de Curitiba, que recebe as principais linhas da cidade e os ônibus de viagem intermunicipal e interestadual. Inaugurado em 1972, o local recebe cerca de 680 mil passageiros todo mês.

Comércio e serviços

Obviamente, por ser um dos bairros mais antigos de Curitiba, o Centro conta com infraestrutura privilegiada. O bairro conta com um comércio de rua movimentado e ao menos três grandes shoppings. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles.

Rua XV de Novembro

No famoso calçadão da Rua XV de Novembro, você dificilmente vai sair sem encontrar o que procura. O local reúne as principais lojas da cidade, agências dos bancos mais conhecidos e qualquer outro tipo de estabelecimento que você possa imaginar. Sem dúvidas, é o coração da cidade. 

Shopping Curitiba

O shopping Curitiba fica na Rua Brg. Franco, nº 2300. Ele foi inaugurado em 1996 e chama a atenção logo de cara pelo visual. Localizado em um antigo imóvel militar, ele recebeu uma revitalização em 2007 e recebe cerca de 750 mil consumidores a cada mês em suas dezenas de lojas, nas salas de cinema e na praça de alimentação.

Shopping Mueller

Imponente e elegante, o Shopping Mueller tem mais de 200 lojas de marcas nacionais e internacionais, ampla praça de alimentação, várias salas da rede de cinemas Cinemark e espaços para atividades culturais. 

Inaugurado em 1983, o Shopping Mueller é referência em termos de sofisticação e conforto e recebeu recentemente a primeira filial paranaense da rede Starbucks. Ele fica na Avenida Cândido de Abreu, 127.

Shopping Estação

O Shopping Estação fica na Avenida Sete de Setembro, nº 2775. Inaugurado em 1997, ele fica bem ao lado do Museu Ferroviário. Depois de uma grande revitalização realizada em 2002, o local recebeu lojas nacionais de peso, como Renner, Americanas, Riachuelo e Marisa. Além das lojas, oferece muitas opções de lazer e entretenimento para toda a família. 

Saúde

Morar no Centro de Curitiba é ter bons hospitais sempre à disposição e uma série de clínicas de especialidades diversas distribuídas pelo bairro. Aqui, vamos destacar alguns dos principais pontos de referência do bairro quando o assunto é saúde. 

Hospital das Nações

O Hospital das Nações, inaugurado em 1987, tem um perfil de atendimento voltado para procedimentos de alta complexidade. O local é referência na realização de neurocirurgias, cirurgias cardíacas e cirurgias ortopédicas.

Santa Casa Curitiba

Instituição histórica da cidade, a Santa Casa de Curitiba foi inaugurada em 1880 por ninguém menos que Dom Pedro II. O local, que foi por muito tempo o único hospital de Curitiba, oferece serviços de enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição e muito mais. 

Hospital São Vicente

O Hospital São Vicente foi fundado em 1939 e é mais uma instituição especializada em procedimentos de alta complexidade, como transplantes de rim e fígado. A área de mais de 10 mil metros quadrados recebe pacientes de todo o Paraná.

Educação

Quem tem filhos sempre acaba priorizando bairros com boas instituições de ensino. Curitiba é uma das melhores cidades para se viver em termos de acesso à educação, e nisso o Centro da cidade também se destaca. 

Quanto às instituições de ensino superior, o maior destaque é a tradicional Universidade Federal do Paraná. Criada em 1912, ela figura entre as mais importantes e bem conceituadas do Brasil. Seu prédio histórico, com arquitetura majestosa, fica na Rua XV de Novembro. 

Quando o assunto é educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, que decide morar no Centro de Curitiba também tem muitas alternativas. Vamos ver algumas delas:

Colégio Estadual do Paraná

A origem do Colégio Estadual do Paraná (CEP) remete à 1846, ano em que foi criado o Licêo de Coritiba. Considerado o maior e mais antigo colégio público do estado, ele atende cerca de 4.700 estudantes e fica na Avenida João Gualberto, nº 250. Muitas figuras célebres estudaram no CEP, como o ex-presidente Jânio Quadros, os atores Ary Fontoura e Marjorie Estiano, o escritor Paulo Leminski e a cantora Karol Conká.

Bom Jesus

Com mais de 120 anos de história, o Colégio Bom Jesus tem uma de suas sedes na Rua 24 de Maio, nº 125. A instituição integra o Programa de Escolas Associadas da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. 

Instituto de Educação do Paraná

Mais uma instituição com um rico histórico, o Instituto de Educação do Paraná foi criado em 1876. Especializado na formação de professores, o local também oferece o ensino médio regular e o ensino fundamental integral. Ele fica na Av. Vicente Machado, nº 181.

Gastronomia

O Centro de Curitiba também é o lugar certo para quem quer os melhores bares e restaurantes da cidade. Além disso, há outros estabelecimentos com muitas opções para agradar qualquer paladar. Veja alguns locais de destaque que todo morador da capital paranaense precisa conhecer.

Mercado Municipal

O Mercado Municipal é o centro de compras mais tradicional de Curitiba, o local onde você vai encontrar de tudo quando o assunto é comida. As várias bancas de hortifrutigranjeiros, delicatessens e produtos orgânicos oferecem bebidas, queijos, temperos, conservas, pescados, embutidos e até carnes exóticas. Ele fica na Avenida Sete de Setembro. 

Feirinha da Osório

A famosa feirinha da Praça Gen. Osório é perfeita para quem gosta de degustar o melhor da culinária típica, doces e salgados. Além disso, você também encontra artesanato e vestuário.

Bar Stuart

Inaugurado em 1904, o Bar Stuart é o mais antigo de Curitiba. O cardápio é completo e você encontra petiscos mais comuns, como bolinhos de carne, até opções bem exóticas, como testículos de touro e rabo de jacaré. ele fica na Praça Gen. Osório, nº 427.

Dois Corações

A Dois Corações é uma das confeitarias mais conhecidas da cidade. Todo curitibano tem que conhecer a famosa coxinha de  frango com requeijão cremoso, uma receita exclusiva e que muitos consideram a melhor de Curitiba. A confeitaria tem cinco unidades distribuídas na região central da cidade. 

Baba Salim

O Baba Salim é um restaurante árabe que fica pertinho do Teatro Guaíra e é frequentado por muitas celebridades. Os destaques do cardápio vão para esfirras e pizzas libanezas. O endereço é Rua Amintas de Barros, nº 45, pertinho do Passeio Público.

Lazer e Cultura

Um bom bairro deve ter muitas opções de lazer e cultura por perto. Obviamente, Curitiba é riquíssima nesse aspecto. Os fãs de cinema têm muitas opções para acompanhar os lançamentos e quem gosta de esportes estará perto de grandes eventos em várias modalidades. 

Isso sem contar os shows musicais de artistas nacionais e internacionais que ocorrem, principalmente, na Pedreira Paulo Leminski. Contudo, vamos mencionar aqui alguns lugares bem específicos na área central da cidade e que vale muito a pena conhecer.

Teatro Guaíra

O Centro Cultural Teatro Guaíra é um dos maiores complexos culturais da América Latina. São 16 mil metros quadrados com capacidade para receber  2,8 mil pessoas. Frequentado por mais de 350 mil pessoas por ano, o local é a casa da Orquestra Sinfônica do Paraná, do Balé Teatro Guaíra, da G2 Companhia de Dança e da Escola de Dança. 

Biblioteca Pública do Paraná

Mais um ponto histórico da capital paranaense, a Biblioteca Pública do Paraná foi fundada em 1857. A sede atual, na Rua Cândido Lopes, 133, recebe cerca de 2 mil usuários por dia. O acervo tem mais de 7,2 mil itens. Além disso, o local promove uma série de eventos culturais, como exposições de arte e contação de histórias.

Passeio Pùblico

O Passeio Público é um parque com quase 70 mil metros quadrados de áreas verdes. Implantado em 1886, o espaço fica entre a Avenida João Gualberto e as ruas Carlos Cavalcante e Presidente Faria. O local foi o primeiro zoológico da cidade e ainda abriga animais de pequeno porte.

Os visitantes também desfrutam do contato com a flora e um amplo espaço de lazer. O Passeio Público tem pistas para caminhada, ciclovias, bicicletário, playground adaptado para crianças com necessidades especiais, três lagos e muito mais.

Melhores imóveis no Centro de Curitiba

Com todas as informações que trouxemos neste texto, você com certeza se convenceu de que morar no Centro de Curitiba é uma ótima opção para você e sua família. 

No portal Arbo Imóveis, você encontra mais de 1300 imóveis na região central da cidade e faz todo o procedimento de compra e locação com agilidade e facilidade. A Arbo utiliza a melhor tecnologia para garantir um atendimento diferenciado, desde o envio da proposta até a assinatura de contrato digital.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

pontos-turisticos-de-maringa

6 pontos turísticos de Maringá para você conhecer

Está pensando em visitar Maringá? Saiba 6 pontos turísticos que você deve conhecer quando for à cidade! Terceira maior cidade do estado do Paraná e a sétima da região sul do país em população, Maringá foi classificada como uma das melhores cidade do Brasil para morar! Já deve imaginar que não faltam pontos turísticos em […]

custo-de-vida-em-curitiba

Qual o custo de vida em Curitiba?

Saiba quanto você vai gastar para morar em Curitiba antes de arrumar as malas rumo a capital  Antes de se mudar para uma nova cidade, região ou estado, é muito importante saber qual o custo de vida do local. Afinal, diferentes bairros, regiões, cidades e estados recebem diferentes influências econômicas, imobiliárias, e claro, estruturais. Por […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *