24 de maio de 2022

Melhores escolas de Belo Horizonte

É muito importante escolher a melhor escola para seus filhos, e prepará-los para o futuro. Veja as melhores escolas de BH!

Está pensando em morar em Belo Horizonte e tem filhos em idade escolar? Então você está com sorte! Hoje a Arbo preparou uma lista com algumas das melhores escolas de BH, com várias opções de propostas pedagógicas e ótimas avaliações de alunos, pais e professores, para você escolher a que melhor atende às suas e as necessidades das suas crianças. Confira!

  1. Colégio Militar de Belo Horizonte
  2. Escola Estadual Duque de Caxias
  3. Colégio Bernoulli
  4. Escola Estadual Isabel da Silva Polck
  5. Coleguium Internacional Cidade Nova
  6. Colégio Magnum Cidade Nova
  7. Colégio Marista Dom Silvério
  8. Colégio Santa Dorotéia

Colégio Militar de Belo Horizonte

O colégio é uma instituição militar de educação básica, e oferece ensino do 6º ao 9º ano, e também ensino médio. Ela tem conseguido manter uma boa média de notas no Enem. Ele aceita matrícula de filhos de militares com mais de três anos de carreira. Os demais alunos precisam fazer um concurso para entrar, com provas no sexto ano do ensino fundamental e no 1º ano do ensino médio.

A proposta pedagógica inclui o trabalho afetivo, cognitivo e psicomotor dos alunos, e as regras de convivência seguem os modelos militares de disciplina. A escola funciona em tempo integral. No período da manhã acontecem as aulas regulares, e à tarde os alunos participam das atividades extracurriculares, que incluem aulas de reforço, esporte e atividades culturais, como turmas de dança e teatro.

Conheça os melhores restaurantes de Belo Horizonte

Escola Estadual Duque de Caxias

Entre as melhores escolas de BH, essa instituição fica no bairro Santa Helena, e  conseguiu nota 8,2 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – as notas vão de 0 a 10). Ela é uma ótima opção para o ensino fundamental de 1º a 5º ano. 

Além das disciplinas normais da grade escolar, também possui bons laboratórios de ciências, informática, sala de leitura e biblioteca. 

Segundo uma pesquisa do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), pelo menos 27% dos alunos dessa escola costumam ler livros além dos exigidos pelas disciplinas. Isso mostra que a equipe escolar se preocupa com a formação complementar dos pequenos. 

Colégio Bernoulli

O Colégio Bernoulli está entre os dez primeiros colocados no ranking do Enem 2019, e na primeira posição no ranking de Belo Horizonte. Ele oferece ensino fundamental, médio e também cursos pré-vestibulares.

A proposta pedagógica conta com conhecimentos da neuropedagogia para o aprendizado integrativo dos alunos. Além disso, a escola integra a tecnologia ao aprendizado, para ajudar na fixação dos conteúdos. 

Outro destaque desta entre as melhores escolas de BH é o convênio com a Cambridge University Press, que garante pelo menos uma aula semanal de inglês para os alunos do 1º ao 6º ano do fundamental, com atividades musicais, literárias e lúdicas para facilitar o aprendizado. 

Entre as atividades extracurriculares estão aulas de judô, balé e futsal. Para quem pretende prestar concurso para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e para o Instituto Militar de Engenharia (IME), o colégio também oferece turmas especiais direcionadas para os conteúdos que caem nas provas.

Vai morar em Belo Horizonte? Então conheça os bairros mais seguros da cidade

Escola Estadual Isabel Da Silva Polck

Essa  instituição tem turmas desde o fundamental até o ensino médio, e recebeu nota 4,68 no site Melhor Escola. O site realiza uma pesquisa sobre as escolas mais bem avaliadas pelos pais e alunos de todo o Brasil, e as notas vão de 0 a 5. 

Localizada no bairro Palmares, tem internet banda larga, biblioteca, quadra poliesportiva, laboratório de ciências e informática, quadra coberta e área verde.

A escola foi bem avaliada em vários critérios, principalmente em relação à infraestrutura, participação da comunidade, desenvolvimento socioemocional e motivação dos alunos. 

Coleguium Internacional Cidade Nova

O colégio fica no bairro União, e oferece ensino desde a educação infantil até o ensino médio. A proposta pedagógica usada é chamada de aprendizagem significativa, que associa os conhecimentos aprendidos com a realidade de vida do aluno, de acordo com cada faixa etária.

Outro ponto de destaque da instituição é o ensino bilíngue. A partir do 9º ano do fundamental até o final do ensino médio, todas as aulas são desenvolvidas com conteúdos 50% em português e 50% em inglês.

As atividades extracurriculares são bem variadas, e incluem vôlei, futsal, robótica, ginástica rítmica, balé e danças urbanas.

Colégio Magnum Cidade Nova

Localizado no bairro Floresta, o colégio já forma há 25 anos alunos desde as  etapas iniciais até o ensino médio. A proposta pedagógica tem base em quatro pilares: relação social, empreendedorismo, formação cristã e conteúdo, todos integrados para garantir uma formação completa em todas as áreas para os alunos.

O programa de formação também tem parceria com a Cambridge University Press, que fornece o material didático para a preparação dos estudantes para os testes internacionais de proficiência na língua inglesa. Chique, né? 

As atividades extracurriculares focam na parte esportiva, e incluem esportes no ginásio poliesportivo e aulas de natação nas piscinas aquecidas.

O que fazer em Belo Horizonte

Colégio Marista Dom Silvério

Fundado em 1950, é um dos mais tradicionais da cidade, e ficou entre os dez primeiros colégios no ranking do Enem de Belo Horizonte em 2019. 

A proposta pedagógica do colégio é baseada na educação integral, aliando conhecimentos da grade curricular com a vivência dos alunos na sociedade. O respeito às diferenças e o foco na família também estão presentes na proposta de ensino, e isso é muito importante, concorda? 

O colégio também oferece o aprendizado de inglês de maneira criativa, e começa já no ensino fundamental. Os estudantes do 9º ano do fundamental até o final do ensino médio também podem participar de um programa de intercâmbio, e podem morar com famílias americanas e aperfeiçoar a língua e vivenciar a cultura inglesa.

O programa de atividades extracurriculares é bem completo, e conta com atividades na área cultural, tecnológica e esportiva. Além disso, o programa “Integral Marista” auxilia os alunos do maternal II até o 5º do fundamental com as tarefas de casa, e também mantém atividades pedagógicas e culturais para essa faixa etária.

Colégio Santa Dorotéia

A escola fica no bairro Sion, e também atende todos os anos de formação escolar. A proposta pedagógica tem o foco na construção do conhecimento pelo próprio aluno, e também na formação de cidadãos conscientes. Conviver com as diferenças é muito importante, não é mesmo? O Colégio Santa Dorotéia se preocupa com isso, e estimula esse pensamento nas crianças desde os primeiros anos de estudo.

Um diferencial incrível dessa escola é que ela tem um observatório astronômico! Além de aulas de dança, teatro e música, os alunos também podem ter a experiência de observar as estrelas e planetas, e aprender muito mais sobre o assunto. Aliás, a instituição é referência no ensino de astronomia, e o espaço é aberto a toda a comunidade estudantil.

 O colégio também tem o Espaço Ludus, voltado exclusivamente à educação infantil, com foco no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos no ambiente escolar. 

Gostou de conhecer algumas das melhores escolas de BH? Deixe aqui nos comentários a sua sugestão, e envie este post também para os seus amigos! Aqui no Blog da Arbo você sempre encontra muitas dicas essenciais para o seu dia a dia.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

faculdades-em-São-Bernardo-do-Campo

As melhores faculdades em São Bernardo do Campo

Entre as opções de faculdades em São Bernardo do Campo, separamos as principais instituições para ajudar você a fazer a melhor escolha! Para encontrar boas faculdades em São Bernardo do Campo não é preciso muito esforço, pois a cidade tem muitas instituições renomadas, consolidadas e bem avaliadas pelo MEC – Ministério da Educação. Buscando facilitar […]

Saiba tudo ao ir morar em Balneário Camboriú

Está de indo morar em Balneário Camboriú? Saiba como solicitar a ligação de energia e de água. Veja também quais são melhores provedores de internet da cidade  Balneário Camboriú fica a poucos quilômetros da capital de Santa Catarina, está localizada no litoral norte do estado e pertence à Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *