10 de abril de 2024

Guia completo para morar em Curitiba

morar em curitiba

Antes de ir morar em Curitiba, saiba onde solicitar a ligação de energia e de água. Também não fique sem internet: veja as dicas da Arbo para morar em Curitiba!

Curitiba é a capital do Paraná, que, juntamente com os estados de Santa Catarina e  Rio Grande do Sul, compõe a Região Sul do Brasil. Sendo uma grande metrópole, com 75 bairros e uma área de 434,892 km², é comum que, ao morar em Curitiba, a cidade pareça difícil de se habituar por seu tamanho e expansão. 

como é morar em curitiba trânsito
Se você deseja saber como é morar em Curitiba, precisa conhecer os melhores bairros da cidade, bem como os serviços disponíveis e muito mais

Para que você saiba mais sobre como é morar em Curitiba, o Blog da Arbo preparou este guia completo, no qual você vai conferir:

Encontre o imovel ideal

O que saber antes de morar em Curitiba?

Morar em uma nova e grande cidade como Curitiba requer planejamento e informação.

Antes de arrumar as malas rumo à capital paranaense, é importante se informar sobre o que saber antes de escolher um imóvel em Curitiba, ou dados como quais são os melhores e mais seguros bairros para morar na capital e qual o custo de vida.

Aliás, morar em Curitiba está entre um dos melhores investimentos imobiliários. Isso porque a capital oferece aos seus moradores praticidade para resolver as pendências da rotina sem precisar sair da região.

A arquitetura de Curitiba é uma das características que mais chamam a atenção das pessoas que buscam por um imóvel na cidade. O estrutura da capital paranaense está bem preservada, cheia de atrações turísticas e espaços verdes, como o Centro Cultural Teatro Guaíra e o parque Passeio Público, que ressaltam os lugares curitibanos.

E quem deseja morar em Curitiba, precisa saber que a cidade oferece um excelente ensino. Dentre as mais importantes alternativas de escolas na capital paranaense, se destacam os colégios Decisivo e Bom Jesus.

Isso sem falar que no ensino superior, a UFPR (Universidade Federal do Paraná) é destaque entre as outras faculdades devido a grande estrutura e a educação de qualidade. Por isso que pesquisar por um imóvel em Curitiba também é uma boa escolha.

Se organizar bem antes de se mudar para morar em Curitiba pode fazer com que a mudança seja muito mais fácil e também evitar imprevistos. Já pensou chegar com malas e tudo para morar em uma metrópole e não saber onde solicitar a ligação de energia e água, por exemplo?

Ficar sem energia, água e internet são coisas que definitivamente não dá, né? Pensando nisso, a Arbo preparou esse conteúdo para você, que vai se tornar o mais novo curitibano! 

Morando em Curitiba: onde ligar a energia?  

Em Curitiba, a empresa responsável por levar energia elétrica aos imóveis é a Copel (Companhia Paranaense de Energia). 

Sobre a Copel

A Copel foi criada em 1954. A empresa, maior e com controle do Estado do Paraná, abriu capital ao mercado de ações em 1994 e em 1997 se tornou a primeira empresa do setor elétrico brasileiro listada na Bolsa de valores de Nova Iorque. 

como é morar em curitiba energia
A Copel é a empresa responsável pela distribuição de energia no Paraná. Para mora rem Curitiba, é importante saber como ter acesso aos serviços

Além da população que mora em Curitiba, a Copel atende 3,6 milhões de lares, 78 mil indústrias, 384 mil estabelecimentos comerciais e 356 mil propriedades rurais, num total de 4.515.938 unidades consumidoras em 394 municípios e 1.113 localidades (distritos, vilas e povoados) paranaenses.

A empresa tem Parque gerador próprio composto por 30 usinas próprias e 11 participações, com uma potência de 5.675 MW, sendo destas, 93% de fontes renováveis como hídrica e eólica. 

Como solicitar ligação antes de morar em Curitiba

Solicitar a ligação de energia pela Copel é simples. Para você que está a caminho de morar na capital, fique tranquilo: é possível pedir ligação pela internet. Para solicitar ligação de energia, ou resolver problemas de fornecimento e até receber informações sobre outros serviços, você pode acessar o site da Copel e na aba “Para a sua Casa” fazer o pedido de ligação.  

Outros serviços da Copel pela internet

Além de pedir a ligação, para você que está a caminho de morar na metrópole, vale anotar: no mesmo lugar você pode também pedir a troca de titularidade, parcelamentos de débitos, cadastro e recadastro rural, bloqueio de corte, sistema de iluminação pública e até consultar protocolos. 

Canais de atendimento

Se você não conseguir solicitar a ligação para a sua nova moradia em Curitiba por meio desses canais de atendimento, a Copel também disponibiliza serviços online atrás da Agência Virtual, alguns serviços pelo aplicativo da Copel Mobile, central de atendimento pelo telefone 0800 51 00 116, com ligação gratuita e atendimento 24 horas, e ainda ouvidoria. Você também pode consultar o funcionamento durante este momento de pandemia nas agências de atendimento através do site.  

Agora, lembre de guardar esse conteúdo para estar bem informado antes de vir morar na metrópole, ele pode ser de grande uso! 

E, além da energia, outro ponto muito importante é a ligação de água. 

Morar em Curitiba: onde solicitar a ligação de água?

Conheça a Arbo

Curitiba está entre os 55.359 km de extensão de rede de distribuição atendida pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná).  

Sobre a Sanepar     

Se você está indo viver em Curitiba, precisa saber: a Sanepar foi fundada em 1960 e é uma das maiores empresas em operação no Paraná, tendo sua sede na capital – Curitiba. É controlada pelo Estado e é uma sociedade de economia mista e capital aberto. 

Considerando os moradores da capital, são 345 cidades paranaenses atendidas com serviços de saneamento básico pela Companhia, além de outras 299 localidades de menor porte. 

como é morar em curitiba saneamento básico
A Sanepar é a empresa responsável pela distribuição de saneamento b´ásico no Paraná. Para mora rem Curitiba, é importante saber como ter acesso aos serviços

Além do saneamento básico (mais de 55 mil quilômetros de tubulação para distribuição), são mais de 36 mil quilômetros de rede coletora de esgoto; e a operação em aterros sanitários em Apucarana, Cornèlio Procópio e Cianorte, sendo num total sete municípios atendidos na área de resíduos sólidos. 

Sanepar Curitiba – Ligação de água  

Para solicitar a ligação de água em Curitiba, você tem acesso a diversos canais de atendimento disponibilizados pela Companhia. 

Mediante agendamento, as agências presenciais retomaram os atendimentos. Mas é importante consultar as condições neste momento de pandemia. Além das centrais de atendimento presencial, você também pode ser atendido por meio de serviços online, através do site , pelo aplicativo Sanepar Mobile, ou pelo teleatendimento (0800-200-0115). 

Mais informações sobre a ligação de água

Pra você que está indo morar em Curitiba, mais informações sobre a ligação de água, como qual o custo de água na Sanepar Curitiba e quanto tempo demora para ligar a água, ou até mesmo quais os serviços disponíveis neste momento de pandemia, você pode acessar aqui. 

Por último e não menos importante, uma outra dica da Arbo que você não pode ficar sem ao ir morar em Curitiba: internet: você sabe quais são os melhores provedores de internet na capital e como solicitar internet em Curitiba?

Como solicitar internet para morar em Curitiba?

Quem trabalha por meio de aparelhos tecnológicos ou está de home office neste momento de pandemia sabe a importância de uma boa internet no dia a dia. Ao chegar em uma cidade nova, como por exemplo se você estiver indo viver em Curitiba, isso pode ser um grande problema se você não estiver informado sobre onde e como solicitar internet na sua casa. 

Pensando nisso, a Arbo separou os melhores provedores de internet na capital do Paraná e como solicitar o serviço em cada uma delas. 

Quais os melhores provedores de internet na capital paranaense?

Na pesquisa de satisfação e qualidade da Anatel  (Agência Nacional de Telecomunicações) de 2018 a Copel Telecom foi a operadora de internet em Curitiba melhor avaliada. Ela também foi indicada nos anos de 2019 e 2020 como a melhor operadora de internet em Curitiba pelo Prêmio Melhor Plano, empresa especializada em comparação de serviços de Internet. 

Como solicitar internet na Copel Telecom?

Você pode pedir o serviço de internet na Copel Telecom através de vários canais de atendimento. Alguns deles são o site e o telefone da Central de atendimento (0800-414181). 

Outras informações sobre a internet da Copel Telecom 

Se você também quiser saber outras informações sobre o serviço de internet em Curitiba, como os planos de fibra ópticas oferecidos pela companhia e os valores, você pode acessar esse conteúdo da Arbo. Se você está indo morar em Curitiba, são informações importantes para você avaliar!

Outros provedores de internet em Curitiba 

 Além da Copel Telecom, a melhor avaliada em Curitiba, você também encontra a Sercomtel, que oferece o serviço de banda larga com tecnologia de fibra óptica. Se você está indo morar em Curitiba, você pode saber mais sobre a Sercomtel Curitiba neste conteúdo. 

Além dela, você também pode encontrar na capital paranaense franquias de empresas que oferecem serviços de internet como a Claro, a Oi e a Vivo.  

Conheça os melhores bairros para morar em Curitiba

Se você deseja morar em Curitiba, precisa conhecer os melhores bairros para encontrar seu novo imóvel.

Batel

O Batel é um dos melhores bairros da capital paranaense quando o assunto é alto padrão. Isso porque alguns dos imóveis mais caros e luxuosos de Curitiba se encontram na região.

Esse cenário faz com que o Batel seja conhecido, também, por restaurantes renomados, que atraem famílias que buscam alta gastronomia e uma experiência única.

Morar no Batel significa, portanto, estar rodeado de luxo, seja no interior e no exterior dos imóveis ou nos estabelecimentos comerciais situados na região.

Centro

Como na maioria das cidades brasileiras, o Centro de Curitiba é um dos melhores bairros para quem deseja viver com conforto e comodidade. Isso porque a região é completa no que se refere à infraestrutura, o que torna a vida dos moradores mais simples.

É no Centro de Curitiba que estão localizados os principais mercados da capital, bem como restaurantes – alguns 24 horas -, bancos, farmácias, comércios e muito mais.

Se você deseja morar em Curitiba em uma das localizações mais estratégicas da cidade, precisa procurar um imóvel para comprar ou para alugar no Centro.

Cristo Rei

Se você já ouviu falar sobre o Jardim Botânico de Curitiba, involuntariamente já conhece o Cristo Rei. Isso porque é neste bairro que está localizado um dos pontos turísticos – e cartões-postais – mais visitados da capital.

Além de estar próxima de diversos estabelecimentos comerciais, como lojas, supermercados e farmácias, a região é conhecida por oferecer aos moradores uma excelente mobilidade urbana.

Guia completo para morar em Curitiba
O Jardim botânico está localizado no Cristo Rei, um dos melhores bairros para quem deseja descobrir como é morar em Curitiba

A localização estratégica do Cristo Rei permite que seus moradores tenham fácil acesso a diversos pontos da cidade, o que contribui para sua qualidade de vida, uma vez que não é necessário se deslocar por grandes distâncias para resolver as pendências do dia a dia.

Cabral

Por mais que seja considerado residencial, o bairro Cabral possui uma infraestrutura comercial completa, o que atrai curitibanos e turistas que desejam morar em uma região abastecida por todos os tipos de serviços.

É no Cabral que está localizado o conhecido Gloriosa Country Club, bem como a Igreja Católica Senhor Bom Jesus do Cabral, um dos pontos turísticos mais famosos da capital.

Guia completo para morar em Curitiba
A qualidade de vida é um dos principais benefícios oferecidos àqueles que desejam saber como é morar em Curitiba

É necessário ressaltar, ainda, que o Cabral é referência quando o assunto é gastronomia. O bairro abriga os principais estabelecimentos gastronômicos da cidade e não deixa a desejar na infinidade de opções.

Bigorrilho

Por fim, se você deseja morar em Curitiba, precisa conhecer o bairro Bigorrilho. Conhecida por sua extensa área verde, a região conta com uma infraestrutura completa no que se refere a serviços.

O lazer do Bigorrilho é conhecido em toda a capital, já que o bairro abriga as principais casas noturnas e baladas da cidade. E é claro que a gastronomia de qualidade não poderia ficar de fora.

A feira da Praça da Ucrânia, um dos eventos mais famosos de Curitiba, costuma reunir mais de oito mil pessoas por mês no Bigorrilho, o que torna a região movimentada – o que é ótimo, especialmente, para os comerciantes locais.

Conheça pontos turísticos antes de morar em Curitiba

É muito importante ter uma noção de opções de turismo na cidade em que estamos indo viver, por isso, nós trouxemos esse vídeo para você ficar por dentro dos principais pontos turísticos de Curitiba.

O que achou desse conteúdo?

Sua opinião é muito importante para nós, por isso, deixe na caixa de comentários logo abaixo suas sugestões críticas.

Agora que você já sabe como solicitar a ligação de energia e de água em Curitiba, e tem todas as informações para não ficar sem internet na capital paranaense, que tal entrar no Blog da Arbo para acessar mais conteúdos. Lá você encontra quais são os melhores bairros e restaurantes para apreciar na cidade?

Acesse também a Central de Ajuda da Arbo e solucione mais dúvidas frequentes ou veja nosso artigo completo sobre Curitiba.

Você também pode entrar no Portal da Arbo para ficar por dentro de todas as ofertas de imóveis para a venda e locação. A plataforma dispões de filtros e busca por mapas que podem te ajudar a achar a localização ideal para seu imóvel.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

bares e restaurantes maringa

Os 12 melhores bares e restaurantes de Maringá

Confira as melhores opções de bares e restaurantes, além de outras opções gastronômicas que Maringá oferece para seus moradores Se você pensa em morar em Maringá e é daquelas pessoas não dispensa um bom lugar para sair para comer na cidade, precisa ler este artigo! Vamos apresentar os melhores bares e restaurantes em Maringá, quais […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *