17 de abril de 2024

Os 5 melhores parques em São José dos Campos

parques-em-São-José-dos-Campos

Conheça incríveis parques em São José dos Campos para descansar e relaxar com a família

Antes de pesquisar casas ou apartamentos para alugar, você precisa conhecer os parques em São José dos Campos. A cidade possui quase 730 mil habitantes e é, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2020, o quinto município mais populoso do estado de São Paulo.

O local apresenta uma crescente economia e é sede de empresas conhecidas, como Panasonic, Johnson & Johnson, Petrobras e Embraer. A cidade também desfruta das melhores escolas e faculdades, além de investir na área da saúde com ótimos hospitais

Ainda assim, existem algumas curiosidades que nem mesmo os moradores e as famílias tradicionais da região conhecem. Por isso, selecionamos três informações que você provavelmente não sabe sobre São José dos Campos. 

1. Tecnologia 

A cidade é dona de duas importantes invenções que facilitam a vida dos brasileiros. A urna eletrônica, uma das criações feitas em São José dos Campos, é uma solução inovadora e moderna muito fácil do eleitor utilizar. 

Outra invenção notável da cidade é o carro a álcool. O motor foi produzido no Centro Técnico Aeroespacial e rodou, primeiramente, em três veículos: Dodge Polara 1800, Fusca 1300 e Gurgel Xavante. O teste teve, ao total, mais de oito mil km rodados.

2. Shopping

O primeiro centro comercial da cidade foi o Shopping Centro. Entretanto, diferente de outros municípios, em que as pessoas vão até o comércio em busca de melhores roupas, moradores e turistas de São José dos Campos descobriram outra atração.

O diferencial do primeiro shopping – que chamou a atenção de seus moradores – é a escada rolante. E por falar nisso, o que acha de conhecer os melhores shoppings da cidade?

3. Sanatório

Um dos locais mais admirados em São José dos Campos é o Parque Santos Dumont. Porém, o que poucas pessoas sabem é que o espaço verde era, no passado, um estabelecimento destinado ao internamento de pessoas doentes.

O Sanatório Ezra pertencia à Sociedade Israelita de Beneficência Ezra e atendia pessoas com tuberculose. O local possuía mais de 100 leitos e foi desativado na década de 1950.

Falando em espaço verde, que tal conhecer os melhores parques do município?

Quais são os cinco melhores parques da cidade?

Os 5 melhores parques em São José dos Campos

Os parques em São José dos Campos são ideias para passear com a família, se divertir com os amigos ou visitar novos lugares com a sua própria companhia. Além disso, todos os espaços estão localizados nas proximidades de ótimos empreendimentos da região. 

Vale a pena conhecer as melhores áreas verdes da cidade. Então, fique atento e anote as principais opções de parques do município.

Parque Santos Dumont

O Parque Santos Dumont, inaugurado em 23 de outubro de 1971, está situado próximo ao Centro de São José dos Campos. O nome do local foi escolhido em homenagem ao pai da aviação, Alberto Santos Dumont. O parque possui, em extensão, cerca de 46.500 m².

O espaço verde apresenta uma grande área de lazer, composta por pista de caminhada, quiosques, pista de skate, aparelhos de ginástica e parquinho para crianças. Além disso, o lugar desfruta de um jardim japonês e de um lago, que contém diversas espécies de peixes e atrai aves. 

O Parque Santos Dumont está localizado na rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, número 1.000, no bairro Vila Adyana.

Parque Vicentina Aranha

O Parque Vicentina Aranha é um patrimônio histórico da cidade tombado pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e pelo Condephaat (Conselho de Defesa Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

O lugar está situação a duas quadras do Parque Santos Dumont e ocupa, em extensão, cerca de 84.500 m². A maior parte do território do Parque Vicentina Aranha é composta por áreas arborizadas e trilhas de caminhada. Além disso, o espaço é representado pela conservação ambiental e pela história da cidade.

Segundo a Prefeitura de São José dos Campos, o Parque Vicentina Aranha recebe 70 mil visitantes por mês, que são atraídos pelas atividades culturais, ambientais e físicas. O local está situado na rua Prudente Meireles de Moraes, número 302, no bairro Vila Adyana.

Parque da Cidade

O Parque Municipal Roberto Burle Marx, também conhecido como Parque da Cidade, abrange em extensão cerca de um milhão de metros quadrados. Isso porque o lugar era, no passado, a antiga Fazenda da Tecelagem Parahyba. Atualmente, o parque é o mais amplo de São José dos Campos.

O espaço verde chama a atenção devido à diversidade de espécies de vegetais e à paisagem belíssima, formada por lagos, ilhas artificiais, jardim floridos, bosques, palmeiras imperiais e alamedas. Com tanta harmonia e encanto, o parque é ideal para passeios com a família e com os amigos.

O complexo também disponibiliza aparelhos de exercícios físicos, atividades culturais e educação ambiental. Além disso, o espaço é tombado pelo Comphac e pelo Condephaat.

O Parque da Cidade está localizado na avenida Olivo Gomes, número 100, no bairro Santana.

Parque Ribeirão Vermelho

O Parque Ribeirão Vermelho está situado na zona oeste de São José dos Campos e abrange, em extensão, cerca de 250 mil m². O objetivo principal do local é a preservação ambiental dos recursos naturais encontrados no ambiente.

O espaço oferece aos moradores quadras poliesportivas e de tênis, além de pista de skate, parquinho para as crianças e academias ao ar livre. Para quem gosta de água, o lugar dispõe de duas piscinas verticais, compostas por diversos jatos que saem do chão e que proporcionam um banho divertido e agradável aos visitantes.

Portanto, para quem busca passear com a família e entreter as crianças, o Parque Ribeirão Vermelho é o ambiente ideal. A área verde está localizada na avenida Maria de Lourdes Friggi, sem número, bairro Urbanova.

Parque Alberto Simões

O Parque Alberto Simões, apelidado de Parque Boa Vista, é conhecido por disponibilizar atrações voltadas aos esportes radicais. A extensão do local engloba cerca de 125 mil m² da área e é um dos pontos turísticos de São José dos Campos. 

O espaço conta com diversas opções para você se aventurar entre a paisagem cercada por pinheiros, como academia ao ar livre, arborismo, pista de caminhada, tirolesa e uma parede de escalada com nove metros de altura. Além disso, o parque possui pistas de skate, BMX e patins. 

O local é atração turística para moradores e visitantes que gostam de passeios diferentes. O Parque Boa Vista está localizado na avenida Pico das Agulhas Negras, número 112, no bairro Altos de Santana.

O que achou dos parques em São José dos Campos?

A cidade de São José dos Campos possui excelentes parques, cada um com o seu diferencial. Se você ficou indeciso, visite todos os lugares e depois conte o que achou nos comentários. 

Uma curiosidade a respeito da seleção dos parques é que a maioria dos ambientes estão próximos aos melhores bares e restaurantes do município. Dessa forma, antes de pesquisar casas para alugar em São José dos Campos, saiba tudo neste post. Vale a pena conhecer os benefícios de morar na região. 

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

imobiliarias-em-sao-paulo

É universitário? Veja imobiliárias em São Paulo

Se você está saindo da casa dos pais e não sabe por onde começar esse novo ciclo, conheça as imobiliárias em São Paulo ideais para estudantes  A chegada de um novo ano é sinônimo de surpresa para muitos universitários. O motivo é que os primeiros meses são marcados pelo ingresso no ensino superior. Isso sem […]

melhores-restaurentes-do-rio-de-janeiro

Conheça os melhores restaurantes do Rio de Janeiro

Se você quer saber quais são os melhores restaurantes do Rio de Janeiro, acompanhe este post para não errar na escolha! Além de ser uma cidade com muitas atrações turísticas incríveis para conhecer, o Rio também é famoso pelos seus bairros boêmios, pelos seus barzinhos e restaurantes que servem deliciosas comidas, sem falar que para […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *