17 de novembro de 2021

Abajures decorativos: veja como inserir na sua casa

Abajures-decorativos

Se você está decorando sua casa e ficou em dúvida se deve ou não utilizar abajures decorativos, fique com a gente porque trouxemos dicas especiais

Se existe um item que não pode faltar na decoração de sua casa são os abajures decorativos. Esse objeto traz muita praticidade e conforto para seu imóvel, já que, além de complementar a decoração de seus cômodos,  serve como uma opção de iluminação para o ambiente, podendo muitas vezes até gerar uma aura de tranquilidade no em lugar que está posicionado.

Se você gosta de abajures e quer saber mais sobre esses itens, fique com a gente. Nesse artigo iremos mostrar quais as melhores opções de abajures decorativos para sua casa e como você pode escolher esse objeto de acordo com o estilo de decoração de seu imóvel. 

Como surgiram os abajures?

como-surgiram-os-abajures-decorativos

Você já deve ter percebido que a palavra “abajur” tem alguma relação com a língua francesa, não?! Pois se sim, você está certíssimo. Abajur vem da palavra francesa “abat-jour”, que quer dizer “abaixar a luz” ou “quebra luz”. E isso remete exatamente à função e à origem do objeto, que nasceu na Paris do século 16. 

A partir disso, esse item continuou sendo aprimorado na França, sendo cada vez mais carregado de elegância e desofisticação. E, querendo ou não, até os dias de hoje esse objeto traz esses elementos para dentro dos cômodos da casa. 

O abajur foi trazido ao Brasil durante a Belle Époque, período que durou do final do século 19 ao início do século 20, em que a França exercia uma forte influência cultural ao redor do mundo. Assim, umas das tendências da época, sobretudo nas casas das elites, era possuir essas iguarias em seus cômodos. 

Assim, com o passar do tempo, os abajures foram tomando forma, seguindo os estilos de decoração e se popularizando nas casas brasileiras. Abaixo iremos ver quais as melhores formas de você posicioná-los em sua casa e como escolher os melhores abajures decorativos.

Como escolher abajures decorativos?

Em um primeiro momento, os abajures eram colocados em mesinhas ao lado da cama ou em cômodas. Conforme foram se popularizando, foram levados à sala e aos escritórios, onde serviam para auxiliar na iluminação ao trabalhar até mais tarde ou para criar um ambiente aconchegante. 

Por isso, o ambiente em que você irá posicionar os abajures é muito importante, já que cada cômodo tem uma necessidade diferente e estilos distintos. Assim, você também deve levar em conta o nível de iluminação que cada ambiente necessita. 

Se você está em um cômodo que pede mais luz, invista em lâmpadas maiores. Agora, se você está em um ambiente mais aconchegante, coloque lâmpadas pequenas. Essas dicas farão total diferença em seus cômodos. 

Os abajures podem ser de vários tipos, desde o estilo e materiais de seu corpo até o das cúpulas que protegem as lâmpadas. As cores também variam muito de abajur para abajur. Por isso, alinhe esses itens com a decoração de sua casa, uma vez que opções não faltarão.

Por isso, iremos mostrar para você alguns tipos de abajures e como eles são mais utilizados na decoração. Acompanhe!

Abajur tradicional

Esse tipo de abajur é o mais encontrado no interior das casas. É muito comum a presença de uma cúpula com tonalidades neutras ou até mesmo coloridas. O item pode ter diversos tamanhos e diferentes formatos para o corpo. Ainda, os materiais de que ele é feito podem variar muito.

Normalmente, esse tipo de abajur é colocado em cômodas ao lado da cama ou até mesmo em salas de estar. 

abajur-tradicional

O mais comum é que eles venham acompanhados de lâmpadas com luz amarela, com o objetivo de transformar o ambiente em um lugar aconchegante. Esse tipo de abajur é indicado para ambientes com o estilo de decoração minimalista, moderno e contemporâneo.

Abajur clássico

Esse abajur é, normalmente, encontrado em antiquários remete ao estilo francês do século 19. Eles podem ter o corpo de metal e a cúpula de vidro, em muitos casos trabalhados com a cor dourada para o corpo e a branca para a cúpula. 

Se você possui uma casa com o estilo clássico, esses abajures são perfeitos para você. Eles emanam elegância e sofisticação para seus cômodos, além de serem quase obras de arte e verdadeiros itens de decoração e de luxo.

Abajur retrô

Esses tipos de abajures remontam às décadas de 70 e 80 e, geralmente, são feitos de metal e apresentam diversas cores vibrantes. 

Esse item é perfeito para você que gosta do sentimento de nostalgia e quer uma decoração voltada ao retrô. O modelo transmite uma certa alegria ao ambiente e pode ser utilizado tanto com luzes brancas quanto com luzes amarelas. 

Lembre-se de que o retrô é diferente do vintage. O primeiro diz respeito a peças atuais produzidas para imitarem objetos de tempos passados. Já o segundo são peças originais de um determinado período usadas na decoração das casas. 

Abajur rústico

Parecido com o abajur tradicional, este tipo utiliza apenas materiais naturais como a madeira, a fibra, o linho e até mesmo o bambu. São diversos os modos que o abajur pode ser produzido com esses materiais. 

Algo comum é o abajur com o corpo de madeira não trabalhado e uma cúpula de fibra, com a presença de uma lâmpada amarelada. 

abajures-rústico

Esse tipo de abajur é perfeito para casas que têm o estilo rústico como principal decoração. Ainda, casas com decoração de casa de praia podem utilizar esses tipos de abajures, sobretudo aqueles com cúpula de fibra ou até mesmo de palha. Esse modelo é  perfeito para deixar o ambiente aconchegante e recarregar as energias.

Abajur infantil

Esse tipo de abajur merece uma menção nesse artigo, já que se popularizou muito nos últimos tempos. Esse item possui uma estrutura pequena e apresenta cores e estampas variadas, ou seja, são perfeitos para o quarto das crianças.

Existem aqueles que, inclusive, possuem buracos em certos formatos em sua cúpula e, assim, quando a luz incide de dentro para fora, cria formas e desenhos nas paredes dos quartos das crianças, podendo diverti-las ao mesmo tempo que traz uma aura de aconchego e de conforto.

Além disso, existem abajures temáticos, de princesas ou de super heróis, que podem ser uma ótima escolha para as crianças. Eles permitem que você utilize lâmpadas coloridas de acordo com o personagem que estampa a cúpula do abajur escolhido.  

Abajur contemporâneo

Por fim, vamos falar um pouco sobre os abajures contemporâneos. Esses itens diferem muito dos outros tipos de abajures, já que podem não apresentar cúpula e tem formatos variados para o corpo. 

Basicamente, eles lembram luminárias. Não existe um formato específico para os abajures contemporâneos, já que alguns seguem uma tendência um tanto quanto minimalista e ousam muito nos formatos variados e simples. 

Como fazer abajures decorativos?

Como você pôde notar, existem milhares de tipos de abajures disponíveis no mercado. São tantas as opções que você pode utilizá-los de acordo com cada estilo de decoração presente em sua casa. 

Contudo, você sabia que também existe a opção de você mesmo fazer seus abajures decorativos?! Há diversos tutoriais que ensinam como você pode utilizar a tendência do DIY para confeccionar, por meio de maneiras práticas e acessíveis, seus próprios itens de decoração.

O melhor de tudo é que você pode seguir essa tendência e ajudar nosso planeta utilizando materiais recicláveis ou que você não usa mais em sua casa e, com isso, gastar muito menos dinheiro. Iremos deixar duas sugestões de abajures decorativos DIY para você fazer em sua casa.

A primeira sugestão é esse vídeo do canal da Vanúbia Menezes, chamado DIY Decor| Abajur com palito de churrasco pinterest faça você mesmo, disponível no YouTube.

A segunda opção de vídeo para você fazer em sua casa é a do canal Mesa Pronta. O vídeo DIY, abajur, luminárias feitas com material reciclado e pote de vidro está disponível no YouTube. 

O que você achou deste conteúdo?

Como você viu, os abajures decorativos são ótimas opções para gerar um ambiente aconchegante e confortável nos cômodos de sua casa. Deixe nos comentários qual estilo de abajur você mais gostou e qual você irá fazer. 

Se você quiser ficar por dentro de mais conteúdos sobre decoração, basta acessar o Blog da Arbo. Aqui você confere diversos artigos sobre estilos de decoração e itens decorativos. Acesse Decoração para casa: tudo que você precisa saber para renovar o imóvel, ou, ainda, Lareira ecológica: saiba o que é e como usar na decoração do imóvel.

Você pode acessar a Central de Ajuda da Arbo e tirar todas as suas dúvidas que dizem respeito ao mercado imobiliário. Lá você encontra artigos e respostas rápidas sobre processos de locação e de venda de casas, além de muitos outros temas.

Por fim, se você estiver procurando o imóvel dos seus sonhos, não deixe de entrar no Portal da Arbo. Você pode encontrar o imóvel perfeito para suas necessidades a partir de buscas personalizadas por meio de mapas e filtros de busca. Se você quer anunciar um imóvel para venda ou para locação, também está no lugar certo. Acesse!

Postagens relacionadas

decoração-de-banheiro

Decoração de banheiro: saiba como transformar o lavabo

O banho deve ser a ocasião de deixar as angústias de lado e de descansar. E, para formar um ambiente confortável e relaxante, o indicado é investir na decoração de banheiro. Veja todas as dicas sobre esse assunto nesse artigo! O toalete, antigamente, era um dos ambientes menos explorados nas residências quando o assunto era […]

cadeira-para-home-office

Cadeira para home office: como escolher a ideal

Procurando uma cadeira para o trabalho remoto dos seus sonhos? Veja antes tudo o que você precisa considerar para achar o modelo ideal Uma cadeira para home office que seja confortável e boa para prevenir tensão muscular e outros problemas é essencial em uma rotina de trabalho remoto. Afinal, mesmo trabalhando de casa, as atividades […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *