13 de maio de 2022

Conheça os pontos turísticos do Rio de Janeiro

Pontos-turísticos-do-Rio-de-Janeiro

Os pontos turísticos do Rio de Janeiro são bem variados. As opções incluem passeios naturais, roteiros culturais e também gastronômicos!

Se você ainda não conhece o Rio de Janeiro, não sabe o que está perdendo! A cidade maravilhosa é um dos destinos mais procurados por brasileiros e estrangeiros para turismo, e não é à toa.

A cidade, além de linda, tem uma ótima rede de hospedagem, com preços que atendem a todos os bolsos, e uma variedade enorme de pontos turísticos para todos os gostos.

Com a diminuição de casos de Covid-19 e a vacinação avançando bastante, muita gente começou a pensar novamente em viajar. Afinal, depois de dois anos trancado em casa, nada melhor do que fazer uma viagem pra recarregar as energias, né? E se o lugar for o Rio de Janeiro, pode ter certeza de que o que não vai faltar é alegria e animação!

Para  te ajudar a se planejar para a sua próxima viagem, preparamos um roteiro com 8 dos melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro pra você conhecer e aproveitar o que a cidade tem de melhor. Vamos lá?

  1. Cristo Redentor
  2. Theatro Municipal
  3. Parque Lage
  4. Floresta da Tijuca
  5. Mirante Dona Marta
  6. Biblioteca Nacional
  7. Confeitaria Colombo
  8. Estádio do Maracanã

1. Cristo Redentor

É impossível ir ao Rio de Janeiro e não conhecer o Cristo Redentor. O cartão postal da cidade fica dentro do Parque Nacional da Floresta da Tijuca (outro passeio imperdível!), e o acesso é feito pelo bairro Cosme Velho. Aliás, se sobrar um tempinho, não deixe de conferir também esse bairro, onde morou o famoso escritor Machado de Assis.

Com 38 metros de altura, o Cristo Redentor vale a pena ser visitado, tanto pela vista maravilhosa,  quanto pela agitação que você vai encontrar por lá. O local é famoso por ser palco de casamentos, pagamento de promessas e muitas, muitas selfies. Não deixe de tirar a sua também, o cenário é realmente de tirar o fôlego!

Para chegar até o Cristo, você pode pegar o Trem do Corcovado, que sai do bairro Cosme Velho, ou ir em uma das vans que são autorizadas a fazer o trajeto, mas é preciso comprar a passagem com antecedência.

Para aproveitar bem o passeio, a dica é usar roupas e sapatos confortáveis, levar água e chegar  cedo, pois à tarde o clima costuma estar bem quente. Ah, e se possível, escolha um dia ensolarado para a visita, para poder aproveitar a vista incrível!

2. Theatro Municipal

O Theatro Municipal fica no bairro Cinelândia, e é um dos pontos turísticos no Rio de Janeiro que você precisa conhecer.  Foi  construído em 1909, e a arquitetura clássica do prédio é um espetáculo à parte, vale a pena fazer uma visita guiada para admirar o seu interior.

Além disso, aproveite  a viagem para ver um dos espetáculos apresentados no teatro. As opções são bem variadas,  e é possível ver espetáculos mais clássicos até os contemporâneos. Dependendo do dia,  é fácil conseguir  comprar ingressos a preços bem acessíveis, pois algumas apresentações são oferecidas a preço popular.

3. Parque Lage

Você já ouviu falar do “sovaco do Cristo”?  Pois é assim que o Parque Lage é conhecido, justamente por estar localizado ao lado direito do braço do Cristo Redentor. O local é maravilhoso para  fazer um passeio pelos 52 hectares de floresta que cercam o parque, e ainda aproveitar as diversas programações culturais que acontecem durante o dia. 

Faça também algumas trilhas, uma delas inclusive termina no Morro do Corcovado.  Mas atenção: a caminhada dura duas horas e meia, e é preciso estar acompanhado de um guia experiente. É preciso um certo preparo físico para dar conta  do trajeto, mas se você gosta de contato com a natureza, este  passeio é obrigatório!

Saiba mais sobre o ponto turístico nesse vídeo do canal Trips e Jobs, disponível no Youtube.

4. Floresta da Tijuca

Esse é outro ponto turístico do Rio de Janeiro obrigatório para quem curte o contato com a natureza. A Floresta da Tijuca fica na zona norte da cidade, é considerada a maior área urbana do mundo, e as opções de lazer são bem variadas. O espaço possui várias opções de trilhas, das mais fáceis até aquelas só para os mais corajosos. 

Durante o passeio, você pode aproveitar para conhecer lindas cachoeiras e grutas, e ainda dar uma paradinha pra fazer um piquenique. A única recomendação é escolher uma trilha de acordo com o seu preparo físico, e aproveitar a paisagem fantástica e o contato com a natureza.

5. Mirante Dona Marta

Que o Rio de Janeiro tem belíssimas paisagens, ninguém duvida, né? E que tal ter uma visão privilegiada dessa beleza toda? A visita ao Mirante Dona Marta é a chance de aproveitar essa vista de tirar o fôlego! O mirante tem 360 metros de altura, e é possível chegar até lá de carro ou a pé, em uma caminhada de mais ou menos 30 minutos.

Durante o dia, você consegue ver os bairros Zona Sul, Cosme Velho, o Cristo Redentor e a Baía de Guanabara. À noite, o espetáculo fica por conta da iluminação da cidade, que cria um cenário de sonho para quem está lá em cima.

6. Biblioteca Nacional

Quer uma opção de passeio mais intelectual? Então a nossa dica é a  Biblioteca Nacional. Foi  fundada em 1910, é considerada a maior biblioteca da América Latina, e o seu acervo possui mais de dez milhões de obras.  Além de poder admirar a impressionante fachada do prédio, é possível fazer também uma visita guiada pelo local. A decoração elegante e os milhares de livros disponíveis são de encher os olhos!

7. Confeitaria Colombo

Bateu aquela fome? Então aproveite para unir o útil ao agradável, e dê uma paradinha para conhecer um dos pontos turísticos mais deliciosos do Rio de Janeiro: a Confeitaria Colombo. Foi  fundada em 1894, e faz parte do Patrimônio Artístico e Cultural do Rio de Janeiro. E não é pra menos, a decoração faz você viajar no tempo, e se sentir no começo do século  XX! Além da linda decoração, a comida com certeza vale a visita.

A confeitaria serve café da manhã, café da tarde e almoço. As opções são bem  variadas, inclusive de drinks e sobremesas. Com certeza é umas das opções gastronômicas da cidade que vale a pena conhecer!

8. Estádio do Maracanã

Um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro que não pode faltar é o Estádio do Maracanã. Mesmo para quem não é fã de futebol, o estádio impressiona pela beleza da sua estrutura.

Nos dias em que não há jogos, o local é aberto para visitação, e vale a pena conhecer o Museu do Futebol que fica dentro do estádio. O acervo conta com fotos e materiais audiovisuais sobre a história do futebol brasileiro.

E aí, o que achou do nosso guia com alguns dos melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro? Deixe aqui nos comentários a sua sugestão, e envie este post também para os seus amigos! Aqui no Blog da Arbo você sempre encontra muitas dicas essenciais para o seu dia a dia!

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

faculdade-em-balneario-camboriu

Qual faculdade em Balneário Camboriú escolher?

Veja dicas sobre o que levar em conta na hora de escolher uma universidade e descubra quais são as principais instituições da cidade  Balneário Camboriú é uma cidade turística no litoral do estado de Santa Catarina. Conhecida como a “Dubai Brasileira” por conta dos altos prédios e praias paradisíacas, a cidade sabe unir perfeitamente a […]

Tudo o que você precisa para morar em Campinas

Vai morar em Campinas? Saiba como fazer o pedido ligação de água, como solicitar a 2ª via da conta de energia e também o jeito mais prático para a instalação da sua internet Toda mudança de cidade requer um bom planejamento, por isso, neste post vamos te ajudar a programar sua chegada para morar em […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *