27 de janeiro de 2022

Saiba o que fazer em Campinas

o-que-fazer-em-campinas

Não sabe o que fazer em Campinas? Confira diversas opções de lazer e sai o que fazer para curtir essa cidade!

Campinas é a 11ª cidade mais rica do Brasil, de acordo com um ranking elaborado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). E, por estar em uma colocação tão boa, você já deve imaginar que tem muito o que fazer em Campinas para se divertir. 

Você sabia que Campinas é considerada por muitas pessoas a metrópole do interior de São Paulo? Uma cidade tão especial que têm opções de lazer como uma cidade grande! Vamos conhecê-las?

Quando você procura o que fazer em Campinas encontra milhares de opções como construções históricas, parques, lagos, teatros, restaurantes, shoppings e cafés. Então, para te ajudar a escolher o que fazer, fizemos uma lista com vários locais que você não pode deixar de conhecer.

Observatório Municipal Jean Nicolini

O Observatório Jean Nicolini foi inaugurado no ano de 1977 e recebe mais de 12 mil visitas por ano. O local é perfeito para admirar o céu, pois têm inúmeros telescópios e uma localização privilegiada. 

Quem foi Jean Nicolini

O nome Jean Nicolini foi adicionado em 1992, em homenagem a um grande entusiasta da divulgação da ciência astronômica no Brasil. Ele foi o fundador da sociedade civil Observatório do Capricórnio, uma entidade que utilizava o espaço do Observatório Municipal para sua atuação. 

O primeiro observatório municipal do Brasil

Além de ser um espaço incrível, a sua história também é especial. O local foi o primeiro observatório municipal do Brasil. Além disso, ele também é pioneiro em ofertar atividades educativas regularmente.

O Observatório Jean Nicolini fica na Estrada do Capricórnio – Serra das Cabras.

Pico das Cabras

O Pico das Cabras é uma das mais incríveis atrações turísticas da cidade. Os aventureiros que procuram o que fazer em Campinas, vão adorar! O local fica a 34 quilômetros do centro da cidade e a 1.080 metros de altitude.

Por lá você pode fazer trilhas pela mata nativa, caminhadas e até rapel, acompanhado de um instrutor, é claro. O clima na região é sempre agradável e mais gelado, por conta da altitude. Então, a dica é sempre levar um agasalho. 

Além dos esportes radicais, o Pico das Cabras também é ótimo para um programa tranquilo, em família. Você consegue ter uma privilegiada vista panorâmica da cidade, fazer piqueniques e até curtir o pôr do sol. Uma delícia!

Catedral Metropolitana de Campinas

o-que-fazer-em-Campinas

Outra dica sobre o que fazer em Campinas é visitar a Catedral Metropolitana. O ponto turístico religioso foi inaugurado em 1883 como um santuário dedicado à Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. 

A sua construção, que durou mais de 60 anos, utilizou técnica de taipa de pilão – um processo feito com barro. O interior da Catedral segue o estilo barroco baiano e conta com um minucioso trabalho de talha em madeira. Já a fachada compõe o estilo neoclássico.

A Catedral Metropolitana de Campinas é tombada pelo Conselho de defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas. 

Estação Cultura

o-que-fazer-em-Campinas

Se você curte espaços cheios de história, então precisa conhecer a Estação Cultura. O local foi construído onde antes ficava a estação ferroviária central da cidade de Campinas. 

O local foi inaugurado em 1872 e tombado como Patrimônio Histórico e Cultural em 1982. A estação ferroviária levou seus últimos passageiros em março de 2001, quando foi desativada. 

A transformação do espaço em um local cultural aconteceu em 11 de agosto de 2002, exatamente 130 anos após ter sido realizada a viagem inaugural da estação. 

O lugar é uma excelente escolha sobre o que fazer em Campinas, afinal ele abriga um palco de apresentações artísticas diversas. Uma das mais famosas é a Virada Cultural Paulista, mas também ocorrem eventos alternativos e encontros de food trucks. 

A Estação Cultural fica na rua Largo Macheral Floriano, s/n – Centro. Vale à pena a visita! 

Lagoa do Taquaral

o-que-fazer-em-Campinas

Outra dica muito legal sobre o que fazer em Campinas é curtir um passeio pela Lagoa do Taquaral. Fundada em 1972, a Lagoa hoje oferece várias opções de lazer para toda a família. 

É possível andar de pedalinhos e, durante o passeio conhecer uma réplica de uma das caravelas de Pedro Álvares Cabral e apreciar um show de águas dançantes especial! 

Ao redor da lagoa principal você encontrará bosques para fazer piqueniques, um grande viveiro de pássaros, aparelhos de ginástica, playgrounds, lanchonete e um percurso de três quilômetros de bondinho. 

lá ainda é possível encontrar a Concha Acústica Auditório Beethoven, o Museu Dinâmico de Ciências, o Planetário, um relógio solar, um ginásio de esportes. O Balneário Municipal também faz parte da Lagoa Taquaral. Você vai adorar as três piscinas, pista de cooper, entre diversas outras opções tem até um kartódromo. É diversão garantida para toda a família!

Se você está em dúvida sobre o que fazer em Campinas, passeios diurnos são excelentes alternativas para um passeio agradável. Porém, se você está em busca de opções para curtir a noite com os amigos, veja abaixo, temos opções incríveis!  

O que fazer em Campinas durante a noite?

Além de todos os pontos turísticos que apresentamos para fazer durante o dia, existem opções noturnas excelentes. Você faz o tipo que adora curtir a night? Vem com a gente. 

Zin’Bar 

Se você gosta de MPB, rock ou jazz, o Zin’Bar é a melhor pedida! O espaçoé ideal para reunir os amigos, curtir uma boa música e se deliciar com os maravilhosos petiscos servidos no bar. 

E não pára por aí: você também encontra uma varanda gourmet, lounge e mesa de bilhar para se divertir. Se você ficou com vontade de conhecer o Zin’Bar, ele fica na rua Doutor Oswaldo Cruz, 588 – Jardim Nossa Senhora Auxiliadora. 

Agora se a sua praia é a música sertaneja, temos o local ideal para te indicar. 

Folks Pub Sertanejo

Está atrás do que fazer em Campinas e gosta de música sertaneja? O Folks Pub Sertanejo é aquele barzinho com uma programação especial! Por lá diversas duplas sertanejas se apresentam para animar o público. Boa música, bebida gelada e petiscos bem gostosos te esperam por lá! O bar fica na rua Américo Brasiliense, 547 –  Cambuí. 

Quer saber mais sobre os bares de Campinas? Acesse esse conteúdo especial que preparamos em nosso blog.

O que fazer em Campinas para se alimentar bem?

Agora, vamos combinar uma coisa: uma cidade só é boa se ela consegue te alimentar bem? Não é verdade? Brincadeira à parte, conheça agora alguns dos melhores restaurantes do município. 

Restaurante Banana Café

O restaurante Banana Café tem um ambiente descontraído que oferece uma ótima experiência gastronômica. O local tem uma decoração casual e aconchegante com varandas e decks com uma vegetação marcante! 

O cardápio conta com uma grande variedade de aperitivos, sanduíches, entradas, carnes e deliciosos drinks! A visita vale à pena. Ele fica na rua General Osório, 2090 – Cambuí. 

Restaurante Don Manuel

E que tal conhecer ou apreciar pratos típicos de Portugal?  Essa é uma ótima dica sobre o que fazer em Campinas: o restaurante Don Manuel. 

Inaugurado em 2002, o espaço é especializado em comida portuguesa e o ambiente tem uma decoração elegante que conta, inclusive, com um salão para a realização de festas e eventos. O restaurante é muito procurado para a realização de casamentos e eventos privados. 

O Don Manuel fica na rua Doutor Emílio Ribas, 1137 – Cambuí. 

Mas se você prefere comida brasileira, sem problemas, temos a dica certa sobre o que fazer em Campinas. 

Estação Marupiara

O restaurante Estação Marupiara é especializado em gastronomia brasileira! Por lá eles mesclam o sabor tradicional com uma pitada de contemporâneo. Criado em 2005, ele está instalado em um casarão do século 19, que é tombado pelo Patrimônio Histórico.

O ambiente é decorado com diversos objetos garimpados pelo país, uma atração a parte. O cardápio oferece pratos autorais e algumas releituras. Além disso, também são realizados eventos, como música ao vivo e cinema na mesa, garantindo os melhores entretenimentos. Quer conhecer? Ele fica na rua Manuel Saturnino do Amaral, 29 – Joaquim Egídio.

Se você quer saber mais sobre a cidade de Campinas, assista o vídeo Como é morar em Campinas – melhores cidades do Brasil, do Canal Pet na Estrada – Família Livre, disponível no YouTube:

O que achou deste conteúdo?

E aí, curtiu esse post? Tem muito o que fazer em Campinas e, sem dúvidas uma das opções vai te deixar apaixonado! Deixe nos comentários o que mais você gostaria de fazer em Campinas.

E se você está pensando em mudar para Campinas e quiser mais dicas sobre a cidade, confira vários outros posts especiais que preparamos para você no Blog da Arbo Imóveis

Se você quiser saber mais sobre as principais dúvidas dos consumidores envolvendo o mercado imobiliário, acesse a Central de Ajuda da Arbo!

E para você que está querendo morar em Campinas, acesse o Portal da Arbo para ficar por dentro dos melhores imóveis disponíveis para venda e locação na cidade. Acesse!

Postagens relacionadas

melhores escolas particulares e municipais em londrina

Veja as melhores escolas particulares em Londrina

Saiba mais sobre as melhores escolas particulares e municipais em Londrina e quais critérios levar em conta para escolher a melhor para matricular o seu filho A cidade de Londrina é muito conhecida como uma cidade universitária, por possuir uma grande variedade de universidades e estudantes. Porém, a cidade não se destaca só na categoria […]

apartamento no Cabral

Apartamento no Cabral: o que saber antes de ir para o bairro?

Está procurando um apartamento no Cabral? Veja tudo que esse belo bairro tem a oferecer para você e sua família! Se você está a procura de um apartamento no Cabral, já deve saber que esse é um dos bairros mais disputados de Curitiba. Com centenas de estabelecimentos comerciais, prédios de alto padrão e uma infraestrutura […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *