24 de maio de 2022

Saiba o que fazer em Brasília!

o-que-fazer-em-brasilia

Caso esteja planejando se mudar para essa metrópole, ou vai passar alguns dias por lá, a trabalho ou a lazer, saiba que a capital do Brasil é uma cidade movimentada, e ter o que fazer em Brasília não é uma questão difícil de se resolver. 

Rica em sua arquitetura modernista, Brasília é uma cidade diferente em todos os aspectos. Ela é a única cidade moderna do mundo até agora a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Entre as suas atrações mais visitadas, estão os inúmeros projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer e urbanísticos de Lúcio Costa.

Um pouco da história de Brasília 

A Construção de Brasília aconteceu entre os anos de 1956 e 1960. A mudança da capital do Brasil, de Rio de Janeiro para o Planalto Central, exigiu grandes  recursos financeiros, tanto materiais quanto humanos. A cidade nasceu, de fato, quando o então presidente Juscelino Kubitschek decidiu planejar o município. 

Brasília, além de capital do Brasil, também é a sede do Distrito Federal, e hoje se destaca pelas construções modernas, cheias de curvas e ângulos surpreendentes. Os principais monumentos e edificações diferenciadas estão no Eixo Monumental, desta forma, fica muito fácil conhecê-los..

Por que morar em Brasília? 

Por ser a capital do país, o local recebe todos os anos milhares de pessoas de diversas regiões do Brasil, que decidem adotar  o lugar como um novo lar, e vão atrás de o que fazer em Brasília nos mais diversos setores. Boa parte de quem deseja morar na cidade, trabalha com atividades relacionadas ao Poder Público, mas há também quem busca o local por outros motivos. 

Se você quer saber se vale a pena fazer as malas e comprar passagem só de ida, é importante levar em conta diversos fatores, como a qualidade de vida, a oferta de serviços, e muito mais!

É legal também, antes de planejar a sua mudança, descobrir especialmente o que fazer em Brasília para ter uma vida tranquila, e que agregue à sua realidade. Por isso, continue por aqui que vamos te contar tudo neste post ! 

Como é a qualidade de vida em Brasília?

De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pela Mercer, companhia global voltada a recursos humanos, Brasília é a primeira do país no ranking de qualidade de vida, e a cidade se manteve no topo ao longo dos anos.Segundo o Estadão, alguns fatores contribuem para essa marca, como por exemplo, a longevidade da população, que vive em média 77 anos.  

E a capital promove uma série de facilidades para os moradores, como grande oferta de voos, o que facilita a ida de Brasília para diversas cidades do Brasil. Além disso, ela foi a primeira no país a ser completamente planejada,  tendo uma boa divisão de regiões e bairros entre a parte central e as cidades satélites, por exemplo, o que facilita a locomoção no município.  

Ah e se além de saber o que fazer em Brasília  você também adora ter acesso a algumas curiosidades sobre a cidade, lá vem uma: você sabia que a nomenclatura dos bairros e ruas da cidade seguem uma lógica de interpretação que não precisa de pontos de referência? Demais,  concorda?

A infraestrutura da cidade é um diferencial, tanto com recursos básicos como saneamento, saúde e educação, como com a demanda de estabelecimentos comerciais. O transporte público também atende todos os bairros, e um dos destaques é o metrô, que liga a região da Asa Sul, no Plano Piloto, até as cidades satélites mais afastadas.

Turismo: O que fazer em Brasília?

Morar em uma cidade que é considerada um Patrimônio Cultural da Humanidade é um privilégio, e isso também influencia na cultura e no turismo, uma vez que você terá um mar de possibilidades quando quiser sair da rotina e fazer um “tour” pelos principais pontos da região. E nós separamos alguns aqui que você precisa conhecer, olha só !

Conheça o Memorial JK

Se você quer conhecer a história de Juscelino Kubitschek, que foi presidente do Brasil (1956-1961) e idealizador de Brasília, a dica sobre o que fazer em Brasília é conhecer o Memorial JK. No lugar, você vai encontrar muitos objetos pessoais como a faixa presidencial, as medalhas, e o fraque que Juscelino Kubitschek usou em sua posse, e você ainda pode conferir a biblioteca pessoal do presidente e imagens da construção de Brasília. O memorial foi uma ideia de homenagem da esposa Sarah Kubitschek,  e também foi realizada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. 

Ter contato com a natureza

Brasília é uma cidade com muito verde, por isso há várias opções de lazer e atividades esportivas que envolvem a natureza na capital federal. Se você gosta de respirar ar puro enquanto caminha, por exemplo, há uma boa lista de opções de parques.

Se você quer praticar algum esporte, o Lago Paranoá também é um excelente lugar para esquecer um pouco dos problemas e sair da rotina, além de ter muito contato com a natureza. Prefere apreciar as belas cachoeiras ou ter um contato mais próximo com os animais? Ótimo… que tal o Jardim Zoológico? 

O local é uma das atrações turísticas mais visitadas pela população do Distrito Federal, e é também considerado um bem cultural que não podia deixar de estar aqui nas opções sobre o que fazer em Brasília .

O que fazer em Brasília pedalando

Gosta de pedalar e vai ficar sem muito tempo para conhecer todos os cartões-postais de Brasília? A nossa sugestão é que você curta, então, o Eixo Monumental. A grande avenida está no centro do Plano Piloto de Brasília e nela você pode conhecer alguns pontos turísticos e históricos pedalando pela ciclovia, o que acha?

Na mesma região há uma estação de bike para você alugar, mas se você estiver, por exemplo, no próprio Eixo Monumental pode também pegar a bike em um dos pontos que ficam na via. 

Outras opções

Mais uma dica sobre o que fazer em Brasília é visitar o Museu de Valores do Banco Central, que conta a história de uma série de curiosidades relacionadas ao dinheiro. Além dele, há também o Museu do Catetinho, que antes de se tornar museu, foi a residência oficial de JK durante a construção de Brasília.

Outro tipo de turismo encantador são as belíssimas construções religiosas. A primeira delas é a Catedral Metropolitana de Brasília, com seus 16 arcos de concreto que desafiam as leis da arquitetura idealizada por Niemeyer

Mais uma obra do arquiteto, a Igrejinha foi construída em formato de chapéu de freira, se tornando um dos maiores destaques da cidade. Outro atrativo ainda é a parede de azulejos de Athos Bulcão, um clássico na capital que vale muito a pena conhecer!

Shoppings de Brasília

Óbvio que neste post sobre o que fazer em Brasília  não pode ficar de fora um dos principais programas dos moradores: um passeio no shopping. A cidade conta com muitas possibilidades, mas separamos entre elas as  duas que são consideradas as melhores! Veja!

ParkShopping Brasília

Esse foi o  segundo shopping a chegar na capital. Possui as salas de cinemas Kinoplex e o Espaço Gourmet, com os principais restaurantes da cidade, como Pecorino, Barbacoa e Le Vin; além dos que estão por todo o shopping – Abbraccio, Dom Francisco, Outback, Madero, entre outros.

Iguatemi Brasília

Já a rede de shopping centers Iguatemi chegou na capital no ano de 2010 e não podia deixar de estar aqui entre as opções sobre o que fazer em Brasília , pois se tornou um dos shoppings mais conhecidos e prestigiados da capital.

Assim como o ParkShopping, o Iguatemi também conta com restaurantes prestigiados em Brasília, entre eles: Abbraccio, Divino Fogão, Gero, Outback e Pobre Juan. Além disso, lá você encontra lojas conhecidas mundialmente, e salas de cinema da rede Cinemark.

Agora vai ser fácil saber o que fazer em Brasília né? Ah! E não deixe de ler o conteúdo que a Arbo fez sobre os bairros nobres de Brasília

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

como-e-morar-em-curitiba

Como é morar em Curitiba? O que você precisa saber

Está de malas prontas rumo a capital do Paraná? Conheça a cidade que tem uma das maiores infraestruturas do Brasil  Uma das melhores infraestruturas do país, uma das maiores economias do Brasil, o maior PIB do Paraná e além de tudo, pertinho do litoral: você precisa experimentar morar em Curitiba! Já está pensando na possibilidade? […]

melhores-cidades-do-Paraná-para-morar

Veja as melhores cidades do Paraná para morar

O estado tem se tornado referência em todo país pela sua infraestrutura, e por isso, listamos as melhores cidades do Paraná para morar! O estado se destaca por excelentes indicadores de qualidade de vida e bem-estar, além de  ótimos números em saúde e educação. Emprego, saneamento básico e outros serviços essenciais à população também não […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *