14 de maio de 2021

Home office: como transformar seu imóvel em um ambiente de trabalho

O home office já é uma realidade e, para se adaptar a esse cenário, você precisa adequar seu imóvel para receber o ambiente de trabalho. Nesse texto você confere dicas e orientações para deixar seu home office mais confortável e produtivo

Com a chegada da pandemia e a crescente necessidade do isolamento social, o trajeto matinal de muitos profissionais se tornou muito mais curto do que a média brasileira, de 30,2 minutos. Hoje em dia, ele consiste em uma caminhada de 30 segundos do quarto até qualquer espaço da casa designado como home office, ou seja, o ambiente de trabalho. 

Porém, a tendência de trabalhar em casa já estava crescendo muito antes da Covid-19 exigir que locais de trabalho físicos passassem a atuar de forma remota. As estatísticas do IBGE mostram que, em 2018, cerca de 3,8 milhões de brasileiros já trabalhavam dentro de casa. Dessa forma, muitas pessoas acabaram se deparando com o dilema de precisar transformar seu imóvel em um ambiente de trabalho.

Quando se trata de trabalhar em casa, há um meio-termo difícil entre construir o espaço de trabalho perfeito e adaptar o que você tem. Um escritório de plano aberto com janelas do chão ao teto e uma sala para reuniões e projeções de slide, afinal, não são objetivos muito realistas para a maioria dos brasileiros.

Em vez disso, é preciso encontrar uma maneira de projetar seu ambiente de trabalho para que se encaixe em sua casa e, ao mesmo tempo, maximize sua produtividade.

Pensando nisso, nesse artigo traremos dicas de como adaptar a sua casa para o trabalho remoto, tanto em termos de decoração e iluminação quanto de ambiente, conforto e ergonomia.

Essas recomendações podem ajudar você tanto a adaptar sua casa ou apartamento atual às suas necessidades, quanto para saber que tipo de espaços são ideais para o home office na hora de procurar um imóvel. Então, siga a leitura e confira!

Na hora de adaptar seu imóvel em um ambiente de trabalho, existem algumas formas de tornar essa transição um pouco mais fácil.

A primeira delas é iniciar selecionando o lugar certo para a configuração do seu escritório, organizando sua mesa e incluindo itens que priorizam o seu bem-estar. A seguir, veremos as coisas mais importantes que você precisa para construir um escritório home office eficaz partindo do zero

Escolha o espaço certo

Como comentamos, a primeira etapa na construção de um escritório remoto que coloque a produtividade em primeiro lugar é a escolha do cômodo correto. Para algumas pessoas, as opções podem ser limitadas, para outros, as opções são maiores. De qualquer forma, o ideal é tentar encontrar um local próximo a uma janela com bastante luz natural. Isso vai ajudar a impulsionar seu humor e melhorar a sua produtividade. 

Além disso, selecione o espaço da casa que tornará mais fácil separar a vida profissional da vida doméstica. Idealmente, esse seria um ambiente fixo, para que você não tenha que “desmontar” o seu escritório todas as noites.

Enfim, tente sentir o seu espaço de trabalho e identifique as coisas que você pode adaptar para influenciar essa atmosfera. O objetivo é personalizar o seu escritório home office para torná-lo mais adequado para o trabalho. Veremos mais dicas sobre isso a seguir.

Adicione ferramentas de produtividade

As ferramentas de produtividade também podem ser muito úteis em um ambiente de escritório dentro de casa. Veja, cada trabalho possui diferentes necessidades, mas em geral é benéfico contar com um calendário ou agenda organizados, uma plataforma de mensagens para se comunicar com colegas e um par de fones de ouvido. 

Possuir uma lista de tarefas também pode ajudar você a manter o foco ao longo do dia e melhorar seu gerenciamento de tempo. Pode ser uma lista física de tarefas pendentes em papel ou digital. Ter um relógio ou cronômetro para lembrá-lo de fazer pausas regulares e dar continuidade ao seu dia também pode ajudar muito.

Procure formas de aumentar seu bem-estar no ambiente de trabalho

Para aumentar sua produtividade no modelo home office, é importante levar em consideração o seu bem-estar. Assim, quando você estiver construindo um escritório dentro do seu imóvel, pense em elementos de design e cores específicas que ajudarão você a melhorar o humor e controlar o estresse.

Pesquisas demonstram que objetos, decoração, paredes e mobiliários tons verdes, por exemplo, podem fazer uma grande diferença para sua satisfação e bem-estar. Você também pode contar com os chamados elementos de design biofílicos, contendo materiais e elementos naturais, como água, madeira e plantas, que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.

As plantas são talvez a maneira mais fácil de incorporar um design ecológico ao seu escritório doméstico. Isso porque o simples fato de olhar para uma planta reduz a pressão arterial e, ao mesmo tempo, minimiza a sensação de estresse. Você também pode optar por incluir materiais naturais como bambu, carvalho e pedra no mobiliário de seu escritório.

ambiente-de-trabalho

Encontre a mesa de trabalho ideal

Quando falamos em ergonomia para home office, essa é uma das dicas mais importantes. Isso porque, mesmo com uma cadeira super confortável, se a altura da sua mesa não for a ideal, certamente seu corpo terá problemas. Por isso, é preciso pensar na altura da sua mesa de escritório na hora de escolher o mobiliário ideal

A norma brasileira NR-17 diz que a altura da mesa deve ser de 70cm do chão até o tampo da mesa, onde serão apoiados os materiais de trabalho. Com essa informação em mãos, fica muito mais fácil escolher a sua mesa de trabalho para usar dentro de casa. Além disso, alguns cuidados são essenciais para evitar dores nas costas e desconfortos, como:

  • Manter o monitor do computador abaixo de eixo visual horizontal;
  • No caso do uso de notebook, procure por suportes que permitam que o aparelho fique em uma altura favorável em relação ao seu olhar. Junte a isso um teclado e um mouse USB para garantir mais conforto;
  • Procure usar sempre os apoios para os braços (considere isso na busca da cadeira ideal) e também para os punhos;
  • Ajuste sua postura em 90 graus.

Escolha uma cadeira ergonomicamente correta

Além da escolha da mesa, o uso de uma cadeira para escritório ergonomicamente correta é uma das melhores decisões que você vai tomar em relação ao seu ambiente de trabalho remoto. Isso porque a sua cadeira vai auxiliar a evitar problemas comuns, como dores na coluna, má circulação do sangue, lesões por esforço repetitivo (como a tendinite), entre outros. 

Assim, na hora de escolher a cadeira ideal para o home office, considere a regulagem de altura e dos encostos, preferindo sempre os encostos mais altos, uma vez que permitem a melhor sustentação do seu peso. Além disso, encontre um produto com o recurso de inclinação, permitindo que você alongue a musculatura das costas e evite problemas lombares. Considere também as opções de materiais e garantias oferecidas pelo fornecedor.

Fique atento à iluminação do ambiente

Existem poucas coisas piores para o trabalho remoto do que um local mal iluminado. Por isso, na hora de montar a iluminação do seu ambiente de trabalho, além da presença da luz natural, considere a quantidade de lâmpadas necessárias para o espaço, e também a temperatura da cor.

Lâmpadas quentes são indicadas para locais de descanso, enquanto lâmpadas frias (branca ou azulada) são ótimas para locais que demandam foco e concentração, como é o caso do seu escritório.

Outra dica é valorizar os pontos estratégicos dentro do cômodo, identificando onde estão os pontos de foco e considerando a posição do seu mobiliário. Uma boa alternativa para esses casos são os spots de lâmpadas de LED, uma vez que permitem que você direcione o foco da luz conforme o local desejado, e também oferece maior flexibilidade para seu escritório home office.

Ambiente de trabalho: misture estilo e qualidade

Na hora de escolher o mobiliário para a montagem do seu escritório dentro de casa, lembre-se sempre de unir o design e o estilo da sua decoração a produtos de qualidade. Para isso, busque um fornecedor que entrega um padrão elevado em todos os seus produtos, para que você se sinta confortável em escolher qualquer uma das opções e combiná-las com o restante dos itens escolhidos ou mesmo com a pintura do ambiente.

Por fim, uma das melhores partes de um escritório doméstico é que você pode ditar totalmente a decoração, sempre de acordo com seus gostos. Uma boa decoração não apenas tornará o espaço do seu escritório mais convidativo, mas também aumentará muito a sua produtividade.

Então, ao escolher os tons utilizados no seu home office, siga a psicologia das cores e escolha uma cor indutora de energia, como tons de amarelo, laranja e vermelho. Evite cores escuras e opacas, pois elas podem fazer você se sentir menos energético. E, claro, use como apoio tanto a iluminação artificial quanto a natural, dando ao seu ambiente de trabalho um aspecto leve e alegre. 

ambiente-de-trabalho

Com todas essas dicas, certamente você terá muito mais informação na hora de montar o seu escritório home office e organizar seu espaço de trabalho dentro de casa. Assim, é possível ter uma rotina de trabalho remoto mais produtiva, tranquila e saudável, além de separá-la de sua vida pessoal.

Há 38 anos, a Marelli é uma rede que oferece solução completa em mobiliários para escritório. Além de uma loja virtual com todo o nosso catálogo, contamos com mais de 30 lojas físicas espalhadas pelo Brasil e pela América Latina com a facilidade de uma logística própria, mantendo a integridade e qualidade dos produtos.

Conheça nossa linha voltada para o home office e construa um ambiente de trabalho confortável, de alta qualidade e com o seu estilo, não importa qual seja o tamanho do seu imóvel.

Postagens relacionadas

mudança-de-estado

Vai realizar mudança de estado? Confira esse passo a passo

Realizar a mudança de um estado para o outro é um grande desafio. Tanto pela distância e pela nova, quanto pelos processos que será necessário enfrentar. Confira neste texto algumas dicas preciosas para quem está nesta situação.  Muitos podem ser os motivos que fazem uma pessoa escolher fazer mudança de estado. Novo trabalho, constituir uma […]

Guia de mudanças

Guia de mudanças: o que saber antes de ir para o novo imóvel

Mudar de casa é um processo trabalhoso, mas que pode ficar mais fácil com um planejamento bem feito. Saiba como se preparar. Depois de comprar ou alugar um imóvel, chega o momento de pensar na mudança. A jornada de adaptação ao novo lar leva tempo e demanda organização. Por isso, organizamos um guia de mudanças […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *