16 de abril de 2024

O que saber para comprar seu primeiro imóvel

primeiro-imóvel

A compra do primeiro imóvel é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Ela está associada à disruptura da rotina familiar entre pais e filhos para uma rotina de “vida adulta” ou constituição de uma nova família com um relacionamento conjugal.

Neste contexto, é muito comum inúmeras dúvidas ao buscar seu primeiro imóvel, e tem algumas situações que ninguém te conta até que você viva. A seguir destaco 4:

Posição solar: No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a face norte é a que recebe mais sol durante o dia, logo, a face sul quase não recebe sol. Sabendo que o sol nasce ao leste, esta face tem maior incidência do sol da manhã, enquanto a face oeste recebe o sol da tarde. Fique atento pois há algumas diferenças inclusive de valorização aos imóveis com face norte (maior incidência de sol durante o dia).

Custas de escrituras e processo de vendas: O processo de compra e venda de um imóvel gera uma série de despesas extras com impostos, com documentação, com custos administrativos, com registro de imóvel, entre outros, que podem chegar a representar de 4% a 6% do valor da propriedade. Para que você tenha uma ideia, somente o ITBI varia entre 2% a 3% do valor total do imóvel. Esteja preparado com recurso para esses pagamentos, se for optar por financiamento é possível incluir alguns deles no crédito.

Condomínios e taxas: Na hora de comprar um imóvel, avaliar as taxas de condomínio ( isso afeta diretamente seu orçamento mensal, principalmente se for financiar) IPTU é um ponto a levantar antes da compra, já que é um despesa anual, e analisar também as taxas de consumo mensal.

E não esqueça da mais importante de todas: Procure um corretor de imóveis habilitado e da sua confiança para melhor lhe atender.

Priscila Pereira


Quer ver outros assuntos abordados pelos nossos colunistas? Então clique aqui para não perder nenhum conteúdo. Aproveite também para visitar o site da Arbo e encontre excelentes imóveis.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

permuta-de-imóveis

O que é permuta de imóveis?

A permuta de imóveis tradicional nada mais é que um tipo de contrato em que acontece a troca de um imóvel por outro. Os imóveis podem ser do mesmo valor, por exemplo, troca de um imóvel de R$500 mil por outro de R$500 mil. Ou ainda, podem ser por imóveis de valores diferentes, a chamada […]

Aumento da Selic: e agora, "Nicolau"?

Aumento da Selic: e agora, “Nicolau”?

Juros baixos, melhor época pra investir em imóveis, taxa Selic caindo. De repente, aumento da Selic pra 2,75%. Como assim? “E agora, quem poderá nos defender?”. Eis a importância de lermos o corpo das informações, antes de infartar com os títulos. De fato a taxa aumentou, como nada é para sempre, ainda que não estejamos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *