28 de março de 2024

Os melhores pontos turísticos de São Paulo

os-melhores-pontos-turisticos-de-sao-paulo

A cidade de São Paulo é rica em muita cultura, arte e belezas naturais. Veja aqui os principais pontos turísticos!

A cidade de São Paulo não é somente rica economicamente falando, mas é também um local com muita cultura, arte e belezas naturais. Se você está pensando em visitar os principais pontos turísticos de São Paulo, com certeza se deparou com milhares de opções.

O município com mais de 11 milhões de habitantes, que é conhecido pelo seu intenso trânsito também tem muito a oferecer. Os passeios garantem atividades culturais de entretenimento para todos os gostos como museus, teatros, parques, igrejas e muitos outros lugares.

Então, se ainda está com dúvidas do que entrar na sua lista, confira todos os pontos turísticos de São Paulo que você precisa visitar e tudo o que você precisa saber antes de morar em São Paulo!

Veja os pontos turísticos de SP que você precisa conhecer

  1. Catedral da Sé
  2. Parque Ibirapuera
  3. Theatro Municipal
  4. Museu de Arte de São Paulo (MASP)
  5. Liberdade
  6. Mercado Municipal

1- Catedral da Sé

A Catedral Metropolitana de São Paulo, ou Catedral da Sé, é a catedral da Arquidiocese de São Paulo. Localizada na Praça da Sé, a construção considerada o quarto maior templo neogótico do mundo.

Veja mais sobre a Catedral da Sé neste vídeo do canal Revista da Cidade, disponível no Youtube.

Projetada pelo professor da Escola Politécnica, Maximilian Hehl, ela tem 111 metros de comprimento, 46 metros de largura e 65 metros de altura (com exceção das torres). A construção teve início no ano de 1912, mas só foi inaugurada em 1954. O motivo do atraso foi a falta de dinheiro e as duas Grandes Guerras que dificultaram a chegada dos materiais.

Uma curiosidade interessante nesse ponto turístico de São Paulo é que ele está localizado bem em frente ao marco zero da capital paulista. Em 1934 foi criada uma escultura do mapa de São Paulo com destino a Minas Gerais, Santos, Paraná, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Goiás.

Em seu exterior podem ser encontradas duas torres de 92 metros e uma cúpula. O interior é rodeado por vitrais, mosaicos e obras de arte sacra. A igreja, que tem capacidade para oito mil pessoas, possui um grande órgão com cinco teclado e 12 mil tubos, considerado o maior da América do Sul. É realmente incrível! 

Sem dúvidas é um local de muita paz e beleza que vale a pena ser conhecido se busca por um dos lindos pontos turísticos de São Paulo.

2- Parque Ibirapuera

Com mais de 60 anos de história, o Parque Ibirapuera é, sem sombra de dúvidas, um dos principais pontos turísticos de SP, e localizado em um dos melhores bairros de São Paulo. O local recebe, de acordo com o site oficial, cerca de 10 milhões de visitas anualmente, o que o torna um dos mais frequentados da América do Sul.

Os melhores pontos turísticos de São Paulo

Com o intuito de melhorar a gestão, atrair mais pessoas e empresas por conta da dificuldade de investimento na manutenção e restauração das áreas verdes, foi criado o Parque Ibirapuera Conservação. Trata-se de uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que trabalha para a recuperação e prevenção de possíveis problemas, com projetos sólidos de melhorias do espaço. É um dos pontos turísticos de São Paulo mais procurados pelos turistas. 

O que fazer nos principais pontos turísticos de São Paulo?

Passeios Culturais dos melhores pontos turísticos de São Paulo 

Você sempre vai encontrar uma atividade especial para fazer no Parque Ibirapuera. Em relação aos passeios culturais e educativos é possível fazer visitas ao Museu Afro Brasil, Pavilhão das Culturas Brasileiras, Escola de Astrofísica, Fundação Bienal, Museu de Arte Moderna, Museu de Arte Contemporânea, Bosque da Leitura, Oca do Ibirapuera, Planetário do Ibirapuera e o Auditório Ibirapuera.

Além disso, o parque conta ainda com inúmeros jardins, que fazem deste um dos mais lindos pontos turísticos de SP. Entre eles podemos citar o Lago do Ibirapuera, a Praça do Porquinho, a Praça da Paz, o Parque dos Cachorros, o Viveiro Manequinho Lopes e a Praça Burle Marx. Entre as esculturas que tornam o local ainda mais belo, podemos contar com o Monumento Pedro Álvares Cabral, o Obelisco do Ibirapuera, a Marquise do Ibirapuera, o Monumento às Bandeiras e a escultura A Caçadora.

O local, de 158 hectares é tombado pelo patrimônio histórico de São Paulo. Os pavilhões que abrigam museus, o auditório e a marquise são de autoria de Oscar Niemeyer e tombados pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Como um todo, o local é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.

É uma visita obrigatória para você que busca pelos principais pontos turísticos de São Paulo. Garantimos que você vai se apaixonar. Saiba tudo sobre a capital paulista antes de se mudar!

3- Theatro Municipal

A maior Casa de Ópera do Brasil, ou simplesmente Theatro Municipal de São Paulo é um dos locais mais deslumbrantes da capital paulista. O projeto foi assinado pelo escritório Ramos de Azevedo, em colaboração com os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi, e teve início no ano de 1903. O prédio, aberto em 1911 foi o primeiro a ser totalmente abastecido por energia elétrica.

O local ainda recebeu um dos principais eventos da história da arte no brasil, a Semana de 22, de Mário e Oswald de Andrade, Anita Malfatti e outros célebres artistas que deram início ao movimento modernista brasileiro.

Um dos mais imponentes pontos turísticos de SP é aberto à visitação, contudo em decorrência do novo coronavírus, as visitas educativas estão suspensas. Porém, ainda é possível fazer o Tour Virtual e ter uma experiência única.

4- Museu de Arte de São Paulo (MASP) 

Outro grandioso ponto turístico de São Paulo é o MASP (Museu de Arte de São Paulo). Fundado em 1947 por Assis Chateaubriand, ele foi o primeiro museu moderno do país.  O edifício, com um vão de mais de 70 metros, é suspenso por quatro enormes pilares e um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira.

Além de ser um importante edifício, o MASP possui o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, reunindo mais de 11 mil obras incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas. É um passeio cultural que vai enriquecer seu conhecimento, sem dúvidas.

5- Liberdade

Situado na zona central de São Paulo, o bairro da Liberdade é o maior reduto da comunidade japonesa no município. A presença japonesa por lá teve início no ano de 1912. Foi no ano de 1908 que a imigração japonesa começou no Brasil, com a chegada do navio Kasato Maru, no Porto de Santos.

Ao longo do tempo as pessoas foram se situando no local e criando atividades comerciais da mesma maneira que existia no Japão. Assim a Liberdade tornou-se o que é hoje, um pedaço do Japão no Brasil e um grande ponto turístico de SP. Saiba qual é o custo de vida na cidade de São Paulo.

A gastronomia japonesa ganha força em um dos pontos turísticos de São Paulo

Além de lojas típicas e livrarias com artigos japoneses, o bairro da Liberdade ainda concentra vários restaurantes típicos, como o Lamen Kazu, restaurante especializado em Lamen com ingredientes frescos e aromáticos.

Se o que a pessoa procura é pelo tradicional sushi, encontrarão boas opções no Restaurante Sushi Isao, Restaurante Sushi Yassu e o Restaurante Takô. A gastronomia japonesa, inclusive, é, sem dúvidas, uma das preferidas do paulistano devido a quantidade de opções disponíveis na cidade.

6- Mercado Municipal de São Paulo

Um dos mais deliciosos pontos turísticos de SP é o Mercado Municipal. O local garante uma experiência gastronômica especial devido à grande variedade de lanches, frutas e aperitivos presentes. Contudo, o seu lanche mais famoso é o sanduíche de mortadela. Todos se apaixonam pelo local quando passam por ele, é certamente, uma experiência marcante! 

São aproximadamente 300 boxes com as mais variadas iguarias. São tantas opções que fica difícil de saber qual escolher. Projetado pelo engenheiro Felisberto Ranzini, ele foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933 e é especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios. 

Seja qual for a sua preferência, a cidade com certeza terá uma opção especial para você, pois além destes há muitos outros lugares turísticos de SP encantadores para se conhecer. 

E, se está pensando em morar na capital paulista e estar perto dos melhores pontos turísticos de São Paulo, confira as opções imperdíveis que a Arbo tem a oferecer.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

melhores-cidades-para-morar-no-brasil

Conheça as 5 melhores cidades do Brasil para morar

Está a procura de um lugar para ter mais qualidade de vida? Descubra as melhores cidades do Brasil para morar e comece seus planos de mudança! Quando você pensa em uma boa cidade para  viver, o que vem à mente? Preferências como praia e montanhas? Ou o que fica mais evidente mesmo é a boa […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *