18 de abril de 2024

O que fazer em Curitiba: veja a lista!

o-que-fazer-em-curitiba

A capital paranaense oferece inúmeras opções de lazer e entretenimento a moradores e turistas. Aqui nós mostramos os lugares que você não pode deixar de conhecer!

Capital do Paraná, Curitiba é o município mais populoso do estado e de toda a região Sul do Brasil, com cerca de 1,9 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2020. Com tantos moradores e também turistas, você deve imaginar opções não faltam quando o assunto é o que fazer em Curitiba, não é mesmo?!

Se você busca por pontos turísticos incríveis, shoppings movimentados, baladas e restaurantes renomados, e museus conhecidos internacionalmente, e claro, coisas para fazer, Curitiba é o lugar certo e você vai encontrar tudo que você precisa saber no blog da Arbo

Se você já visitou o município ao menos uma vez, deve ter conhecido pelo menos alguns dos pontos turísticos mais famosos. Contudo, com certeza não deve ter tido tempo de conhecer todas as atrações da capital. 

Por isso, se você planeja voltar à cidade, visitá-la pela primeira vez ou mesmo se mudar para a capital, não se preocupe: você jamais ficará sem ter o que fazer em Curitiba.

Alguns pontos turísticos de Curitiba

Se você planeja ir a Curitiba para conhecer antes de arrumar as malas rumo à capital, precisa conhecer alguns de famosos pontos turísticos da cidade. Abaixo estão listados três que você não pode deixar de incluir no roteiro de viagem:

O que fazer em Curitiba: veja a lista!

Jardim Botânico

É claro que o Jardim Botânico é o primeiro item desta lista. Inspirado no Palácio de Cristais, de Londres, na Inglaterra, esse ponto turístico é o verdadeiro cartão postal da capital e deve estar entre os primeiros itens de sua lista do que fazer em Curitiba.

E se você ainda não tem uma foto na bela estufa de vidro do espaço, vale a pena visitar. Além disso, aconselhamos que você não deixe de conhecer as fontes e os jardins geométricos desse ponto turístico da capital. 

O que fazer em Curitiba: veja a lista!

Ópera de Arame

A arquitetura contemporânea da Ópera de Arame não pode deixar de ser vista de perto. Se você busca o que fazer em Curitiba, o teatro, construído com tubos de aço e estruturas metálicas sobre um lago, permite que o turista ou que o novo morador conheça um espaço cercado pela natureza e pela história.

o-que-fazer-em-curitiba

Torre Mercês – Torre Panorâmica de Curitiba

Com 109 metros de altura, a Torre Panorâmica de Curitiba, também conhecida como Torre Mercês e Torre Telepar, é conhecida por oferecer a seus visitantes a oportunidade de observar a capital paranaense em um ângulo de 360º. 

Além de funcionar como mirante da cidade, a torre é um importante suporte antenas que fazem a interligação telefônica entre a região Sul do Brasil e países vizinhos, como Argentina e Paraguai. Ela com certeza é uma grande dica sobre o que fazer em Curitiba!

o-que-fazer-em-curitiba

Palácio Avenida

Inaugurado em 1929, o Palácio Avenida se consagra como um dos primeiros edifícios de grande porte da capital paranaense. Além de abrigar uma agência bancária e seu setor administrativo, comporta o Auditório Bamerindus, palco de diversas atividades culturais na capital. O “Natal na Avenida”, um dos shows natalinos mais conhecidos do Brasil, acontece no Palácio.

Vida noturna em Curitiba

Se você é apaixonado pela vida noturna, o que não faltam são alternativas do que fazer em Curitiba.

O que fazer em Curitiba: veja a lista!

Batel

Considerado um dos bairros mais luxuosos da capital paranaense, o Batel abriga as primeiras casas noturnas e os primeiros bares a surgirem no município. Hoje, turistas e moradores vão a restaurantes, boates e baladas para um happy hour, uma noite de curtição ao som de variados estilos musicais e muito mais.

A avenida Vicente Machado, uma das mais famosas do bairro, é um dos pontos mais animados e badalados da noite curitibana e abriga restaurantes e casas noturnas famosas em todo o País, como: o Hard Rock Café, o Taco El Pancho e o Sheridan’s. Neste bairro movimentado, você com certeza encontrará o que fazer em Curitiba!

O que fazer em Curitiba: veja a lista!

Rua Itupava

Localizada no bairro do Alto da XV, a rua Itupava se tornou um verdadeiro roteiro gastronômico para quem busca gastronomia em Curitiba. O local é conhecido por comidas e bebidas baratas, mas deliciosas e, por isso, deve entrar já no seu roteiro do que fazer em Curitiba.

E se você pensa que irá encontrar apenas chopp, hambúrguer e batata frita, está muito enganado: a rua abriga diversos estabelecimentos com produção local de cerveja artesanal, além de restaurantes especializados na gastronomia de inúmeros países do mundo, como Tailândia, Itália, China e muito mais.

O que fazer em Curitiba: veja a lista!

Largo da Ordem

Se o que você procura são bares – tradicionais ou contemporâneos, não pode deixar de visitar o Largo da Ordem. Concentrados bem ao lado do Centro Histórico de Curitiba, os estabelecimentos são conhecidos pela boa e gelada cerveja e pelas porções e petiscos.

E se a sua lista sobre o que fazer em Curitiba incluir visitar as casas noturnas da capital paranaense, você não pode deixar de conhecer o Bar do Alemão – chamado de Schwarzwald -, onde o tradicional chopp Submarino é servido.

O que fazer em Curitiba se você gosta de arte

Se você gosta de arte, não faltam opções para você do que fazer em Curitiba. Abaixo, você encontra dois locais que não podem ficar de fora do seu roteiro turístico.

O que fazer em Curitiba: veja a lista!

Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)

Se você busca o que fazer em Curitiba, precisa conhecer o Museu da Imagem e do Som do Paraná, situado no Centro da capital. Criado em 1969, o MIS-PR é o segundo mais antigo do País a ter um acervo com mais de um milhão de itens. 

O principal objetivo do espaço é preservar e divulgar a história e as memórias do audiovisual paranaense. Para quem ama fotografia, rádio, cinema e televisão, o museu é o espaço perfeito!

O que fazer em Curitiba: veja a lista!

Museu Ferroviário

Localizado no Shopping Estação – antiga Estação Ferroviária de Curitiba -, o Museu Ferroviário é um verdadeiro resgate histórico de parte da cultura da capital. Ao abrigar mais de 600 peças e mobiliários, o Museu conta com objetos singulares e curiosos, como fechaduras, luminárias e até mesmo um livro que era utilizado na contabilidade da antiga Estação.

O que fazer em Curitiba se você gosta da natureza

Os amantes da natureza também não ficam sem ter o que fazer em Curitiba. As opções de lazer ao ar livre na capital são inúmeras, mas nós separamos as três principais que você não pode deixar de conhecer.

o-que-fazer-em-curitiba

Parque Regional do Iguaçu – Zoológico

Um dos maiores parques urbanos do Brasil, o Parque Regional do Iguaçu está localizado na região Sudeste de Curitiba e foi inaugurado com o objetivo de preservar a fauna e a flora dos fundos de vale do Rio Iguaçu. 

Sobre o Parque

Com mais de 14 quilômetros de extensão, é dividido em diversos setores, tais como: náutico, onde os visitantes podem praticar remo; esportivo, formado por quadras e estádios; bosques e pomares e, também, o zoológico.

O Zoológico Municipal de Curitiba ocupa uma área de 530 mil metros quadrados e abriga mais de mil animais de 80 espécies diferentes. Com isso, é considerado um dos principais centros de pesquisa do País.

o-que-fazer-em-curitiba

Bosque Alemão

Criado para homenagear os imigrantes alemães da capital paranaense, o Bosque Alemão é um dos melhores pontos de Curitiba para se observar a cidade. A vista do mirante impressiona turistas e moradores pela beleza – urbana e natural. São mais de 38 mil metros quadrados de área verde e diversos espaços para visitação, como o Oratório Bach e a Praça da Cultura Germânica. Não deixe que este ponto turístico fique de fora da sua lista do que fazer em Curitiba.

o-que-fazer-em-curitiba

Parque Tingui

E as opções sobre o que fazer em Curitiba não param por aí: além da natureza, o Parque Tingui oferece a turistas e moradores um encontro com a história da capital paranaense. Criado em homenagem aos povos indígenas que vivam no território, possui entrada gratuita e é bastante querido por moradores e turistas.

Além de pistas de corrida e de espaços de contato com a natureza, o ponto é palco do Memorial Ucraniano, inaugurado em 1995 e construído em homenagem aos imigrantes ucranianos do município.

O que fazer em Curitiba se você quer se jogar nas compras

Além de vida noturna agitada, passeios históricos e contato com a natureza, Curitiba oferece excelentes opções para que, do que fazer na capital – quer se jogar nas compras.

o-que-fazer-em-curitiba

Mercado Municipal

Além de ponto turístico da capital paranaense, o Mercado Municipal é parada obrigatória para moradores e turistas que desejam encontrar ingredientes selecionados para suas receitas. Frutas, legumes, peixes, temperos… Você pode ter uma certeza: seja qual for a sua necessidade, haverá um vendedor pronto para atendê-la!

Para este passeio ficar ainda melhor, nossa dica é: vá bem cedo ao Mercado Municipal e, além de fazer suas compras, tome o tradicional café paranaense.

o-que-fazer-em-curitiba

Feira do Largo da Ordem

E a nossa lista sobre o que fazer em Curitiba termina com a tradicional Feira do Largo da Ordem, que acontece todos os domingos. Com expositores diversos, o espaço é perfeito para quem gosta de artesanato e de cultura. 

O que você achou deste conteúdo?

Neste texto, mostramos algumas opções do que fazer em Curitiba. Contudo, com tantos lugares incríveis que não foram citados, não nos resta dúvidas de que visitar ou morar em Curitiba pode ser uma experiência incrível.

O que você achou das nossas dicas sobre o que fazer em Curitiba? Aqui no blog da Arbo você pode descobrir tudo sobre a capital paranaense, como os melhores bairros para se morar, as melhores escolas e universidades e muito mais.

E se você quer saber sobre outras cidades do Brasil, aqui é o lugar certo! Acompanhe nosso blog para conhecer tudo a respeito do município antes de se mudar.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

bares-em-são-josé-dos-campos

Os 5 melhores bares em São José dos Campos

Quer ter uma noite intensa e agitada? Então veja os principais bares em São José dos Campos  Além de ser um importante pólo tecnológico, São José dos Campos é conhecida por seus bares, que costumam entreter e agitar as noites dos moradores. Entretanto, se você é novo na cidade ou está procurando uma casa para […]

Conheça os bairros seguros de Maringá

Conheça os bairros seguros de Maringá

Antes de escolher seu imóvel em uma das cidades mais arborizadas do Paraná, confira a lista dos bairros seguros de Maringá. Localizada no norte do Paraná, Maringá é a terceira maior do estado e se destaca pela qualidade de vida oferecida aos moradores. Segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *