18 de maio de 2022

Saiba tudo antes de comprar ou alugar apartamento em São Paulo

o-que-saber-antes-de-comprar-ou-alugar-um-apartamento-em-sao-paulo

Pensando em morar em São Paulo? Conheça todas as vantagens que a cidade tem para oferecer

São Paulo é a 8° cidade mais populosa do planeta. A metrópole recebe milhões de pessoas todos os anos, tanto para turismo como para morar e criar raízes. Os motivos são muitos, então se você está preparando as malas rumo à capital paulista, confira primeiro tudo o que você precisa saber antes de comprar ou alugar um apartamento em São Paulo

Com mais de 1.521,11 quilômetros quadrados, São Paulo possui muita diversidade cultural e excelentes opções de lazer. Por isso vamos trazer aqui todas as informações importantes que compõe essa grande “selva de pedra”. Vamos lá?

Fundação

Fundada em 1554 por padres jesuítas, o município que em 1872, de acordo com dados do primeiro Censo Nacional, possuía apenas 31.383 moradores, hoje apresenta mais de 12 milhões de habitantes. 

Números surpreendentes que crescem a cada dia, graças a grande quantidade de pessoas que escolhem morar em um apartamento em São Paulo. Quem se muda para a cidade também escolhe amá-la, afinal, existe sim muito amor em SP.

apartamento-em-sp

Do desenvolvimento econômico ao processo de industrialização

Antes de adquirir seu apartamento em São Paulo é importante entender que em seus 466 anos de existência, São Paulo foi uma pequena aldeia formada ao redor de um Colégio de Jesuítas, e transformou-se em uma das maiores aglomerações do planeta: a Região Metropolitana de São Paulo.

Com 39 municípios e uma mancha contínua urbanizada, a metrópole tem um eixo Leste-Oeste que cobre mais de 80 km de extensão urbana. É realmente um lugar incrível para se morar onde há muitas oportunidades de trabalho, lazer, gastronomia, educação, e claro, moradia.

O que fazer antes de comprar ou alugar um apartamento em SP?

Se você é uma dessas pessoas que querem muito viver nessa grande metrópole, primeiro deve ter em mente que é preciso ter muita calma. Essa não é uma decisão tão simples quanto parece. 

Antes de se mudar, você deve pensar em algumas questões para avaliar quais são as suas necessidades como por exemplo:  orçamento, o seu local de trabalho, a segurança do bairro, a proximidade com escolas, a tranquilidade do bairro, proximidade com áreas de lazer, restaurantes, mercados e farmácias e transporte público.

Onde é o seu local de trabalho?

Já tomou a decisão? Perfeito, então chegou a hora de pensar quais são as suas reais necessidades no município. Se você vai a negócios, por exemplo, deve levar em conta a localização e se o seu novo lar é perto do trabalho. Uma das vantagens de ter um apartamento em São Paulo, é viver em uma grande cidade onde, com certeza, você encontrará tudo o que precisar. 

E estar perto do local de trabalho é uma das primeiras coisas que você deve considerar, já que normalmente perde-se muito tempo no trânsito. Na cidade, o deslocamento de casa para o trabalho leva, geralmente, uma média de 40 minutos a duas horas, seja em transporte público ou de carro. Além de estressante, isso pode impactar diretamente no seu orçamento.

Os melhores bairros para ter um apartamento em SP

Alguns bairros da capital paulista são famosos por serem verdadeiros polos tecnológicos, gastronômicos e culturais. Com tantas opções, é até difícil escolher em quais desses bairros morar, por isso, podemos ajudar você mostrando algumas das melhores opções.

Existem vários bairros de São Paulo que oferecem todos os requisitos necessários para viver em paz. Mas antes de empacotar seus pertences e escolher um imóvel em SP, saiba que é preciso levar em conta alguns aspectos como segurança, infraestrutura, conforto, estilo de vida, entre outros.  

apartamento-em-sp

Bairros mais seguros para comprar ou alugar um apartamento em São Paulo

Mooca

Conhecido por inúmeros bares e restaurantes italianos, a Mooca é um dos bairros mais seguros de São Paulo. Localizado na zona leste, a região está passando por um processo de transformação, com cada vez mais empreendimentos imobiliários.

Ter um apartamento em SP  no bairro Mooca é certamente um desejo de muitos. O local possui uma excelente infraestrutura com a presença do Museu de Imigração do Estado de São Paulo, redes de supermercados como o St. Marche Mooca, Universidade Anhembi Morumbi – UAM, excelentes pizzarias como a tradicional Pizza da Mooca e restaurantes, como o Bravo Bistrô.  

Vila Mariana

A Vila Mariana é mais uma opção interessante para morar. Se você quer alugar ou comprar um apartamento nesse bairro da região centro-sul viverá em um dos bairros mais seguros de São Paulo. O local conta com câmeras de monitoramento e policiamento em vários pontos. Por esse motivo, lá é seguro para passear de dia ou de noite, e claro, pode ser o local para a sua futura moradia em São Paulo.

Cambuci

Localizado na região central, próximo a avenidas estratégicas, como a Avenida Dom Pedro I e Avenida do Estado, o bairro Cambuci é um dos mais antigos da cidade. Um dos aspectos mais significativos desse local é o fato de ele ser um dos bairros mais seguros de São Paulo para se viver.

Como é morar em um apartamento no Centro de São Paulo?

Alugar um imóvel e morar no centro de São Paulo é uma boa alternativa para aqueles que procuram por mais praticidade e autonomia no dia a dia. Além de ter uma infinidade de imóveis disponíveis, de diferentes tamanhos e preços, o bairro também oferece um ambiente seguro durante o dia e com bom custo-benefício quando comparado a outras zonas mais valorizadas da cidade. Para saber com mais detalhes como é morar em São Paulo, confira nosso artigo aqui no blog.

Otimização do tempo

No quesito mobilidade e transporte, o centro traz uma vantagem indiscutível, que é o fato de ser atendido por várias estações de metrô, a forma mais ágil e barata para os moradores se deslocarem para áreas mais distantes da capital paulista. Para se ter uma ideia, a região conta com estações das linhas amarela, vermelha e azul, o que simplifica muito o acesso às demais zonas da cidade.

Comércios 

Se você morar em um apartamento no Centro de SP terá acesso a um vasto setor de atividade comercial e de serviços do centro de São Paulo, que pode ser exemplificada pela famosa Rua 25 de Março, que reúne centenas de lojas de roupas, calçados, acessórios e muito mais, por valores bastante atrativos. 

Além disso, essa região também reserva boas surpresas, como a Feira da República, o Shopping Light e o entorno da Liberdade. Portanto, aqueles que escolhem alugar um imóvel e morar no centro conseguem encontrar tudo o que precisam no próprio bairro.

A gastronomia de SP

Para completar, o centro de São Paulo possui um bom polo gastronômico e uma vida noturna atrativa e muito diversa. Para muitos paulistas, essa é a melhor região da cidade para curtir um happy hour sexta à noite, em locais como na Rua Augusta e na Praça Roosevelt, que reúnem vários barzinhos badalados. Sendo assim, a proximidade com esses locais é outro ponto positivo para quem está considerado alugar algo e morar no centro da capital paulista.

A cidade de São Paulo, especialmente o Centro,  conta com uma infinidade de bares, restaurantes e cafés de alta qualidade. Se você pretende locar um imóvel em SP é interessante saber que existem opções para todos os paladares, incluindo lugares onde você pode saborear o melhor da culinária nacional e internacional.

No ano passado, o Governo de São Paulo anunciou o maior programa gastronômico do Brasil. O SP Gastronomia teve sua primeira edição durante todo o mês de outubro de 2019, com mais de 200 atividades nas 16 macrorregiões do estado de São Paulo.

O principal objetivo do SP Gastronomia foi envolver a sociedade em uma grande celebração da identidade e da diversidade culinária de São Paulo, além de promover a integração entre produtores, chefs e restaurantes.

E para ajudar você neste quesito de alimentação, antes de adquirir seu apartamento em São Paulo, a Arbo disponibilizou para você um guia com os  melhores restaurantes de SP. Acesse nossa lista dos melhores bares e restaurantes de São Paulo.

Lazer em SP

No quesito lazer, a cidade também não decepciona, pois é onde se concentra o maior número de teatros e museus da capital paulista, com destaque especial para o Theatro Municipal e o Centro Cultural do Banco do Brasil. Além disso, outra vantagem é que nessa parte da cidade há o costume de acontecerem vários eventos gratuitos abertos à população ao longo do ano, como shows no Vale do Anhangabaú e a Virada Cultural.

Pontos turísticos

Se você quer alugar um apartamento em SP  saiba também que a cidade é um grande centro de entretenimento urbano e possui centenas de atrações. O turbilhão que é a cidade de São Paulo pode até dar um grande nó na cabeça dos novos moradores da capital paulistana. 

Percorrer a cidade, especialmente para quem é de fora e resolveu residir nesta grande metrópole, pode não ser uma tarefa muito fácil. São Paulo é realmente enorme e organizar uma rota turística pode ser complicado. Entender os bairros, as zonas e o transporte leva algum tempo. E tempo é muito valioso em Sampa. É importante consultar o mapa a todo momento para ter certeza de que o deslocamento entre as atrações vale a pena. 

Para quem chegou em SP meio perdido, sem saber o que fazer,  ou pretende ir em breve e até mesmo alugar apartamento em SP é válido entender quais são os melhores lugares para visitar ou os principais pontos turísticos. Para isso, preparamos um post especial com dicas para curtir São Paulo. Veja os pontos turísticos mais procurados na cidade de São Paulo.

apartamento-em-sp

Orçamento para locar um apartamento em SP 

Saindo do lazer e relacionando o assunto com temas mais complexos, precisamos levar em conta que SP é uma cidade enorme, portanto, antes de comprar ou alugar um apartamento em São Paulo, tenha em mente que a localização vai interferir no orçamento. Locais como o Jardim Europa, Itaim Bibi ou a Vila Nova Conceição são alguns dos bairros mais nobres, e consequentemente, mais caros para se viver na capital paulista. 

Além do valor do imóvel, é importante se lembrar de que existem outras taxas fixas que impactam diretamente em seu orçamento, como o condomínio, o IPTU. Um dado interessante sobre isso é que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) São Paulo tem o IPTU mais alto entre as 17 capitais avaliadas. A média é de R$ 1398 para um imóvel residencial.

Os locais com os valores de IPTU mais altos são a Zona Sul, com a média de R$ 1024 reais, seguido pela Zona Oeste, que teve a média de R$ 394. Já a Zona Leste teve média de R$ 608 e a média mais baixa foi registrada pela Zona Norte, R$521. Os dados são do Lello Condomínios. Então, antes de fechar o negócio do seu apartamento em São Paulo, confira se o valor do IPTU está dentro de seu orçamento.

Outro gasto fixo que deve ser acrescentado ao orçamento é o da internet. De acordo com um estudo feito pela Melhor Plano, São Paulo é o segundo estado brasileiro com o valor mais alto por mega de internet, R$40. Ele perde apenas para o Amapá, com valor de R$59.

Como pode perceber, antes de se mudar para seu novo apartamento em São Paulo, avalie muito bem seu orçamento e todos os gastos que terá.

Como saber o custo de vida antes de alugar apartamento em São Paulo?

Para saber o custo de vida em SP, você precisa primeiro entender: afinal, o que é custo de vida? O que envolve? O custo de vida nada mais é do que a soma de suas despesas, fixas e variáveis, para sobreviver e manter o seu estilo de vida. De forma resumida, o custo de vida em SP (ou em qualquer outra cidade) é composto por: gastos fixos + gastos variáveis.

Para o cálculo destes valores antes de morar em imóvel em SP você precisa contar todos os outros custos que compõem o seu dia a dia, como, por exemplo, as refeições fora de casa; gastos com vestuário roupas e acessórios; combustível e gastos inesperados com veículos; e outros custos pontuais e às vezes imprevisíveis como veterinário, festas e viagens, ou juros e multas inoportunas. 

Quando decidimos morar em uma metrópole tão grande quanto SP , é importante saber que os preços podem variar (e muito) de acordo com a localização, dependendo do serviço, é claro. Para entender melhor sobre isso, temos um post especial que aborda o assunto em mais detalhes.

Conheça a cidade onde estará localizado seu novo apartamento em SP

Se você já se decidiu mesmo pela mudança e conferiu o orçamento, é importante agora saber um pouco mais sobre a nova cidade, que será seu lar. O município é conhecido como “cidade da garoa” por conta de suas drásticas variações de temperatura que causam esse chuvisco mais fino.

A capital paulista é fortemente marcada pela mistura de diferentes povos. São mais de 70 países que criam um mix todo especial na cidade. Todas essas etnias deixaram suas marcas na arquitetura, culinária esportes e vários outros aspectos, que certamente farão parte da rotina dos novos moradores que decidirem fazer as aquisição de uma moradia em SP.

Ter um apartamento em São Paulo é conviver com tradições de todo o mundo

Como citamos acima São Paulo possui muitas etnias diferentes. A cidade brasileira mais cosmopolita traz um pouquinho da cultura de vários países. Já imaginou morar em São Paulo e conviver com imigrantes de todo o mundo? 

Italiana

São Paulo foi uma das regiões brasileiras que mais recebeu imigrantes ao longo do século XX. Devido ao fortalecimento da economia cafeeira e a rápida expansão da cidade, que iniciou o século passado com cerca de 2 milhões de habitantes e terminou com mais de 36 milhões, uma variedade de estrangeiros viu na capital uma oportunidade de vida nova e por isso tiveram a iniciativa de viver em um imóvel em SP.

Entre os bairros com forte herança estrangeira estão os italianos Brás e Bixiga, onde você encontra ótimos restaurantes e cantinas italianas a cada esquina. A tradicional Festa de Nossa Senhora Achiropita acontece em todo mês de agosto e tem como objetivo reavivar anualmente a forte presença da cultura italiana na cidade.

Asiática

Saindo da Itália e indo para o outro lado do planeta, se você pretende alugar um apartamento em SP nos bairros da Liberdade e Aclimação, é pertinente saber que a região reúne uma variedade de costumes e tradições asiáticas, principalmente japonesas e chinesas. 

Além dos restaurantes com comidas típicas do Japão, China e Coreia do Sul, o bairro oferece festas tradicionais ao longo de todo o ano. Entre as mais famosas estão o Ano Novo Chinês, o Festival do Japão e o Bunka Matsuri – Festival da Cultura Japonesa.

Síria, Libanesa, Boliviana e Africana

Em São Paulo você também pode experimentar um pouco da cultura Síria e Libanesa nos bairros do Paraíso, Vila Mariana e Brás. Já no Pari você encontra a feira dominical Kantuta, dos imigrantes bolivianos. Mais recentemente a cidade tem recebido imigrantes africanos de países como Angola, Nigéria, Senegal, Gana e Guiné-Bissau. Imagina que interessante morar em apartamento em São Paulo nesta região?

Como se locomover em São Paulo?

A fama do trânsito de São Paulo não é das melhores. A cidade registra engarrafamentos e é comum que os motoristas passem algumas horas dentro dos carros. O transporte público acaba se tornando uma boa opção para chegar aos principais pontos de visitação, trabalho, estudos e outros. 

O sistema de transporte público facilita muito a vida tanto do turista quanto dos próprios moradores e dos futuros paulistas que desejam ter um imóvel em SP. Esta certamente é a maneira mais prática, rápida e econômica de se deslocar pela capital paulista.

Transporte Público

O sistema de transporte público de São Paulo é totalmente integrado e você poderá usar o Bilhete Único para pagar ônibus, micro-ônibus, metrô e trens da CPTM. Com ele, é possível fazer até 4 viagens de ônibus no período de três horas ou utilizar o metrô e o trem, dentro de duas horas, pagando apenas o complemento da integração. 

Você que pretende alugar um apartamento em São Paulo poderá adquirir o Bilhete Único em bancas de jornal ou nos guichês do metrô e da SPTrans, ou vale a pena fazer o cadastro pela internet e recarregar o cartão online. Há ainda a opção de comprar bilhetes individuais. A desvantagem é a fila, especialmente nos horário de pico. 

apartamento-em-sp

Metrô e Trem próximos para quem tem um apartamento em São Paulo

Entre as opções de transporte público, a mais prática, eficiente, rápida e confortável é o metrô. Sem falar que as estações são facilmente identificáveis, o que já facilita muito a vida de quem deseja ter um imóvel em SP. Basta saber o nome da parada de destino, o número e cor da linha. Um simples mapa será capaz de resolver todas as dúvidas. 

A única desvantagem do metrô é o excesso de passageiros nos horários de pico (das 7h às 10h e das 17h às 20h). Ainda que esteja lotado, o metrô é a opção mais rápida, já que o trânsito nesse período não é nada bom.

Algumas estações de metrô mais famosas de São Paulo

Até mesmo as estações de metrô da capital paulista se mostram ótimos pontos turísticos, com o vai e vem de milhares de pessoas, através de obras fantásticas de engenharia. Conheça algumas.

Estação da Sé

Inaugurada em 1978, a estação de metrô da Sé tem três níveis e faz a integração da Linha 1-Azul com a Linha 3-Vermelha. Possui aberturas para iluminação natural, elevador central, plataformas laterais e central. Do piso superior se tem uma visão dos trens chegando e saindo simultaneamente e da multidão, que parece um formigueiro circulando nos 2 níveis abaixo.

Estação Pinheiros

Já pensou morar um apartamento em São Paulo próximo a este metrô? A estação Pinheiros é talvez a estação mais espetacular de São Paulo. A descida até o subsolo é feita através de um emaranhado de escadas rolantes em vários níveis, com visão de uma grande altura, do teto (que tem iluminação natural do sol até embaixo, onde passa o metrô. 

Estação Brás

A Estação do Brás é uma estação ferroviária de integração entre os trens de 4 linhas da CPTM e do Metrô de São Paulo, localizada no bairro do Brás. A integração entre a estação de trens e do metrô se dá através de uma bela caminhada por uma construção elevada. A linha do metrô do Brás inicia elevada por um bom trecho até se tornar subterrânea.

Estação da Luz

A estação da Luz foi aberta ao público em 1901, na época da expansão do café, em São Paulo. Suas instalações ocuparam 7.500 m² do Jardim da Luz e foi construída com estruturas, trazidas da Inglaterra, que copiam o Big Ben e a Abadia de Westminster. Para quem estudo alugar um imóvel em SP e for utilizar esta estação, saiba que ele possui transferência gratuita para a Estação Luz do Metrô de São Paulo.

Ônibus

O sistema de ônibus de São Paulo passou por várias transformações e atualmente se mostra como uma boa alternativa para os visitantes, especialmente quando é necessário complementar um trajeto que o metrô não faz por completo. Os corredores exclusivos facilitaram o fluxo dos veículos, que seguem em maior velocidade do que os carros. 

Por isso, se você pretende se aventurar cidade e alugar em apartamento em Sampa, não abra mão de um aplicativo de locomoção. Com ele será bem fácil identificar a melhor rota.

Táxi

O táxi é um meio de locomoção bastante comum em São Paulo. O preço é mais barato que muitas cidades do país e para curtas distâncias eles se mostram uma boa opção, especialmente à noite, quando não há mais metrô. Eles podem ser chamados diretamente na rua ou por aplicativos de celular. 

Atualmente, a cidade vive o embate entre os taxistas e motoristas do aplicativo Uber, mas para você que está planejando ter uma moradia em São Paulo, sabia que a Uber lançou recentemente uma nova modalidade em seu aplicativo que dará aos passageiros a opção de realizar viagens de táxi? Isso mesmo, a novidade começou em agosto, e por enquanto, o recurso será exclusivo para a cidade de São Paulo.

Bike

A cidade de São Paulo vem passando por constantes obras de adaptação para implementação de ciclovias, que permite a locomoção por toda a cidade, e com certeza vale um passeio, especialmente pela ciclovia da Avenida Paulista

Existem no mínimo dois sistemas de aluguel de bicicletas: o Ciclo Sampa e o Bike Sampa. Para se cadastrar, é preciso acessar o site e habilitar um cartão de crédito para cobrança. O aluguel é bastante simples e para retirar a bicicleta basta seguir as instruções nas estações. 

Carro

Andar de carro não é a melhor opção para quem deseja morar em um imóvel em SP . O trânsito possui um fluxo intenso, há os engarrafamentos constantes e o custo de estacionamento costuma ser alto. Por isso, se você pretende andar de carro na cidade, prepare o bolso e o tempo.

As escolas para quem pensa em comprar um apartamento em São Paulo

Se você está se mudando para São Paulo, é importante pensar também no ensino para as crianças, caso você tenha pequenos ou adolescentes na família. Essa decisão está diretamente ligada ao desenvolvimento do cidadão, e por isso deve receber muita atenção, já que vai impactar diretamente no futuro da vida dele (a). 

Sabendo da importância disso para você que pretende alugar um apartamento em SP  nós da Arbo preparamos um post especial onde indicamos as instituições que estão entre as melhores escolas de SP.  

Se você gostou deste conteúdo a respeito de São Paulo e despertou a curiosidade de saber dos imóveis, então aproveite a oportunidade a acesse site da Arbo para ver os preços de locação e venda dos imóveis. 

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

o-que-fazer-em-São-Bernardo-do-Campo

O que fazer em São Bernardo do Campo?

Já está com tudo pronto para sua mudança? Aproveite o que cidade tem de melhor e saiba o que fazer em São Bernardo do Campo. Você já conhece São Bernardo do Campo? Localizada na mesorregião metropolitana de São Paulo e microrregião de São Paulo, São Bernardo do Campo pertence à Zona Sudeste da Grande São […]

morar-em-maringa

Tudo o que você precisa saber para morar em Maringá

Pensando em se mudar para Maringá? Confira neste post o que é necessário para morar na cidade mais arborizada do Paraná    Morar em Maringá pode ser maravilhoso se você é do tipo que curte uma cidade média-grande, planejada e bem arborizada. É a terceira maior cidade do estado a sétima da região sul do Brasil. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *