19 de abril de 2024

O que fazer em Sorocaba para se divertir?

o-que-fazer-em-sorocaba

Entre diversos pontos turísticos, veja o que fazer em Sorocaba e monte o seu roteiro com as melhores opções 

Morar em uma região com diversos lugares legais para visitar é, sem dúvidas, estar em uma localização privilegiada. Então se você não sabe o que fazer em Sorocaba e quer descobrir quais são os melhores pontos turísticos, fique atento às dicas a seguir. 

Conheça Sorocaba

Sorocaba está localizada no interior de São Paulo e possui 687.357 habitantes. A cidade é considerada um polo industrial muito importante para o país. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o local era o nono município mais populoso do estado de São Paulo em 2020.

Os moradores de Sorocaba podem desfrutar de uma excelente gastronomia, por meio dos bares. Isso tudo sem falar que a cidade possui uma ótima qualidade de ensino, com várias opções de escolas e faculdades

Entretanto, se você gosta de passear com a família ou se divertir com os amigos, vai se interessar pelos pontos turísticos de Sorocaba. A cidade apresenta programações desde para quem aprecia a tranquilidade até para as pessoas qdivertirue preferem ambientes mais agitados. 

Veja 5 opções de lugares para visitar

O que fazer em Sorocaba para se divertir?

O município possui vários locais interessantes para conhecer. Por isso, fique atento e anote os pontos turísticos mostrados nessa matéria. Não deixe de ver quais dos lugares mais te atraem e aproveite para adicionar ao seu roteiro de viagem.  

Zoológico de Sorocaba

O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, também conhecido como Zoológico de Sorocaba, foi inaugurado em 1916. Atualmente, o local é considerado um dos mais completos da América Latina. Em 1993, o zoológico foi escolhido, por meio de uma votação popular, como símbolo de Sorocaba.

O ponto turístico tem como objetivo oferecer um importante contato com a natureza, vários programas de educação ambiental e a colaboração com pesquisas da área. A partir desses aspectos, o local gera conhecimentos sobre o comportamento, a reprodução e a fisiologia animal.  

Os animais da fauna nacional são o ponto forte do Zoológico de Sorocaba, especialmente os que estão ameaçados de extinção. O parque possui, em extensão, cerca de 128 mil m², dos quais 17 mil m² são ocupados pelo lago. Isso sem falar que são mais de 38 mil m² tomados por uma mata secundária, em que residem vários animais.

Então, que tal levar as crianças para conhecer as 71 espécies de animais que o Zoológico de Sorocaba abriga? O ponto turístico está localizado na rua Teodoro Kaisel, número 883, no bairro Vila Hortência. 

Clube de Campo Sorocaba

O Clube de Campo Sorocaba é especialista em disponibilizar atividades de lazer e esportivas para a família. O ponto turístico tem como objetivo potencializar a experiência do visitante e propor um espaço para cultivar os bons momentos da vida.

O complexo possui uma estrutura diferenciada. O local contém dois campos de futebol, nove quadras de tênis e de squash, um campo society e uma piscina semi-olímpica. Isso tudo sem falar que o clube dispõe de um excepcional parque aquático, que inclui uma piscina que faz onda artificial. 

O local abrange uma estrutura para quem gosta de praticar exercícios físicos, por meio dos espaços de academia, da sala de ginástica e da pista de caminhada. Além do esporte, o complexo conta com um departamento social que organiza eventos para a diversão das pessoas.

O Clube de Campo Sorocaba iniciou suas atividades em 1952. O espaço é uma sociedade civil sem fins lucrativos que visa ser um local para quem busca bem-estar, integração social e um melhor aproveitamento do tempo livre.

Ficou curioso? O Clube de Campo Sorocaba está localizado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, número 1.761, no bairro Alto da Boa Vista. 

Jardim Botânico Irmãos Villas Bôas

O Jardim Botânico Irmãos Villas Bôas foi inaugurado em março de 2014 e possui um ambiente que engloba aspectos de vegetação de transição entre cerrado e mata atlântica. O parque foi planejado para ser um centro de conservação da biodiversidade e para cumprir com um desenvolvimento sustentável de Sorocaba.

A estrutura do ponto turístico apresenta um palacete de cristal que inclui coleções de plantas e exposições. Isso sem falar no jardim sensorial de plantas medicinais e no orquidário, que foi construído com tijolos de demolição, ferragens reaproveitadas e bambu.

O Jardim Botânico de Sorocaba possui um espaço para estudos científicos, especialmente para a identificação de espécies vegetais e para a pesquisa bibliográfica. O ponto turístico possui entrada gratuita.

Um dos ambientes que mais se destaca no parque é o mirante. Esse local é perfeito para contemplar a vegetação e o relevo da região. O motivo é que o espaço possui uma vista privilegiada de Sorocaba, do Morro de Araçoiaba e da Serra de São Francisco.

O Jardim Botânico de Sorocaba está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, número 340, no bairro Jardim Iguatemi. 

Estação ferroviária de Sorocaba

A Estação Ferroviária de Sorocaba iniciou suas atividades em 10 de julho de 1875. Até o ano de 1876, o local era o início da linha entre São Paulo e Sorocaba e seus arredores abrigavam o complexo de oficinas da ferrovia. 

Em 1906, com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Votorantim, a estação percorre como o terminal de baldeação entre as duas ferrovias. Em 1929, o local foi reformado e ampliou o prédio principal. 

O ponto turístico contribuiu para a industrialização de Sorocaba e potencializou o setor têxtil, que possui uma presença forte na cidade até hoje. Em fevereiro de 2018, o espaço foi tombado como patrimônio histórico pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

Quer conhecer o local pessoalmente? A Estação Ferroviária de Sorocaba está localizada na avenida Doutor Afonso Vergueiro, número 310, no bairro Centro.

Saiba mais como é morar no Centro de Sorocaba

Morar no Centro de Sorocaba significa estar próximo de tudo. A região é perfeita para quem quer residir ao lado de excelentes centros comerciais, como o Sorocaba Shopping, o primeiro shopping do município, e o Shopping Pátio Cianê, um dos mais visitados da cidade. 

Para quem se interessa por lazer e entretenimento, então precisa conhecer os museus situados no Centro. Entre os que mais chamam a atenção dos moradores, estão o Museu da Arte Contemporânea e o Museu da Estrada de Ferro. Além disso, o local também inclui em seu território um dos principais pontos turísticos do município: a Estação Ferroviária de Sorocaba. 

Um privilégio dos moradores do Centro é que também estão ao lado de bons centros médicos. A região engloba o Hospital e Maternidade Samaritano e está bem próximo do Hospital Santa Lucinda, um dos principais estabelecimentos de saúde de Sorocaba.

E se o assunto é morar com praticidade, saiba que o Centro conta com fácil acesso aos demais bairros de Sorocaba. A região é atravessada por famosas vias, como as ruas Sete de Setembro e Cesário Mota, e as avenidas Dom Aguirre e Moreira César. Fora que o bairro possui diversas linhas de ônibus que possibilita aos moradores facilidade no deslocamento.

O Centro também se destaca pelas instituições de ensino. O bairro apresenta excelentes escolas, como os colégios Objetivo e o OSE (Organização Sorocabana de Ensino). Já no quesito ensino superior, o local inclui a Fefiso (Faculdade de Educação Física de Sorocaba) e a Uniso (Universidade de Sorocaba).

Palácio dos Tropeiros

O Palácio dos Tropeiros foi inaugurado em 15 de junho de 1981 e é sede do Poder Executivo de Sorocaba. O local começou a ser construído a partir do ano de 1978, durante a gestão do prefeito José Theodoro Mendes. A extensão da área ocupa 146 mil m². 

O nome do local foi escolhido em homenagem ao ciclo histórico do Tropeirismo, sendo um importante ponto histórico e turístico da cidade. A estrutura do ambiente é de responsabilidade do arquiteto paulistano Luiz Arthur Guimarães Navarrete. O projeto foi inspirado em uma parábola de ritmo crescente e simboliza o crescimento futuro do município.

O Palácio dos Tropeiros foi edificado em concreto e possui seis andares. Os quatro primeiros andares são ocupados por secretarias municipais. Já o quinto andar abriga um mirante, aberto aos visitantes, e no sexto andar está estabelecido o gabinete do Prefeito.

O lago em frente ao ponto turístico surgiu a partir de uma nascente de água, que mantém a umidade e a temperatura do local. Sendo assim, o espaço atualmente abriga alguns animais, como marrecos, patos e cisnes. O local é ideal para passear com a família e para tirar lindas fotos. 

O Palácio dos Tropeiros está localizado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, número 3.041, no bairro Alto da Boa Vista. 

Já decidiu o que fazer em Sorocaba?

Entre tantas opções para o entretenimento, fica até difícil escolher o primeiro local para conhecer em Sorocaba. Por isso, comente qual foi o ponto turístico que mais te chamou a atenção. Não deixe de conferir os melhores bairros e os excelentes parques da cidade. 

E se você ainda não começou a procurar casas para alugar em Sorocaba, saiba tudo antes clicando aqui.

Você também pode acessar o Blog da Arbo para descobrir mais conteúdos sobre Sorocaba ou diversas outras cidades espalhadas pelo Brasil. Ainda, o Blog conta com inúmeros artigos de dicas de mudança e decoração, por exemplo.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

bairros-mais-seguros-de-curitiba

Os 10 bairros mais seguros de Curitiba

Segurança, bem-estar e boa qualidade de vida não faltam nos bairros de Curitiba. Confira neste post as regiões que vão te proporcionar mais proteção e estabilidade na capital Sabemos que para escolher um bairro antes de se mudar é necessário pesquisar diversas questões, e tudo vai depender também do que é prioridade para você. Já […]

imobiliaria-liberdade-sp

Imobiliaria Liberdade SP: Tudo que você precisa saber

Está em busca de uma imobiliária Liberdade SP? Então confira todas as informações sobre o bairro que vão te ajudar nessa escolha. Antes de pesquisar por imobiliaria Liberdade SP, saiba que o bairro está situado na zona central de São Paulo. A região, que possui a característica da cultura japonesa, começou a receber imigrantes a […]

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *