18 de abril de 2024

Apartamento decorado: vale a pena?

apartamento-decorado

A opção de apartamento decorado tem sido cada vez mais usada por quem está procurando por imóveis. Mas, será que realmente vale a pena? Confira neste texto as vantagens e desvantagens. 

Quem está procurando por apartamento novo, geralmente tem a opção de escolher por um que já está decorado. Essa é uma alternativa que o mercado tem oferecido para quem deseja, além de comprar um imóvel novo, ter a praticidade de já entrar em um local pronto para morar. 

Mas, apesar de essa parecer ser a oportunidade perfeita, pode ser importante considerar que existem sim algumas desvantagens na escolha por essa alternativa. É exatamente esse assunto que vamos discutir neste texto. Ficou interessado em saber mais? Continue com a gente. 

apartamento decorado

Apartamento decorado: as principais vantagens 

Esse tipo de alternativa tem muitas vantagens. A primeira, claro, é para os moradores que precisam mudar em pouco tempo. Para quem está com preço, os apartamentos decorados são uma excelente alternativa. Já que, não terá que escolher os itens, objetos e móveis para  compor os ambientes da residência. 

Comprar um apartamento decorado é basicamente entrar e morar. Simples assim. Com essa opção, todo o tempo entre o fechamento do negócio e a data da mudança tende a ser muito menor do que comprar um apartamento sem decoração. 

Um outro ponto que deve ser considerado uma vantagem é a qualidade da decoração. Geralmente, para realizar o serviço de compor o apartamento decorado, as construtoras contratam um profissional da área. Profissionais de design e arquitetura que estão alinhando com todas as tendências do mercado e decoram ambientes aproveitando ao máximo todos os espaços e com modernidade. É uma grande vantagem para quem não tem interesse em decorar o apartamento por conta própria. 

Além disso, nos dias de hoje, as construtoras disponibilizam diversos tipos de decoração para as suas unidades decoradas. O que é ótimo porque, dessa forma, você pode escolher aquela que combina mais com o seu estilo. 

apartamento decorado

Apartamento decorado: as principais desvantagens

Como já citamos acima, nem só de vantagens vive a opção dos apartamentos decorados. Há algumas desvantagens que consideramos que você deve levar em consideração antes de decidir por esse tipo de compra. 

A primeira delas é a menor chance de personalização dos ambientes. É claro que, hoje em dia, as construtoras oferecem diversos tipos de decoração para você escolher. Mas, mesmo assim, será quase impossível que o estilo de alguma dessas opções bate exatamente com o seu. Será preciso que, com o tempo, você altere algumas coisas para isso. 

A segunda desvantagem que gostaríamos de salientar é o custo mais elevado. Um apartamento já decorado tende a ser mais caro do que um imóvel sem mobília. É necessário colocar na ponta do lápis se essa opção vale a pena financeiramente falando caso por caso. 

E, por último, no geral é mais difícil achar um apartamento decorado que seja perfeito para você. E, por isso, os interessados levam mais tempo realizando pesquisas. Visto que as pessoas que tendem a ir atrás deste tipo de apartamento estão sem tempo, essa pode ser uma grande desvantagem. 

Como encontrar o apartamento decorado perfeito? 

apartamento decorado

Bom, agora que você já viu as vantagens e desvantagens de comprar um apartamento já decorado, que tal algumas dicas para você encontrar o seu apartamento perfeito? Confira abaixo algumas dicas: 

Em qual fase da vida você está? 

Pense com muita calma os porquês da sua mudança de casa para depois pensar qual é o tipo de imóvel ideal para você neste momento. Os erros nesta fase são muito comuns. 

Por exemplo, um casal, recém-casado, procura um imóvel que fique perto do trabalho deles, mas acabam alugando um apartamento muito grande, com vários dormitórios e espaços de lazer, mas longe do trabalho. Esse casal rapidamente irá se arrepender de mudar para este local. Pois não era esse o objetivo principal deles. 

Nos dias de hoje, é muito simples fazer buscas avançadas de imóveis na internet. Em alguns portais imobiliários você pode fazer filtros como cidades, bairros, metragem, quantidade de dormitórios, faixa de preço, etc. 

Dessa forma você pode, rapidamente, ver o que está disponível com as características ideais para você no momento. 

Quer fazer essa busca pelo imóvel perfeito agora? Clique aqui

Localização faz toda a diferença 

Uma boa localização vai ser essencial para facilitar o seu seu dia a dia. Seja por estar em uma região com mais acessos a outras áreas da cidade, perto do trabalho ou das escolas dos filhos. 

É sempre importante entender qual é o momento da sua vida antes de escolher qual será o seu próximo bairro.

Até porque, ninguém gosta de escolher aquela casa (ou apartamento) dos sonhos e descobrir em poucos dias que a vizinhança é barulhenta e não tem a estrutura necessária para atender as tarefas básicas do dia a dia. 

Uma dica interessante sobre essa questão é visitar a sua nova rua, antes de mudar, em diferentes horários do dia. Dessa forma, você pode verificar os ruídos, segurança e movimentação durante todo o dia. 

Outro fator importante são os comércios. Pode ser uma ótima ideia verificar se existem supermercados, hospitais, centros comerciais e farmácias por perto. Isso facilita demais a vida no cotidiano. 

Escolha uma região com potencial de valorização

É essencial que você entenda a dinâmica de valorização da sua cidade ou da cidade em que você vai comprar um imóvel. Ou seja, as diferentes regiões da cidade também passam por processos de valorização e desvalorização. Isso ocorre por conta da mudança da própria dinâmica de vida das cidades. 

Essa valorização impacta diretamente no preço dos imóveis e dos aluguéis nestas regiões. O ideal é você procurar por bairros que vão valorizar no futuro. Dessa forma, você não gasta tanto dinheiro e pode ver o seu patrimônio valorizar muito no futuro.

Faça todos os processos com calma

Pense no seu novo lar como o ambiente que você passará, no mínimo, os próximos meses da sua vida. Por isso, essa é uma etapa que deve ser feita com muito cuidado. 

Nos últimos anos, com os serviços online de alguns portais e imobiliárias, é comum as pessoas alugarem ou comprarem um imóvel sem visitar o local. 

Mas, essa é uma etapa essencial para você não ter problemas na hora da mudança. Por isso, visite seu novo lar em um dia que tenha tempo para verificar se tudo está do jeito que imaginou. 

Aproveite esse momento para pensar onde ficará cada item que levará para a casa nova. Caso tenha alguma dúvida em relação às medidas do espaço, pode ser uma boa ideia levar uma trena e anotar tudo. 

Apartamentos decorados: como encontrar inspiração? 

Se você é fã de decoração e quer se inspirar antes de escolher qual estilo combina mais com você, é uma excelente ideia pesquisar no Youtube alguns vídeos sobre o tema. Confira essas 3 dicas de canais que temos aqui para te indicar: 

Organize sem Frescuras

Você sabia que dá para deixar a organização e as tarefas da limpeza mais práticas, divertidas e sem gastar muito dinheiro? É isso que você vai ver no canal do Organize sem frescuras. São dicas simples e eficientes de organização pessoal e da casa, limpeza sem frescuras e várias inspirações de decoração para você deixar a casa pra lá de charmosa e sua vida muito mais prática. 

Tu Organizas

O foco do canal é justamente a decoração de casa de maneira simples e barata. Por lá, você encontra dicas de como organizar e decorar sua casa, com muito DIY, faça você mesmo. Organize e decore gastando pouco e com criatividade.

Paula Stephânia

Com foco na sustentabilidade, o canal da Paula mostra o equilíbrio perfeito entre as novidades do mercado de decoração e formas de reutilizar os seus itens de casa. Por lá, você vai aprender a fazer objetos de decoração você mesmo, além de reaproveitar materiais que iriam para o lixo, como isopor e papelão, por exemplo. Vale a pena conferir os vídeos dela para aprender. 

O que você achou do nosso texto sobre apartamento decorado?

Agora que você já sabe se vale ou não a pena pensar em comprar um apartamento decorado, deixe seu comentário sobre o tema na caixa abaixo. Conte-nos se você achou que vale ou não a pena esse tipo de empreendimento. 

Veja os demais conteúdos do Blog da Arbo, que abrangem desde dicas até artigos sobre as principais cidades do Brasil. 

Você pode conferir também mais alguns textos sobre decoração no nosso Blog: Decoração de cozinha: 4 ideias para sua casa ou apartamento e 7 ideias de decoração de sala de jantar.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia. E, para encontrar seu imóvel ideal em diversas cidades do Brasil, visite o Portal da Arbo.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

entrega-das-chaves

O que verificar antes da entrega das chaves imóvel?

Antes de realizar a entrega das chaves de um imóvel, é necessário verificar alguns pontos importantes. Confira quais são eles neste texto.  Entregar um imovél é quase tão complicado quanto entrar nele. São muitas etapas e processos que você deve prestar atenção na hora da entrega de chaves. É muito comum, por esse acúmulo de […]

espaço-para-meditação

Veja como montar um espaço para meditação em casa

Em tempos de pandemia, onde passamos muito mais tempo dentro dos nossos lares, é necessário promover um momento de respiro, conexão e tranquilidade, para que a nossa saúde física e principalmente mental não seja tão afetada. E  você já pensou em montar um espaço para meditação em casa?  Saiba que para ter um cantinho zen […]

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *