27 de setembro de 2021

O que saber antes de morar em Londrina

o-que-saber-antes-de-morar-em-londrina

Saiba como solucionar dúvidas e problemas frequentes antes de morar em Londrina. Fique com gente!

Você pretende morar em Londrina, ou você se mudou há pouco tempo para essa cidade maravilhosa e está com algumas dúvidas relacionadas a energia, água e outros problemas?

Quando vamos morar em uma nova cidade, é comum surgir muitas dúvidas e dificuldades de ambientação logo de começo. Afinal, por não conhecer o lugar, a região e o bairro, muitas pessoas ficam perdidas sobre como solucionar um problema, qual órgão ou empresa procurar, e como resolver. 

Por isso, para ajudar você que está vindo morar em Londrina, na saga dos principais imprevistos que podem acontecer até você se acostumar com a cidade e saber onde e como recorrer em cada situação, preparamos algumas dicas: onde ligar a energia? onde ligar a água? e a rede de esgoto: quais são as regras para ligar? E como resolver questões mais burocráticas?

Fique tranquilo, nós vamos te ajudar com todas essas dúvidas. Confira as dicas a seguir! 

Ligar ou solucionar pontos de energia elétrica para você que vai residir em Londrina

Você acabou de alugar um apartamento para vir morar em Londrina, resolveu tudo a distância no antigo endereço, e agora: onde pedir para ligar a energia? 

Para você que veio residir na cidade, fique calmo. Muitas das empresas que abastecem Londrina nestas questões possuem guias rápidos de atendimento e outros serviços do dia a dia. 

Se você veio de outra região para viver em Londrina, é importante lembrar que por conta da pandemia do novo coronavírus, alguns pontos físicos estão temporariamente fechados. 

Por isso, recente londrinense, você deve usar e abusar das tecnologias das empresas, dos aplicativos e das centrais de atendimento. Isso é algo que as empresas se adequaram e melhoraram durante a pandemia.

Muitas companhias possuem aplicativos que você pode baixar gratuitamente em seu smartphone para resolver problemas. Você dispõe de um suporte totalmente remoto, que pode te ajudar significativamente no novo endereço.

Se vai morar em Londrina, saiba ligar a energia

A Copel 

A energia elétrica é gerada, transmitida e distribuída às empresas e aos moradores de Londrina, há 60 anos, pela Copel (Companhia Paranaense de Energia). 

A empresa é brasileira, do estado do Paraná, e também fornece serviços de telecomunicações em todo o estado. Em números, hoje em dia a empresa abastece cerca de 349 dos 399 municípios do Paraná, residências e empresas. 

Serviços de atendimento 

Para quem veio morar em Londrina e não sabe, a Copel que soluciona serviços como ligar a energia elétrica e outras questões relacionadas a conta de luz de empresas e dos moradores da cidade. 

Pela internet

Pela internet, essas questões podem ser solucionadas a partir de um guia de serviços online da própria empresa. É um caminho fácil e ágil. Mas caso não resolva o problema, a companhia também atende 24 horas e o número da central é 0800 51 00 116.  

Agências presenciais

Se você já veio morar em Londrina, saiba que também é possível receber atendimento presencial em dias úteis nas agências de atendimento. Lembrando que você deve consultar as novas condições por conta da situação de pandemia.

É muito importante a utilização de máscaras no local de atendimento, além de manter distância de pelo menos 1 metro e meio de outras pessoas.

Aplicativo de relacionamento

Além disso, pra você que vive em Londrina, a companhia também oferece um aplicativo como canal de relacionamento com os clientes, o “Canal Mobile”. Através dele é possível realizar consultas, e solicitar serviços. O aplicativo é gratuito para smartphones e tablets com sistema operacional sistema operacional Android ou iOS.

Esse é um dos caminhos mais fáceis para resolver os problemas que estão diretamente ligados à energia de sua casa. Agora vamos saber sobre a utilização de água em Londrina.

Antes de morar em Londrina, saiba onde ligar a água

A Sanepar 

Se você está morando na cidade há pouco tempo, também é comum não saber onde ligar a água. 

Londrina está entre as 345 cidades atendidas pela prestação de serviços de saneamento básico da Sanepar, Companhia de Saneamento do Paraná. 

Fundada em 1960, a empresa tem sede na cidade de Curitiba, e é uma sociedade de economia mista e de capital aberta, controlada pelo Estado do Paraná. 

No total, são 168 estações de tratamento de água (ETAs), e 249 estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). 

Serviços e atendimentos 

Para você que está vivendo na cidade, saiba que, abastecida pela Sanepar, questões a resolver de serviços relacionados a água podem ser solucionadas pela internet na página da Sanepar. 

Consultas 

Para consultar novos débitos por morar na cidade, ou onde pagar a fatura, ou até mesmo emitir segunda via de faturas, por exemplo, é possível resolver tudo pela internet. O site oferece suporte para atendimento aos serviços, e também auto atendimento virtual. 

Aplicativo e Central de ajuda 

Também é possível receber atendimento pelo aplicativo Sanepar Mobile ou pela central de ajuda através do telefone 0800-200-0115. O atendimento também é realizado 24 horas.  

Rede de esgoto

Para viver em Londrina, você também precisa saber onde recorrer com dúvidas ou problemas relacionados a rede de esgoto. 

Dentro dos pontos de atendimento oferecidos sobre a prestação de serviços de saneamento básico pela Sanepar, a rede de esgoto de Londrina também é mantida pela empresa.  

Por isso, dúvidas frequentes e solução de problemas devem ser resolvidos pelos mesmos canais de atendimento: o site, a central de atendimento ou aplicativo.  

Saiba tudo sobre Londrina 

Para você que veio morar na cidade recentemente, acompanhe o Blog da Arbo saiba tudo que você precisa para viver em Londrina com toda a qualidade de vida que a cidade oferece. 

Veja os melhores imóveis disponíveis, as melhores escolas e universidades, ou até as melhores áreas de lazer, bares e restaurantes para você se divertir na Pequena Londres. 

Serviços oferecidos na Prefeitura de Londrina 

A prefeitura de Londrina conta com uma Carta de Serviços ao Cidadão. Este é um documento elaborado pela organização pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados pela cidade, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos e os padrões de atendimento estabelecidos.

Se você pretende morar em Londrina é importante saber quais são alguns destes serviços, especialmente aqueles mais ligados ao setor de habitação.

Abertura de Inscrição Imobiliária IPTU

Este serviço é utilizado nas solicitações de abertura de inscrição imobiliária para os lotes ou unidades em condomínio que ainda não possuem cadastro individualizado no IPTU e também para aqueles que sofreram subdivisão ou anexação. Podem requerer este serviço as pessoas diretamente interessadas ou com procuração.

Alteração de Responsável Tributário IPTU

Se você já vive em Londrina ou tem projetos para mudança, é importante também entender sobre o processo de Alteração de Responsável Tributário IPTU.

Este serviço permite a alteração (inclusão/exclusão) do responsável tributário do imóvel junto ao cadastro imobiliário municipal, mesmo quando não há o registro ou averbação de transação imobiliária junto ao Cartório de Registro de Imóveis. A solicitação deve ser feita pelo atual responsável tributário do imóvel ou terceiro com procuração.

Alagamentos e Enchentes

Ninguém espera por algum acontecimento ruim, não é mesmo? Mas, infelizmente eles podem ocorrer em algum momento, e por isso, se sua intenção é residir em Londrina, é fundamental ter acesso a tais informações, para poder saber lidar com alguma situação desta magnitude se um dia chegar a acontecer. 

Este é um serviço de atendimento às pessoas afetadas quando se tratar de residência e a interdição de via quando houver impossibilidade do tráfego de veículos. Tais situações devem ser avaliadas por um agente da Defesa Civil, e quando necessitar, é preciso telefonar para o atendimento via 199. 

Acha importante ler esse conteúdo antes de mudar para Londrina?

Esperamos ter te ajudado com estas dicas de tudo o que precisa para morar em Londrina.  Nós sabemos o quanto uma nova moradia representa para você e para a sua família, e por isso, prezamos sempre pela possibilidade de oferecer novas informações de utilidade, que serão indispensáveis no dia a dia. 

Deixe nos comentários o que achou deste conteúdo e se ele foi útil de alguma maneira para você.

Se estiver com mais dúvidas desse tipo, acesse a Central de Ajuda da Arbo e fique por dentro dos principais questionamentos envolvendo o dia a dia do mercado imobiliário.

Por fim, se você está procurando algum imóvel em Londrina, acesse o Portal da Arbo. Lá você encontra as melhores opções de imóveis para venda e locação. Acesse!

Postagens relacionadas

bar-em-Ribeirão-Preto

Qual é o melhor bar em Ribeirão Preto?

Gosta de uma boa cerveja gelada e está em busca de um excelente bar em Ribeirão Preto? Então confira essa lista com os melhores estabelecimentos da cidade Visitar um bar em Ribeirão Preto é, sem dúvidas, um dos principais programas que você precisa adicionar ao seu roteiro. Isso porque a cidade é repleta de barzinhos, […]

casas em itajaí

5 indicações de casas em Itajaí

Cenários paradisíacos, clima agradável e excelente qualidade de vida. Veja algumas dicas de casas em Itajaí e ofereça o melhor à sua família! Está procurando por casas em Itajaí? A cidade do litoral catarinense é uma das mais procuradas por quem quer qualidade de vida. A região tem um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *