23 de abril de 2024

Os 3 melhores supermercados em Ribeirão Preto

Os 3 melhores supermercados em Ribeirão Preto

Confira os principais supermercados em Ribeirão Preto para você economizar com as compras do mês 

Morar em Ribeirão Preto é sinônimo de viver com praticidade. Isso porque a cidade oferece uma ótima infraestrutura e está próxima de excelentes vias. Entre tantas qualidades que a região possui, os supermercados em Ribeirão Preto se destacam pela eficiência no atendimento. 

A cidade conta com uma população de 711.825 habitantes, segundo dados coletados em 2020 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa). Desse modo, Ribeirão Preto é o 7º município mais populoso do estado de São Paulo. 

Além disso, a região possui diversas atrações turísticas e curiosidades que poucas pessoas sabem. Que tal conhecer alguns segredos de Ribeirão Preto?!

1. Mar na região

É isso mesmo que você leu. Segundo o Instituto de Geociências da USP (Universidade de São Paulo), que realizou a descoberta, há 260 milhões de anos a região de Ribeirão Preto era banhada pelo mar Irati. 

A pesquisa foi realizada entre 2012 e 2015 e encontrou, na cidade de Santa Rosa de Viterbo, estromatólitos gigantes durante uma extração de uma mina de calcário. De maneira geral, foram identificados acúmulos de sedimentos que antes eram microalgas em águas rasas.

2. Cidades irmãs

Assim como os humanos, as cidades também tem sua irmandade. Inclusive, você sabia que Ribeirão Preto possui quatro cidades-irmãs? São elas: San Leandro, nos Estados Unidos, Faenza e Téramo, na Itália, e Bucaramanga, na Colômbia. 

As cidades realizaram um acordo de cooperação com objetivo de promover vínculos culturais e de amizades. Essas alianças começaram a surgir em 1947, logo após a Segunda Guerra Mundial. 

3. Lenda urbana 

Há muitas lendas urbanas em Ribeirão Preto e a mais famosa é a que envolve um dos principais pontos turísticos da cidade. A narrativa conta que, no Theatro Pedro II, havia duas passagens secretas que ligavam o local até o antigo Hotel Palace (onde atualmente está situado o Centro Cultural).

O clímax da história é que esses corredores, um no primeiro andar e outro no terceiro andar, eram usados para que os coronéis realizassem, de forma escondida, encontros amorosos com mulheres que estavam hospedadas no hotel. 

4. Cemitério na praça

De acordo com historiadores, o monumento do Soldado Constitucionalista, na Praça XV de Novembro, está estabelecido onde foi o primeiro cemitério de Ribeirão Preto. Atualmente, o local é um dos pontos mais frequentados da cidade. 

Não se sabe a data exata de início do funcionamento do antigo cemitério. Entretanto, segundo a Prefeitura do município, foram descobertos ossos humanos no espaço durante a restauração da praça, em 1938. 

5. Chopp encanado

Se você já visitou Ribeirão Preto ou conhece algum morador da cidade, com certeza ouviu o ditado “Ribeirão não tem mar, mas tem bar”. Isso porque, como apresentado anteriormente, o município era banhado pelo mar Irati há 260 milhões de anos. No entanto, o que não falta na região são bares. 

Segundo o SHRBS (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares, e Similares de Ribeirão Preto e Região), 849 bares faziam parte da associação em 2018. A quantidade provavelmente deve ser maior, visto que há muitos bares que ainda não estão cadastrados na instituição. 

Quer saber quais são os principais bares em Ribeirão Preto? Veja esta matéria que preparamos especialmente para você. 

Aliás, há diversos supermercados espalhados entre os mais de 140 bairros da cidade. Chegou o momento de você descobrir os melhores comércios alimentícios e de produtos domésticos em Ribeirão Preto. 

Os três principais supermercados em Ribeirão Preto

Os 3 melhores supermercados em Ribeirão Preto

O comércio varejista é um dos lugares que as famílias mais visitam durante o mês, já que é preciso repor as compras da casa com alimentos, artigos para limpeza doméstica e higiene pessoal. 

Então, que tal conhecer os supermercados mais completos e com várias unidades espalhadas pela cidade? Veja a seguir. 

Savegnago

A rede de supermercados Savegnago iniciou suas atividades em agosto de 1976, na cidade de Sertãozinho, no interior de São Paulo. Atualmente, a empresa está presente em 17 cidades do estado e gera cerca de 10 mil empregos entre os seus empreendimentos. 

Em Ribeirão Preto, o Savegnago está presente em 11 locais diferentes, além de contar com três postos de combustíveis e um centro de distribuição. Com o grande desenvolvimento nos últimos anos, a rede de supermercados está em 11º lugar nos Índices de Eficiência das 25 Maiores Empresas do Brasil, realizados em 2020 pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados). 

Além disso, a empresa lidera o ranking de relacionamento Canal Super do Advantage Group em 2020. O levantamento averiguou 39 supermercados em todo o país. Durante a pesquisa, foram considerados aspectos como a execução do varejo, as relações comerciais, o desenvolvimento de negócios, as pessoas/organização e as pessoas/processos de gestão de logística.

O Savegnago dispõe o sistema Self Check-Out, no qual o consumidor passa suas compras no caixa,sem que um funcionário precise comparecer para o atendimento. Existe, também, a possibilidade do E-Commerce, que é um serviço no qual os clientes podem fazer suas compras via internet. 

A empresa também se preocupa com a responsabilidade social. Isso porque a marca coordena a Instituição Aparecido Savegnago, uma entidade sem fins lucrativos criada em 2008 e que está estabelecida em Sertãozinho.

A associação tem como objetivo disponibilizar cursos para crianças e adolescentes sertanezinos de baixa renda que não têm acesso à cultura. Atualmente, a Instituição Aparecido Savegnago atende 160 pessoas.

Em 2018, na mesma cidade, a rede de supermercados inaugurou a Escola Savegnago. A instituição de ensino é vinculada ao Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e oferece cursos técnicos em diversas áreas. 

Entre as formações disponibilizados na escola, estão: operador de caixa, açougue, rotisseria, padaria, entre outros. Desse modo, a empresa acredita que apenas a educação pode transformar vidas e gerar oportunidades para uma sociedade com novas possibilidades.

Em 2020, o Savegnago introduziu o programa de vantagens “Save Ganhe”, que possui cerca de 815 mil consumidores cadastrados. O objetivo do sistema é ampliar as regalias para o cliente, oferecendo maior fidelização e qualidade. 

Mialich

O Mialich é um supermercado que se destaca e é reconhecido pelos moradores por exercer um ótimo atendimento. A história da empresa começou em 1974, com um pequeno bar na Vila Tibério, em Ribeirão Preto.

Posteriormente, o Mialich fundou um pequeno mercado que, posteriormente, foi transferido para a região de Quintino Facci I. Em junho de 1993, a empresa inaugurou a segunda loja no bairro Parque Ribeirão Preto.

Em 2001, com inauguração da terceira loja no Ribeirão Verde, a empresa se consolidou no trabalho com preços diferenciados de mercado e com a constante procura por satisfazer a população de baixa renda da cidade. Atualmente, o Mialich possui nove lojas, sendo sete em Ribeirão Preto, uma em Orlândia e uma em Cravinhos. 

Assim como o supermercado Savegnago, o Mialich também possui um clube de vantagens para seus clientes. Para participar do programa, basta instalar o aplicativo da empresa no celular, cadastrar o CPF e realizar as compras.

Além disso, a rede de supermercados dispõe de uma loja online, que garante mais praticidade e segurança para os seus consumidores no momento da compra. Há, também, a possibilidade de você agendar a entrega, serviço ideal para quem não permanece muito tempo dentro de casa. 

Dia %

O Dia é um supermercado conhecido por apresentar baixos preços em suas mercadorias. A empresa possui dois tipos de lojas: uma unidade voltada para bairros de cidades metropolitanas e outra direcionada para regiões pequenas. 

Os grandes descontos do Dia ocorrem em razão de sua política interna para minimizar os custos operacionais. Em outros termos, as lojas desfrutam de poucas decorações e as marcas dos produtos oferecidos são determinadas de acordo com os menores valores. 

A primeira loja do Dia foi inaugurada na capital espanhola, Madrid, em 1979. Atualmente, a empresa possui mais de 7. 182 mil unidades espalhadas por oito países. A bandeira “Dia %’ é utilizada na Argentina, no Brasil, no Chile e na Espanha. Já em Portugal, o nome do supermercado é “Minipreço” e apresentava, até 2019, 608 lojas.

No Brasil, o Dia chegou em 2001 e fez parte do grupo Carrefour até 2011. No ano seguinte, o supermercado se transformou em uma rede independente. Entretanto, em 2019, a empresa passou por uma crise financeira e o investidor russo Mikhail Fridman se tornou proprietário de cerca de 74% das ações da companhia.

Nos dias atuais, o Brasil conta com mais de sete mil colaboradores, divididos em quase 800 lojas nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Além disso, há também cinco centros de distribuição e da matriz, na capital paulista.

Em Ribeirão Preto, existem 15 supermercados Dia, que estão espalhados pelas quatro regiões da cidade. Por isso, não deixe de visitar uma unidade do comércio e aproveite as melhores promoções que a empresa oferece aos consumidores. 

Supermercado Local – Cravinhos

Aqui vai uma dica bônus pra você que mora em Cravinhos, cidade do interior paulista que faz parte da região metropolitana de Ribeirão Preto. Segundo o IBGE 2020, Cravinhos tem aproximadamente 36 mil habitantes e está localizada ao sul de Ribeirão Preto.

Um dos melhores supermercados de Cravinhos é o Supermercado Local, que possui três unidades na cidade. Supermercado Local, você encontra diversas opções de produtos para suas necessidades.

O que você achou deste conteúdo?

Deixe nos comentários ao final deste artigo o que você achou do conteúdo e qual o mercado de sua preferência. Você também pode deixar sugestões de conteúdos para o nosso Blog!

Morar próximo aos supermercados em Ribeirão Preto é, sem dúvidas, uma das melhores escolhas a serem feitas no momento de pesquisar um novo imóvel. Isso porque a cidade tem os excelentes empreendimentos em ótimos bairros para morar. 

Contudo, não deixe de conferir as melhores escolas e faculdades que a região oferece aqui no Blog da Arbo. Além de outros aspectos importantes, como shoppings e hospitais que você precisa conhecer. 

Se você tiver alguma dúvida sobre o mercado imobiliário, pode acessa a Central de Ajuda da Arbo, que tem todas as respostas para os principais questionamentos sobre este assunto.

E se você estiver procurando o imóvel ideal para você, acesse o Portal da Arbo. Nele, você encontra as melhores opções de imóveis disponíveis em todo o Brasil.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

imóveis nos bairros de jundiaí

Conheça os melhores bairros de Jundiaí

Se você deseja morar em uma cidade no interior de São Paulo, deve conhecer os melhores bairros de Jundiaí, uma das principais cidades do estado O interior de São Paulo tem atraído cada vez mais moradores que buscam cidades mais tranquilas e longe da agitação de grandes capitais. Se esse é o seu caso, é […]

melhores-praias-em-balneário-camboriú

As melhores praias em Balneário Camboriú

Para os amantes de mar, qualquer praia pode ser bem-vinda. Conheça um pouco mais sobre a costa de Balneário Camboriú A famosa cidade de Balneário Camboriú atrai milhares de pessoas todos os anos por conta do seu litoral. Localizada a apenas 80 km da capital do estado, no litoral de Santa Catarina, no sul do […]

3 Comentários

  1. INTERESSANTE O ARTIGO, GOSTEI MUITO DE SABER UM POUCO MAIS SOBRE MINHA CIDADE RBEIRÃO PRETO, E SABER UM POUCO DAS HISTÓRIAS DOS MERCADOS ONDE COMPRAMOS. E SOBRE NOSSA REGIÃO TAMBÉM ! PARABÉNS!!!!

    1. Olá, Giselle! Como você está?

      Ficamos muito felizes em saber que você gostou de nosso artigo. Aproveito o momento para te convidar a conferir outros conteúdos aqui no Blog da Arbo.

      Produzimos artigos sobre diversas cidades e, com certeza, você vai gostar de nossos conteúdos sobre Ribeirão Preto. Fique à vontade!

      Obrigada pelo comentário e estamos à disposição 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *