27 de setembro de 2021

Conheça os 14 melhores bairros de Curitiba

os-melhores-bairros-de-curitiba

Famosa pelo clima frio, a capital paranaense tem muito a oferecer no quesito moradia. Confira as melhores regiões para se viver em Curitiba!

Já imaginou morar em uma cidade segura, com muitas opções de lazer e que oferece boa qualidade de vida? Estamos falando de Curitiba! E esta capital tem tudo de bom para oferecer para seus moradores. Por isso, conheça hoje os melhores bairros de Curitiba e o que eles têm de melhor.

Se você está pensando em se mudar e opta por uma capital, Curitiba está entre as melhores do país. Apesar das baixas temperaturas, a cidade oferece boa estrutura e conforto nos melhores bairros da cidade atraindo todos os tipos de gostos e bolsos.

Capital brasileira, clima europeu

Curitiba pode até ser a capital mais fria do Brasil, mas seus encantos a torna tão atraente quanto qualquer litoral brasileiro. Possui um grande polo estudantil, com destaque para a Universidade Federal do Paraná, a primeira universidade do Brasil, fundada em 1912, além de outras 30 instituições de ensino superior.

O nome Curitiba vem da língua tupi e significa “muito pinhão” ou “pinheiral”, que remete a sua vegetação natural repleta de araucárias. E apesar da má fama dos curitibanos por ser um povo mais fechado, o município é apelidado também de Cidade Sorriso.

Seja quais forem seus motivos para escolher morar em Curitiba, como estudar, construir uma carreira ou uma família, é importante antes de tudo pesquisar a melhor região que vá te atender. Por isso, separamos os melhores bairros de Curitiba para você conhecer um pouco mais.

Os melhores bairros de Curitiba

Como veremos a seguir, os melhores bairros da cidade comportam diversos estilos, mas todos fazem parte da capital que preza por boa mobilidade urbana, segurança, educação, saúde e bem-estar de seus moradores.

Assim como muitas cidades do estado, Curitiba contém em suas regiões serviços e comércios bem distribuídos, dispensando que seus moradores se desloquem muito entre um bairro e outro para realizar suas atividades diárias.

  1. Água Verde
  2. Batel
  3. Centro
  4. Portão
  5. Cristo Rei
  6. Santa Felicidade
  7. Vila Izabel
  8. Pinheirinho
  9. Campina do Siqueira
  10. Ecoville
  11. Cabral
  12. Bigorrilho
  13. Juvevê
  14. Alto da Glória

1. Água Verde

Considerado um dos melhores bairros da cidade e com excelente localização, este bairro possui elevado IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), é bem arborizado e próximo do Centro, além de ser cercado por outras regiões importantes da cidade, como Portão, Batel, Rebouças e Vila Izabel. Por isso, promove uma excelente qualidade de vida para seus moradores.

Possui shopping, mercados, cinema, bares, restaurantes, parques, praças e padarias que atendem de forma satisfatória seus habitantes. Conta também com uma beleza arquitetônica que mescla construções históricas com edificações mais novas, trazendo um encantador contraste no ambiente.

Além disso, comporta a Arena da Baixada, sede esportiva do Atlético Paranaense, funcionando também como centro de eventos nacionais e internacionais.

Saiba mais sobre o Água Verde neste vídeo do canal Curitiba em Família:

2. Batel

Considerado um dos melhores bairros da cidade no quesito luxo, é uma das regiões mais nobres por conter os edifícios mais caros de Curitiba. Por isso, conta com uma gastronomia de alto padrão, abrigando os restaurantes mais famosos da cidade, e dois shoppings recheados de lojas de grifes e marcas famosas.

É um bairro extremamente valorizado pela sofisticação imobiliária e comercial, uma região considerada nobre. Então se você busca status, conforto e uma boa qualidade de vida, o Batel é uma ótima opção. O local ainda conta com boas baladas, bares e restaurantes, perfeito para quem curte uma vida noturna mais agitada.

Conheça mais sobre o Batel neste vídeo de Laudenir Ramos:

3. Centro

Como toda capital que se preze, o Centro está entre um dos melhores bairros da cidade. A região central de Curitiba não é diferente, concede aos seus moradores de tudo um pouco. Serviços essenciais, entretenimento, comércio, escolas e apartamentos residenciais são os principais do bairro.

Por Curitiba ser uma cidade bem completa e, por isso, muito valorizada, o Centro possibilita atender em todos os aspectos. Com restaurantes, fast-foods 24 horas, hospitais e outros serviços. Sua arquitetura histórica é um dos destaques, por ser bem preservada e repleta de teatros e museus, como o Centro Cultural Teatro Guaíra.

Este vídeo do canal Tour do momento mostra um passeio pela região central de Curitiba:

4. Portão

Este bairro é um dos mais procurados para se morar em Curitiba pela grande quantidade de linhas de ônibus e por estar localizado um dos principais terminais rodoviários da cidade.

Para quem preza por um lazer relacionado a artes e cultura, o bairro conta com um importante espaço: o Portal Cultural, onde há uma biblioteca, salas de cinema e locais para exposições artísticas.

Além disso, o Portão é destaque entre os melhores bairros de Curitiba por possuir dois shoppings, bons bares e restaurantes, fazendo do local uma região bem movimentada. Na época da colonização, tropas transportadoras de gado passavam pela região onde haviam portões de fiscalização. O tempo mudou e o nome ficou, por isso o nome do bairro ser Portão. 

Saiba mais sobre o Portão neste vídeo do canal Curitiba em Família:

5. Cristo Rei

os-melhores-bairros-de-curitiba

Com um dos mais famosos pontos turísticos de Curitiba, o Cristo Rei comporta o lindo Jardim Botânico, um dos cartões postais da capital. Além da atração, este é uma das melhores regiões da cidade por proporcionar boa mobilidade e funcionalidade urbana.

Encontra-se próximo ao Alto da XI (famosa rua de Curitiba) e possui fácil acesso para saídas em direção ao litoral, bom para quem viaja com frequência para as praias.

É ótimo para quem curte mais tranquilidade por ser um bairro residencial, proporcionando espaços em parques, mas que também oferece serviços como supermercados, farmácias e bancos.

Conheça melhor o Cristo Rei neste vídeo do canal Foca Show:

6. Santa Felicidade

É um dos destaques da capital paranaense. Com grande influência dos imigrantes italianos, é um dos melhores bairros de Curitiba no quesito gastronomia. Se você gosta de cafés coloniais e restaurantes tradicionais, Santa Felicidade pode ser o seu bairro ideal para morar.

Além do comércio gastronômico bem valorizado, o bairro reúne várias comodidades comerciais e culturais, dispensando o morador de se deslocar para outras regiões para realizar atividades corriqueiras.

Recebe muitos turistas ao longo do ano devido a sua variedade de restaurantes, sem contar a Festa do Frango, Polenta e Vinho, tradicional evento cultural que ocorre todo ano no bairro.

Possui um ar europeu devido às suas construções com tendências italianas, trazendo uma atmosfera confortável e acolhedora a quem passa pelas ruas.

Este vídeo do canal Bronis & Drones mostra belas imagens aéreas do Cristo Rei:

7. Vila Izabel

Fundado por volta do ano de 1890, este bairro traz em peso uma arquitetura histórica, com muitas casas tradicionais. Por isso é uma das melhores opções de bairro em Curitiba se você busca algo mais tranquilo e calmo.

É uma região bem arborizada e com interessante custo-benefício, possui de tudo, sendo uma boa escolha para famílias que procuram associar praticidade, segurança, comércio, serviços e escola.

Este vídeo do canal Foca Show mostra um passeio pelas ruas da Vila Izabel:

8. Pinheirinho

Quer morar em um local tranquilo e com qualidade de vida? Então o Pinheirinho, bairro situado na zona sul de Curitiba, é ideal para você. O motivo é devido o lugar ser perfeito para quem planeja viver com bem-estar e, ao mesmo tempo, estar ao lado de vários centros comerciais.

O destaque da região é a praticidade de locomoção, já que o lugar inclui em seu território muitas vias importantes. O Pinheirinho conta com várias linhas de ônibus e promove uma facilidade entre o bairro e o Centro de Curitiba. Por esse motivo que a facilidade é um dos aspectos que mais chamam a atenção dos moradores.

Em Pinheirinho, há a praça Zumbi dos Palmares, que foi inaugurada em 1991 como uma homenagem ao líder quilombola. O espaço de lazer possui um portal com 54 colunas que representam cada país do continente africano. A área está localizada em um lugar com cerca de 21 mil m² e comporta equipamentos esportivos e de entretenimento, como o playground, a pista de caminhada e um espaço para o futebol de areia.

E se você gosta de se divertir à noite, pesquisar por um apartamento à venda em Pinheirinho é uma boa opção. Convide os seus amigos para conhecer os bons estabelecimentos gastronômicos do bairro, como os restaurantes Brasa Nobre, a Churrascaria Frangão e o Gado Nobre. Para quem gosta de bares, o Monde Hop – Clube de Cervejas é o destaque da região.

No Youtube, o canal Nos4mudamos registrou imagens belíssimas de Pinheirinho e como é a estrutura do bairro. A publicação foi feita em dezembro de 2020. Veja o vídeo a seguir na íntegra:

Antes de pesquisar por uma casa à venda em Pinheirinho, entenda que a região apresenta ótimas instituições de ensino que preparam academicamente os seus filhos. Os colégios Amplação, Energia Ativa e Batista Shalom são destaques no quesito educação no bairro. 

Além disso, o bairro também abrange respeitáveis faculdades, como um polo do UniOpet (Centro Universitário Opet), um polo da UniFil (Centro Universitário Filadélfia) e um polo do Unifacear (Centro Universitário Faculdade Educacional Araucária).

9. Campina do Siqueira

O Campina do Siqueira fica perto da região central de Curitiba e tem cerca de 7 mil habitantes. As principais vias de acesso ao bairro são as ruas Padre Agostinho, Padre Anchieta e Martim Afonso, na parte leste, que o conectam ao centro de Curitiba. A oeste, as ruas Prof. Viriato Parigot de Souza, Dep. Heitor Alencar Furtado e Monsenhor Ivo Zanlorenzi trazem o tráfego dos bairros da zona leste. Ao sul, destaque para a avenida Gen. Mario Tourinho. 

O morador de Campina do Siqueira terá uma boa quantidade de comércios e serviços espalhados pelo bairro, mas as ruas Maj. Heitor Guimarães e Gen. Mário Tourinho são importantes pontos de referência.  

O ParkShopping Barigui é um dos mais movimentados da cidade, tem mais de 300 lojas, cinema, praça de alimentação ampla, praça de eventos e área de jogos. A arquitetura dele valoriza a iluminação natural, preserva a mata nativa e oferece amplas áreas de descanso. Outra opção próxima é o Shopping Curitiba, localizado na Rua Brg. Franco, no centro da cidade. 

Para quem utiliza o transporte coletivo, o Terminal Campina da Siqueira fica entre as ruas São Vicente de Paulo e Padre Anchieta. O Campina do Siqueira fica a cerca de 5 km de uma das sedes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na Rua 7 de Setembro. O campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fica a aproximadamente 5,5 km, na Rua XV de Novembro. 

Os acessos a ele são pela BR-277 e pela Avenida Cândido Hartmann. O local tem 1,4 milhão de metros quadrados com pista de caminhada e corrida, ciclovia, pista de patinação, pista de aeromodelismo, playgrounds, academias ao ar livre, área para slackline e quadras esportivas. Tudo isso em uma área com três grandes bosques, churrasqueiras, quiosques, lanchonetes e restaurantes. 

Este vídeo do canal Como Você na Estrada mostra um passeio pelas ruas de Campina do Siqueira:

10. Ecoville

O Ecoville é um bairro com ótima infraestrutura de transporte, que disponibiliza aos moradores diversas linhas de ônibus. Ele fica próximo a instituições como a Universidade Positivo e a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Além disso, a região está próxima de ambientes famosos de lazer e de entretenimento, como o Teatro Positivo e o ParkShopping Barigui. 

Outro ponto muito positivo para quem vai morar no Ecoville é a chance de desfrutar de diferentes especialidades na gastronomia. O bairro se destaca pelas suas excelentes pizzarias, como a New Ninos e a Estância. A região também estabelece ótimos bares, como o Ushuaia Bar e o Armazém Garagem Bar.

Esses e outros motivos fazem o local ser um dos melhores bairros de Curitiba. Trata-se de um local que oferece alta qualidade de vida e bem-estar.

Este vídeo de Milton Andrade mostra um passeio pelo Ecoville:

11. Cabral

O Cabral é um bairro predominantemente residencial, mas com muita força no comércio. Os moradores conseguem resolver qualquer pendência sem ter que ir muito longe. O destaque turístico da região fica por conta da Igreja Católica Senhor Bom Jesus do Cabral e do clube de campo Graciosa Country Club. 

Apesar destas sugestões, o bairro não decepciona no quesito gastronomia, já que detém importantes bares e restaurantes. A localização do bairro também é excelente porque conta com vias essenciais para se conectar a outros bairros curitibanos, como as avenidas Paraná e Prefeito Erasto Gaertner. 

O bairro conta com a presença do setor de Ciências Agrárias e do Hospital Veterinário da UFPR (Universidade Federal do Paraná), o que o torna muito interessante também do ponto de vista educacional.

Este vídeo do canal Viajando Por Aí mostra uma caminhada pelas ruas do Cabral:

12. Bigorrilho

O Bigorrilho conta com uma infraestrutura urbana bem desenvolvida, com ruas bem pavimentadas e abundante área verde. Além disso, o bairro conta com áreas de comércio e serviços bastante completas e ainda oferece a comodidade de estar a 3 km de distância do centro da cidade.

Se tem uma coisa que o Bigorrilho oferece é lazer, entretenimento e o principal: gastronomia da melhor qualidade! O bairro é um verdadeiro reduto para você conhecer e saborear os mais diversos pratos, do Brasil e do mundo. 

Uma das responsáveis por essa deliciosa característica do Bigorrilho é a Feira da Praça Ucrânia, que costuma receber mais de 8 mil pessoas por mês. Ela existe há mais de 30 anos e já foi finalista da categoria Melhor Comida de Rua, da segunda edição do Prêmio Top View de Gastronomia. 

São quase 40 barracas que se abrem aos consumidores todas as sextas-feiras, com um cardápio que mistura tradicionais pratos brasileiros e o melhor da culinária internacional. Sushi, acarajé, pastel, empanadas, tapiocas, crepe suíço, além de comidas típicas do Peru, Polônia, Alemanha e de países asiáticos. Sem contar as barracas que trazem o melhor do hortifruti. 

Outro destaque gastronômico do Bigorrilho é o Choripan Bigorrilho, um bar com refeições de primeira, bastante tradicional em Curitiba e famoso por seus sanduíches de porco. Quando visitar o local, não deixe de provar o Choripan de Porco Moura, um sanduíche saboroso feito com linguiça artesanal de porco com temperos especiais, creme de queijo e cebola crispy servido no pão baguete. Deu água na boca aí também? 

O bairro concentra muitos estabelecimentos e grande parte deles fica próximo à Praça da Espanha. São diversas opções no Bigorrilho para sair à noite ou fazer um gostoso happy hour bem perto de casa. 

E para quem gosta de natureza e de áreas verdes abertas, o lugar certo é o Parque Barigui, a cerca de 3 minutos do Bigorrilho. Além de ampla vegetação, o parque conta com bares, restaurantes, quadras poliesportivas, quiosques com churrasqueiras, pistas para caminhadas, corridas e bicicletas, equipamentos ao ar livre para ginástica e até centro de exposições. Ideal para relaxar no fim de semana.

Outra vantagem do Bigorrilho é ser considerado um dos bairros mais seguros de Curitiba. Suas vias são bem iluminadas e há vigias particulares que auxiliam no monitoramento e vigilância das ruas.

Este vídeo do canal Bronis & Drones traz belas imagens aéreas do Bigorrilho:

13. Juvevê

O Juvevê é mais um bairro interessante para quem quer estar perto de ótimos comércios e de áreas de lazer. Atravessado por vias importantes, como a avenida João Gualberto, ele possibilita fácil acesso a outras regiões da capital paranaense. sem contar a proximidade com o centro de Curitiba e com os bairros Bom Retiro e Cabral. 

Morar no Juvevê também garante excelentes opções de escolas para as crianças. Algumas das instituições, como os colégios Stella Maris e o Passionista Nossa Senhora Menina, são bastante conhecidas na região pela qualidade do ensino. Esses e outros motivos fazem do local uma das melhores regiões para viver com a família e ter uma ótima qualidade de vida. 

Conheça mais sobre o Juvevê neste vídeo de Kalytha Fernandes:

14. Alto da Glória

O Alto da Glória é uma região com grandes empreendimentos residenciais e comerciais. Ele fica bem perto da avenida João Gualberto, via importante de Curitiba que facilita o deslocamento para outros lugares do município. Há, também, uma forte e rica gastronomia na região, com ótimas opções de bares e de restaurantes.

Morar no Alto da Glória é estar bem ao lado do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e do estádio Couto Pereira, casa do Coritiba Foot Ball Club. Sua família vai se divertir e usufruir de ótima qualidade de vida. Por esses e outros motivos, o bairro é visto como um dos melhores da capital paranaense.

Este vídeo do canal Foca Show mostra um passeio pelo Alto da Glória:

Encontre seu novo lar nos melhores bairros de Curitiba!

Se você está procurando casas e apartamentos para comprar e alugar em Curitiba, confira mais de 6 mil imóveis no Portal Arbo! Depois, é só fazer sua proposta direto pelo site, fazer toda a negociação online e contar com a facilidade da assinatura de contrato digital.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

apartamento-em-guarulhos

Saiba tudo ao comprar apartamento em Guarulhos

Conheça mais sobre a segunda cidade mais populosa de SP e apaixone-se pelo seu novo lar   Está pensando em comprar um apartamento em Guarulhos? O momento da compra de um imóvel é muito esperado por todos, mas deve ser vivido com calma e cuidado. É preciso ter em mente uma série de fatores, para que […]

escolas-em-Santo-André

As 6 melhores escolas de Santo André

Além de  ótima para morar e com diversos atrativos, Santo André possui as melhores escolas. Confira! A cidade de Santo André está entre as melhores do país para criar filhos e morar com a família. Um desses motivos é a quantidade e qualidade das escolas em Santo André. Se você acabou de se mudar com […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *