28 de março de 2024

O que fazer em Guarulhos: Veja a lista!

o-que-fazer-em-guarulhos

Guarulhos é muito mais do que você imagina. Fique com a gente que te mostraremos o que fazer nessa cidade!

Muito conhecida pelo aeroporto internacional, Guarulhos é a segunda cidade mais populosa de São Paulo, e tem muito mais a oferecer! Se você está de mudança para essa grande cidade, descubra tudo sobre o que fazer em Guarulhos.

Neste artigo você vai conferir:

Você conhece Guarulhos?

Fundado em 1560, o município possui hoje uma população estimada em quase 1,4 milhões de habitantes segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com 319,2 quilômetros quadrados, você não vai ficar sem ter o que fazer em Guarulhos e cair na rotina: a cidade conta com diversas opções de lazer para você! 

A cidade foi um dos primeiros municípios do Brasil a atuar na mineração de ouro. A região apresenta uma importância histórica e cultural e é conhecida no país inteiro.

Hoje em dia, Guarulhos conta com vários bens e patrimônios tombados, que abordam o desenvolvimento da trajetória da cidade desde a sua inauguração. E esses importantes empreendimentos também constituem a estrutura dos bairros mias seguros da cidade.

Se você acredita que Guarulhos é um município cinza por estar estabelecido ao lado da capital paulista, você está enganado. Isso porque um terço do território da cidade é tido pela presença da fauna e da flora da Mata Atlântica!

Veja um pouco da cidade de Guarulhos no vídeo Guarulhos SP, conheça Guarulhos, a maior cidade de SP do canal Cidades do Mundo, disponível no YouTube:

Agora que você já conhece um pouco Guarulhos, vamos falar o que você pode fazer durante o dia e durante a noite na cidade.

O que fazer em Guarulhos durante o dia

A cidade de possui muitas alternativas de passeios durante o dia que que podem ser feitos com toda a família. O Parque Estadual da Cantareira Núcleo Cabuçú é um deles, vamos conhecer?

Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Cabuçú

O Parque Estadual da Cantareira é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral que compreende uma boa parte da Serra da Cantareira. O núcleo Cabuçú, em Guarulhos, é o mais recente de todos. Foi criado em 2008 e corresponde a um terço da área total do parque.

Se você está em busca do que fazer em Guarulhos, saiba que o parque conta com algumas trilhas muito legais:

Trilha do Sagui com 730 metros, ao fazer essa trilha é possível ver um antigo forno de produção de carvão vegetal e vários cursos d’água.

Trilha da Cachoeira: com 5.200 metros essa trilha possui alguns percursos mais íngremes. No final, o visitante é presenteado com uma linda cachoeira.  

Trilha da Jaguatirica: com 1000 metros de extensão, essa trilha é composta por uma vegetação exótica, com a presença de pinheiros e bambu. É uma opção excelente para educação ambiental.

Trilha do Tapiti: em seus 250 metros de extensão, é possível contar com a presença de muitas araucárias e cabuçús, espécie que dá nome ao núcleo.  

Recanto Municipal da Árvore – Bosque Maia

o-que-fazer-em-guarulhos

Outro excelente lugar para colocar na sua lista sobre o que fazer em Guarulhos é o Recanto Municipal da Árvore, popularmente conhecido como Bosque Maia. Inaugurado em 1972, ele é tombado como patrimônio público municipal.

Pulmão da cidade 

Com seus 170 mil metros quadrados, o bosque é considerado o “pulmão da cidade”, pois concentra a maior área verde do município.  O local oferece pistas de caminhada com três quilômetros, trilhas, quatro quadras poliesportivas, quadra de capoeira, pista de skate, espaço para bicicross, academia ao ar livre e um campo de areia.

No recanto, você vai contemplar um lindo lago artificial com uma ponte e diversas nascentes. Além do belo show de natureza, existe também um Centro de Educação Ambiental (CEA), local para exposições de arte, um orquidário e diversos outros eventos de educação ambiental.

Você gosta de animais? Temos uma boa opção para você incluir na sua lista de o que fazer em Guarulhos durante o dia: já conhece o zoológico de Guarulhos?

Zoológico Municipal de Guarulhos             

Mais de 400 animais 

Com mais de 400 animais de 100 espécies diferentes, o Zoológico de Guarulhos tem uma área de 70 mil metros quadrados e uma flora que reconstitui a vegetação típica da Mata Atlântica.

Localizado na Avenida Doná Glória Pagnonceli, 344, Jardim Rosa de Franca, a estrutura do Zoológico conta com cinco lagos, as áreas de exposição, de tratamento de animais com clínica veterinária, a para piquenique e o Museu de Ciências Naturais de Guarulhos, com um acervo de mais de 450 itens. Vale a pena conhecer!

Já se você gosta de turismo religioso, então precisa adicionar a Catedral Nossa Senhora da Conceição na sua lista sobre o que fazer em Guarulhos! 

Catedral Metropolitana de Guarulhos

Fundada em 1665, a Catedral Metropolitana de Guarulhos, ou Catedral Nossa Senhora da Conceição é a sede da diocese de Guarulhos. Apesar de sofrer várias alterações, a arquitetura barroca ainda pode ser identificada. 

Curiosidade sobre a Catedral 

Você sabia que a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que dá nome à Catedral, está envolvida em uma polêmica? 

Isso se dá por conta de que alguns documentos registram que a imagem é tão antiga quanto a paróquia. Mas outros papéis mostram ela foi trazida de Portugal em 1923.

Agora que você já tem dicas sobre o que fazer em Guarulhos durante o dia, está pronto para a programação noturna? Nós vamos te ajudar! 

O que fazer em Guarulhos à noite

Gosta de uma vida noturna agitada? Se você está buscando o que fazer em Guarulhos durante a noite, confira as dicas da Arbo para deixar suas noites mais animadas! Vamos lá?

Jantar de negócios? Os melhores restaurantes!

Se você precisa fazer aquele jantar de negócios especial, aqui vai uma dica de lugar com ambiente agradável e moderno: a Forneria Capannone. 

Restaurante italiano, a Forneria oferece massas deliciosas e uma carta de vinhos variada para todos os gostos! 

Já se você prefere a cozinha japonesa, o Jun Japanese Food tem rodízio de sushis e sashimis e diversos outros pratos deliciosos. Uma excelente escolha que você precisa colocar na sua lista do que fazer em Guarulhos!  

Bares para fazer aquele Happy Hour

Quando ouviu o que fazer em Guarulhos pensou em Happy Hour? Encontrar um bar para  happy hour na cidade é uma tarefa fácil! Guarulhos é repleta de bares e pubs, e se você é um bom apreciador de happy hour, com certeza vai se encontrar em vários deles! 

E para te ajudar nessa tarefa árdua de encontrar um bar para happy hour na cidade, nós separamos alguns aqui para você:

Água Doce Cachaçaria

Gosta de cachaças? Na Água Doce Cachaçaria você vai encontrar uma grande variedade de cachaças e coquetéis. E os petiscos não ficam longe: também são bem recomendados por quem já provou! A Água Doce Cachaçaria fica na rua Tapajós, 222 – Jardim Barbosa.

Adega 33

Já para os amantes de música brasileira uma dica forte sobre o que fazer em Guarulhos: a Adega 33.

O bar de música brasileira tem em seu repertório MPB e samba de raiz. E uma boa feijoada aos sábados é tradição e não pode faltar! O endereço da Adega 33 é Rua Tapajós, 120 – Jardim Barbosa.

WeissBier

Se o que toca mesmo seu coração é o bom e velho rock, a melhor sugestão é o WeissBier. Por lá, além de ouvir o melhor do rock, você ainda terá um saboroso cardápio e atendimento de primeira! Vale a pena conhecer. Ele fica na Avenida Suplicy, 60 – Santa Mena.

E nós não esquecemos dos casais! Quer uma noite romântica? Veja uma lista especial dos melhores locais para momentos a dois. 

O que fazer em Guarulhos – para casais: lugares para uma noite romântica

Para os casais que procuram o que fazer em Guarulhos, também existem diversas alternativas de locais especiais. Vamos conhecê-los?

Sala VIP Cinépolis

Nada como curtir um cineminha com o “mozão”, não é verdade? Em Guarulhos a melhor opção é assistir a um filme na Sala VIP do Cinépolis. As poltronas por lá são separadas em duplas, inclinam em 180° e são distantes uma das outras.

O cardápio também é especial: é servido de lanches até espumantes. O Cinépolis fica no Parque Shopping Maia, na Avenida Bartholomeu de Carlos, 230 – Jardim Flor da Montanha.

Cantina Giovanni

A Cantina Giovanni é o lugar ideal para você ter aquele jantar romântico. Além de ser um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, por lá o cardápio segue os padrões das melhores cantinas da Itália: é uma ótima dica sobre o que fazer em Guarulhos para casais! 

No cardápio, a nossa pista é experimentar a Lasagna Baggio, um dos pratos mais pedidos: ele leva presunto, mozzarella, champignon e carne ao molho rosê. Para acompanhar, um dos deliciosos vinhos da variada carta que o local oferece.

E aí, o que achou deste conteúdo?

O município tem inúmeros encantos e diversas possibilidades de lazer. Uma delas com certeza vai te deixar apaixonado! Deixe nos comentários qual lugar você mais gostou.

E, se você precisa de uma ajuda para encontrar o local ideal para morar em Guarulhos, acesse o site da Arbo Imóveis agora mesmo. Lá você confere diversas opções de imóveis para venda e locação, disponíveis em todo o Brasil.

Saiba também tudo sobre a cidade como os melhores bares e restaurantes, os melhores bairros e as melhores universidades em Guarulhos no Blog da Arbo!

Você também pode acessar a Central de Ajuda da Arbo e ficar por dentro das principais dúvidas relacionadas ao mercado imobiliário. Acesse!

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

custo-de-vida-em-florianopolis

Saiba o custo de vida em Florianópolis

A famosa Ilha da Magia tem esse nome não é à toa. A cidade é linda, ela conta com muitas belezas naturais, tanto beira-mar quanto em praias e trilhas. Mas você sabe qual é o custo de vida em Florianópolis? Floripa é uma das melhores cidades para morar no Brasil, e com isso o custo […]

Os 3 melhores supermercados em Ribeirão Preto

Os 3 melhores supermercados em Ribeirão Preto

Confira os principais supermercados em Ribeirão Preto para você economizar com as compras do mês  Morar em Ribeirão Preto é sinônimo de viver com praticidade. Isso porque a cidade oferece uma ótima infraestrutura e está próxima de excelentes vias. Entre tantas qualidades que a região possui, os supermercados em Ribeirão Preto se destacam pela eficiência […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *