13 de setembro de 2021

Aluguel de casa: como calcular o valor ideal?

Aluguel-de-casa

Vai se mudar para uma nova casa e quer saber quanto é o ideal pagar pelo aluguel? Esse texto pode te ajudar com esse cálculo

Em algum momento da vida, todos nós precisamos fazer a locação de uma casa ou apartamento. Seja por motivos de trabalho, familiares ou por vontade própria. Na hora do aluguel de casa, principalmente se for a primeira vez, surgem diversas dúvidas em relação às etapas deste processo. Por onde será que é melhor começar? 

E a verdade é que não tem uma regra. Mas, uma recomendação. Em geral, é interessante pensar o quanto você está disposto a pagar nas despesas da nova casa. Ou seja, qual o valor de aluguel de casa é o ideal para você?

Aluguel-de-casa

Essa é uma pergunta que, para ser respondida com precisão, depende de algumas variáveis. Neste texto, vamos te mostrar alguns deles. 

Mas, antes disso, que tal falarmos um pouco sobre a compra ou venda de imóveis? Você sabe qual das duas opções é a mais vantajosa? 

Alugar ou comprar um imóvel: qual o mais vantajoso? 

Se você já sabe que precisa mudar de imóvel, é preciso decidir se o melhor para você no momento é comprar ou alugar. É uma decisão difícil e que depende do momento da sua vida para ser respondida. Abaixo, deixamos algumas vantagens de alugar e outras de comprar para você decidir. 

Vantagens de comprar um imóvel 

Adquirir um imóvel tem vantagens claras que, no geral, estão relacionadas à realização do sonho da casa própria. Porém, é necessário pensar sempre que comprar um imovel é uma responsabilidade grande na vida de uma pessoa. Especialmente em relação ao orçamento, já que, além do valor da compra, um imóvel envolve diversos outros custos, como, por exemplo, documentação, registro e manutenção constante. 

Mas, voltando aos benefícios relacionados à compra do imóvel, pode-se citar também  a construção de um patrimônio, a liberdade de executar reformas e manutenções na casa ou o apartamento do jeito que preferir e a garantia de uma moradia estável sempre que precisar.

Vantagens de alugar um imóvel 

No vídeo abaixo disponível no YouTube, o Canal Rita 07 Flores aborda as 5 principais vantagens de alugar um imóvel. Assista!

Há muitos anos que a opinião popular repete que alugar uma casa é “jogar dinheiro fora” Porém, essa é uma afirmação inverídica. Isso porque a locação pode sim ser uma ótima alternativa em determinados casos, especialmente quando a compra não se mostra tão vantajosa. 

Claro que o motivo principal que leva as pessoas a optarem pelo aluguel é a falta de dinheiro  para comprar uma casa ou um apartamento. Mas, isso não significa que alugar seja vantajoso apenas quando você não tem recursos. 

Pode ser, por exemplo, que você deseje mudar de país em breve. Ou tenha outros planos para sua vida a médio, curto prazo e necessite fazer uma mudança rápida. Neste caso, alugar um imóvel é muito mais simples e prático. 

Por exemplo, se você planeja em breve aumentar a sua família. Isso quer dizer que, em breve, irá precisar de uma casa maior após determinado período de tempo. Ou ainda caso esteja reservando uma boa parte do seu orçamento atual para outro objetivo que não seja uma casa ou apartamento próprio. 

Se você se encontrar em qualquer uma dessas situações pode considerar a locação de um imóvel mais vantajosa no momento. 

Aluguel de casa: como calcular?

Em geral, para se avaliar se o aluguel cabem no seu orçamento você deve levar em consideração, além da taxa de locação, fatores como:

  • Condomínio;
  • O valor do IPTU;
  • As contas mensais fixas, como água, luz, gás e internet;
  • Os valores investidos no deslocamento. 
  • Documentação (Para os primeiros meses) 

Especialistas em planejamento financeiro apontam que o ideal é que a soma de todos esses valores representem até 30% da renda total da sua família. 

Dessa forma, vocês não irão sofrer o risco de sofrer algum problema financeiro grave por conta da falta de pagamento de aluguel. 

É essencial que você lembre que os imprevistos acontecem a todo o momento na vida e a moradia não é um fator negociável. Pelo contrário, é essencial para a nossa sobrevivência. 

Por isso, sempre que optar por alugar um imóvel pense seguindo esses passos. Caso o valor de um determinado imóvel esteja muito acima do seu orçamento, é possível tentar negociar com o dono ou procurar por outros imóveis que atendem mais ao seu poder aquisitivo do momento. 

Aluguel-de-casa

Você pode usar o Portal da Arbo para encontrar o imóvel ideal para você. São milhares de opções, com diversas características. Clique aqui e comece a sua busca. 

O preço do aluguel geralmente depende de algumas variáveis. Entre as principais estão: 

  • Localização do imóvel
  • Tamanho do imóvel 
  • Infraestrutura da região 
  • Estado de conservação da casa ou do apartamento
  • A presença ou não de áreas de lazer 

Que tal aprender um passo a passo simples para calcular se o aluguel do seu imóvel é ou não compatível com o seu orçamento familiar? 

1) Some toda a sua renda particular ou da família. Não se esqueça de acrescentar rendas extras. Mas tenha cuidado ao verificar se essa renda é permanente ou aparece apenas em alguns meses do ano. 

2) Agora, divida o valor do aluguel pelo total encontrado anteriormente.

3) Multiplique o resultado da divisão por 100 para obter a renda como uma porcentagem da amostra total. 

4) Agora, é hora de lembrar da nossa porcentagem mágica: 30%. Se o resultado da multiplicação for menor ou igual a 30%, o cálculo do aluguel é ideal para sua família. Caso não, é hora de arregaçar as mangas e pensar em novas alternativas para não comprometer o orçamento de vocês. 

Como saber se vai haver aumento no seu aluguel? 

Agora que você já sabe como calcular o valor ideal do aluguel para você, que tal pensar se planejar para os aumentos que possam ocorrer no decorrer do contrato. Em outro texto do Blog da Arbo, explicamos com riqueza de detalhes sobre o assunto, mas podemos agora te mostrar uma maneira rápida e fácil para calcular possíveis aumentos no aluguel da sua casa. 

Trata-se do site do Banco Central, que disponibiliza para os usuários uma ferramenta online e gratuita para esse tipo de consulta. 

Para calcular o valor do aumento do seu aluguel, você vai precisar: 

– Data de início e data final do contrato

– Sob qual índice econômico seu contrato de aluguel está negociado (Pode ser IGP-M, IPCA ou INPC)

Depois disso, é só seguir acesso o site do Banco Central e seguir o seguinte passo a passo: 

1. Na barra lateral esquerda na primeira opção “Calculadora do cidadão”;

2. Selecione “Correção de valores”;

3. Escolha o índice utilizado;

4. Preencha a data inicial do contrato ;

5. Preencha a data final;

6. Preencha o valor do aluguel a ser reajustado;

7. Aperte o botão corrigir valor;

8. Imprima ou gere em PDF.

Pronto. Você saberá quanto será o reajuste do seu aluguel sem maiores dificuldades. Fácil, não é? 

Essa é a maneira mais segura de fazer esse cálculo. Mas, saiba que dificilmente, o seu aumento passará de 0,5 e 1% do valor total do imóvel ao ano. 

Para te ajudar a ter uma visão mais ampla sobre o assunto, nós trouxemos o vídeo intitulado Aprenda como renegociar o índice IGP-M no contrato , do canal Posso Processar? disponível no YouTube. No vídeo, ele traz um panorama geral da variação no aumento do aluguel. Confira!

Você aprendeu como calcular o valor ideal do seu aluguel de casa?

Após ler as nossas dicas sobre como calcular o valor de aluguel de casa, você pode se planejar melhor para essa grande mudança em sua vida. Conte para a gente nos comentários se esse conteúdo te ajudou. 

Você pode também deixar sugestões de temas para a gente abordar no Blog da Arbo. Conte-nos também sua opinião sobre o conteúdo apresentado.

Se você deseja conferir conteúdos semelhantes, pode visitar as diversas categorias do nosso blog, que trazem artigos sobre diversos assuntos do cotidiano. 

Na categoria de mudanças, você pode descobrir como organizar sua casa após chegar ao imóvel novo, além de conferir os principais erros que podem ocorrer durante as mudanças e como fazer mudanças com o seu pet, por exemplo. 

Já nas cidades, você tem acesso a informações completas sobre como é a vida nas principais do Brasil. Como por exemplo os melhores melhores bairros para se viver em Curitiba ou quais são os pontos turísticos que o Balneário Camboriú que mais chamam a atenção dos turistas de todo o mundo.  

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas dúvidas e questionamentos cotidianos, como a emissão da segunda via de faturas, a troca de titularidade de contas entre muitas outras dúvidas. São centenas de artigos para você ler. 

E, para encontrar o imóvel ideal para compra ou para locação, a dica é visitar o Portal da Arbo, que reúne casas e apartamentos em todo o País. Veja agora mesmo. 

Postagens relacionadas

Decoração-para-cozinha

9 ideias de decoração para cozinha

Uma cozinha bem decorada pode fazer toda a diferença para o estilo de uma casa. Confira neste texto algumas inspirações e ideias para aliar beleza e praticidade para esse ambiente  Apesar de a cozinha ser essencial em todas as casas, a decoração para elas muitas vezes é deixada de lado. Mas, se formos parar para […]

fundo-de-investimento-imobiliário

Fundo de investimento imobiliário: como investir

O fundo de investimento imobiliário é uma das possibilidades para quem deseja investir. Nesse texto você confere as vantagens desse investimento e, também, como ingressar no setor O FII (Fundo de Investimento Imobiliário) é uma das principais formas de investir recursos financeiros atualmente. Com essa modalidade, é possível obter lucros por meio da locação de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *