19 de abril de 2024

O que fazer em São José dos Campos?

o-que-fazer-em-São-José-dos-Campos

Vai se mudar para a quinta cidade mais populosa de São Paulo e não sabe como se divertir? Então, veja o que fazer em São José dos Campos!

Situada no interior de São Paulo, São José dos Campos é uma cidade com cerca de 730 mil habitantes. Além disso, é o 5° município mais populoso do estado, segundo dados de 2020, coletados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O local é conhecido por possuir grandes referências aeronáuticas, como a fabricante de aviões Embraer e o Memorial Aeroespacial Brasileiro. Além disso, a cidade abrange o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), uma instituição de ensino superior pública da FAB (Força Aérea Brasileira), vinculada ao DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).

Veja o vídeo São José dos Campos – Drone pela cidade do canal FilmeAr DroneWorks, disponível no YouTube:

Entretanto, se você pensa que a cidade só aborda a área de aeronáutica e aeroespacial, está muito enganado. A região dispõe de ótimos lugares para visitar com a família e com os amigos. Neste artigo você vai ver os melhores roteiros em São José dos Campos:

Parques divertidos

Pensando nisso, selecionamos dois dos cinco melhores parques de São José dos Campos. Portanto, vale a pena conhecer esses locais arborizados que proporcionam alta qualidade de vida para quem reside nas proximidades.

Parque Ribeirão Vermelho

O Parque Ribeirão Vermelho possui cerca de 250 mil m² e está situado na zona oeste de São José dos Campos. O espaço tem como objetivo a proteção ambiental dos recursos naturais presentes no local. 

O ambiente conta com duas piscinas verticais, formadas por muitos jatos que surgem do solo e que permitem um banho animado e prazeroso aos visitantes. Além disso, o parque dispõe de parquinho para as crianças, pista de skate, academias ao ar livre e quadras poliesportivas.

O Parque Ribeirão Vermelho está situado na avenida Maria de Lourdes Friggi, sem número, no bairro Urbanova e é um ótimo roteiro em São José dos Campos.

Parque Alberto Simões

O Parque Alberto Simões é direcionado para o público que gosta de esportes radicais e, por isso, dispõe de diversas atrações que envolvem aventura e coragem para se arriscar durante as atividades. O ambiente tem 125 mil m² de extensão e está próximo de excelentes escolas e faculdades de São José dos Campos.

O espaço é apelidado de Parque Boa Vista e possui várias pistas, como de BMX, skate e patins. Outro diferencial é que o parque está rodeado por pinheiros que, de modo indireto, proporcionam aos moradores e visitantes uma vista belíssima. Veja o vídeo do canal Drone Inspecto SJC, disponível no YouTube.

O local também conta com academias ao ar livre, pista de caminhada, arborismo, tirolesa e uma parede de escalada com nove metros de altura. O Parque Alberto Simões está situado na avenida Pico das Agulhas Negras, número 112, no bairro Altos de Santana. 

Parque aquático Thermas do Vale

O Parque aquático Thermas do Vale é um excelente parque para você passear com seus amigos e sua família, principalmente no verão, em que uma piscina faz toda diferença.

O parque Thermas do Vale fica aberto de quarta a sexta -feira das 09h às 17h e está localizado na Avenida Lineu de Moura, nº 205, no bairro Urbanova em São José dos Campos. O estacionamento do parque é pago e o valor para tanto carros quanto motos é R$15.

Os ingressos para o parque podem ser comprados com antecdência de forma online e você pode levar alimentos para as dependências do Parque Thermas do vale, entretanto, objetos de vidro são proibidos.

Agora que você descobriu um pouco mais sobre os melhores parques de São José dos Campos, veja também alguns museus para você visitar com sua família. Acompanhe!

Museus também estão na lista para o que fazer em São José dos Campos

Se você é interessado em história, vai gostar de conhecer os museus de São José dos Campos. A cidade desfruta de um grande repertório cultural e, por isso, trouxemos três delas. Confira:

Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra foi criado em 2007 por uma ação da prefeitura junto com a Fundação Cassiano Ricardo. O ambiente está situado na Capela Nossa Senhora Aparecida de São José dos Campos e é um patrimônio histórico tombado pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural).

O espaço possui a finalidade de oferecer um grande acervo, como oratórios, livros, imagens e objetos litúrgicos. As exposições do Museu da Arte Sacra possuem peças datadas do século XVIII ao século XX, que foram produzidas por artistas e artesãos anônimos da região do Vale do Paraíba.

O Museu da Arte Sacra está localizado na travessa Chico Luiz, número 67, na região central do município. 

Museu Municipal

o-que-fazer-em-São-José-dos-Campos

O Museu Municipal de São José dos Campos atua no prédio da antiga Câmara Municipal da cidade e é protegido pelo Comphac. O local, que é administrado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo atualmente, é um ambiente público designado às atividades e exposições culturais.

A maior parte dos acervos do museu é composta por objetos que foram acumulados e conquistados devido às ações realizadas pelo Poder Público, como a organização de salões e mostras de artes visuais.

O Museu Municipal de São José dos Campos está localizado na Praça Afonso Pena, número 29, na região central. 

Memorial Aeroespacial Brasileiro

O Memorial Aeroespacial Brasileiro foi criado em 2004 pelo CTA (Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial), em parceria com a prefeitura de São José dos Campos, com a Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial e com empresas ligadas à aeronáutica e ao espaço.

O museu possui em seu acervo diversas referências ao ambiente espacial, como aeronaves nacionais, réplicas de foguetes, aviões e mísseis de uso das Forças Armadas. Além disso, apresenta como recordações as conquistas do DCTA e do ITA.

O Memorial Aeroespacial Brasileiro possui em extensão cerca de 75 mil m² e está separado entre cinco ambientes: Aeronáutica, Ensino, Espacial, Defesa e Pesquisas Associadas. O museu está localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima, sem número, no bairro Parque Martim Cererê.

Aprecie a natureza

São José dos Campos desfruta, com certeza, de uma paisagem riquíssima e encantadora. As grandes áreas de preservação ambiental da cidade são ideais para quem procura fugir da agitação do município e relaxar apreciando os momentos de tranquilidade.

Mirante do Banhado

O Mirante do Banhado é considerado um dos principais cartões-postais de São José dos Campos. Isso porque o local possibilita a vista do nascer ao pôr do sol. O ponto turístico é uma verdadeira mistura de beleza em meio aos prédios.

A atração está localizada na avenida Anchieta, no Jardim Nova América, em frente ao Varanda Espetinhos. Durante a virada do ano, o local costuma receber visitantes que assistem aos espetáculos com os fogos de artifícios ao longo da orla.

Do outro lado da via que estabelece o Mirante do Banhado, há excelentes bares e restaurantes para quem deseja consumir a gastronomia local. Sem dúvidas, o cartão-postal precisa estar na sua lista de lugares para conhecer em São José dos Campos.

Cachoeira Pedro David

A Cachoeira Pedro David está situada no Distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos, e possui 15 metros de altura entre diversas quedas d’água. O local é um dos pontos turísticos da cidade devido à sua beleza exuberante e ao passeio refrescante, além de ser um ótimo roteiro em São José dos Campos.

A região está estabelecida na APP (Área de Proteção Ambiental) e é somente permitido o ato do banho na cachoeira e a contemplação do ambiente. Entretanto, é proibida a prática de esportes e o consumo de bebidas alcoólicas no local. Veja o vídeo Cachoeira Pedro David – São José dos Campos do canal Destinos do Brasil, disponível no YouTube:

Ficou interessado? A Cachoeira Pedro David possui entrada gratuita e está localizada na estrada municipal Pedro David, sem número, sentido ao município Joanópolis.

Já decidiu o que fazer em São José dos Campos?

Como você pode perceber, São José dos Campos dispõe de diversos lugares ótimos para se divertir com a família ou com os amigos. Deixe nos comentários qual foi o local que mais te encantou e que, com certeza, fará parte do seu roteiro. 

Além do lazer, há muitos aspectos para avaliar antes de pensar em mudar para a cidade. Pensando nisso, saiba tudo antes de procurar casas para alugar em São José dos Campos. E se pretende alugar um apartamento na região, veja estas dicas feitas especialmente para você.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

custo-de-vida-em-florianopolis

Saiba o custo de vida em Florianópolis

A famosa Ilha da Magia tem esse nome não é à toa. A cidade é linda, ela conta com muitas belezas naturais, tanto beira-mar quanto em praias e trilhas. Mas você sabe qual é o custo de vida em Florianópolis? Floripa é uma das melhores cidades para morar no Brasil, e com isso o custo […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *