27 de fevereiro de 2021

O que saber antes de encontrar uma imobiliaria Higienopolis SP

Está em busca de uma boa imobiliaria Higienopolis SP? Então conheça o bairro e todas as facilidades oferecidas aos moradores

Se você deseja se mudar para São Paulo, precisa estar preparado para morar no maior centro financeiro, econômico e cultural do Brasil e da América Latina. A cidade, que tinha uma população estimada de 12,3 milhões de habitantes em 2020, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é a mais populosa do país e também de todo o Hemisfério Sul. Diante disso, é importante encontrar o imóvel ideal e, para isso, você pode contar com o auxílio de uma boa imobiliaria Higienopolis SP.

O município possui importância histórica e cultural a nível nacional e, se você deseja se tornar um morador da metrópole, é interessante descobrir as principais informações sobre a capital paulista. Assim, antes de escolher a imobiliaria Higienopolis SP e seu imóvel, que tal conhecer São Paulo mais a fundo?

imobiliaria-higienopolis-sp

Antes de encontrar uma imobiliaria Higienopolis SP, conheça a cidade

Como você já deve imaginar, São Paulo é uma cidade recheada de lugares interessantes para conhecer. Por isso, o Blog da Arbo separou as principais informações sobre pontos turísticos da cidade, bem como estabelecimentos gastronômicos, instituições de ensino e muito mais. Veja a lista abaixo e conheça um pouco mais de seu futuro município.

História

A origem de São Paulo está inserida no contexto do povoamento de terras brasileiras por imigrantes, especialmente provindos de Portugal, durante o século XVI. Em 1553, um embrião do que viria a ser o município foi fundado, mas com a designação de Vila de Santo André da Borda do Campo.

Apesar disso, a fundação oficial da cidade data de 25 de janeiro de 1554, quando padres da Companhia de Jesus celebraram a primeira missa católica no Colégio São Paulo de Piratininga. Grandes nomes da história do Brasil estavam envolvidos no processo, como os padres José de Anchieta e Manoel da Nóbrega.

Uma curiosidade que nem todos os moradores da metrópole sabem é que o nome do município foi escolhido por sua fundação ter sido realizada na mesma data em que a Igreja Católica comemora o Dia de São Paulo. 

Em uma carta enviada à Companhia de Jesus, José de Anchieta escreveu: “A 25 de janeiro do ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa no dia da conversão do apóstolo São Paulo e, por isso, a ele dedicamos nossa casa”.

O povoamento do território se intensificou ao longo dos anos, tendo início nos arredores do colégio onde foi celebrada a primeira missa. Contudo, ao contrário do que muitos pensam, São Paulo não surgiu como um grande centro. Muito pelo contrário: o território era visto como uma região pobre e afastada das principais áreas do Brasil.

Em 1560, a primeira Câmara Municipal foi criada e, com isso, São Paulo foi elevada à categoria de vila. Anos depois, já em 1681, o Rei de Portugal Dom João V criou a capitania hereditária de São Paulo, no qual a vila foi considerada a “cabeça”. O território só foi elevado à categoria de cidade em 1711.

Mais de 100 anos depois, em 1822, a cidade foi palco de um dos acontecimentos históricos mais memoráveis do Brasil: a Proclamação da Independência. Às margens do Rio Ipiranga, o Imperador Dom Pedro I declarou que o território brasileiro, até então uma Colônia, não era mais dependente da Metrópole, ou seja, de Portugal.

O evento foi crucial para o desenvolvimento de São Paulo, já que a cidade se tornou a Sede Administrativa da Província e ganhou o status de município imperial. Com isso, o território ganhou destaque e começou a atrair não somente novos moradores, mas também novos estabelecimentos, como faculdades, conventos e indústrias.

O café também faz parte da história de São Paulo, uma vez que foi o responsável pelo desenvolvimento da cidade ao longo dos séculos. Os imigrantes, provindos de vários países do mundo, especialmente da Itália e do Japão, foram cruciais para o município. 

Diante desses fatores, aliados à Política Café com Leite – que colocou São Paulo e Minas Gerais no centro do cenário político da época -, o território passou por um expressivo crescimento demográfico. Assim, em 1928, a cidade alcançou seu primeiro milhão de habitantes.

Na década de 1960, São Paulo já contava com mais de quatro milhões de moradores e seu crescimento nunca mais parou. Na década em questão, a cidade passou o Rio de Janeiro em número de habitantes, se tornando a cidade mais populosa do Brasil. 

Atualmente, São Paulo é o maior centro comercial, financeiro, econômico e cultural do Brasil e da América Latina. Além disso, é a cidade brasileira mais influente no cenário global.

Clima

Antes de se mudar para São Paulo, além de encontrar uma boa imobiliaria Higienopolis SP, você precisa entender o funcionamento do clima. Fique atento: a geografia diferencia os conceitos de tempo e de clima. 

Enquanto o tempo se refere às condições atmosféricas e de temperatura medidas em curto período, o clima é definido como um panorama prolongado e completo, medido ao longo de muitos anos.

Em São Paulo, o clima é definido como subtropical úmido, que possui verões quentes e com precipitações abundantes e invernos amenos e secos. Na estação mais quente, as chuvas costumam ocorrer, com frequência, aos finais de tarde. Além disso, a capital tem registrado, nos últimos anos, temperaturas altas durante o verão brasileiro.

O inverno paulistano costuma ser ameno, ou seja, não apresenta temperaturas muito baixas. Enquanto isso, as estações do outono e da primavera são consideradas de transição e, portanto, sem mudanças significativas para os moradores.

De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura mais baixa registrada em São Paulo – desde que as medições se iniciaram, em 1945 – foi de -2,1 ºC, no inverno de agosto de 1955. Já a temperatura mais alta registrada na capital é recente e data de 7 de outubro de 2020, quando os termômetros chegaram a 43,5 ºC.

Pontos turísticos

Como um importante centro econômico do Brasil, São Paulo abriga alguns dos principais pontos turísticos do País. 

Se você vai a São Paulo, não pode deixar de visitar alguns locais-chave, como o Masp (Museu de Arte de São Paulo), a avenida Paulista e, claro, o Parque Ibirapuera. Contudo, alguns pontos menos conhecidos acabam sendo esquecidos por moradores e por visitantes. Veja alguns que você deve incluir no seu roteiro:

Pinacoteca de São Paulo

A fundação da Pinacoteca de São Paulo remonta ao ano de 1873, quando Carlos Leôncio da Silva Carvalho, com o objetivo de levar educação e cultura às pessoas, fundou o Museu do Estado. A data oficial de fundação do espaço, contudo, data de 1905. Isso faz com que a Pinacoteca seja o museu de arte mais antigo da cidade.

Atualmente, o local é um museu de artes visuais, que foca na produção artística brasileira desde o século XIX até a atualidade. Além disso, as obras dialogam com produções de outros países do mundo. O acervo do museu é composto por mais de 11 mil peças e engloba obras de importantes artistas brasileiros, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Candido Portinari e muitos outros.

Não deixe de conhecer o espaço: a Pinacoteca de São Paulo está situada na Praça da Luz, número 2, no bairro da Luz.

Jardim Botânico de São Paulo

Fundado em 1928, o Jardim Botânico de São Paulo surgiu a partir de um projeto de botânica elaborado por Frederico Carlos Hoehne. O marco inicial da obra foi o orquidário e sua criação oficial ocorreu apenas 10 anos depois, com a criação do Departamento de Botânica de São Paulo.

O local tem como objetivo mostrar aos moradores da capital a importância da natureza e de conservar a biodiversidade da região. Atualmente, o local, que tem mais de 360 mil metros quadrados de área, abriga 380 espécies diferentes de plantas e de animais, como bugios e bichos-preguiça.

O Jardim Botânico de São Paulo está localizado na avenida Miguel Estéfno, número 3.031, na Vila Água Funda.

MIS (Museu da Imagem e do Som)

O MIS foi criado em 1970 e está vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. Na época de sua fundação, o principal objetivo era construir um local que, além de preservar, produzisse imagem e som.

O museu já esteve em muitos endereços de São Paulo e, ao longo do tempo, foi passando por adequações. De acordo com o site institucional do espaço, os conceitos de tradição e de ruptura sempre fizeram parte da trajetória e da atitude do MIS. Atualmente, a coleção do museu conta com mais de 200 mil itens, como filmes, vídeos, cartazes e, é claro, fotografias.

O MIS está localizado na avenida Europa, número 158, no bairro Jardim Europa. Você pode, ainda, conhecer melhor o museu por meio de um tour virtual. No vídeo Conhecendo Museus | Episódio: MIS SP, publicado no YouTube pelo canal Conhecendo Museus, é possível saber mais sobre a história, os itens do acervos e outros pontos. Assista:

Gastronomia

Se você é fã do delicioso turismo gastronômico, com certeza vai adorar visitar ou morar em São Paulo. Isso porque a cidade, cosmopolita como é, abriga estabelecimentos tradicionais de diversas culturas e nacionalidades. Portanto, é possível ter uma certeza: sempre haverá um restaurante em São Paulo perfeito para o seu paladar.

Abaixo você encontra alguns dos principais estabelecimentos da cidade. Contudo, não se esqueça: as opções são diversas e o ideal é que você visite a cidade.

Esther Rooftop

O restaurante Esther Rooftop é um dos restaurantes turísticos mais conhecidos de São Paulo. O ambiente elegante do local torna inevitáveis as fotografias tiradas por turistas e por moradores. O estabelecimento está localizado no 11º andar do Edifício Esther, um dos primeiros edifícios do Brasil.

O Esther Rooftop foi inaugurado em 2016 pelo apresentador de TV Oliveir Anquier. O cardápio do restaurante inclui pratos contemporâneos da culinária francesa, além de drinks característicos da cultura do país.

Conheça o local: o Esther Rooftop está situado na rua Basílio da Gama, número 29, no bairro República.

Maní

O Maní é um dos principais restaurantes de São Paulo. Fundado em 2006, busca proporcionar aos clientes um ambiente simples e aconchegante, além de pratos autorais com ingredientes tipicamente brasileiros.

O restaurante foi fundado pela chef Helena Rizzo e tem como especialidades pratos como o picadinho de filé mignon com milho verde, arroz integral, farofa e purê e o cappellini com cogumelos, manteiga de limão-siciliano, azeite de trufas e crocante de parmesão.

Não deixe de visitar o estabelecimento: o Maní está localizado na rua Joaquim Antunes, número 212, no coração dos Jardins. 

Carlino

Fundado em 1881, o Carlino é o restaurante mais antigo de São Paulo. O local tem como principais objetivos oferecer tradição e simpatia, além de deliciosos pratos da gastronomia italiana.

O cardápio do estabelecimento é composto tanto por opções tradicionais da culinária da Toscana quanto por pratos inovadores e contemporâneos. Esse restaurante, com certeza, não pode ficar de fora de sua lista: o Carlino está situado na avenida Vieira de Carvalho, número 154, no Santa Ifigênia. 

Conheça Higienópolis

Agora que você já conhece um pouco sobre São Paulo, chegou o momento de conferir algumas informações sobre Higienópolis.

História

O território onde se encontra o bairro Higienópolis pertencia, no passado, à Companhia de Jesus, formada por padres jesuítas. Com o tempo, a extensa propriedade se tornou residência de importantes membros da aristocracia paulistana, que construíram chácaras e casas no local.

Não demorou para que a região se desenvolvesse, especialmente devido à expansão da cultura cafeeira. No século XX, o bairro passou a ser ocupado pelos conhecidos barões do café, além de importantes empresários, comerciantes e fazendeiros. Na época, Higienópolis ficou conhecido como um bairro europeu, já que as construções reproduziam os modelos franceses do século XIX.

Esse movimento fez com que, até a atualidade, a região se tornasse palco de importantes edificações históricas, que contam o passado e o presente da cidade.

Atualmente, Higienópolis é considerado um bairro nobre da capital paulista, uma vez que seus moradores pertencem, em sua maioria, às classes média e alta. A região é tida como residencial e se constitui como uma das mais arborizadas da metrópole. 

O bairro está em uma excelente localização e possui limites com a Vila Buarque, o Cerqueira César, o Pacaembu e o Santa Cecília, além de estar próximo do centro de São Paulo e da avenida Paulista.

Curiosidades

Muitos bairros de São Paulo possuem histórias interessantes. Contudo, você sabia que Higienópolis é cercado de curiosidades e conhecimentos pouco sabidos pela população? Veja abaixo:

Nome do bairro

Você já deve ter se perguntado por que o bairro tem o nome de Higienópolis. Então chegou a hora de descobrir. Em 1895, o bairro era conhecido como Boulevard Bouchard, em homenagem a Martinho Bouchard. 

Contudo, a designação foi alterada para Higienópolis porque a região foi a primeira da cidade a receber saneamento básico e a tratar a higiene doméstica como algo relevante. 

Nomes das ruas

Os nomes das ruas do bairro também chamam atenção. Muitas delas receberam seus nomes atuais devido a personalidades que viviam na região. Homens e mulheres pertencentes à elite do café foram homenageados com as designações, como a rua Angélica e a rua Dona Veridiana. 

Espaços de passeio

O perfil inicial do bairro Higienópolis era predominantemente residencial. No entanto, com o passar do tempo, muitos espaços dedicados ao lazer surgiram, a exemplo da Praça Buenos Aires, um importante ponto de encontro para os moradores.

Além disso, o bairro abriga inúmeros pontos comerciais, como lojas, mercados e farmácias, bem como faculdades e escolas.

Arquitetura

Conforme mencionado anteriormente, a arquitetura é um dos principais destaques de Higienópolis. O bairro abriga alguns dos principais edifícios históricos da cidade, que representam importantes movimentos artísticos. Alguns locais estão abertos à visitação do público, enquanto outros se constituem como espaços residenciais. Conheça alguns:

imobiliaria-higienopolis-sp

Edifício Vila Penteado

O Edifício Vila Penteado é um dos últimos do estilo art noveau de toda a capital paulista. Sua construção foi projetada pelo arquiteto sueco Carlos Ekman e data de 1902. O objetivo inicial do empreendimento era abrigar duas importantes famílias da aristocracia local: a do Conde Antônio Álvares Penteado e a de seu genro, Antônio Prado Junior.

A construção engloba duas casas em uma só. O edifício foi doado à USP (Universidade de São Paulo) em 1949 para ser a sede da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo). O local, que conta com uma arquitetura luxuosa, possui mais de 60 cômodos.

Faça uma visita: o Edifício Vila Penteado está situado na rua Maranhão, número 88, no bairro Higienópolis.

imobiliaria-higienopolis-sp

Edifício Bretagne

Construído em 1959 pelo polêmico empresário João Artacho Jurado, o Edifício Bretagne é um verdadeiro marco arquitetônico da capital, especialmente por sua planta ter sido elaborada em formato de L. 

Além disso, seu estilo único unia diversas cores e formas. Outro ponto que chamou a atenção foi que o edifício residencial foi o primeiro a apresentar áreas de lazer comuns, como piscinas e salões de festa.

Atualmente, o local é tombado como patrimônio histórico da cidade e conta com um enorme prestígio, especialmente devido à sua beleza e à sua localização. O Edifício Bretagne está localizado na avenida Higienópolis, número 938, no bairro Higienópolis.

Lazer

Antes de buscar uma imobiliaria Higienopolis SP, você vai gostar de saber que o bairro oferece inúmeras opções de lazer para os moradores. Os locais incluem tanto áreas verdes quanto espaços culturais e de entretenimento.

Parque Buenos Aires

Tombado como patrimônio histórico de São Paulo em 1992 pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), o Parque Buenos Aires foi considerado praça até 1987. 

A vegetação do local é de bosque heterogêneo e inclui espécies como: canelinha-cheirosa, falsa-seringueira, ipê-amarelo e muitas outras. Já a fauna do parque é formada por 57 espécies diferentes, das quais 50 são aves, como tico-ticos, sabiás e outros.

Além de fornecer um intenso contato com a natureza, o parque engloba uma área para apresentações culturais, um gramado para piquenique, um playground para as crianças, aparelhos de ginástica e muito mais. Não deixe de conhecer: o Parque Buenos Aires está situado na avenida Angélica, número 1.500, no bairro Higienópolis.

Praça Vilaboim

A Praça Vilaboim é, segundo os moradores de Higienópolis, um dos locais mais charmosos de todo o bairro. O espaço está situado no centro do distrito e possui residentes de todas as faixas etárias em seu entorno.

Em 2007, a praça foi tombada como patrimônio histórico da cidade pelo Conpresp com o objetivo de proteger e de preservar as características originais do local. Além disso, os edifícios que se encontram ao redor devem seguir algumas regras de construção e de reforma.

Atualmente, a Praça Vilaboim engloba diversos estabelecimentos comerciais, nos quais os visitantes podem se divertir com a família, como restaurantes, lanchonetes, lojas e muitos outros.

imobiliaria-higienopolis-sp

Museu do Futebol

Inaugurado em 2008, o Museu do Futebol é um dos mais visitados de todo o Brasil. O local está situado no avesso das arquibancadas do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu.

A exposição principal, que está distribuída em 15 salas temáticas, narra a história do futebol no Brasil. Há, ainda, mostras temporárias, que podem ser visitadas ao longo do ano pelos amantes do esporte.

Uma curiosidade sobre o local é o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, que engloba a primeira biblioteca pública especializada em futebol do Brasil. O Museu do Futebol está localizado na Praça Charles Miler, sem número.

Gastronomia

É claro que um dos principais bairros de São Paulo é referência em boa gastronomia. Ao andar pelas ruas largas e arborizadas da região, você pode encontrar diversas opções de estabelecimentos, que, com certeza, vão agradar seu paladar.

O restaurante italiano Antonietta Cucina, que tem o chef Antonio Maiolica no comando da cozinha, é um dos mais conhecidos e visitados do bairro. Inaugurado em 2009, o local oferece pratos clássicos de massas, de carnes e de peixes. Os visitantes contam, ainda, com o auxílio de um excelente sommelier para a escolha dos vinhos que acompanham as refeições. O Antonietta Cucina está situado na rua Mato Grosso, número 412, em Higienópolis.

E se você não abre mão de uma excelente pizza, a indicação do bairro é a Bráz Pizzaria, considerada uma das melhores do mundo. A massa das pizzas, chamada de nuvola, possui fermentação longa e são preparadas com cuidado e tradição. Os sabores são inúmeros e você pode escolher um bom vinho para acompanhar. A Bráz Pizzaria possui diversos endereços em São Paulo, mas, em Higienópolis, está localizada na rua Sergipe, número 406.

Como encontrar uma boa imobiliaria Higienopolis SP?

Agora que você já conhece o bairro, chegou a hora de descobrir como encontrar uma boa imobiliaria Higienopolis SP. Para isso, basta seguir algumas dicas simples:

Verifique se a empresa possui registro no Creci

O Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), que está vinculado ao Cofeci (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), é o órgão responsável por supervisionar os serviços oferecidos por imobiliárias. Para que uma empresa do ramo seja considerada séria e confiável, precisa ter registro no Creci.

Além disso, é importante verificar se os corretores estão cadastrados no órgão. Para descobrir essas informações, faça uma pesquisa nas redes sociais da imobiliária ou entre em contato e questione.

Pesquise a reputação da imobiliaria Higienopolis SP

Para descobrir a reputação da imobiliaria Higienopolis SP, não há nada melhor e mais simples do que realizar uma busca na internet. Atualmente, clientes e ex-clientes costumam compartilhar suas experiências com a empresa nas redes sociais ou até mesmo em sites de reclamação ou de recomendação de serviços.

Leia o máximo de opiniões que puder e, assim, você terá mais propriedade e mais segurança para escolher a imobiliária que irá lhe ajudar a encontrar seu novo lar.

Converse com clientes e ex-clientes

Além de pesquisar a reputação da empresa na internet, é importante entrar em contato e conversar com clientes e com ex-clientes da imobiliária. Essa interação deve envolver perguntas referentes ao atendimento ao cliente, bem como à seriedade da empresa e ao compromisso e a responsabilidade que a imobiliária assume durante a negociação.

Uma dica é entrar em contato com os clientes que já compartilharam suas opiniões na internet.

Veja as principais imobiliárias em Higienópolis

Para que você consiga encontrar uma excelente imobiliaria Higienopolis SP, o Blog da Arbo selecionou algumas empresas do ramo que podem atender às suas necessidades. Vamos à lista:

Oito Imobiliária

Para a Oito Imobiliária, o imóvel é o bem mais poderoso que uma família possui. Por isso, é de suma importância que seja tratado como tal. Desse modo, a empresa preza pelo excelente atendimento ao cliente ao longo de toda a negociação de um imóvel. 

A empresa é considerada jovem, mas possui fundadores e profissionais que somam anos de experiência no ramo imobiliário. Não perca tempo: clique aqui, veja os imóveis disponíveis pela empresa e escolha seu lar em Higienópolis.

Quer saber mais? A Oito Imobiliária está situada na praça Charles Miller, número 80, no bairro Pacaembu.

Evolution Imóveis 

Com foco especial em facilitar as transações imobiliárias para seus clientes, a Evolution Imóveis possui opções em vários bairros da capital paulista. A empresa é especializada na venda, na locação e, também, em administração imobiliária.

A Evolution é, com certeza, uma ótima imobiliaria Higienopolis SP. Para encontrar seu imóvel ideal, clique aqui e faça sua escolha.

Quer conhecer melhor a empresa? A Evolution Imóveis está localizada na rua Pantaleão Brás, número 352, no bairro Jardim Ester.

B&G

A B&G é, também, uma boa imobiliaria Higienopolis SP. No início de sua história, a empresa estava focada apenas na venda de empreendimentos. No entanto, ao acompanhar as evoluções e as mudanças das tendências do mercado imobiliário, diversificou sua carteira de imóveis e passou a trabalhar, também, com a locação de imóveis.

Com foco no atendimento de qualidade, que deve garantir a total satisfação do cliente, a B&G é referência na experiência do consumidor. Clique aqui para conhecer os imóveis disponíveis pela empresa.

A imobiliária possui duas unidades em São Paulo: a primeira está situada na rua Sapucaia, número 1.167, no bairro Alto da Mooca, enquanto a segunda está localizada na rua Conselheiro Cotegipe, número 607, no bairro Belenzinho.

O que você achou do conteúdo?

Agora que você já sabe como escolher uma boa imobiliaria Higienopolis SP, deixe sua opinião na caixa de comentários abaixo. Conte-nos qual foi a empresa que mais lhe chamou a atenção.

Todas as imobiliárias citadas no texto são parceiras da Arbo. No Portal você encontra imóveis dessas empresas e de diversas outras.
Veja os outros conteúdos do Blog da Arbo, como as principais escolas de São Paulo. Visite, também, a Central de Ajuda da Arbo e confira artigos que podem solucionar suas dúvidas diárias.

Postagens relacionadas

o-que-fazer-em-maringa

O que fazer em Maringá?

Mesmo localizada no interior do Paraná, a cidade conta com lugares incríveis que moradores e turistas não podem deixar de conhecer. Confira nossa lista! Situada na região norte do Paraná, Maringá é a terceira maior cidade do estado e a sétima de toda a região Sul do Brasil. Com uma população de aproximadamente 430 mil […]

Os 3 melhores shoppings em Ribeirão Preto

Confira a lista com os principais shoppings em Ribeirão Preto para ir às compras ou para passear com a família e com os amigos Morar próximo aos shoppings em Ribeirão Preto é, com certeza, sinônimo de praticidade. Isso porque a maioria das pendências da rotina podem ser resolvidas nesses centros comerciais. Desse modo, antes de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *