13 de maio de 2022

Veja os melhores parques do Rio de Janeiro

Parques-do-Rio-de-Janeiro

Além dos locais turísticos mais conhecidos, os parques do Rio de Janeiro são uma opção de lazer para quem procura paz e tranquilidade.

No Rio de Janeiro, o que não faltam são opções de lazer e turismo, não é mesmo?  A cidade oferece uma variedade incrível de praias, restaurantes e passeios para todos os gostos.

Mas você sabia que, além dos pontos turísticos mais conhecidos, é possível também encontrar parques maravilhosos para relaxar e curtir a natureza? Quer saber mais? Pois hoje preparamos um guia para você conhecer os mais bonitos parques do Rio de Janeiro. Confira!

  1. Jardim Botânico
  2. Parque Nacional da Tijuca
  3. Parque Natural Municipal da Catacumba
  4. Parque Municipal Quinta da Boa Vista
  5. Parque dos Patins
  6. Aterro do Flamengo
  7. Parque Natural Bosque da Barra
  8. Passeio Público
  9. Parque Natural Chico Mendes

Jardim Botânico

O Jardim Botânico foi fundado em 1808, e é uma das maiores áreas verdes do Rio de Janeiro.  Na entrada, o corredor de palmeiras já chama a atenção pela beleza.

O parque é dividido em várias  áreas, e em cada uma o visitante pode conhecer plantas de vários países diferentes, e é famoso pelas belas paisagens. Não deixe de conhecer o orquidário e o lindo e delicado jardim japonês. 

Outra atração que você precisa ver é a bela estátua de Eco e Narciso, feita pelo mestre Valentim, além dos outros monumentos e obras de arte espalhadas pelo parque.

Saiba mais sobre o parque nesse vídeo do canal Tesouros do Brasil, disponível no Youtube.

O passeio pode ser feito a pé ou nos carros elétricos disponíveis no local. A dica é ir com tempo e caminhar sem pressa para ver e ouvir os pássaros do local, que são um espetáculo à parte!

Parque Nacional da Tijuca

Com quase 4 mil hectares, este  parque fica no bairro da Tijuca, e oferece uma variedade grande de atrações para todos os públicos. Uma curiosidade é que a Floresta da Tijuca foi a primeira grande iniciativa de reflorestamento do mundo, em 1861.

O parque é dividido em setores, e cada um tem um estilo diferente. Para quem quer aproveitar a natureza com a família, o setor Floresta é uma ótima opção, pois tem áreas de recreação  e trilhas mais tranquilas. 

Você pode aproveitar para conhecer as cachoeiras e os mirantes que também fazem parte das atrações.  Além disso, dentro do parque ainda estão várias atrações turísticas famosas, como a Vista Chinesa,  Pedra da Gávea e o próprio Corcovado.

Parque Natural Municipal da Catacumba

Para quem gosta de aventuras mais radicais, o Parque da Catacumba é a grande pedida! Além das trilhas e do contato com a natureza,  é possível  praticar esportes como tirolesa, rapel, escalada e arvorismo.

As trilhas  também são bem interessantes, e dá pra conhecer um pouco mais da flora e fauna da Mata Atlântica, que foi preservada no parque. Na parte baixa ficam várias esculturas, e também algumas praças para dar aquela descansada!

Parque Municipal Quinta da Boa Vista

Além do contato com a natureza, na Quinta da Boa Vista você ainda vai fazer uma verdadeira viagem no tempo! Isso porque o parque foi residência da família real portuguesa de 1808 até 1889. Os jardins e lagos projetados estão por toda a extensão do local, além de lindas estátuas  de bronze, vale a pena conhecer!

Além disso, o Parque Municipal Quinta da Boa Vista também abriga o zoológico da cidade, o Museu Nacional de Arqueologia e o Museu da Fauna.  Vá com tempo para conhecer tudo, pois são muitas atrações incríveis!

Parque dos Patins

Para quem gosta de um parque mais urbano, o Parque dos Patins  é uma opção.  O lugar tem uma estrutura preparada para a prática de esportes como patins, bicicleta ou skate, e dá pra apreciar alguns corajosos fazendo manobras mais radicais nas pistas espalhadas pelo local. 

À noite,  aproveite  para fazer uma degustação de petiscos nos quiosques disponíveis no parque, e também curtir música ao vivo. O Parque dos Patins fica pertinho da Lagoa Rodrigo de Freitas, então dá para fazer um passeio duplo e aproveitar os dois lugares.

Aterro do Flamengo

Esse é um lugar que você com certeza precisa conhecer! Esse é um dos maiores centros de lazer do Rio de Janeiro. Ele tem muitas opções de quadras de vôlei, basquete e futebol, claro, e áreas preparadas para quem gosta de andar de bicicleta e patins. Quando  for ao Aterro do Flamengo, não deixe de conhecer também os jardins projetados por Burle Marx, um famoso paisagista. 

Ele planejou esses jardins com plantas de vários locais do país, então o parque sempre está florido em qualquer época do ano! É o local perfeito para curtir a natureza e ainda fazer amizades, já que ele sempre está cheio de gente simpática.

Parque Natural Bosque da Barra

Esse é o lugar perfeito para aproveitar um fim de semana bem tranquilo com a família. O local tem uma área bem grande para andar de bicicleta, caminhar nas trilhas e fazer piqueniques.

Ele tem uma área considerável de preservação ambiental, então você pode aproveitar para conhecer mais da flora e fauna da restinga, um tipo de vegetação da região. Outra dica é aproveitar o enorme gramado que circunda o parque para relaxar, apreciar a natureza e até tirar um cochilo curtindo a paz e sossego do lugar.

Passeio Público

O Passeio Público é um dos parques mais antigos do Rio de Janeiro, e o primeiro parque ajardinado do Brasil. Foi  construído em 1783, e projetado por Mestre Valentim, um famoso artista da época colonial, então a arquitetura realmente vale a pena conhecer!

Uma curiosidade é que esse parque já foi citado em várias obras literárias brasileiras, inclusive nos livros de Machado de Assis. Isso porque o parque era um verdadeiro point da sociedade carioca nos séculos 18 e 19.   

No Passeio Público você pode caminhar enquanto ouve o som de vários pássaros que desfrutam das árvores frutíferas plantadas por lá. Além disso, não deixe de conhecer os bustos de várias personalidades da música e da literatura cariocas que ficam espalhados pelo lugar, como Chiquinha Gonzaga, Castro Alves e Olavo Bilac.

Parque Natural Chico Mendes

Além de ser uma ótima opção para passear e descansar, esse parque funciona também como uma área de proteção ambiental. Seu nome é uma homenagem ao ambientalista Chico Mendes, famoso por lutar pela preservação ambiental no Brasil.

O parque tem 40 hectares, e durante a caminhada  os visitantes têm  a chance de ver jacarés-de-papo-amarelo, capivaras, bichos-preguiça e mais de cem espécies de borboletas! O local também oferece uma visita guiada, palestras e cursos para quem quer saber mais sobre preservação do meio ambiente.

Gostou de conhecer alguns dos parques do Rio de Janeiro? Deixe aqui nos comentários a sua sugestão, e envie este post também para os seus amigos! Aqui no Blog da Arbo você sempre encontra muitas dicas essenciais para o seu dia a dia!

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

shoppings-em-Osasco

Veja quais são os melhores shoppings em Osasco

Vai se mudar para 8ª cidade mais populosa de SP? Então conheça os melhores shoppings em Osasco para se divertir com os amigos e a família Seja para ir às compras, para comer na praça de alimentação ou simplesmente para passear, os melhores shoppings em Osasco oferecem lugares ideais para você se divertir com a […]

6 melhores opções de lazer no interior de São Paulo

Para quem está precisando fazer uma pausa da correria do dia a dia, vai encontrar ótimas opções de lazer no interior de São Paulo. Está precisando recarregar as energias, relaxar e curtir momentos de puro descanso e diversão?  Saiba que você pode fazer tudo isso fora dos circuitos mais tradicionais de turismo. Se  surpreenda agora […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *