24 de maio de 2022

Como o Home Staging pode melhorar fotos de imóveis

home staging para fotos de imóveis

Belas fotos de imóveis são essenciais para a venda da casa ou do apartamento. Para isso, é necessário saber como preparar cada um dos ambientes

Com certeza você já ouviu falar que, atualmente, 95% dos compradores de imóveis começam suas buscas on-line (e aqui está a importância das boas fotos de imóveis). Esses dados foram coletados antes da pandemia e, agora, essa porcentagem deve estar chegando em 100%.

E você sabe o que o cliente quer ver quando está buscando imóveis pela internet? Fotos excelentes, que mostram o potencial da casa ou do apartamento ao invés de imagens de portas e de chão, sem mencionar outros detalhes que fazem com que o comprador mude de página instantaneamente.

Porém, a qualidade da fotografia não é o suficiente para levar o comprador até o imóvel. Diversos fatores entram em questão, tais como: precificação, localização e condições do imóvel.

Fotos que mostram muitos detalhes do imóvel podem afastar compradores. Detalhes como desorganização, pintura desgastada, excesso de objetos pessoais, coleções e bancadas abarrotadas atrapalham a visualização, pois, por mais incrível que pareça, quanto melhor a qualidade da fotografia, mais flaws serão percebidos nas fotos.

Em resumo, se um imóvel não se destaca no meio de seus concorrentes que estão nos portais imobiliários, muitos compradores não vão querer ter o trabalho de ir ao imóvel para conhecê-lo.

fotos dos imóveis para vender mais rápido
As fotos de imóveis devem ser atrativas para diferenciar a casa ou o apartamento dos demais

Por outro lado, a falta de fotos e a qualidade ruim são grandes fatores para que a comercialização demore muito ou nunca se realize.

Como proprietário, antes de colocar seu imóvel à venda, você deve entrevistar corretores e imobiliárias para conhecer como estes trabalham e o que oferecem a nível de divulgação e marketing para que o seu imóvel tenha uma venda rápida e sem estresse.

Conheça o portfólio de anúncios, pergunte se as fotos são realizadas por profissionais, veja se a descrição é envolvente o suficiente para que o comprador queira visitar e, por último, pergunte se a empresa tem parceria com Home Stagers (lembre-se de que a preparação do imóvel é crucial para alcançar um resultado excelente na qualidade das fotos e dos vídeos).

Uma vez que você decidiu qual imobiliária e quais corretores vão trabalhar, a venda do seu imóvel, o próximo passo será a sessão de fotos.

Selecionei algumas sugestões para deixar seu imóvel perfeito e fazer com que ele se destaque no meio das milhares expostos nos portais.

Aplicar algumas regras emergenciais de Home Staging sempre será a melhor e mais efetiva maneira de fazer com que o seu imóvel se destaque por meio de fotos e presencialmente.

Cozinha

Mesmo que a sua cozinha não seja a mais moderna, ela deve estar impecável para a fotografia e para receber potenciais compradores. Afinal, o cômodo está entre os ambientes mais importantes na comercialização.

Veja o que você pode fazer para que a sua cozinha brilhe para a câmera:

  • Remova o excesso das bancadas;
  • Remova os ímãs, fotografias e recados da porta e laterais da geladeira;
  • Esconda panos de prato, buchas e detergente;
  • Retira toda a louça da pia e das bancadas;
  • Limpe muito bem o fogão/cooktop, assim como as bancadas, o chão e as janelas;
  • Certifique-se de que todas as lâmpadas estão funcionando.
fotos de imóveis como preparar a cozinha
A cozinha é um dos principais cômodos e, por isso, as fotos de imóveis devem mostrar um ambiente limpo e organizado

Banheiro

Depois da cozinha, um pequeno ambiente que merece muita atenção é o banheiro. Isso se deve, especialmente, ao fato de que esse cômodo requer grande investimento para ser reformado.

Da mesma forma que a cozinha, seu banheiro não precisa ser o mais “up to date” para deixá-lo impecável e desejável perante as lentes do fotógrafo. Veja abaixo o que você deve fazer para melhorar as imagens:

  • Nunca deixe escovas de dentes, escovas de cabelo e pentes visíveis;
  • Troque o sabonete por uma barra nova;
  • Esconda sua maquiagem;
  • Pendure toalhas limpas;
  • Troque o rolo de papel higiênico por um novo;
  • Limpe a cuba, as bancadas, os chuveiros, a banheira, as janelas e o piso. E não se esqueça de dar uma lustrada nos metais.

Sala de estar/jantar

A sala de estar deve transmitir uma imagem convidativa e aconchegante através da fotografia. A sala de jantar, por sua vez, por ser um ambiente de pouco uso, pode se tornar um depósito, um escritório e um ateliê em muitas casas. Organize e devolva a esse ambiente a sua função.

Veja na lista abaixo as ações que você pode tomar para favorecer as fotografias dos cômodos:

  • Tire o pó dos móveis e limpe o piso;
  • Adicione almofadas em um sofá (duas ou três);
  • Lembre-se de que abajures são aliados da fotografia;
  • Certifique-se de que todas as lâmpadas estão funcionando;
  • Remova o excesso de mobiliário;
  • Remova cortinas pesadas e certifique-se de que estão limpas;
  • Na sala de jantar, deixe somente mesa, cadeira, um buffet ou um aparador;
  • Nada de arranjos exagerados na mesa e nem toalhinhas de crochet.

Fotos de imóveis: atenção à suíte master

A suíte master é o terceiro cômodo mais importante na comercialização de imóveis. Transforme seu quarto em um ambiente relaxante e atrativo aos potenciais compradores. Nada de muita informação e coisas jogadas.

Siga minhas dicas e a suíte se tornará o quarto dos sonhos para o decisor pegar o celular e agendar a visita:

  • Guarde todas as roupas, sapatos e acessórios;
  • As mesas de cabeceira devem conter um abajur, um livro e, talvez, um vasinho com flores;
  • Certifique-se de que todas as lâmpadas estão funcionando;
  • A cama deve estar bem feita. Invista em travesseiros fofinhos e em um edredom ou colcha de cor neutra;
  • As cortinas devem estar limpas e em boas condições.
A suíte master também deve ser o foco das fotos de imóveis, pois é um dos cômodos mais importantes para os compradores

Ah, e aqui vai uma observação: todas as lâmpadas da casa devem estar funcionando, uma vez que serão acesas durante a sessão de fotos e de filmagem.

Agora, vamos olhar desta forma: existem milhares de compradores no atual mercado em busca do lar ideal e centenas de casas parecidas e precificadas na mesma faixa de preço.

Um fato curioso que não pensamos é: quantos imóveis compradores visitam, em média, antes de tomarem uma decisão?

Os potenciais compradores visitam, aproximadamente, 11 imóveis. Imagine, então, se um comprador olha somente 11 imóveis no meio de centenas. Como será que ele irá decidir qual dos 11 imóveis ele vai visitar?

A resposta é simples: através da fotografia, compradores excluem os imóveis que não apresentam boa aparência e partem para outras logo de cara e isso é fato.

No entanto, para que o seu imóvel chegue a uma posição de destaque, é necessário um ótimo trabalho de preparação e de staging antes da fotografia.

E se você não tem tempo ou acha chato e estressante ter que fazer essa preparação fundamental para vender o seu imóvel, você pode contratar profissionais especializados em Home Staging para executar a “Foto Staging”.

Assim, por um valor bem atrativo, você terá o seu imóvel transformado em casa de revista para entrar no mercado imobiliário com o pé direito.

Uma ótima venda para você!

Susana Damy

Home Stager e Designer de Interiores


Quer ver outros assuntos abordados pelos nossos colunistas? Então não perca nenhum conteúdo. Aproveite também para visitar o Portal da Arbo e anunciar seu imóvel de forma totalmente gratuita.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

comprar e alugar passo a passo arbo

Comprar e alugar na Arbo: veja o passo a passo

Se interessou por um imóvel da Arbo? Então você precisa conhecer o passo a passo para comprar e alugar conosco! Nossos processos são simples, práticos e sem burocracia. Confira A Arbo Imóveis é uma empresa que tem o objetivo de facilitar transações imobiliárias para todas as pessoas envolvidas nos processos. Por isso, se você se […]

permuta de imóveis

Permuta de imóveis: o que é e como fazer

A permuta de imóveis pode ser uma boa alternativa para quem quer ter um novo imóvel sem ter que recorrer a financiamentos. Saiba como funciona! A permuta de imóveis é um recurso muito interessante para quem já tem uma casa, um apartamento ou um terreno, mas gostaria de trocá-lo por outro ou usá-lo como moeda […]

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *