25 de novembro de 2021

Alugar imóvel sem fiador: como a Arbo pode te ajudar

Você sabia que é possível alugar imóvel sem fiador? Atualmente, existem inúmeras opções de garantia locatícia e, nesse texto, você vai conhecer as possibilidades que a Arbo oferece

A compra ou o aluguel de uma casa ou de um apartamento é um grande passo na vida de muitas pessoas. Entretanto, o processo costuma ser complexo e envolver inúmeras burocracias. A boa notícia é que, com a tecnologia, novas alternativas surgiram e hoje já é possível, por exemplo, alugar imóvel sem fiador.

A figura do fiador é bastante temida por quem deseja locar um imóvel, uma vez que encontrar alguém disposto a assumir essa responsabilidade não costuma ser uma tarefa fácil.

Na maioria dos casos, os indivíduos pedem para amigos e para familiares serem seus fiadores no caso de aluguel de um imóvel. No entanto, a situação fica complexa quando a pessoa está em uma nova cidade, na qual não possui um conhecido para solicitar auxílio.

Se você pensa que o fiador é a única forma de garantir sua locação, está enganado: atualmente, existem diversas alternativas para quem deseja alugar imóvel sem fiador. Nesse texto você irá saber mais sobre o assunto:

O que é garantia locatícia?

A garantia locatícia está prevista na Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91) e tem como objetivo garantir que o locador irá receber os valores referentes ao aluguel e aos demais encargos caso o inquilino fique inadimplente.

De acordo com a Legislação brasileira, a garantia locatícia não está restrita à figura do fiador, uma vez que o texto prevê outras possibilidades, como:

  • Caução;
  • Cessão fiduciária;
  • Seguro fiança;
  • Cartão de crédito.

Quer saber mais sobre cada uma das alternativas? Veja o tópico abaixo.

Alugar imóvel sem fiador: quais são as possibilidades?

Se você pensa em alugar imóvel sem fiador, é importante conhecer as principais informações sobre as alternativas mais comuns.

Caução

Também chamado de depósito caução, o caução de aluguel é um dos principais tipos de garantia locatícia. 

Nessa modalidade, o locador solicita que o inquilino realize o depósito antecipado de um determinado valor, que, na maioria dos casos, corresponde a três vezes o valor do aluguel. De acordo com a Lei do Inquilinato, esse é o valor máximo que o proprietário do imóvel pode exigir.

É importante ressaltar, ainda, que o depósito caução não precisa, necessariamente, ser realizado com dinheiro. As garantias podem ser de várias formas, como:

  • Dinheiro, que pode ser tanto depositado em uma conta conjunta entre locador e locatário quanto entregue em espécie ao proprietário do imóvel;
  • Bens móveis, como carros, motos e caminhões, por exemplo;
  • Bens imóveis, como terrenos, imóveis residenciais, imóveis comerciais e propriedades rurais, por exemplo.

No caso do depósito em dinheiro, é importante que tanto o locador quanto o inquilino saibam que o valor só pode ser retirado da conta conjunta em situações específicas, como:

  • Por desejo do inquilino, caso haja aprovação por escrito do proprietário;
  • Por desejo do proprietário, caso haja aprovação por escrito do inquilino;
  • Por desejo do inquilino, caso apresente um documento que comprove o cumprimento de todas as obrigações previstas no contrato de locação;
  • Por desejo do proprietário e do inquilino, com a apresentação de uma ação judicial.

O caução é uma das formas de alugar imóvel sem fiador, mas consiste em um processo menos seguro, que ocorre, na maioria dos casos, em negociações feitas diretamente com o proprietário, sem a intermediação de uma imobiliária ou de um corretor de imóveis.

A Lei do Inquilinato determina que, ao final da locação, o valor depositado seja integralmente devolvido ao locatário ao final da vigência do contrato de aluguel do imóvel.

alugar-imóvel-sem-fiador

Cessão fiduciária

Apesar de ser menos conhecida do que o depósito caução, a cessão fiduciária é uma das possibilidades para quem deseja alugar imóvel sem fiador. A modalidade está prevista na Lei do Inquilinato e funciona por meio da cessão fiduciária de quotas de fundos de investimentos.

O objetivo da cessão fiduciária, assim como as demais possibilidades de garantia locatícia, é assegurar o pagamento do débito do imóvel alugado, de acordo com o contrato de locação.

Isso significa que, caso o inquilino fique inadimplente, o proprietário pode resgatar os títulos para arcar com os débitos que estão em aberto.

Na maioria dos casos, a cessão fiduciária é indicada para indivíduos que já possuem título de capitalização. A modalidade traz inúmeras vantagens aos inquilinos além da desnecessidade de um fiador, tais como:

  • Não é necessário apresentar comprovante de renda;
  • O utilizador tem a oportunidade de participar de sorteios;
  • É uma alternativa simples para pessoas que já possuem título de capitalização.

Seguro fiança

É necessário considerar, ainda, que existe o seguro fiança, uma das principais e mais indicadas garantias locatícias da atualidade. A modalidade é uma excelente opção para quem não deseja contatar um fiador, já que se mostra rápida, prática e com uma excelente relação de custo-benefício.

O seguro fiança tem ganhado cada vez mais popularidade no mercado imobiliário, especialmente em razão das vantagens que apresenta tanto para o locatário quanto para o proprietário do imóvel.

De acordo com a Lei do Inquilinato, a modalidade precisa ser contratada pelo inquilino e sua vigência depende dos termos estabelecidos no contrato de locação. Por se tratar de um seguro, funciona de forma semelhante aos demais, como o seguro de automóveis, por exemplo.

Entretanto, há uma diferença: mesmo que o contratante do seguro fiança seja o locatário, é o proprietário que assume o papel de segurado. Isso significa, portanto, que, caso existam indenizações, o beneficiário será o dono do imóvel.

O seguro fiança é, conforme apontado acima, uma garantia locatícia e, por isso, tem como principal objetivo cobrir a inadimplência do aluguel. No entanto, existem modalidades que cobrem, também, a taxa do condomínio, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e a multa por rescisão do contrato, por exemplo.

Quer saber mais sobre o seguro fiança? O vídeo Seguro fiança: solução para alugar sem fiador, publicado no canal A Advogada, no YouTube, pode te ajudar:

alugar-imóvel-sem-fiador

Cartão de crédito

Mesmo que todas as alternativas anteriores permitam que você alugue um imóvel sem um fiador, a mais indicada é o cartão de crédito. Ainda pouco conhecida no mercado imobiliário, essa é a alternativa de garantia locatícia que mais traz vantagens para o proprietário e para o inquilino.

Para o locatário, os principais benefícios são:

  • Garantia de locação sem a necessidade de um fiador e sem a necessidade de comprovar renda;
  • Mais rapidez e agilidade para alugar o imóvel;
  • Por se tratar de um método inovador, o cartão de crédito permite que o inquilino não tenha que lidar com burocracia e com papeladas. 

Na Avalyst, parceira da Arbo Imóveis, o processo é simples. Veja:

1. Você deve apresentar seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o valor do aluguel;

2. Após a apresentação, a empresa irá analisar seus dados;

3. Os termos são aprovados;

4. Por fim, a assinatura do contrato é realizada, mediante o pagamento de taxas.

Já para o proprietário do imóvel, as principais vantagens do cartão de crédito como garantia locatícia são:

  • Simplificação do processo de locação;
  • Mais eficiência e rapidez no fechamento de contratos de aluguel.

A Avalyst permite, ainda, que os proprietários atuem em conjunto com as imobiliárias, uma vez que as vantagens são estendidas, também, para a empresa. Saiba mais sobre a parceria com a Arbo no tópico abaixo.

Sem burocracia: alugue seu imóvel com a Arbo

Alugar imóvel sem fiador já é uma realidade e, com a Arbo, o processo é ainda mais simples. Ao contar com o apoio de empresas parceiras que oferecem o seguro fiança, a Arbo se destaca por oferecer um processo de locação rápido e digital.

Para alugar imóvel com a Arbo você sequer precisa sair de casa. Isso porque, por meio de nossas ferramentas, você pode assinar o contrato de forma totalmente on-line. 

Além de contar com o apoio de empresas responsáveis pelo seguro fiança, é importante que você conheça outras possibilidades, que surgiram da parceria entre a Arbo e a Avalyst.

A plataforma da Avalyst oferece uma garantia digital de aluguel, na qual o inquilino pode usar o limite de seu cartão de crédito para assegurar o pagamento das mensalidades.

Com a Arbo e a Avalyst você pode, ainda, escolher um corresponsável para ter uma aprovação mais assertiva. 

A Arbo pode te ajudar!

Alugar um imóvel sem fiador já é uma possibilidade no Brasil e, para isso, você pode contar com o auxílio de empresas especializadas, como a Arbo. 

Conforme mencionado acima, a empresa possui parceria com a Avalyst, que oferece um seguro fiança prático e que cabe no seu bolso.

Deixe a burocracia de lado e alugue seu imóvel com a Arbo. Para encontrar a casa ou o apartamento ideal, basta acessar o Portal da Arbo. Utilize nossos filtros de busca para pesquisar opções ideais para você e para sua família.

E se você quer saber mais sobre o aluguel de imóveis na Arbo, confira nosso artigo completo.

Postagens relacionadas

Conheça os principais revestimentos para sala

Quer renovar os cômodos de sua casa de forma criativa? Os revestimentos para sala podem ser ótimos aliados nessa tarefa Se você deseja renovar a decoração de seu imóvel, pode contar com os revestimentos para sala para conferir uma nova atmosfera ao cômodo. As possibilidades são infinitas e, por isso, você precisa usar sua criatividade […]

quadros-para-sala-de-jantar

Saiba como escolher quadros para sala de jantar

Para renovar o visual da sua sala de jantar, os quadros podem ser uma ótima alternativa. Confira neste texto como escolher os certos para o seu estilo de decoração.  A sala de jantar é considerada um ambiente essencial para as casas e apartamentos. Isso porque, é neste local que costumam acontecer reuniões, festas e outros […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *