16 de maio de 2022

O que é um apartamento duplex?

apartamento-duplex

Em meio a tantas ofertas de imóveis que existem por aí, é normal se sentir perdido filtrando opções seguras, confortáveis, silenciosas, na hora de escolher um bom lugar para viver, não é mesmo? Sabia que um apartamento duplex pode ser o lar dos seus sonhos e reunir tudo em um lugar só? Isso mesmo!

Esse tipo de imóvel, que é considerado um apartamento de luxo, está, aos poucos, ficando mais acessível, com espaços que podem ser moldados ao seu gosto e com valores de compra que cabem no bolso. 

Ficou interessado(a) em saber mais sobre as vantagens de morar em um apartamento duplex? Então, você vai gostar de saber que esse post é para você! Reunimos várias informações sobre esse tipo de moradia para que a sua escolha seja descomplicada e muito mais feliz!

Entenda mais sobre o que é um apartamento duplex

Os apartamentos duplex são imóveis de alto padrão compostos por dois andares interligados por escadas ou elevador, e geralmente ficam na cobertura. A planta costuma ser feita com ambientes como a cozinha, e a sala de estar no andar de baixo, e no segundo andar uma área mais íntima para os moradores, com escritórios e quartos, além de  área de lazer privativa, separada da que é para as demais pessoas que vivem no local.

apartamento-duplex

Esse modelo de apê é ideal para quem gosta de um imóvel amplo para receber convidados e promover pequenas ou grandes confraternizações, já que o seu diferencial é o andar superior, que permite essa criação de uma área de lazer privativa. Isso é vantajoso porque quem vive em um duplex pode contar com uma área para convivência exclusiva e ter liberdade para criar mais ambientes, além de ter a chance de desfrutar de uma vista panorâmica e privilegiada também com iluminação natural.

Coberto ou descoberto?

A composição do duplex depende de como o projeto foi aprovado na Prefeitura da cidade. Pode ser entregue com o andar superior coberto, descoberto ou meio a meio, mas o que rende melhor aproveitamento do espaço é a terceira opção – que equilibra ambientes de convívio ao ar livre com os internos.

Bom, agora que já está mais claro para você do que se trata um apartamento duplex, chegou a hora de descobrir os benefícios de morar em um imóvel assim. Confira!

Espaço mais amplo

Sem sombra de dúvidas, uma das grandes vantagens de adquirir um apartamento duplex é o amplo espaço que ele oferece em relação aos imóveis convencionais. Por ocupar dois andares do prédio, a sensação de conforto é indescritível em todos os cômodos, afinal, é possível ter uma sala aconchegante, uma cozinha luxuosa e se sentir como um astro em um filme de Hollywood (que chique não é?)

No geral, esse tipo de empreendimento tem o dobro de metragem e isso permite aproveitar melhor os espaços, deixando áreas de convívio social para ficar com a família ou entre amigos. O espaço amplo também deixa o apartamento bem mais prático e, com isso, você pode soltar sua criatividade na hora de decorar!

Morar em um duplex é ter vista privilegiada da cidade

A maioria dos apartamentos desse estilo estão localizados na cobertura dos prédios e isso significa que você terá a oportunidade de ter uma vista privilegiada. Esse também é um grande diferencial no dia a dia, principalmente se você gosta de acordar com o nascer do sol ou  admirar ele se pôr, acompanhar um eclipse, ou avistar as estrelas… Se for acompanhado do parceiro ou parceira, melhor ainda, não é?

Em determinadas épocas do ano, como o Natal e Ano Novo, quem vive em um duplex não tem nenhuma dor de cabeça ao reunir todo mundo em casa  pra acompanhar a queima de fogos da própria sacada do apartamento, e tirar lindas fotos para guardar de recordação, ou postar nas redes sociais. Já está pensando no pessoal que você vai reunir na sua nova cobertura neste final de ano? Que tal?

apartamento-duplex

Flexibilidade para mudanças 

Por ser um imóvel diferenciado em relação aos demais, a planta de um duplex costuma ser mais maleável para alterações, como por exemplo, permite acrescentar banheiros, colocar uma hidromassagem, e assim por diante. Esse é um benefício que vale muito a pena se você pretende customizar o ambiente, especialmente para quem tem família grande e deseja quartos a mais para os filhos.

Ainda existe a flexibilidade de planejar uma reforma com tranquilidade e sem prejudicar os vizinhos ou a estrutura do prédio em si. Isto é, você pode muito bem derrubar e erguer paredes, modificar as janelas, construir espaços diversificados que atendam às necessidades da família, entre outros recursos, sem demandar grandes burocracias! Perfeito, não é?

Mais privacidade e segurança

Quem busca morar em um duplex geralmente preza muito pela segurança, harmonia e sossego que esses lugares oferecem. Isso se dá porque além dos regimentos internos de conduta que precisam ser seguidos pelos moradores de condomínios, tornando o lugar mais silencioso por respeito às normas, muitos sons de vizinhos e até sons externos que vêm da rua são muito mais difíceis de atrapalhar o morador dentro do imóvel.

Já a segurança se dá por conta dos prédios oferecerem sistemas de vigilância, monitoramento por câmeras 24h, controle de quem tem acesso ao edifício e vigia. Nos dias de hoje, em que as grandes cidades estão cada vez mais perigosas, ter à disposição uma moradia que dispõe de tudo isso, é  muito vantajoso, concorda? 

Dessa forma, a moradia oferece tudo para você ter mais proteção e evitar sustos, especialmente nos momentos em que todos os moradores precisam sair. Ah e claro, segurança também à noite! E quem não quer dormir e sonhar com tranquilidade sabendo que está seguro e protegido?

No duplex você aproveita  a luz natural! 

Uma questão que muda bastante o conceito da decoração do duplex é o grande aproveitamento da iluminação natural, afinal, você estará no último andar do prédio, sem a preocupação de árvores na frente, ou a sombra dos demais prédios tapando a vista. Mesmo que a sua família seja grande, essa característica do apartamento contribui para o aproveitamento da luz natural e, consequentemente, economia de energia elétrica.

O conforto térmico é muito visível em imóveis do tipo, o que permite que os moradores aproveitem para passar o fim de semana na piscina, por exemplo, e curtam muito a paisagem sem se preocupar com mais nada. Por ter janelas maiores, os apartamentos duplex contam com uma excelente ventilação também, o que é uma ótima notícia para quem tem problemas respiratórios.

Ótimo custo-benefício

Apesar do preço de um apartamento desse estilo ser mais alto do que outros tipos, você precisa concordar que o custo x benefício compensa e muito! Além da economia de energia, os serviços de segurança estão todos inclusos na taxa de condomínio, sendo que, mesmo tendo um apartamento maior, você paga o mesmo valor que outros condôminos. 

Se for duplex recém-lançado, por exemplo, a tendência é que o preço esteja menor, tenha facilidade na documentação e ainda seja uma ótima opção de investimento no mercado imobiliário. Talvez você não saiba ainda, mas os apartamentos na cobertura, se bem cuidados, costumam valorizar mais, o que pode ser muito bom na hora de vender ou alugar por temporada também.

Depois de todas essas dicas você ficou com vontade de morar em apartamento duplex, aposto, não é?! Nós sim! Por isso, encontre os melhores apartamentos duplex sempre no Blog da Arbo, e também  acompanhe tudo sobre tendências do mercado imobiliário aqui!

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

como-organzar-guarda-roupa

Descubra como organizar guarda-roupa de forma rápida

Organizar o guarda-roupa tem sido um desafio? Saiba como fazer isso do jeito certo e confira várias dicas que vão facilitar essa tarefa! Um guarda-roupa desorganizado faz a gente perder um tempo precioso, né? Poucas coisas são mais irritantes do que ficar longos minutos procurando aquele par de meias que ficou perdido nas gavetas. Para […]

apartamento-novo

Apartamento novo ou usado: descubra qual o melhor

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o investimento em imóveis. A escolha entre um apartamento novo ou um usado é uma das principais e, por isso, você precisa saber quais fatores considerar para tomar uma boa decisão O constante crescimento do mercado imobiliário fez com que diversos brasileiros tivessem a oportunidade de comprar o primeiro imóvel. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *