1 de julho de 2022

Ciclovia no Rio de Janeiro: Descubra as melhores rotas

Ciclovia-no-Rio-de-Janeiro

Uma das melhores escolhas que alguém pode fazer em benefício da própria saúde é andar de bicicleta! Veja as melhores rotas de ciclovia no RJ.

O Rio possui uma extensa malha de ciclovias e locais reservados para andar de bicicleta. As principais vias para ciclistas começam na Marina da Glória, no centro da Cidade, passando por toda a Zona Sul até o Leblon. E o mais interessante é que nesses trajetos os ciclistas vão se  deparar com diversas atrações. 

Se você é o tipo de pessoa que gosta de se exercitar, de  andar pra lá e pra cá ou apenas passear pedalando, continue a leitura para descobrir os principais percursos ciclísticos que estão escondidos no Rio de Janeiro!

Onde encontrar boas rotas de ciclovia no Rio de Janeiro?

ciclovia no rio de janeiro

Muito lembrada por suas belezas naturais e geografia privilegiada, a cidade do Rio de Janeiro também é um lugar super especial para andar de bike!

Como já falamos, a capital carioca tem uma grande malha cicloviária, e ganha com ela  a posição de segunda com 450 quilômetros de extensão no país. Essa malha é cheia de trechos deslumbrantes, pontos turísticos e florestas. Além de saúde, diversão e praticidade, é um espetáculo para os olhos!

Vale dizer que a Prefeitura do Rio planeja aumentar a malha em uma mais 123 faixas e trechos que interligam as vias já existentes espalhadas pela região. Cada zona terá novos trechos, incluindo os seguintes pontos: Estrada de Jacarepaguá, Orla Conde, Avenida Presidente Vargas e outros. 

Conheça um pouco mais das ciclovias no Rio nesse vídeo do canal GVT, disponível no Youtube.

São diversas opções de trajeto que podem ser feitos para turistar ou de quem já mora na região e ainda não conhece as ciclovias da cidade. Veja agora algumas sugestões selecionadas por nós da Arbo de ciclovia no Rio de Janeiro para você andar de bike em ótimos locais e próximos das atrações mais visitadas!

Zona Sul

Vamos começar com um dos trajetos mais comuns entre os cariocas e que não tem como ficar de fora dessa lista. A ciclovia João Saldanha vai de Copacabana a Ipanema e se estende por uma pequena parte do Arpoador, passando pela Rua Francisco Otaviano.  

Além dela, tem a ciclovia Mané Garrincha, que vai do Leme ao Centro, e também passa por Copacabana, segue até Botafogo e continua pelo Aterro e Parque do Flamengo. Vale dizer que pela orla de Copacabana é possível ver o Pão de Açúcar, um dos cartões postais mais famosos do Brasil, e também do mundo!

Se você quer um passeio mais turístico, pela Enseada da Glória é possível contornar toda a Marina da Glória e ainda ver o Aeroporto de Santos Dumont (e o monumento do mesmo) e a Baía de Guanabara. Essa ciclovia do Rio de Janeiro não pode faltar na sua lista de passeios! 

Também na zona sul fica a ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas, que conta com mais de 700 metros, e é um dos pontos que mais atrai os amantes de atividades físicas. Desde o início de 2017, o muro que separava o Complexo Lagoon do Parque das Figueiras foi retirado, permitindo que os corredores e ciclistas fizessem seu percurso com mais segurança, sem precisar contornar o complexo.

Para quem gosta de pedalar mas não tem bicicleta, é possível alugar bikes em quiosques próximos ao pedalinho, ou usar o Bike Rio. Além disso, para as crianças a diversão fica por conta dos quadriciclos, que também podem ser alugados por ali. Um passeio ótimo para toda a família, seja para quem gosta de pedalar, de correr ou caminhar.

Zona Norte

ciclovia no rio de janeiro zona norte

Quem está indo a passeio para o Rio e não quer perder um dos locais mais frequentados pelos cariocas que amam futebol, a dica é pedalar na ciclovia que contorna o Estádio Jornalista Mário Filho, conhecido como Maracanã, e que fica cheia de torcedores nos dias de jogos. Quem passa pela região consegue ver vários ciclistas nesse trecho em direção às avenidas Professor Eurico Rabelo e Presidente Castelo Branco, além da Rua Mata Machado. 

Na mesma região, tem as ciclovias da Floresta da Tijuca, situada no Alto da Boa Vista, que são faixas compartilhadas com pedestres e corredores, sendo parte integrante das vias pavimentadas do parque, demarcadas por faixas amarelas. O trajeto segue pela Estrada da Cascatinha, Estrada do Imperador, Estrada D. Pedro Augusto, Estrada Major Archer, Estrada Barão de Escragnolle, e Estrada Visconde do Bom Retiro.

Zona Oeste

Entre as nossas sugestões de ciclovia no Rio de Janeiro, não podemos deixar de fora também a da Barra da Tijuca, uma das mais frequentadas e mais extensas. Ela percorre a orla da Praia da Barra da Tijuca pela Avenida Lúcio Costa e Avenida do Pepê. Esse trajeto é perfeito para quem gosta de admirar o mar e repor as energias.

As orlas de São Conrado e da Barra da Tijuca são sempre uma boa pedida, principalmente para os que gostam de praias mais tranquilas. Em meio ao passeio, você pode fazer uma parada em algum dos quiosques da orla e tomar uma água de coco, e descansar em meio a natureza deslumbrante.

Ainda na Zona Oeste, a Eco-Orla é a ciclovia entre a Barra e o Recreio dos Bandeirantes, seguindo o trecho da reserva ecológica da Lagoa de Marapendi. A paisagem é ainda mais bonita no fim da tarde, durante o pôr do sol que colore a superfície da lagoa.

Ciclovia no Rio de Janeiro: Como alugar uma bike?

ciclovia no rio de janeiro

Se as rotas turísticas e de lazer já chamaram a sua atenção, saiba que no Rio você também pode alugar uma bicicleta para fazer o seu passeio. Com o objetivo de fornecer fácil acesso às bikes, foi criada na cidade uma rede de estações de compartilhamento da bike Rio.

Para começar a usar as bikes Itaú pela cidade, é bem fácil. Você faz o download do aplicativo na App Store ou no Google Play e seleciona entre os planos: avulso, lazer e básico. 

Cada opção muda conforme a quantidade de viagens e o período de duração. Depois, é só selecionar aquela que faz mais sentido para você e começar uma aventura desbravando essa atração que é a ciclovia no Rio de Janeiro. O sistema funciona como uma parceria entre a prefeitura e o Banco Itaú. São 340 estações espalhadas pelos bairros da cidade, totalizando 3100 bicicletas. 

O grande diferencial é que a bike é elétrica, o que facilita a pedalada com um motor que impulsiona o movimento precisando de  menos esforço nos trajetos. Além de moderna, as bikes oferecem conforto com um banco adaptável de tamanho e   segurança, com lanternas de LED. 

Depois dessas dicas das melhores rotas de ciclovia no Rio de Janeiro e de como alugar uma bike, desafiamos você a fazer um passeio e contemplar a bela natureza dessa cidade maravilhosa! 

Continue acompanhando o Blog da Arbo e tenha acesso as melhores dicas para o seu dia a dia!

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.


Postagens relacionadas

apartamentos-para-alugar-em-são-josé-dos-campos

Apartamentos para alugar em São José dos Campos

Descubra as diferenças entre quatro categorias de excelentes apartamentos para alugar em São José dos Campos  Você está planejando em se mudar para outro imóvel, mas não quer que esta situação te faça render um esgotamento físico e emocional? Então, fique tranquilo e aprenda nessa matéria a diferença entre os apartamentos para alugar em São […]

melhores bairros de londrina

Veja os 10 melhores bairros de Londrina

Qualidade de vida, conforto e fácil acesso a tudo que você e sua família precisam! Confira a lista dos melhores bairros de Londrina! Quem está procurando um novo lar precisa pesquisar bastante para fazer a melhor escolhas. Neste post do Blog da Arbo, reunimos muitas informações sobre os melhores bairros de Londrina. A cidade é […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *