16 de maio de 2022

O que fazer em Belo Horizonte?

o-que-fazer-em-belo-horizonte

Se mudou recentemente ou está de passagem e procurando saber o que fazer em Belo Horizonte? Veja tudo o que você precisa aqui!

Quer descobrir como BH é muito mais do que um ponto de parada para conhecer destinos mineiros? E que além de muita história e belas paisagens, a cidade é uma excelente opção para quem quer viver numa metrópole, mas sem abrir mão da natureza exuberante e de construções arquitetônicas de encher os olhos? Então esse post foi feito para você! 

Com desenvolvimento econômico e planejamento, Belo Horizonte sempre foi uma cidade à frente do tempo. E é referência quando o assunto é urbanização, arborização e estruturação de ruas, junto a arquitetura moderna, mas que preserva construções históricas. Veja tudo que separamos de dicas para você sobre o que fazer em Belo Horizonte a seguir! 

  1. Lagoa da Pampulha
  2. Mercado Central
  3. Mirante do Mangabeiras
  4. Praça da Liberdade
  5. Centro Cultural Banco do Brasil
  6. Museu das Minas e do Metal
  7. Espaço do conhecimento UFMG
  8. Memorial Minas Gerais

Lugares para ir em Belo Horizonte

1- Lagoa da Pampulha

A Lagoa da Pampulha é o principal ponto turístico de Belo Horizonte, e não é para menos: a bela lagoa artificial foi construída entre os anos 1930 e 1940 para amortecer as enchentes nas proximidades do ribeirão Pampulha.

Além da Lagoa, as obras da região contam com atrações de reconhecimento internacional, como a Igreja de São Francisco de Assis e a Casa do Baile. As edificações modernistas da orla da lagoa, associadas à paisagem, formam o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, um dos mais representativos da arquitetura brasileira do século XX, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Se você quer um conselho sobre o que fazer em Belo Horizonte para aproveitar bem o seu passeio pela Pampulha, experimente alugar uma bicicleta no app Bike BH. São vários pontos de coleta na orla da lagoa. Então, aproveite toda a extensão da Avenida Otacílio Negrão de Lima, que circunda a lagoa, para explorar a região!

o-que-fazer-em-belo-horizonte

2- Mercado Central de Belo Horizonte

Um dos principais motivos que nos levam a visitar mercados são as comidas deliciosas que normalmente há neles, certo? E o Mercado Central de BH além de ser uma ótima pedida sobre o que fazer em Belo Horizonte  está mais do que bem servido nesse quesito, viu?! 

São muitos estabelecimentos que vendem os mais variados sabores de Minas: pão de queijo recheado (que não pode faltar), doces típicos, cachaças artesanais, queijos, temperos e o tradicional fígado acebolado com jiló. Deu pra sentir água na boca, né?

Outro grande destaque é sua coleção de bares clássicos! BH é conhecida como a capital de ótimos botecos, e o Mercado tem boas opções para você começar logo a petiscar! Aliás, recomendamos que você vá na hora do almoço e que faça sua refeição por lá mesmo, ok? Você vai ficar com gostinho de quero mais na boca! 

3- Mirante do Mangabeiras e arredores

Quer sair um pouco do roteiro básico da Pampulha e Mercado Central e buscar outras opções de o que fazer em Belo Horizonte? Aí vai: siga rumo à região do Parque da Serra do Curral e do Parque Municipal das Mangabeiras, os dois favoritos dos moradores. 

Saiba mais sobre o Mirante do Mangabeiras através do canal Blog Te Vejo Por Aí, disponível no Youtube.

Para começar bem a manhã, invista em uma das trilhas do Parque da Serra do Curral. O local conta com 400 mil m² de área verde e é repleto de trilhas e mirantes de onde é possível apreciar Belo Horizonte por ângulos diferentes. Prepare o fôlego e aproveite a vista!

À tarde, para relaxar, que tal aproveitar os espaços destinados ao lazer no Parque das Mangabeiras, que conta com 2,3 milhões de m² de área e é abraçado pela Serra do Curral? Depois de descansar, ao entardecer, vá ao Mirante do Mangabeiras (que não fica dentro do Parque) e veja como BH é lindamente cercada por intenso verde. 

E entre as opções sobre o que fazer em Belo Horizonte não podemos deixar de fora o pôr do sol no mirante, que é espetacular! Os mais corajosos podem até se aventurar em uma longa tirolesa de 800 metros que liga o Mirante do Mangabeiras ao Parque das Mangabeiras em trajeto que atinge até 100 km/h. Você toparia? 

E na mesma região, a Praça do Papa também é famosa pelo entardecer. Vale aproveitar o final de tarde também por lá.

 O que fazer em Belo Horizonte no setor cultural?

Belo Horizonte tem muita cultura e podemos provar! Confira abaixo alguns locais para visitar e apreciar um pouco de arte!

4- Praça da Liberdade 

Com jardins inspirados no Palácio de Versalhes, na França, a Praça da Liberdade abrigou durante muito tempo a sede do poder mineiro. É um dos espaços preferidos dos moradores da cidade para um tempo ao ar livre, como caminhada, piquenique, além de receber atividades culturais, e por isso não pode deixar de estar nessa lista sobre o que fazer em Belo Horizonte.

O local também é o ponto de partida para o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, onde cada prédio, que antes era usado pelas Secretarias de Estado, foi transformado em espaço cultural aberto à visitação. O circuito é composto por 17 instituições e você vai conhecer algumas delas aqui embaixo. Veja!

5- CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil está presente em várias capitais brasileiras, incluindo Belo Horizonte. Com exposições permanentes, intermitentes e eventuais, o CCBB é um lugar que conecta o passado, o presente e o futuro através de mostras de artes plásticas, livros, cinema e música.

O edifício que abriga o centro cultural também é uma atração à parte. A rica arquitetura reflete o estilo da época em que foi construído, na década de 1920, o auge do desenvolvimento da cidade de Belo Horizonte.

6- Museu das Minas e do Metal

Este é um dos museus prioritários para quem quer entender o desenvolvimento do estado mineiro, e também está no roteiro cultural quanto ao que fazer em Belo Horizonte. Inaugurado em 2010 e mantido pela Gerdau num prédio do Século XIX, o museu traz uma boa compreensão de conceitos de geologia, química, mineração e siderurgia.

A principal proposta desse museu é levar à quem visita conscientização sobre os impactos econômicos e sociais e o desenvolvimento que pode ser trazido pelo setor às cidades, às regiões e acima de tudo às pessoas que estão envolvidas no processo. Legal, não é?

7- Espaço do Conhecimento da UFMG

Mais uma das atrações para o que fazer em Belo Horizonte, no Circuito cultural da Praça da Liberdade, essa é uma opção para quem quer conhecer um pouco mais sobre itens científicos. Também inaugurado em 2010, hoje é mantido pelo governo estadual de Minas Gerais e pela UFMG com patrocínio da Unimed.

A principal atração desse espaço é o Terraço Astronômico, que possui um teto retrátil e permite a observação do céu por meio de telescópios. Para quem gosta de astronomia, não há opção melhor em BH, garantimos!

Veja os melhores bairros de Belo Horizonte para morar no Blog da Arbo.

8- Memorial Minas Gerais Vale

Este memorial mantido pela Vale S/A traz a importância das tradições, culturas e histórias do povo mineiro. Seu conceito traz três eixos fundamentais e principais em sua construção: unir a identidade do povo mineiro ao passado e ao futuro trazendo uma noção de onde se pode chegar sem esquecer o que já foi. 

Assim como a maioria dos museus do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, também está inserido num edifício histórico tombado como patrimônio artístico e histórico mineiro, e a sua construção ocorreu em 1897.

Veja um vídeo do canal da TV Balcão no YouTube sobre o Memorial Minas Gerais Vale, em Belo Horizonte:

Gostou das nossas opções sobre o que fazer em Belo Horizonte? Deixe aqui nos comentários e veja outros conteúdos sobre BH aqui no nosso Blog da Arbo!

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

melhores-bairros-de-belo-horizonte

Veja os melhores bairros de Belo Horizonte

Morar em Belo Horizonte é ter a sensação de estar no interior aconchegante, mas numa cidade grande. E isso é mais que impressão: é real! A cidade tem muitas qualidades que geralmente só se encontram no interior, somado às inovações e oportunidades que só uma cidade grande oferece.  Está pensando em morar nesse lugar incrível […]

hospitais-em-São-José-dos-Campos

Melhores hospitais em São José dos Campos 2021

Encontrar um bom serviço hospitalar é uma tarefa complexa. Por isso, criamos uma lista atualizada com os principais hospitais em São José dos Campos Quando planejamos nos mudar para um novo imóvel, avaliamos alguns pontos importantes da localização, como os comércios e as instituições de ensino das proximidades. Porém, um atributo importante para considerar durante […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *