19 de abril de 2024

Conheça os 5 melhores bairros de Osasco

bairros-de-Osasco

Quer morar em uma cidade desenvolvida e perto da capital paulista? Então veja os 5 melhores bairros de Osasco para residir!

Localizada na região metropolitana de São Paulo, Osasco possui quase 700 mil habitantes e é a 8° cidade mais populosa do estado de São Paulo, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2019.

O município chama a atenção dos que buscam por empregos devido ao seu grande número de indústrias e pelo seu alto nível de desenvolvimento econômico. Então, antes de começar a sua mudança, que tal conhecer os melhores bairros de Osasco para morar? Confira a seleção que preparamos.

No Youtube, o canal Mauricio Pancheri registrou os principais lugares de Osasco. A gravação foi realizada em maio de 2020 e mostra a beleza e o desenvolvimento da cidade. Confira no vídeo a seguir:

Os 5 melhores bairros de Osasco

A cidade de Osasco tem muito a oferecer para seus habitantes. Uma vasta área de empreendedorismo com boa infraestrutura, regiões residenciais bem planejadas e a proximidade com a cidade de São Paulo são alguns dos principais atributos do município.

O fato de a cidade ser muito visada por empresas chama a atenção das pessoas de todo o país, uma vez que muitas oportunidades são oferecidas. Com o passar dos anos, novos bairros foram surgindo, aumentando o crescimento do município, visto que a maior parte destes novos moradores chegou ao município devido aos interesses em vagas de emprego nos polos industriais.

Agora que você já conhece todos os benefícios de morar na cidade e sabe quais pontos considerar antes de escolher a região do imóvel, conheça a lista dos melhores bairros de Osasco.

1. Vila Campesina

bairros-de-Osasco
O Bairro Vila Campesina visto de cima!

A Vila Campesina está situada na área central de Osasco e é destaque por ser um dos bairros que mais cresceram na região. Apesar ter uma extensão territorial não tão grande, seu espaço tem um vasto comércio e recebe hipermercados prestigiados, como o Carrefour e o Walmart.

Nos últimos meses, o bairro está adquirindo novos empreendimentos variados e, consequentemente, atrai famílias que estão em busca de praticidades. A região ainda conta com as proximidades do Super Shopping Osasco e do Shopping União de Osasco. Clique aqui e veja mais informações sobre melhores shoppings da cidade.

2. Centro

bairros-de-Osasco
A região central de Osasco possui diversas lojas, inclusive, se você quiser andar no movimentado calçadão, com certeza vai achar algum produto!

O Centro é um dos melhores bairros de Osasco pelo local e pela infraestrutura que apresenta. A região abrange o “Calçadão de Osasco”, principal área comercial do bairro, que pertence a um dos lugares mais legais para visitar na cidade. Além disso, é onde o Osasco Plaza Shopping e a Estação de Osasco estão localizados.

O custo de vida neste bairro é variado, já que depende das diversas faixas de preço das residências. Dentre as vantagens, o Centro oferece fácil acesso ao transporte público, integrando abundantes linhas de ônibus e outras vias importantes que proporcionam praticidade de deslocação entre outros bairros. 

3. Bela Vista

Conheça os 5 melhores bairros de Osasco
O Bela Vista é um dos melhores bairros para você residir em Osasco!

O bairro Bela Vista faz jus ao nome recebido. Surgido na década de 1960, é um lugar para quem procura tranquilidade e altos níveis de qualidade de vida, sem perder a praticidade de um bairro completo e recheado de empreendimentos. 

Atualmente, a área está crescendo constantemente e possui em sua extensão territorial mercados, bancos, áreas de lazer, escolas particulares e muitos outros pontos comerciais, culturais e educacionais. O Bela Vista acomoda residências de médio e alto padrão e fica próximo ao bairro Cidade de Deus, região considerada sede administrativa de uma das principais empresas da cidade. 

4. Jaguaribe

Se o seu desejo é viver em um local moderno, o Jaguaribe é a escolha certa. Este bairro de Osasco é um dos mais novos do município. Sua extensão territorial desenvolve residências inovadoras, com edifícios de médio e alto padrão.

O Jaguaribe, que é um dos melhores bairros de Osasco, está localizado próximo ao Bela Vista e contém vias importantes, como a avenida Jaguaribe e a avenida Flora. Há, também, a presença de supermercados, academias e áreas de lazer, que facilitam o cotidiano dos moradores.

5. Vila São Francisco

Conheça os 5 melhores bairros de Osasco
Ótimo bairro residencial, a Vila São Francisco é aquele bairro perfeito para você morar em Osasco!

A Vila São Francisco é uma região nobre e faz divisa com a capital paulista. O bairro chama a atenção de quem gosta de trabalhar e morar com qualidade de vida e, ao mesmo tempo, não abre mão de uma área ecológica, sem dispensar a praticidade da vida urbana. 

Os empreendimentos do bairro têm um alto valor e estão em constante desenvolvimento econômico. A Vila São Francisco é considerada um dos melhores bairros de Osasco por ser um lugar seguro e ideal para morar com a família.  

Como escolher entre os melhores bairros de Osasco?

Encontrar imóvel dos sonhos é uma responsabilidade um tanto complexa. Alguns critérios precisam levar uma importância maior, como a escolha do bairro. Antes de decidir para qual região vai se mudar, é preciso estar bem atento às dicas a seguir:

O bairro perfeito

Por muitas vezes, quando crianças, sempre idealizamos o lugar dos sonhos para viver. Seja com casa na árvore ou com piscina no quintal, o fato é que, na nossa imaginação. As possibilidades se tornam infinitas. Grande parte das referências obtidas durante esse período eram influenciadas pelos filmes e pelas novelas da época.

Embora as idealizações sejam antigas, esse método pode te ajudar a considerar um bom bairro para morar. Depois de pensar no que você sempre quis ter em sua casa ou apartamento, é preciso escrever no papel quais ideias são viáveis e o que realmente não pode faltar em seu imóvel e no bairro. Assim, você saberá em qual região buscar sua próxima moradia. 

Antes de escolher um bairro, é preciso anotar e responder algumas perguntas, tais como: “residir próximo às vias públicas é uma boa opção?” e “vale a pena viver em bairros mais afastados da região central?”. Questionamentos como estes provocam a reflexão do que será proveitoso em suas futuras escolhas. 

Conheça os 5 melhores bairros de Osasco
Osasco possui vários ótimos bairros, mas é sempre bom fazer uma pesquisa para ver qual atende suas necessidades

Práticas habituais

Acordar, ir para o trabalho e/ou para a faculdade, realizar as refeições, voltar para casa e dormir. Essa rotina faz parte da vida de muitas pessoas e é prazeroso quando podemos facilitar as funções. No entanto, antes de escolher um dos bairros de Osasco, lembre-se dos seguintes apontamentos e veja se é importante ter proximidade: 

  • ao local de trabalho, escolas ou faculdade;
  • aos mercados, estabelecimentos de serviço e lojas do seu gosto;
  • às áreas de lazer ;
  • à residência de familiares e amigos;
  • às vias importantes. 

Segurança

Além de todas as observações feitas anteriormente, é essencial levar em consideração a segurança do bairro. A avaliação do local, por meio de práticas simples, é um cuidado a mais que ajuda a prevenir possíveis enrascadas.

A melhor maneira de encontrar essas informações é pesquisar por taxas de crimes cometidos na região ou conversar com a vizinhança. Outra tática é entender como funciona o policiamento na área e averiguar a quantidade de casas abandonadas. 

Algumas ferramentas também podem auxiliar nestes momentos. Criar grupos com a vizinhança no WhatsApp ou em plataformas semelhantes ajuda a manter o contato. Já as câmeras de seguranças intimidam prováveis ações de criminosos, que ficam com medo de serem reconhecidos nas gravações. 

Um ponto relevante é garantir a iluminação, visto que, quanto mais escuro, mais difícil fica a identificação do criminoso. Avisar os vizinhos sempre quando for viajar é, também, um ótimo cuidado, a fim de que fiquem observando a casa enquanto estiver sozinha.

Infraestrutura completa

Osasco é uma cidade avançada e possui uma ampla infraestrutura, composta por excelentes escolas, mobilidade urbana, hospitais, áreas de lazer e de cultura. Além disso, o município é muito lembrado por sediar diversas empresas que, como efeito, geram empregos para os habitantes. Osasco fica próximo de cidades como São Paulo e Barueri.

Em 2019, o ranking dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do Brasil apresentou o aumento de duas posições de Osasco, com arrecadação de R$ 77,9 bilhões, em comparação à pesquisa anterior. Esta colocação aponta que a cidade é a única não-capital entre seis municípios que concentram 25% do PIB brasileiro. 

Osasco está situada em um local estratégico, tendo fácil acesso às rodovias Castelo Branco, Anhanguera e Raposo Tavares. Além das marginais Pinheiros e Tietê, que dão acesso à capital paulista e ainda otimizam o deslocamento dos parques industriais. 

A cidade oferece inúmeras vantagens a seus moradores, mas há, ainda, mais um ponto a ser destacado: a qualidade de ensino. Grandes universidades estão localizadas na cidade, como o campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que está em 16º lugar no RUF (Ranking Universitário da Folha) 2019, e o polo da Uninove (Universidade Nove de Julho), que está situada na área central do município. 

Se você quer evoluir a sua educação e não sabe por onde começar, confira as melhores faculdades em Osasco que vão alavancar a sua carreira.

E aí, gostou do conteúdo?

Antes de comprar seu próximo imóvel em Osasco, lembre-se das dicas e dos bairros apresentados. Não deixe de pesquisar sobre o que fazer na cidade e, também, sobre suas melhores escolas e faculdades

Se você se interessou por este conteúdo do Blog da Arbo, confira também essas 5 dicas antes de pesquisar apartamento para alugar em Osasco. E também saiba tudo o que você precisa saber antes de procurar casas para alugar em Osasco.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

restaurantes-em-São-Bernardo-do-Campo

Melhores restaurantes em São Bernardo do Campo

São Bernardo do Campo é uma excelente cidade do Estado de São Paulo e conta com diversas opções de restaurantes para você se deliciar. A região de todo o estado de São Paulo é muito procurada devido a grande circulação de pessoas, oferta de emprego e, consequentemente, de dinheiro. Se você busca morar ou passar […]

escolas particulares sorocaba

As 4 melhores escolas particulares em Sorocaba

Escolher uma boa instituição de ensino para os seus filhos é uma tarefa difícil. Por isso, listamos ótimas escolas particulares em Sorocaba. As escolas particulares em Sorocaba são, sem dúvidas, excelentes instituições de ensino. Isso porque os colégios sorocabanos apresentam alta qualidade na educação e preparam os alunos para alcançar as melhores oportunidades.  A cidade […]

1 comentário

  1. Moro a muitos anos em Osasco, e considero Presidente Altino um dos, se não o melhor bairro da cidade. Fácil acesso ao centro, marginais, castelo branco. Além disso o bairro é totalmente plano, parece até interior de São Paulo. Conta com enorme infra estrutura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *