24 de julho de 2021

Descubra como é morar na Lapa, em São Paulo

morar na lapa

Pensando em se mudar para a Lapa? Confira no Blog da Arbo tudo que esse bairro tão tradicional oferece para você e sua família!

O bairro da Lapa é considerado um dos mais bem estruturados de São Paulo. E não é à toa. Como uma das primeiras regiões a serem habitadas no país, ela carrega uma história riquíssima e foi, certamente, um dos propulsores do crescimento econômico da cidade e do estado. Morar na Lapa, portanto, significa estar em um local privilegiado.

Neste post do Blog da Arbo, vamos fazer um passeio pela Lapa para conhecer o melhor que ela tem a oferecer.. Você verá que o bairro tem uma localização privilegiada na cidade, pontos comerciais tradicionais e muitas opções de entretenimento e centenas de imóveis à disposição.

História da Lapa

O começo da Lapa se dá junto com o do antigo povoado chamado São Paulo de Piratininga, que surgiu no século XVI e viria a se desenvolver a ponto de ser uma das maiores cidades do mundo. Para se ter uma ideia do quanto esse bairro é antigo, o primeiro registro sobre a existência dele é de 1581.

Naquele ano, os jesuítas receberam um lote de terras próximo ao Rio Emboaçava, hoje conhecido como Rio Pinheiros. Nesse espaço, foram erguidos alguns empreendimentos até a metade do século XVII, como a Fazendinha da Lapa. Os jesuítas foram embora dali em 1743 e, nas duas décadas seguintes, a região só tinha 5 casas e 31 habitantes.

O movimento aumentou nos primeiros anos do século XIX, época em que a produção de açúcar predominava. A antiga ponte sobre o Rio Pinheiros estava em condições precárias e a rota que interligava a região ao litoral do estado foi desviada para uma ponte localizada no sítio do Coronel Anastácio de Freitas Trancoso. Além disso, o barro nas margens do Rio Tietê passou a ser utilizado para produção de tijolos. 

Esses dois fatores impulsionaram o crescimento da Lapa na metade daquele século. Em seguida, o desenvolvimento da economia cafeeira, que tinha sua produção concentrada em Campinas, motivou a construção de uma estrada de ferro inaugurada em 1867. 

Ela ligava as cidades de Jundiaí e Santos, passando por algumas estações intermediárias em São Paulo e fazendo uma parada na Lapa. O bairro atraía cada vez mais imigrantes, os quais adquiriam partes das pequenas propriedades rurais que eram loteadas. Boa parte desses novos moradores vinham da Itália.

Entre esses loteamentos, havia a Vila Romana, o Grão Burgo da Lapa e a Vila Sofia. A ferrovia fez com que a região atraísse também investimentos industriais. Já no começo do século XX, a Lapa tinha o perfil de um bairro urbano. Ele era habitado, principalmente, por funcionários de empresas relacionadas à ferrovia, situados na “Lapa de Baixo”.

A chegada dos bondes fez com que o comércio se desenvolvesse na “Lapa de Cima” (hoje conhecida como Alto da Lapa), especialmente no entorno das ruas Dr. Cincinato Pomponet e 12 de Outubro. O desenvolvimento industrial se acelerou com a construção das marginais Pinheiros e Tietê, a partir da década de 1950.

De lá para cá, a Lapa recebeu uma série de melhorias em termos de infraestrutura, com destaque para o Terminal da Barra Funda, grandes estabelecimentos comerciais e universidades. 

Localização e mobilidade urbana

Por ser um dos bairros pioneiros da capital paulista, a Lapa acabou recebendo muitos investimentos para ser a conexão entre a Zona Oeste e vários pontos da cidade. Dessa forma, quem vai morar na Lapa desfruta de uma estrutura muito completa de mobilidade urbana.

Ele é atendido por duas linhas de trem. A linha 7-Rubi vai de Jundiaí a Rio Grande da Serra, enquanto a linha 8-Diamante conecta as estações Júlio Prestes e Amador Bueno. Além disso, o bairro conta com a Estação Barra Funda e fica próximo a vias importantes como as Marginais Tietê e Pinheiros.

Comércio e serviços

É impossível falar sobre a Lapa sem falar do Mercadão, que fica na Rua Herbart. Inaugurado em 1954, ele é um dos ícones da região, seja pelo formato triangular do prédio ou pelas 96 lojas que têm de tudo: bebidas, ervas medicinais, temperos, frutos do mar, queijos, embutidos, carnes das mais exóticas, itens para o lar, presentes, entre outros.

Quem passa pelo Mercado da Lapa também não sai sem provar o famoso Pão com Mortadela e o Pastel de Bacalhau. É, sem dúvidas, um lugar dos mais charmosos e interessantes para se visitar em São Paulo. Perto dele, encontramos a Rua 12 de Outubro, uma área de comércio popular com lojas de roupas, sapatos e acessórios que cabem no bolso.

Mas há outros pontos clássicos da Lapa para quem não dispensa uma boa comida. O Valadares existe desde 1962 e foi eleito o melhor boteco da cidade pela revista Veja São Paulo. Também dá para pedir uma pizza caprichada na Vituccio Pizzeria ou fazer uma visitinha aos bares Cacilda e Dona Felicidade.

Destaque também para a tradicional Feira de Artesanato Antiguidade e Comida Típica da Praça Cornélia, em frente à Paróquia São João Maria Vianney. 

Lazer e entretenimento

Opções de entretenimento também não faltam para quem decide morar na Lapa. Com seu icônico letreiro, o União Fraterna é famoso pelos seus tradicionais bailes da terceira idade e pela beleza do prédio, que se destaca na paisagem. Já a boate The Week recebe até 2 mil pessoas para festas com DJs internacionais.

Temos ainda o Atlanta Snooker Bar, o point para quem gosta de jogar sinuca com a galera. São 27 mesas de jogo e o local está sempre bastante movimentado. Para os esportistas de plantão, vale a pena conhecer o Pelezão, clube que oferece práticas de 15 modalidades para os moradores. 

Outro ponto de encontro bem conhecido para quem pretende morar na Lapa é a Casa de Cultura Tendal da Lapa, que realiza uma série de atividades socioculturais, como oficinas de música, dança e teatro. O mesmo vale para o Sesc Pompeia, coladinho com o bairro, que além de uma programação variada, tem um visual muito interessante.

Quem gosta de cultura também tem que conhecer a Estação Ciência, com suas exposições interativas. É um bom lugar para levar as crianças, assim como o Museu da Imaginação, onde os pequenos podem interagir com as atrações. 

Encontre os melhores imóveis na Lapa

Como você pode ver, a Lapa é um dos bairros mais desenvolvidos da cidade, o que também se reflete na valorização dos imóveis. A região acaba sendo atraente, tanto para morar quanto para quem quer investir em imóveis. 

Se você quer morar na Lapa, vai encontrar mais de 400 opções para comprar e alugar no Portal Arbo Imóveis. E o melhor: você pode fazer todo o negócio online, da proposta à assinatura do contrato, sem enrolação. Use nossos filtros de busca e a navegação por mapa para achar o lugar ideal e aproveite tudo que esse bairro tem a oferecer. 

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

loading…

Postagens relacionadas

Os melhores parques em Sorocaba

Que tal conhecer os principais parques em Sorocaba para se divertir com a família e também com os amigos? Confira a lista completa Os parques em Sorocaba são sinônimo de qualidade de vida. O motivo é que os ambientes oferecem diversos benefícios aos moradores, como a possibilidade de praticar esportes em meio à natureza ou […]

o-que-fazer-em-guarulhos

O que fazer em Guarulhos: Veja a lista!

Guarulhos é muito mais do que você imagina. Fique com a gente que te mostraremos o que fazer nessa cidade! Muito conhecida pelo aeroporto internacional, Guarulhos é a segunda cidade mais populosa de São Paulo, e tem muito mais a oferecer! Se você está de mudança para essa grande cidade, descubra tudo sobre o que […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *