20 de abril de 2024

Veja os melhores bairros de Porto Alegre

melhores bairros de porto alegre

Tranquilidade, ótima estrutura urbana e muitas opções de lazer. Saiba que os melhores bairros de Porto Alegre oferecem isso e muito mais!

Antes de falar mais a fundo dos bairros, vamos te contar um pouco sobre a capital do Rio do Grande Sul. Se você está prestes a fazer as malas para se tornar um autêntico gaúcho, conheça um pouco das características dessa grande cidade do Brasil!

Como é morar em Porto Alegre?

Viver na capital gaúcha é sinônimo de qualidade de vida, bem-estar e conforto – o que faz ser um dos destinos preferidos para quem quer mudar de vida.

Com pouco mais de 1.480.000 habitantes, Porto Alegre ou POA, como é carinhosamente chamada, tem uma alta taxa de arborização, tendo, inclusive, uma rua fechada com uma espécie de túnel, feito pelas árvores, delícia né?

Essa rua é a Gonçalo de Carvalho, apelidada como “a rua mais bonita do mundo”, e que foi decretada Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental do município.

Mais do que conhecer os melhores bairros de Porto Alegre é importante você saber que a capital é dividida entre as seguintes regiões: centro, zona norte, zona sul, zona leste e região das ilhas.

Além disso, o município conta com um forte comércio, muitas empresas de serviços, algumas indústrias e basicamente todos os serviços públicos do estado do Rio Grande do Sul e federais.

Lá tem pelo menos quatro dos grandes shopping centers do estado, entre eles o Iguatemi, o Praia de Belas, o Barra Shopping e o Bourbon. E falando em grandiosidades, POA também abriga dois dos maiores times de futebol do Brasil e do mundo, sendo eles o Internacional e o Grêmio.

Tá gostando de conhecer a cidade? Agora vamos descobrir um pouco dessas principais localidades e te ajudar a encontrar os melhores bairros para viver na metrópole!

  1. Moinhos de Vento
  2. Auxiliadora
  3. Bela Vista
  4. Tristeza
  5. Centro Histórico

Conheça os melhores bairros de Porto Alegre

Que POA tem muito a oferecer você já está descobrindo, né? Mas vamos fazer um tour mais profundo agora nos locais que estão em mais evidência e que são considerados os melhores bairros de Porto Alegre. Preparado (a)? Vamos lá!

1- Moinhos de Vento

Conhecido como um dos bairros mais desejados de Porto Alegre, o Moinhos de Vento é um lugar que oferece tudo de melhor em infraestrutura, conforto e qualidade de vida para quem quer alugar ou comprar um imóvel na capital.

Considerado um bairro nobre, conta com toda a comodidade e conveniência em serviços para o seu dia a dia, com comércios, lojas, restaurantes, bares e academias. Um dos destaques da região é o Hospital Moinhos de Vento, que está entre os seis hospitais de excelência do Brasil.

Saiba mais sobre o bairro neste vídeo do canal Road Frequency, disponível no Youtube.

A região tem diversas opções de lazer e áreas verdes, com clubes esportivos, como a Associação Leopoldina Juvenil e uma das sedes do Grêmio Náutico União, além de parques como o tradicional e famoso Parque Moinhos de Vento, o Parcão, onde você pode relaxar e curtir a paisagem. Não é atoa que esse é um dos melhores bairros de Porto Alegre.

Outro destaque do bairro é o Shopping Moinhos de Vento, o mais luxuoso de Porto Alegre. Ele fica num ponto bem localizado do bairro, perto da Rua Padre Chagas.

Uma outra grande atração do bairro é a “Calçada da Fama”, que é um centro de restaurantes e bares localizado entre a Avenida Goethe e a Rua Fernando Gomes.

2- Auxiliadora

Esse bairro de Porto Alegre é o que podemos chamar de ideal para morar com a família. Sua área é tranquila, bem arborizada e está perto de praticamente tudo! Para quem quer passar um tempo à sombra das árvores, o lugar certo é a Praça Oscar Boeira.

Agora, se você é uma pessoa apaixonada pela sétima arte, saiba que na região você terá acesso a variadas programações, é só ir até o Instituto NT de Cinema e Cultura. Ele fica na casa Boni, um ícone da arquitetura modernista, e merece uma demorada visita!

Além disso, se você preza pela facilidade ter restaurantes, farmácias, lojas, hospitais e demais estabelecimentos por perto ao seu dispor, o bairro de Auxiliadora, que é um dos melhores bairros de Porto Alegre, é uma ótima opção a ser analisada, viu?! O lugar atende muito bem a quem tem um estilo de vida dinâmico, mas que não dispensa conforto e facilidades, o que é um combo incrível, né?

Claro exemplo disso está na ampla rede de transporte público que por lá circula. Esse ponto garante a segurança de chegar em casa sem maiores problemas — mesmo para quem prefere deixar o carro na garagem.

3- Bela Vista

O bairro é considerado uns dos mais nobres e elegantes da cidade, e tem boas opções de mercados, padarias, comércios e academias. Tem aproximadamente 10 mil habitantes e é composto na maior parte por imóveis residenciais no estilo apartamento de alto padrão.

Assim como a maior parte da cidade, ele possui diversas praças e parques bem arborizados com pracinhas, local para cachorros brincarem e espaço para atividades físicas ao ar livre.

A Praça da Encol, que é a maior na região, oferece quadras de areia. Outras praças como a Praça Gustavo Langsch e a Praça São Carlos Simão Arnt, são ótimas opções para curtir um sol tomando um chimarrão.

O Bela Vista além de ser um dos melhores bairros de Porto Alegre, já foi apontado como o local de melhor nível de instrução da América Latina, por conta do fato de mais de 65% dos seus chefes de família possuírem curso superior. Interessante dado, né?

4- Tristeza

Mesmo que o nome seja Tristeza, garantimos que felicidade é o que na verdade tem de sobra na vida de quem mora nessa localidade. Considerado um bairro nobre e residencial da zona sul da capital, o local é uma ótima opção para quem deseja alugar um apartamento em Porto Alegre.

Tristeza tem uma infraestrutura de dar inveja a outros bairros, e muita qualidade de vida que somente um dos melhores bairros de Porto Alegre pode oferecer.

O bairro tem se tornado um polo comercial para a zona sul da cidade, e oferece inúmeros estabelecimentos comerciais, como o Paseo Zona Sul, o Shopping Granville, o Jardins da Praça e o entorno da Praça Comendador Souza Gomes, adotada pela Guarida, que conta com diversos estabelecimentos comerciais e de serviços.

A região dispõe de ótimas opções de condomínios verticais com completas áreas de lazer e infraestrutura. Já o entretenimento da região fica por conta dos diversos espaços ao ar livre, como o Clube dos Jangadeiros, o Clube Tristezense e as várias praças espalhadas pelo bairro. Aos sábados, uma boa opção de passeio é a Feira do Artesanato e de Orgânicos, na Avenida Otto Niemeyer.

5- Centro Histórico

Morar no Centro Histórico de Porto Alegre é estar muito perto de todas as facilidades e comodidades do dia a dia, com acesso a diversos serviços e comércios disponíveis em um dos bairros mais movimentados e importantes da capital. Contudo, sua paisagem se modificou muito ao longo dos últimos anos, dando lugar a altos edifícios e prédios comerciais e residenciais.

Aos finais de semana, o Centro Histórico oferece ruas bem mais tranquilas e com pouquíssimo movimento. Por isso, conta com ótimas opções de lazer e muita cultura em um passeio que pode ser feito a pé para conhecer os inúmeros prédios históricos e visitar as belas praças que o bairro possui.

Os destaques históricos e culturais da região são a Catedral Metropolitana, o Cais Mauá, o Theatro São Pedro e o Mercado Público.

Gostou de conhecer alguns dos melhores bairros de Porto Alegre ? Aproveite e veja nosso conteúdo sobre o custo de vida em Porto Alegre!

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

o que saber antes de alugar apartamento no batel

Apartamento no Batel: o que saber antes de comprar

Pensando em comprar um apartamento no Batel. Veja aqui todos os benefícios que esse bairro tem a oferecer para você e sua família! Comprar um apartamento no Batel significa estar em um dos melhores bairros em Curitiba. Repleta de imóveis de alto padrão, a região conta com uma infraestrutura completa para você e sua família.  […]

Melhores bares do Rio de Janeiro

Melhores bares do Rio de Janeiro

A capital carioca tem uma variedade incrível de bares para você se reunir com os amigos e aproveitar a animação da cidade. Se tem uma coisa que combina com praia é um bom barzinho para tomar aquela cerveja gelada depois de curtir um dia de sol, concorda? E se você está no Rio de Janeiro, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *