21 de maio de 2022

Tudo o que você precisa saber para morar em Maringá

morar-em-maringa

Pensando em se mudar para a cidade de Maringá? Confira neste post tudo o que é necessário saber para você morar em Maringá.

Morar em Maringá pode ser maravilhoso se você é do tipo que curte uma cidade média-grande, planejada e bem arborizada. É a terceira maior cidade do estado a sétima da região sul do Brasil. Além de conter muitas áreas verdes por conta do seu planejamento no estilo cidade-jardim, é uma das cidades mais limpas do país.

Por isso, a qualidade de vida de na cidade é excelente. Com boas opções no mercado de trabalho, clima quente tropical, boas instituições de ensino e serviços em todas as áreas, Maringá pode ser a cidade perfeita para você querer morar.

Se você está de mudança para Maringá ou pretende se mudar para lá, este é o artigo perfeito para você! Confira tudo o que você precisa para morar na cidade paranaense.

Como solicitar internet em Maringá?

Hoje em dia tão importante quanto saneamento básico e energia elétrica, é possuir internet em casa, não é mesmo? Separamos aqui um ranking com os melhores provedores de internet que você poderá obter ao morar em Maringá e como você pode solicitar esse serviço assim que se mudar, para não correr o risco de ficar desconectado.

Atualmente com a tecnologia o melhor tipo de internet é a de fibra óptica, pois garantem melhor qualidade de entrega e estabilidade de conexão. A boa notícia é que para residir em Maringá opções não faltam. As melhores empresas da cidade que oferecem a internet de fibra óptica são:

Copel Telecom

Com pacotes a partir de R$149,90 por mês para internet residencial, a Copel é uma das empresas pioneiras na internet de fibra óptica no Paraná e promete qualidade de conexão. Por isso, pode ser a primeira empresa a procurar ao se mudar para Maringá. Para adquirir basta acessar o site da Copel e fazer sua solicitação com seus dados em mãos.

Oxifiber Telecom

Provedor local licenciado pela Anatel que promete boa internet com planos diferenciados para quem mora em Maringá. Com opções de fibra óptica, cabo/rádio e link dedicado, a Oxifiber conta com velocidades a partir de 15MB e velocidade de upload igual a de download para usuários da fibra óptica.

Você pode solicitar disponibilidade dos planos por meio do site ou pelos contatos telefônicos ou até e-mail. (atendimento@oxfiber.com.br / 44 3024-6480 / 44 3024-6480.

Delta Internet

Outro provedor da cidade de Maringá, onde você pode optar por fibra óptica ou rádio, e que não utiliza linha telefônica. Conta com rede própria da qual o cliente tem acesso aos melhores servidores como Netflix e Google.

Possui pacotes a partir de R$99,90 ao mês e para solicitar basta acessar o site da Copel ou entrar em contato diretamente com a Delta por telefone 44 3032-6800 / contato@deltainternet.net.br

Caso prefira um outro provedor de internet e você já está morando em Maringá, você também pode optar por outras empresas brasileiras já conhecidas como Net Claro ou Vivo, que também atendem a cidade de Maringá.

Serviços básicos e como obter ao morar em Maringá

Copel em Maringá – como solicitar pedido de ligação

Energia elétrica é outra necessidade básica que você terá que obter assim que se mudar para a cidade. Ao morar em Maringá, assim como no restante do estado, a Copel é a responsável pela luz da cidade. Para fazer um pedido de ligação, basta acessar o site da Copel e clicar em Solicitar serviço de Pedido de ligação.

É necessário que você tenha os documentos RG e CPF e que a estrutura física do imóvel atenda às normas técnicas e de segurança estabelecidas pela Copel. Tenha em mente também que as instalações devem ser dimensionadas de acordo com o tamanho da sua casa ou apartamento, por isso é recomendado que a instalação seja feita por um profissional eletricista ou um instalador qualificado, para que não haja nenhum problema ou risco para os moradores. A ligação também dependerá da vistoria feita pela Copel. Por isso tenha em mente de que tudo precisa estar de acordo!

Caso prefira uma solução mais rápida e prática ao residir em Maringá, você pode optar por solicitar os serviços da Copel através do aplicativo Copel Mobile para smartphones e tablets. Com ele, você pode solicitar serviços e obter informações sobre a sua conta de luz de forma rápida, fácil e instantânea, sem precisar ligar para a Copel.

Sanepar Maringá – Ligação de água na sua nova residência

Para morar em Maringá, você também vai precisar de água. Para isso, basta solicitar a ligação de água com a Sanepar, responsável pelo saneamento do Paraná.

Para uma nova ligação de água/esgoto, é necessário que você envie um e-mail ou compareça a uma Central de Relacionamento, portanto todos os documentos necessários, que vão depender de cada situação.

Solicitação pelo proprietário:

1. Comprovante de compra e venda do imóvel em nome do solicitante com firma reconhecida em cartório do vendedor e do comprador, acompanhado de título de propriedade oficial (Escritura ou Certidão de Registro de Imóvel ou Carnê de IPTU em nome do vendedor) ou IPTU atualizado em nome do solicitante ou Certidão de Registro de Imóveis atualizada (data de emissão de até 30 dias);

2. Documento de identidade e CPF/CNPJ;

3. Endereço completo e entre-ruas (transversais), bem como quadra, lote e bairro;

4. Se Pessoa Jurídica, comprovante de registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), Contrato ou Estatuto Social, acrescida da documentação do responsável pela empresa.

Caso os documentos exigidos acima não estejam em nome do solicitante, apresentar, além destes, documento que comprove parentesco ascendente ou descendente de primeiro grau com o proprietário ou procuração com firma reconhecida em cartório.

Solicitação pelo inquilino:

– Se locado por imobiliária:

1. Contrato de locação e autorização da imobiliária em papel timbrado;

2. Documento de identidade e CPF / CNPJ;

3. Endereço completo (quadra, lote, bairro) e entre ruas (transversais).

– Se locação direta:

1.  Autorização do proprietário com firma reconhecida e documento do imóvel ou Registro de Imóveis com data de emissão de até 30 dias ou IPTU atualizado ou contrato de compra e venda do imóvel em nome do proprietário com firma reconhecida, acompanhado de título de propriedade oficial (Escritura ou Certidão de Registro de Imóvel ou Carnê de IPTU em nome do vendedor);

2. Documento de identidade e CPF / CNPJ;

3. Endereço completo (quadra, lote, bairro) e entre ruas (transversais).

4. Se Pessoa Jurídica, comprovante de registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), Contrato ou Estatuto Social, acrescida da documentação do responsável pela empresa.

Se você já mora em Maringá e necessita entrar em contato com a Sanepar, a própria empresa recomenda o uso dos canais virtuais, por isso, indicamos o aplicativo Sanepar Mobile, ou contato via e-mail ou teleatendimento por meio do 0800-200-0115. Acesse o site da Sanepar para maiores informações.

Vantagens de morar em Maringá

Apesar de ser uma cidade relativamente nova, com apenas 69 anos, Maringá possui suas boas qualidades que fazem valer a pena investir em uma moradia.

Possui um amplo mercado de trabalho, onde os setores que mais empregam são: agronomia, tecnologia, área de saúde, engenharia e, mais recentemente, a indústria da moda, devido a região ter muitas fábricas têxteis (como nas cidades de Arapongas e Apucarana).

A boa gestão do município é outro ponto forte para se querer viver em Maringá. Há 100% de acesso à água e coleta de lixo e esgoto, baixo índice de mortalidade infantil, bom índice de desenvolvimento da educação básica e boas instituições de ensino superior, com destaque para a Universidade Estadual de Maringá (UEM) uma das mais bem avaliadas do país. Tudo isso contribuindo para uma boa qualidade de vida da cidade norte paranaense.

Além de tudo isso, Maringá também conta com alguns pontos turísticos que os moradores aproveitam como a Catedral de Maringá, o segundo monumento mais alto da América do Sul, o Parque do Ingá, extenso e perfeito para quem gosta de lazer e atividades ao ar livre.

Ao morar em Maringá você também aproveita de perto o Festival de Música Cidade Canção (Femucic), o maior festival de música da região sul, que traz todo ano muita festa com artistas renomados.

Confira os pontos turísticos de Maringá nesse vídeo disponível no YouTube no canal Trips e Jobs:

O que achou deste conteúdo?

Deixe nos comentários o que você achou deste conteúdo. Você também pode deixar sugestões de conteúdos para nosso Blog

Residir nessa cidade maravilhosa conta com inúmeros benefícios. Confira este, e outros assuntos sobre Maringá em outros artigos que fizemos e estão disponíveis no Blog da Arbo.

Para ficar por dentro de ótimos imóveis na cidade acesse o Site da Arbo. A plataforma conta com filtros e mapas especializados que podem encontrar o imóvel perfeito para você em qualquer parte de Maringá.

Também acesse a Central de Ajuda da Arbo . Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas relacionadas ao dia a dia do mercado imobiliário, como processos de compra ou locação.

Postagens relacionadas

melhores-bairros-de-brasília

Veja os melhores bairros de Brasília

Descubra os melhores bairros de Brasília para morar e encontre de uma vez por todas o lugar ideal para você! Continue a leitura Todo mundo sabe que a localização é um ponto muito importante para observar na hora de alugar ou comprar um imóvel para morar, ainda mais em grandes centros urbanos. Por isso, para […]

Os 3 melhores shoppings em Ribeirão Preto

Confira a lista com os principais shoppings em Ribeirão Preto para ir às compras ou para passear com a família e com os amigos Morar próximo aos shoppings em Ribeirão Preto é, com certeza, sinônimo de praticidade. Isso porque a maioria das pendências da rotina podem ser resolvidas nesses centros comerciais. Desse modo, antes de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *