13 de maio de 2021

O que saber antes de encontrar uma imobiliaria Higienopolis SP

imobiliaria-higienopolis-sp

Está em busca de uma boa imobiliaria Higienopolis SP? Então conheça o bairro e todas as facilidades oferecidas aos moradores

Se você deseja se mudar para São Paulo, precisa estar preparado para morar no maior centro financeiro, econômico e cultural do Brasil e da América Latina. A cidade, que tinha uma população estimada de 12,3 milhões de habitantes em 2020, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é a mais populosa do país e também de todo o Hemisfério Sul. Diante disso, é importante encontrar o imóvel ideal e, para isso, você pode contar com o auxílio de uma boa imobiliaria Higienopolis SP.

O município possui importância histórica e cultural a nível nacional e, se você deseja se tornar um morador da metrópole, é interessante descobrir as principais informações sobre a capital paulista. Assim, antes de escolher a imobiliaria Higienopolis SP e seu imóvel, que tal conhecer São Paulo mais a fundo?

imobiliaria-higienopolis-sp

Antes de encontrar uma imobiliaria Higienopolis SP, conheça a cidade

Como você já deve imaginar, São Paulo é uma cidade recheada de lugares interessantes para conhecer. Por isso, o Blog da Arbo separou as principais informações sobre pontos turísticos da cidade, bem como estabelecimentos gastronômicos, instituições de ensino e muito mais. Veja a lista abaixo e conheça um pouco mais de seu futuro município.

História

A origem de São Paulo está inserida no contexto do povoamento de terras brasileiras por imigrantes, especialmente provindos de Portugal, durante o século XVI. Em 1553, um embrião do que viria a ser o município foi fundado, mas com a designação de Vila de Santo André da Borda do Campo.

Apesar disso, a fundação oficial da cidade data de 25 de janeiro de 1554, quando padres da Companhia de Jesus celebraram a primeira missa católica no Colégio São Paulo de Piratininga. Grandes nomes da história do Brasil estavam envolvidos no processo, como os padres José de Anchieta e Manoel da Nóbrega.

Uma curiosidade que nem todos os moradores da metrópole sabem é que o nome do município foi escolhido por sua fundação ter sido realizada na mesma data em que a Igreja Católica comemora o Dia de São Paulo. 

Em uma carta enviada à Companhia de Jesus, José de Anchieta escreveu: “A 25 de janeiro do ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa no dia da conversão do apóstolo São Paulo e, por isso, a ele dedicamos nossa casa”.

O povoamento do território se intensificou ao longo dos anos, tendo início nos arredores do colégio onde foi celebrada a primeira missa. Contudo, ao contrário do que muitos pensam, São Paulo não surgiu como um grande centro. Muito pelo contrário: o território era visto como uma região pobre e afastada das principais áreas do Brasil.

Em 1560, a primeira Câmara Municipal foi criada e, com isso, São Paulo foi elevada à categoria de vila. Anos depois, já em 1681, o Rei de Portugal Dom João V criou a capitania hereditária de São Paulo, no qual a vila foi considerada a “cabeça”. O território só foi elevado à categoria de cidade em 1711.

Mais de 100 anos depois, em 1822, a cidade foi palco de um dos acontecimentos históricos mais memoráveis do Brasil: a Proclamação da Independência. Às margens do Rio Ipiranga, o Imperador Dom Pedro I declarou que o território brasileiro, até então uma Colônia, não era mais dependente da Metrópole, ou seja, de Portugal.

O evento foi crucial para o desenvolvimento de São Paulo, já que a cidade se tornou a Sede Administrativa da Província e ganhou o status de município imperial. Com isso, o território ganhou destaque e começou a atrair não somente novos moradores, mas também novos estabelecimentos, como faculdades, conventos e indústrias.

O café também faz parte da história de São Paulo, uma vez que foi o responsável pelo desenvolvimento da cidade ao longo dos séculos. Os imigrantes, provindos de vários países do mundo, especialmente da Itália e do Japão, foram cruciais para o município. 

Diante desses fatores, aliados à Política Café com Leite – que colocou São Paulo e Minas Gerais no centro do cenário político da época -, o território passou por um expressivo crescimento demográfico. Assim, em 1928, a cidade alcançou seu primeiro milhão de habitantes.

Na década de 1960, São Paulo já contava com mais de quatro milhões de moradores e seu crescimento nunca mais parou. Na década em questão, a cidade passou o Rio de Janeiro em número de habitantes, se tornando a cidade mais populosa do Brasil. 

Atualmente, São Paulo é o maior centro comercial, financeiro, econômico e cultural do Brasil e da América Latina. Além disso, é a cidade brasileira mais influente no cenário global.

Clima

Antes de se mudar para São Paulo, além de encontrar uma boa imobiliaria Higienopolis SP, você precisa entender o funcionamento do clima. Fique atento: a geografia diferencia os conceitos de tempo e de clima. 

Enquanto o tempo se refere às condições atmosféricas e de temperatura medidas em curto período, o clima é definido como um panorama prolongado e completo, medido ao longo de muitos anos.

Em São Paulo, o clima é definido como subtropical úmido, que possui verões quentes e com precipitações abundantes e invernos amenos e secos. Na estação mais quente, as chuvas costumam ocorrer, com frequência, aos finais de tarde. Além disso, a capital tem registrado, nos últimos anos, temperaturas altas durante o verão brasileiro.

O inverno paulistano costuma ser ameno, ou seja, não apresenta temperaturas muito baixas. Enquanto isso, as estações do outono e da primavera são consideradas de transição e, portanto, sem mudanças significativas para os moradores.

De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura mais baixa registrada em São Paulo – desde que as medições se iniciaram, em 1945 – foi de -2,1 ºC, no inverno de agosto de 1955. Já a temperatura mais alta registrada na capital é recente e data de 7 de outubro de 2020, quando os termômetros chegaram a 43,5 ºC.

Pontos turísticos

Como um importante centro econômico do Brasil, São Paulo abriga alguns dos principais pontos turísticos do País. 

Se você vai a São Paulo, não pode deixar de visitar alguns locais-chave, como o Masp (Museu de Arte de São Paulo), a avenida Paulista e, claro, o Parque Ibirapuera. Contudo, alguns pontos menos conhecidos acabam sendo esquecidos por moradores e por visitantes. Veja alguns que você deve incluir no seu roteiro:

Pinacoteca de São Paulo

A fundação da Pinacoteca de São Paulo remonta ao ano de 1873, quando Carlos Leôncio da Silva Carvalho, com o objetivo de levar educação e cultura às pessoas, fundou o Museu do Estado. A data oficial de fundação do espaço, contudo, data de 1905. Isso faz com que a Pinacoteca seja o museu de arte mais antigo da cidade.

Atualmente, o local é um museu de artes visuais, que foca na produção artística brasileira desde o século XIX até a atualidade. Além disso, as obras dialogam com produções de outros países do mundo. O acervo do museu é composto por mais de 11 mil peças e engloba obras de importantes artistas brasileiros, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Candido Portinari e muitos outros.

Não deixe de conhecer o espaço: a Pinacoteca de São Paulo está situada na Praça da Luz, número 2, no bairro da Luz.

Jardim Botânico de São Paulo

Fundado em 1928, o Jardim Botânico de São Paulo surgiu a partir de um projeto de botânica elaborado por Frederico Carlos Hoehne. O marco inicial da obra foi o orquidário e sua criação oficial ocorreu apenas 10 anos depois, com a criação do Departamento de Botânica de São Paulo.

O local tem como objetivo mostrar aos moradores da capital a importância da natureza e de conservar a biodiversidade da região. Atualmente, o local, que tem mais de 360 mil metros quadrados de área, abriga 380 espécies diferentes de plantas e de animais, como bugios e bichos-preguiça.

O Jardim Botânico de São Paulo está localizado na avenida Miguel Estéfno, número 3.031, na Vila Água Funda.

MIS (Museu da Imagem e do Som)

O MIS foi criado em 1970 e está vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. Na época de sua fundação, o principal objetivo era construir um local que, além de preservar, produzisse imagem e som.

O museu já esteve em muitos endereços de São Paulo e, ao longo do tempo, foi passando por adequações. De acordo com o site institucional do espaço, os conceitos de tradição e de ruptura sempre fizeram parte da trajetória e da atitude do MIS. Atualmente, a coleção do museu conta com mais de 200 mil itens, como filmes, vídeos, cartazes e, é claro, fotografias.

O MIS está localizado na avenida Europa, número 158, no bairro Jardim Europa. Você pode, ainda, conhecer melhor o museu por meio de um tour virtual. No vídeo Conhecendo Museus | Episódio: MIS SP, publicado no YouTube pelo canal Conhecendo Museus, é possível saber mais sobre a história, os itens do acervos e outros pontos. Assista:

Gastronomia

Se você é fã do delicioso turismo gastronômico, com certeza vai adorar visitar ou morar em São Paulo. Isso porque a cidade, cosmopolita como é, abriga estabelecimentos tradicionais de diversas culturas e nacionalidades. Portanto, é possível ter uma certeza: sempre haverá um restaurante em São Paulo perfeito para o seu paladar.

Abaixo você encontra alguns dos principais estabelecimentos da cidade. Contudo, não se esqueça: as opções são diversas e o ideal é que você visite a cidade.

Esther Rooftop

O restaurante Esther Rooftop é um dos restaurantes turísticos mais conhecidos de São Paulo. O ambiente elegante do local torna inevitáveis as fotografias tiradas por turistas e por moradores. O estabelecimento está localizado no 11º andar do Edifício Esther, um dos primeiros edifícios do Brasil.

O Esther Rooftop foi inaugurado em 2016 pelo apresentador de TV Oliveir Anquier. O cardápio do restaurante inclui pratos contemporâneos da culinária francesa, além de drinks característicos da cultura do país.

Conheça o local: o Esther Rooftop está situado na rua Basílio da Gama, número 29, no bairro República.

Maní

O Maní é um dos principais restaurantes de São Paulo. Fundado em 2006, busca proporcionar aos clientes um ambiente simples e aconchegante, além de pratos autorais com ingredientes tipicamente brasileiros.

O restaurante foi fundado pela chef Helena Rizzo e tem como especialidades pratos como o picadinho de filé mignon com milho verde, arroz integral, farofa e purê e o cappellini com cogumelos, manteiga de limão-siciliano, azeite de trufas e crocante de parmesão.

Não deixe de visitar o estabelecimento: o Maní está localizado na rua Joaquim Antunes, número 212, no coração dos Jardins. 

Carlino

Fundado em 1881, o Carlino é o restaurante mais antigo de São Paulo. O local tem como principais objetivos oferecer tradição e simpatia, além de deliciosos pratos da gastronomia italiana.

O cardápio do estabelecimento é composto tanto por opções tradicionais da culinária da Toscana quanto por pratos inovadores e contemporâneos. Esse restaurante, com certeza, não pode ficar de fora de sua lista: o Carlino está situado na avenida Vieira de Carvalho, número 154, no Santa Ifigênia. 

Conheça Higienópolis

Agora que você já conhece um pouco sobre São Paulo, chegou o momento de conferir algumas informações sobre Higienópolis.

História

O território onde se encontra o bairro Higienópolis pertencia, no passado, à Companhia de Jesus, formada por padres jesuítas. Com o tempo, a extensa propriedade se tornou residência de importantes membros da aristocracia paulistana, que construíram chácaras e casas no local.

Não demorou para que a região se desenvolvesse, especialmente devido à expansão da cultura cafeeira. No século XX, o bairro passou a ser ocupado pelos conhecidos barões do café, além de importantes empresários, comerciantes e fazendeiros. Na época, Higienópolis ficou conhecido como um bairro europeu, já que as construções reproduziam os modelos franceses do século XIX.

Esse movimento fez com que, até a atualidade, a região se tornasse palco de importantes edificações históricas, que contam o passado e o presente da cidade.

Atualmente, Higienópolis é considerado um bairro nobre da capital paulista, uma vez que seus moradores pertencem, em sua maioria, às classes média e alta. A região é tida como residencial e se constitui como uma das mais arborizadas da metrópole. 

O bairro está em uma excelente localização e possui limites com a Vila Buarque, o Cerqueira César, o Pacaembu e o Santa Cecília, além de estar próximo do centro de São Paulo e da avenida Paulista.

Curiosidades

Muitos bairros de São Paulo possuem histórias interessantes. Contudo, você sabia que Higienópolis é cercado de curiosidades e conhecimentos pouco sabidos pela população? Veja abaixo:

Nome do bairro

Você já deve ter se perguntado por que o bairro tem o nome de Higienópolis. Então chegou a hora de descobrir. Em 1895, o bairro era conhecido como Boulevard Bouchard, em homenagem a Martinho Bouchard. 

Contudo, a designação foi alterada para Higienópolis porque a região foi a primeira da cidade a receber saneamento básico e a tratar a higiene doméstica como algo relevante. 

Nomes das ruas

Os nomes das ruas do bairro também chamam atenção. Muitas delas receberam seus nomes atuais devido a personalidades que viviam na região. Homens e mulheres pertencentes à elite do café foram homenageados com as designações, como a rua Angélica e a rua Dona Veridiana. 

Espaços de passeio

O perfil inicial do bairro Higienópolis era predominantemente residencial. No entanto, com o passar do tempo, muitos espaços dedicados ao lazer surgiram, a exemplo da Praça Buenos Aires, um importante ponto de encontro para os moradores.

Além disso, o bairro abriga inúmeros pontos comerciais, como lojas, mercados e farmácias, bem como faculdades e escolas.

Arquitetura

Conforme mencionado anteriormente, a arquitetura é um dos principais destaques de Higienópolis. O bairro abriga alguns dos principais edifícios históricos da cidade, que representam importantes movimentos artísticos. Alguns locais estão abertos à visitação do público, enquanto outros se constituem como espaços residenciais. Conheça alguns:

imobiliaria-higienopolis-sp

Edifício Vila Penteado

O Edifício Vila Penteado é um dos últimos do estilo art noveau de toda a capital paulista. Sua construção foi projetada pelo arquiteto sueco Carlos Ekman e data de 1902. O objetivo inicial do empreendimento era abrigar duas importantes famílias da aristocracia local: a do Conde Antônio Álvares Penteado e a de seu genro, Antônio Prado Junior.

A construção engloba duas casas em uma só. O edifício foi doado à USP (Universidade de São Paulo) em 1949 para ser a sede da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo). O local, que conta com uma arquitetura luxuosa, possui mais de 60 cômodos.

Faça uma visita: o Edifício Vila Penteado está situado na rua Maranhão, número 88, no bairro Higienópolis.

imobiliaria-higienopolis-sp

Edifício Bretagne

Construído em 1959 pelo polêmico empresário João Artacho Jurado, o Edifício Bretagne é um verdadeiro marco arquitetônico da capital, especialmente por sua planta ter sido elaborada em formato de L. 

Além disso, seu estilo único unia diversas cores e formas. Outro ponto que chamou a atenção foi que o edifício residencial foi o primeiro a apresentar áreas de lazer comuns, como piscinas e salões de festa.

Atualmente, o local é tombado como patrimônio histórico da cidade e conta com um enorme prestígio, especialmente devido à sua beleza e à sua localização. O Edifício Bretagne está localizado na avenida Higienópolis, número 938, no bairro Higienópolis.

Lazer

Antes de buscar uma imobiliaria Higienopolis SP, você vai gostar de saber que o bairro oferece inúmeras opções de lazer para os moradores. Os locais incluem tanto áreas verdes quanto espaços culturais e de entretenimento.

Parque Buenos Aires

Tombado como patrimônio histórico de São Paulo em 1992 pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), o Parque Buenos Aires foi considerado praça até 1987. 

A vegetação do local é de bosque heterogêneo e inclui espécies como: canelinha-cheirosa, falsa-seringueira, ipê-amarelo e muitas outras. Já a fauna do parque é formada por 57 espécies diferentes, das quais 50 são aves, como tico-ticos, sabiás e outros.

Além de fornecer um intenso contato com a natureza, o parque engloba uma área para apresentações culturais, um gramado para piquenique, um playground para as crianças, aparelhos de ginástica e muito mais. Não deixe de conhecer: o Parque Buenos Aires está situado na avenida Angélica, número 1.500, no bairro Higienópolis.

Praça Vilaboim

A Praça Vilaboim é, segundo os moradores de Higienópolis, um dos locais mais charmosos de todo o bairro. O espaço está situado no centro do distrito e possui residentes de todas as faixas etárias em seu entorno.

Em 2007, a praça foi tombada como patrimônio histórico da cidade pelo Conpresp com o objetivo de proteger e de preservar as características originais do local. Além disso, os edifícios que se encontram ao redor devem seguir algumas regras de construção e de reforma.

Atualmente, a Praça Vilaboim engloba diversos estabelecimentos comerciais, nos quais os visitantes podem se divertir com a família, como restaurantes, lanchonetes, lojas e muitos outros.

imobiliaria-higienopolis-sp

Museu do Futebol

Inaugurado em 2008, o Museu do Futebol é um dos mais visitados de todo o Brasil. O local está situado no avesso das arquibancadas do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu.

A exposição principal, que está distribuída em 15 salas temáticas, narra a história do futebol no Brasil. Há, ainda, mostras temporárias, que podem ser visitadas ao longo do ano pelos amantes do esporte.

Uma curiosidade sobre o local é o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, que engloba a primeira biblioteca pública especializada em futebol do Brasil. O Museu do Futebol está localizado na Praça Charles Miler, sem número.

Gastronomia

É claro que um dos principais bairros de São Paulo é referência em boa gastronomia. Ao andar pelas ruas largas e arborizadas da região, você pode encontrar diversas opções de estabelecimentos, que, com certeza, vão agradar seu paladar.

O restaurante italiano Antonietta Cucina, que tem o chef Antonio Maiolica no comando da cozinha, é um dos mais conhecidos e visitados do bairro. Inaugurado em 2009, o local oferece pratos clássicos de massas, de carnes e de peixes. Os visitantes contam, ainda, com o auxílio de um excelente sommelier para a escolha dos vinhos que acompanham as refeições. O Antonietta Cucina está situado na rua Mato Grosso, número 412, em Higienópolis.

E se você não abre mão de uma excelente pizza, a indicação do bairro é a Bráz Pizzaria, considerada uma das melhores do mundo. A massa das pizzas, chamada de nuvola, possui fermentação longa e são preparadas com cuidado e tradição. Os sabores são inúmeros e você pode escolher um bom vinho para acompanhar. A Bráz Pizzaria possui diversos endereços em São Paulo, mas, em Higienópolis, está localizada na rua Sergipe, número 406.

Como encontrar uma boa imobiliaria Higienopolis SP?

Agora que você já conhece o bairro, chegou a hora de descobrir como encontrar uma boa imobiliaria Higienopolis SP. Para isso, basta seguir algumas dicas simples:

Verifique se a empresa possui registro no Creci

O Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), que está vinculado ao Cofeci (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), é o órgão responsável por supervisionar os serviços oferecidos por imobiliárias. Para que uma empresa do ramo seja considerada séria e confiável, precisa ter registro no Creci.

Além disso, é importante verificar se os corretores estão cadastrados no órgão. Para descobrir essas informações, faça uma pesquisa nas redes sociais da imobiliária ou entre em contato e questione.

Pesquise a reputação da imobiliaria Higienopolis SP

Para descobrir a reputação da imobiliaria Higienopolis SP, não há nada melhor e mais simples do que realizar uma busca na internet. Atualmente, clientes e ex-clientes costumam compartilhar suas experiências com a empresa nas redes sociais ou até mesmo em sites de reclamação ou de recomendação de serviços.

Leia o máximo de opiniões que puder e, assim, você terá mais propriedade e mais segurança para escolher a imobiliária que irá lhe ajudar a encontrar seu novo lar.

Converse com clientes e ex-clientes

Além de pesquisar a reputação da empresa na internet, é importante entrar em contato e conversar com clientes e com ex-clientes da imobiliária. Essa interação deve envolver perguntas referentes ao atendimento ao cliente, bem como à seriedade da empresa e ao compromisso e a responsabilidade que a imobiliária assume durante a negociação.

Uma dica é entrar em contato com os clientes que já compartilharam suas opiniões na internet.

Veja as principais imobiliárias em Higienópolis

Para que você consiga encontrar uma excelente imobiliaria Higienopolis SP, o Blog da Arbo selecionou algumas empresas do ramo que podem atender às suas necessidades. Vamos à lista:

Oito Imobiliária

Para a Oito Imobiliária, o imóvel é o bem mais poderoso que uma família possui. Por isso, é de suma importância que seja tratado como tal. Desse modo, a empresa preza pelo excelente atendimento ao cliente ao longo de toda a negociação de um imóvel. 

A empresa é considerada jovem, mas possui fundadores e profissionais que somam anos de experiência no ramo imobiliário. Não perca tempo: clique aqui, veja os imóveis disponíveis pela empresa e escolha seu lar em Higienópolis.

Quer saber mais? A Oito Imobiliária está situada na praça Charles Miller, número 80, no bairro Pacaembu.

Evolution Imóveis 

Com foco especial em facilitar as transações imobiliárias para seus clientes, a Evolution Imóveis possui opções em vários bairros da capital paulista. A empresa é especializada na venda, na locação e, também, em administração imobiliária.

A Evolution é, com certeza, uma ótima imobiliaria Higienopolis SP. Para encontrar seu imóvel ideal, clique aqui e faça sua escolha.

Quer conhecer melhor a empresa? A Evolution Imóveis está localizada na rua Pantaleão Brás, número 352, no bairro Jardim Ester.

B&G

A B&G é, também, uma boa imobiliaria Higienopolis SP. No início de sua história, a empresa estava focada apenas na venda de empreendimentos. No entanto, ao acompanhar as evoluções e as mudanças das tendências do mercado imobiliário, diversificou sua carteira de imóveis e passou a trabalhar, também, com a locação de imóveis.

Com foco no atendimento de qualidade, que deve garantir a total satisfação do cliente, a B&G é referência na experiência do consumidor. Clique aqui para conhecer os imóveis disponíveis pela empresa.

A imobiliária possui duas unidades em São Paulo: a primeira está situada na rua Sapucaia, número 1.167, no bairro Alto da Mooca, enquanto a segunda está localizada na rua Conselheiro Cotegipe, número 607, no bairro Belenzinho.

O que você achou do conteúdo?

Agora que você já sabe como escolher uma boa imobiliaria Higienopolis SP, deixe sua opinião na caixa de comentários abaixo. Conte-nos qual foi a empresa que mais lhe chamou a atenção.


Veja os outros conteúdos do Blog da Arbo, como as principais escolas de São Paulo. Além disso, no nosso Blog você encontra diversos outros conteúdos sobre as melhores cidades para se morar. Acesse!

Postagens relacionadas

os-melhores-restaurantes-de-sp

Os melhores restaurantes e bares de SP

Essa cidade cheia de gente e de comida boa possui restaurantes imperdíveis pra quem vive, ama ou visita a cidade   São Paulo é sempre sinônimo de multiculturalismo. E como não poderia deixar de ser, mostra sua diversidade também na gastronomia. É comida para todos os gostos e, por vezes, todos os bolsos. Pensando nisso, a […]

Bairros em Itajaí: Praia Brava

O bairro de Praia Brava recebe esse nome por ser banhado por uma praia de mesmo nome e conhecida pelo seu mar agitado. A região praiana fica no sul do Brasil, na cidade de Itajaí, e faz divisa com Balneário Camboriú. Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais da região e dos atrativos para pessoas […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *