28 de março de 2024

Londrina: os bairros mais desejáveis para se morar

bairros londrina 1

Qualidade de vida, conforto e fácil acesso a tudo que você e sua família precisam! Confira a lista dos melhores bairros de Londrina!

Quem está procurando um novo lar precisa pesquisar bastante para fazer a melhor escolhas. Neste post do Blog da Arbo, reunimos muitas informações sobre os melhores bairros de Londrina. A cidade é o segundo maior pólo econômico do Paraná, atrás apenas da capital estadual, Curitiba.

Localizada no norte do estado, a cidade tem cerca de 575 mil habitantes, segundo estimativa feita pelo IBGE em 2020. Agora, vamos conhecer mais sobre seus atrativos e as regiões mais interessantes para morar em Londrina. 

Conheça Londrina

Londrina: os bairros mais desejáveis para se morar

Embora tenha sido fundada oficialmente em 10 de dezembro de 1934, a cidade de Londrina tem uma história que remete aos primeiros anos do século XX, quando os primeiros imigrantes vieram de Minas Gerais e São Paulo para desbravar a floresta que predominava na região.

Em 1924, Lord Lovat comandou uma tentativa frustrada para a implementação de plantações de algodão. Apesar do fracasso nessa primeira empreitada, as terras férteis chamaram atenção da Paraná Plantations, empresa sediada em Londres e que tinha como subsidiária a Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP).

Coube a CTNP dar o grande impulso para o crescimento do município. A empresa adquiriu 500 mil alqueires de terra e os repartiu em lotes relativamente pequenos, os quais foram concedidos a agricultores. 

Com isso, muitos pequenos fazendeiros deram origem a extensas plantações de café, o que fez com que a cidade se desenvolvesse muito em pouco tempo. O nome da cidade é uma homenagem à cidade de Londres e aos diretores da CNTP.

Para se ter uma ideia de como o cultivo do café foi importante para a cidade, em 1961, cerca de 51% do café produzido no mundo vinha de Londrina. Isso rendeu ao município o apelido de “Capital Mundial do Café”. Não por acaso, o café era chamado de “Ouro Verde”.

A produção cafeeira da cidade sofreu um duro golpe em 1975, quando uma forte geada destruiu as plantações. Contudo, esse evento impulsionou a diversificação da economia local. De lá para cá, a cidade desenvolveu-se, principalmente, com a presença de indústrias e empresas de serviços.

Se você está pensando em se mudar para Londrina, veja aqui o custo de vida na cidade.

Grandes eventos

Um dos expoentes da potência econômica londrinense é a famosa Exposição Industrial e Agropecuária que acontece anualmente no Parque Governador Ney Braga. Com mais de 60 anos de existência, o evento movimentou mais de R$ 615 milhões em 2019, na última edição realizada antes da pandemia de Covid-19.

A cena cultural também se destaca, com eventos como o Festival Internacional de Londrina (FILO) e o Londrina Matsuri. 

Cidade universitária

Londrina é uma cidade excelente para os universitários. Há dezenas de instituições de ensino superior públicas e privadas de alta qualidade. Entre as públicas, destaque para a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTF-PR). Entre as particulares, podemos citar instituições como Unopar, Unifil e Unicesumar, entre outras.  

Entretenimento e lazer

Se tem uma coisa que não falta em Londrina são opções de entretenimento. Quem curte um cineminha terá muitas opções nos shoppings Catuaí, Aurora, Boulevard, Norte Shopping e Royal Plaza. Esses locais também contam com praças de alimentação completas e diversificadas.

Por falar em gastronomia, também há excelentes opções distribuídas pela cidade. No Blog da Arbo, você confere uma lista dos melhores bares e restaurantes de Londrina.

Já para os que gostam de passeios ao ar livre, também há belíssimos lugares. Entre os destaques, temos o Lago Igapó, cartão-postal da cidade, o Jardim Botânico e o Parque Arthur Thomas. E os fãs de esportes terão ótimos eventos no Estádio do Café, no Autódromo Internacional Ayrton Senna e no ginásio Moringão. Saiba mais sobre os pontos turísticos de Londrina lendo nossa matéria completa.

Londrina é uma cidade grande e plural, assim, para saber tudo sobre a cidade, acesse esse artigo.

Quais são os melhores bairros de Londrina?

A escolha do melhor bairro para se viver em Londrina deve considerar fatores como a segurança, a mobilidade, a estrutura, a limpeza, entre outros. Alguns deles se destacam por serem mais novos e com localização privilegiada. Outros são interessantes por serem tradicionais e contarem com uma ampla infraestrutura desenvolvida ao longo de décadas.

Preparamos aqui uma lista com os melhores bairros de Londrina para te ajudar a escolher o que melhor se encaixa às suas necessidades.

  1. Gleba Palhano
  2. Jardim Quebec
  3. Jardim Higienópolis
  4. Jardim Terra Bonita
  5. Jardim Guanabara
  6. Aurora
  7. Jardim Morumbi
  8. Inglaterra
  9. Bela Suiça
  10. Shangri-lá

1. Gleba Palhano

Localizado na região sul de Londrina, a Gleba Palhano está em constante crescimento devido ao surgimento de novos e modernos empreendimentos. É um dos bairros de Londrina com mais condomínios verticalizados, o que atrai uma grande quantidade de investidores. Nós já temos um post específico sobre como é morar na Gleba Palhano!

Hoje o bairro conta com diversas escolas de alto nível, universidades, farmácias, shoppings, mercados, hospitais, academias, bares e restaurantes. A Gleba Palhano fica exatamente entre a Universidade Estadual de Londrina (UEL), o Catuaí Shopping e o Lago Igapó, consolidando-se como um dos bairros mais completos e privilegiados de Londrina.

Confira este vídeo com um passeio pelas ruas da Gleba Palhano:

descubra imoveis nessa região

2. Jardim Quebec

O bairro Quebec compreende toda a extensão da Av. Maringá, do Lago Igapó até a Avenida Tiradentes. É uma região agradável por possuir ruas somente com casas, mas que também tem sempre por perto todas as facilidades do comércio em algumas das principais avenidas da cidade..

Esse bairro de Londrina inclui alguns pontos conhecidos como o Mercado Atacadão, o restaurante O Casarão e o Arnaldo’s Lanches, além de agências bancárias, lojas de vestuário, lojas de embalagens, imobiliárias e comércio de móveis.

O vídeo abaixo traz belas imagens aéreas do Quebec:

jardim quebec

3. Jardim Higienópolis

Como o próprio nome diz, este bairro abrange uma região entre as avenidas Higienópolis e Juscelino Kubitscheck, perto do Lago Igapó. Apesar de ser um bairro relativamente pequeno, tem suas vantagens pela localização, pois também fica muito perto do centro da cidade.

Com várias construções mais recentes, é uma excelente escolha dentre os bairros da cidade para se morar, por ser da região central mas não exatamente no centro de Londrina.

Uma boa vantagem é que em sua área compreende a Área de Recreação e Lazer Luigi Borghesi, mais conhecido como Zerão. Portanto, se você gosta de caminhar ou praticar atividades físicas ao ar livre, é uma excelente opção com espaço arborizado. 

Confira, no vídeo abaixo, um passeio por uma das principais avenidas do Jardim Higienópolis:

4. Jardim Terra Bonita

Se você não faz questão de morar tão próximo à região central, o Terra Bonita pode ser uma opção de bairro muito boa para morar em Londrina. Tem acesso fácil a serviços mais sofisticados e de alto valor, como lojas, cafeterias, restaurantes, mercados e o Catuaí Shopping.

Por ser um dos bairros mais novos de Londrina, ele vem recebendo muitos empreendimentos, o que valoriza seus arredores. O bairro também fica perto do Jardim Botânico, um ponto que merece ser enaltecido não só pela sua beleza, mas por ser um verdadeiro refúgio para caminhadas, pedaladas e piqueniques.

terra bonita

5. Jardim Guanabara

O Jardim Guanabara é um dos pequenos bairros de Londrina. Por ser bem próximo à Gleba Palhano, muitas pessoas se confundem com a sua localização. Na verdade, ele fica entre a Gleba e o Higienópolis, na região Sul, e compreende parte da Av. Madre Leônia Milito, uma das mais desenvolvidas de Londrina.

Entre seus pontos de referência, podemos destacar a Paróquia São Vicente de Paulo, o Jardim Gastronômico, a sede da Unimed Londrina e parte do Lago Igapó, onde muitos aproveitam para passear com as crianças.

O Jardim Guanabara também tem algumas casas um pouco mais antigas e ruas tranquilas. Trata-se de um local aconchegante, mesmo ficando ao lado de avenidas movimentadas.

6. Aurora

O Aurora é um pequeno bairro que compreende o quadrilátero formado pelas ruas Ibiporã, Rolândia e João XXIII e a Avenida Maringá. Ela é uma parte da região do Jardim Quebec, já mencionado em nossa lista. 

Consequentemente, seus moradores também desfrutam da proximidade com o Lago Igapó, que fica na parte baixa da Avenida Maringá, e de uma ampla estrutura de comércio e serviços. 

Entre os pontos de referência do bairro, podemos destacar o Colégio Positivo Santa Maria, uma das sedes da construtora A.Yoshi e o Restaurante O Casarão.

7. Jardim Morumbi

O Jardim Morumbi se destaca por estar exatamente entre duas avenidas que conectam o centro da cidade à Zona Leste, como a Avenida dos Pìoneiros e a Avenida das Laranjeiras. Ele também fica bem próximo da Avenida Dez de Dezembro, uma das principais vias de acesso ao centro de Londrina.

Os principais pontos de referência para o Jardim Morumbi são o Terminal Rodoviário de Londrina e o Boulevard Londrina Shopping. Ambos ficam na rotatória entre as avenidas 10 de Dezembro e Theodoro Victorelli, conhecida como Leste-Oeste. A localização privilegiada resultou no surgimento de diversos empreendimentos na região, incluindo belos condomínios residenciais. 

8. Inglaterra

O bairro Inglaterra é uma região ao sul de Londrina que abrange vários bairros menores, como Igapó, Eldorado, Jerumenha, Inglaterra, Jardim Vilas Boas, Vale dos Tucanos, Esperança, Bourbon e Três Marcos. 

Suas principais vias de acesso são a Avenida Inglaterra – uma extensão da Avenida Duque de Caxias -, a Avenida 10 de Dezembro e a Rodovia Celso Garcia Cid. Essa é mais uma região que atraiu muitos investimentos imobiliários nos últimos anos e que ainda está em expansão. 

Como pontos de referência de destaque, podemos citar o Parque Municipal Arthur Thomas e a barragem do Lago Igapó. Em relação ao comércio, destaque para duas unidades do supermercado Super Muffato – a da Avenida Duque de Caxias e a da Avenida Pres. Eurico Gaspar Dutra.

O vídeo abaixo traz belas imagens aéreas do bairro Inglaterra, em Londrina:

9. Bela Suíça

O Bela Suíça certamente merece estar nesta lista dos melhores bairros de Londrina, já que fica em uma área privilegiada da cidade. Próximo a vários dos bairros já citados aqui, como Guanabara e Gleba Palhano, ele dá aos moradores todo o conforto de estar perto das avenidas Madre Leônia Milito e Higienópolis.

Os moradores do Bela Suíça desfrutam de um ambiente dos mais tranquilos e com fácil acesso ao centro da cidade e à região da Gleba Palhano, que conta com os shoppings Catuaí e Aurora. A bela paisagem do Lago Igapó também fica bem pertinho.

10. Shangri-lá

O bairro Shangri-lá figura entre os mais tradicionais de Londrina e compreende a grande região entre as avenidas Brasília, Tiradentes e Rio Branco. que são suas principais vias de acesso. Ele fica em uma área intermediária entre o centro da cidade e a Zona Oeste de Londrina.

A ampla disponibilidade de estabelecimentos comerciais e de serviços já seria motivo suficiente para colocá-lo entre os melhores bairros de Londrina. isso se soma a uma localização que facilita o acesso ao centro da cidade, pelas avenidas Leste Oeste e Brasília, e à Zona Sul, pelas Avenidas Maringá e Arthur Thomas, que captam o tráfego da Avenida Tiradentes.

Este vídeo do canal Marcos Kim mostra um passeio por um dos locais mais tradicionais do bairro, o famoso Mercado Shangri-lá, que fica na Rua Visconde de Mauá, 168:

Encontre os melhores imóveis em Londrina

Para ver tudo que você precisa antes de se mudar para Londrina, acesse este artigo. E aí, gostou do nosso passeio pelos melhores bairros de Londrina? Se você está procurando imóveis para comprar ou alugar, visite o portal Arbo Imóveis e faça o processo de compra e locação online, da negociação à assinatura do contrato digital

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

o-que-fazer-em-santo-andre

O que fazer em Santo André: Veja a lista!

Uma das cidades mais famosas do ABC Paulista oferece inúmeras opções de lazer e entretenimento aos moradores e visitantes. Você acabou de se mudar ou está de passagem pela cidade e ainda não sabe o que fazer em Santo André? Então você está no lugar certo: a Arbo Imóveis preparou uma lista amiga com diversas […]

Melhores faculdades de BH

Melhores faculdades de BH

Você sabe quais são as melhores faculdades de BH? Essas instituições  têm diversos cursos em todas as áreas de estudo, e contam com boas avaliações do MEC e também dos alunos Escolher um curso superior é sempre um momento importante na vida de todo mundo, não é mesmo? E depois dessa escolha, vem a dúvida […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *