3 de setembro de 2021

Conheça os melhores parques em Santo André

parques-em-Santo-André

Se você gosta de renovar as energias em meio a natureza, Santo André é para você! Confira a nossa lista com os melhores parques da cidade

Se você gosta de natureza e de estar rodeado de áreas verdes, vai adorar Santo André! Mais de 60% da área total da cidade é formada por zonas de proteção ambiental, ou seja: é muito verde! Existem diversas opções de parques em Santo André, por isso fizemos uma seleção para você não perder nada e aproveitar ao máximo as áreas verdes da cidade!

Segundo censo do IBGE de 2020, a cidade de Santo André tem aproximadamente 730 mil habitantes e está situada no ABC paulista, ao lado de cidades como São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Mas antes de apresentar a nossa lista com os melhores parques em Santo André, vamos entender melhor por que existe tanta riqueza natural na região?

Neste artigo você vai ver:

Localização de Santo André

O município de Santo André está localizado na região entre o Planalto Paulista e a Serra do Mar, próximo às cadeias montanhosas. O espaço urbano de Santo André é banhado pelas bacias hidrográficas do Tamanduateí, do ribeirão dos Meninos e do ribeirão Oratório.

A região também é legalmente protegida pela Lei de Proteção aos Mananciais, pois ali se encontra a área de Proteção e Recuperação de Mananciais da bacia hidrográfica Billings-Tamanduateí.

Esse conjunto de características torna o ambiente muito propício para ser um recanto natural, com vegetação abundante e rica.

Ao total são 11 parques em Santo André. Juntos eles somam mais de 13 milhões de metros quadrados de áreas verdes, espalhados por diferentes bairros. Os mais de 720 mil habitantes do município têm o privilégio de viver em uma cidade verde! 

Quais são os melhores parques em Santo André?

 Parque Central – Deputado Cicote

lazer

O Parque Central é o maior parque urbano de Santo André e, como o próprio nome já diz, fica localizado no centro da cidade. Suas medidas e características fazem do Parque Central um dos mais completos parques de Santo André: são 40 mil metros quadrados de gramado, 8 mil metros quadrados de herbáceas, cerca de 10.500 árvores e uma marquise de 300 metros quadrados!

Além de tudo isso e do lago, esse parque tem pista de caminhada e ciclovia, palco para shows, campo de futebol, quadras poliesportivas, equipamentos para ginástica, playground, pista de automobilismo, marquise, banheiros, vestiários, bicicletário e acessibilidade. Bastante coisa, não é?

Lá você pode fazer Tai Chi Chuan, uma arte marcial chinesa, todos os sábados de manhã! Entre os parques em Santo André, o parque central é um dos mais importantes.

Você sabia que o Parque Central está próximo de uma das melhores escolas de Santo André?

Veja belas imagens sobre o Parque Central no vídeo Parque Central – Santo André , disponível no canal Andr3x.S, no YouTube:

Sabina – Escola Parque do Conhecimento

lazer-em-parques

No Parque Central também fica localizado a SABINA – Escola Parque do Conhecimento, um centro de ciências incrível que tem como missão divulgar e estimular o conhecimento científico, artístico, cultural e tecnológico de um jeito muito diferente do que você já viu na escola.

Por meio de exposições, experimentos, terrário, aquário, planetário, simuladores, teatro digital e outras possibilidades, crianças e adultos ali podem se encontrar com o conhecimento de uma maneira nova e muito divertida.

É muito interessante que em meio a tantos parques em Santo André seja possível encontrar um lugar tão mágico! Na SABINA acontecem exposições interativas pensadas para despertar a curiosidade e proporcionar o conhecimento de forma prazerosa e leve.

Atrações

Lá dentro da SABINA você encontra diversos setores: sala da terra – com réplicas de dinossauros e muito mais! – sala da vida, setor da ciência e tecnologia, espaço da arte e da comunicação, pinacoteca – com um acervo permanente de arte contemporânea – um jardim sensorial e um espaço destinado à mobilidade urbana, com atividades de educação para o trânsito.

Muito legal, não é? Tudo isso você encontra neste parque que está próximo a um dos melhores restaurantes em Santo André!

Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique – Criança também tem vez nos parques em Santo André!

parques-em-Santo-André

As crianças têm um lugar especial entre os parques em Santo André: o Parque Regional da Criança foi batizado em homenagem ao palhaço Tobias Fernandes. O apelido de Estremilique surgiu depois que uma criança, ao ver o número do palhaço, gritou “olha como esse palhaço treme, parece que está com estrimilique”.

Nesse parque as crianças encontram vários playgrounds e brinquedos infantis, e também podem andar pelo parque com um trenzinho.

E não para por aí: o parque ainda conta com quadra de tênis, quadras de futebol, pista para caminhada e equipamentos de ginástica, além de muito espaço verde. Os parques em Santo André são diversão para toda a família!

Parque Prefeito Celso Daniel

parques-em-Santo-André

O Parque Prefeito Celso Daniel foi inaugurado em 1974 e depois recebeu um novo nome em homenagem a um prefeito da cidade da década de 80. Está localizado entre os melhores bairros de Santo André.

Além de todas as facilidades essenciais para uma boa área de lazer, como banheiros, vestiários e lanchonete, o parque Celso Daniel também tem estrutura atenta à acessibilidade, para facilitar o acesso a todas as pessoas.

Esse é um dos parques em Santo André utilizados pela Secretaria de Cultura da cidade para a realização de eventos. Ali você encontra uma figueira centenária, tombada como patrimônio cultural de Santo André em 1992.

Entre as atividades regulares de lazer oferecidas no parque estão a dança de salão, o Tai Chi Chuan e o Liang Gong, duas práticas corporais chinesas. As outras atrações são a grande diversidade vegetal do lugar, a pista de caminhada e corrida, a pista de cooper, quadras de esportes e lagos com patos, tartarugas e peixes.

Parque Natural Municipal do Pedroso

parques-em-Santo-André

Um dos parques em Santo André mais interessantes é uma unidade de preservação da Mata Atlântica e a maior área de reserva natural do ABC Paulista: o Parque Natural Municipal do Pedroso.

E não é só isso: o Parque do Pedroso tem conexão com o Parque Estadual Serra do Mar e também é uma região de preservação de nascentes e mananciais. Nos 842 hectares do parque você encontra 15 lagos, 33 nascentes e uma cachoeira. Dali de dentro são retirados 6,8 milhões de litros de água por dia, que abastecem cerca de 6% da população de Santo André.

Além da vegetação nativa, dos animais e dos lagos, o parque tem playground, campos de futebol, quadras de esporte, cancha de bocha, trilhas para caminhada, capela, banheiros e quiosque com churrasqueira. Bastante riqueza nos parques em Santo André, não é?

Parque Escola

parques-em-Santo-André

Mais uma atração incrível entre os parques em Santo André: o Parque Escola. O espaço tem uma linda área arborizada com auditório, área para exposições, espaços de múltiplo uso, teatro de arena, pista de caminhada, estufa, horto medicinal, biblioteca, orquidário, bromeliário, cactário, pomar, minhocário, sucatoteca e até jardim de borboletas e sala de aves e abelhas.

No Parque Escola, além de relaxar em meio a tanta natureza e se entreter com todas essas atrações, você também pode fazer cursos de Jardinagem, Botânica e Arte, além de práticas regulares de Ioga, Tai Chi Chuan e Liang Gong.

Em 2016 foi criada no Parque Escola a Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará (EMEA), que tem como objetivo oferecer recursos para a educação ambiental e a sustentabilidade. É mais cultura e conhecimento nos parques em Santo André.

Escola Municipal de Educação Ambiental (EMEA) – Educação Ambiental nos parques em Santo André  

A EMEA oferece palestras, oficinas e exposições e, além da programação dirigida à comunidade, os alunos da Rede Municipal de Educação de Santo André recebem atendimento exclusivo com aulas sobre conteúdos sobre a ciência da natureza e a relação entre homem-natureza.

O que você achou deste conteúdo?

Conta pra gente, qual parque você mais gostaria de visitar se fosse morar ou turistar em Santo André? Deixe na caixa de comentários logo abaixo! Você também pode deixar sugestões de conteúdo para o nosso Blog.

Agora que você já tem uma lista do que fazer em Santo André e já conhece os melhores barzinhos, você já pode procurar um lugar para morar na cidade com a consciência tranquila de quem vai ter muito contato com a natureza e muitas atividades para espantar o tédio!

Que tal saber todas as informações antes de comprar um apartamento em Santo André? Entre no Blog da Arbo e fique por dentro de conteúdos incríveis!

Você também pode acessar a Central de Ajuda da Arbo e tirar suas principais dúvidas sobre o mercado imobiliário!

E caso precise de mais informações sobre Santo André, acesse o Portal da Arbo, lá você encontra os melhores empreendimentos. Você pode optar por uma busca personalizada através de mapas e filtros. Acesse!

Postagens relacionadas

melhores-bairros-de-guarulhos

Conheça os 10 melhores bairros de Guarulhos

Está pensando em morar na região metropolitana de São Paulo? Nesse texto você vai descobrir quais são os melhores bairros de Guarulhos para comprar ou alugar um imóvel Antes de se mudar para uma nova casa, você precisa saber todas as informações possíveis sobre o seu novo destino: o custo de vida da cidade, como […]

Os 3 melhores supermercados em Ribeirão Preto

Confira os principais supermercados em Ribeirão Preto para você economizar com as compras do mês  Morar em Ribeirão Preto é sinônimo de viver com praticidade. Isso porque a cidade oferece uma ótima infraestrutura e está próxima de excelentes vias. Entre tantas qualidades que a região possui, os supermercados em Ribeirão Preto se destacam pela eficiência […]

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *