18 de outubro de 2021

Confira o checklist de vistoria de apartamento novo

apartamento-novo

A vistoria é uma das etapas mais importantes para quem vai mudar para um apartamento novo. Confira aqui um checklist completo para facilitar esse trabalho. 

Para quem vai mudar para um apartamento novo, é muito importante ter certeza que o novo lar é realmente tudo que imaginou. Antigamente era comum as pessoas terem surpresas desagradáveis quando se mudavam para seus novos lares. Já que o local apresentava uma estrutura ou condições diferentes do que foi prometido. Justamente para evitar que isso ocorra, criou-se a vistoria de imóvel. 

Com o tempo, essa etapa se consolidou como uma das mais importantes durante uma negociação imobiliária. Hoje, ela é obrigatória para quem está prestes a comprar ou alugar um imóvel.. 

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre a vistoria em apartamento novo. Como é feita? É isso que discutiremos neste texto do Blog da Arbo. Mas, antes de irmos para esse assunto, se você está neste texto, provavelmente está pensando em se mudar, não é mesmo? Que tal algumas dicas para quem está nessa fase da vida? 

Mudar para um apartamento novo: o que considerar? 

Existem muitos fatores que fazem alguém mudar de lar. Alguns deles são: trabalho, casamento, estudos, viagens, etc. Todos esses motivos pedem uma atenção especial para a pessoa que está disposta a mudar de vida e encarar essa fase em um novo lar. Abaixo, confira algumas dicas para você não errar na escolha do seu novo lar. 

apartamento-novo

Em que fase da vida você está? 

Como explicamos acima, cada fase da vida pede uma atenção especial quando o assunto é mudança. 

Por exemplo, um casal, recém-casado, procura um imóvel que fique perto do trabalho deles, mas acabam alugando um apartamento muito grande, com vários dormitórios e espaços de lazer, mas longe do trabalho. Esse casal rapidamente irá se arrepender de mudar para este local. Pois não era esse o objetivo principal deles. 

Hoje em dia, é muito simples fazer buscas avançadas de imóveis na internet. Em alguns portais imobiliários você pode fazer filtros como cidades, bairros, metragem, quantidade de dormitórios, faixa de preço, etc. Dessa forma você pode, rapidamente, ver o que está disponível com as características ideais para você no momento. 

Quer fazer essa busca pelo imóvel perfeito agora? Clique aqui. 

Uma boa localização é essencial 

Seja por estar em uma região com mais acessos a outras áreas da cidade, perto do trabalho ou das escolas dos filhos, o fato é que uma boa localização vai ser essencial em seu dia a dia. 

Até porque, ninguém gosta de escolher aquela casa (ou apartamento) dos sonhos e descobrir em poucos dias que a vizinhança é barulhenta ou que a região  não tem a estrutura necessária para atender às necessidades básicas do dia a dia. 

Uma dica interessante sobre essa questão é visitar a sua nova rua, antes de mudar, em diferentes horários do dia. Dessa forma, você pode verificar os ruídos, segurança e movimentação durante todo o dia. 

Outro fator importante são os comércios. Pode ser uma ótima ideia verificar se existem supermercados, hospitais, centros comerciais e farmácias por perto. Isso facilita demais a vida no cotidiano. 

Escolha uma região com potencial de valorização

Assim como os bens de consumo, as cidades também têm as suas dinâmicas de valorização. Por exemplo, se na sua cidade as maiores empresas, comércios e áreas de lazer ficam localizadas mais próximas dos bairros centrais. Esses serão os locais mais valorizados. 

Essa valorização impacta diretamente no preço dos imóveis e dos aluguéis nestas regiões. O ideal é você procurar por bairros que vão valorizar no futuro. Dessa forma, você não gasta tanto dinheiro e pode ver o seu patrimônio valorizar muito no futuro. 

Escolha o novo imóvel com calma  

Pense no seu novo lar como o ambiente em que você passará, no mínimo, os próximos meses da sua vida. Por isso, essa é uma etapa que deve ser feita com muito cuidado. 

Nos últimos anos, com os serviços online de alguns portais e imobiliárias, é comum as pessoas alugarem ou comprarem um imóvel sem visitar o local. 

Mas, essa é uma etapa essencial para você não ter problemas na hora da mudança. Por isso, visite seu novo lar em um dia que tenha tempo para verificar se tudo está do jeito que imaginou. 

Aproveite esse momento para pensar onde ficará cada item que levará para a casa nova. Caso tenha alguma dúvida em relação às medidas do espaço, pode ser uma boa ideia levar uma trena e anotar tudo. 

Além disso, pode ser que a sua nova casa precise de alguns reparos para se adequar a sua realidade. Realizando essa visita minuciosa, você pode já anotar tudo que será necessário para que seja perfeito no dia da mudança.

É uma ótima maneira também de ir se familiarizando com o seu novo bairro, vizinhos, conhecendo o trânsito, transporte público e as novas paisagens que farão parte do seu dia a dia. É um ótimo programa para quem está de mudança.

Quer saber um pouco mais sobre esse assunto? Então, confira esse vídeo publicado em 2016 no canal “E agora, Raquel?”. Nele, você poderá conferir diversas informações importantes sobre o assunto que discutimos acima. Vale a pena conferir. São só alguns minutos. 

O que é vistoria de apartamento novo 

A vistoria é uma visita de verificação que o futuro locatário ou comprador faz ao imóvel para ter ciência das condições dele antes de assinar um contrato de compra e venda. A sua finalidade principal é identificar e também documentar todos os detalhes das condições do imóvel. Tudo para dar garantias a quem vai se mudar para o local. 

Por conta de um imóvel ter valor bastante significativo na vida de qualquer pessoa, a etapa da vistoria exige muito cuidado e dedicação. E o primeiro passo deles é se certificar que não existem defeitos aparentes ou ocultos que possam exigir reformas imediatas no local.

Checklist: como fazer a vistoria? 

Agora que você já sabe o que é uma vistoria de imóveis, vamos falar com mais detalhes o que é essencial verificar nesta visita.  

Teste a rede elétrica

Essa é uma etapa essencial da vistoria. Na hora de fazer a vistoria no apartamento novo, leve uma lâmpada para testar bocais e interruptores. Um carregador de celular é suficiente para ver se as tomadas estão funcionando. Olhe atentamente em busca de sinais que indiquem problemas elétricos, como fios expostos e retorcidos. No banheiro, veja se a fiação do chuveiro está bem protegida.

Outra boa dica é verificar se a instalação elétrica do imóvel tem fio-terra, essencial para evitar danos em caso de quedas de raios. Se estiver planejando a mudança para um apartamento, verifique se há extintores próximos e em bom estado. Procure também a caixa de disjuntores e veja se ela tem algum indício de ferrugem.

Teste o sistema hidráulico 

No sistema hidráulico, você vai verificar os canos, torneiras, chuveiros e válvulas da casa ou do apartamento. A qualidade da água que chega até a casa também pode ser testada neste momento. Basta abrir uma torneira e verificar se o líquido está transparente, como deve ser, ou turvo ou avermelhado. Neste último caso, pode ser sinal de falta de manutenção e que a tubulação precisa passar por reparos. 

Além disso, ao abrir as torneiras, verifique se há presença de goteiras, escoamentos dos vasos sanitários ou sifão desajustado. Nos banheiros, verifique a situação das louças e metais. Lascas ou riscos indicam necessidade de manutenção. E, por último mas não menos importante, cuidado com as pias entupidas, principalmente da cozinha. 

Verifique a estrutura completa do imóvel 

Paredes, teto, piso, portas e janelas. Tudo deve ser verificado durante a vistoria do imóvel. As infiltrações em paredes e tetos, por exemplo, são problemas graves que devem ser reparados antes da mudança. Para te auxiliar nesta tarefa, novamente reforçamos que leve um profissional com você na vistoria. Dessa forma, será mais difícil deixar passar detalhes que somente alguém com experiência na área saberia identificar. 

Pisos e azulejos devem estar bem assentados e sem apresentar partes trincadas ou ocas. Portas e janelas devem estar funcionando corretamente. Para verificar isso, teste uma por na hora da vistoria. 

Observe portas, janelas e vidros

E, por último, abra e feche todas as portas para analisar o estado das fechaduras, maçanetas e chaves. Elas precisam trancar e abrir sem muito esforço. Também é importante verificar sinais de ferrugem e corrosão por cupim. 

O mesmo vale para as janelas. Veja se elas abrem e fecham com facilidade e aproveite para conferir o estado das vidraças – rachaduras e estilhaços podem comprometer a segurança. Se o imóvel já inclui alguma mobília, como armários ou estantes, teste portas e gavetas. 

E aí, o que achou das nossas dicas?

Caso tenha gostado deste material, compartilhe com os seus conhecidos que também vão fazer uma mudança de casa em breve. 

E se você quiser saber mais informações sobre a Arbo Imóveis, visite nosso site e encontre os melhores empreendimentos. Lá você encontra informações sobre todos os serviços oferecidos pela Arbo.

Você pode também acessar outros artigos sobre a mudança de casa no Blog da Arbo. Como: Mudança de casa: conheça os 5 erros mais comuns. Que tal?!

Para dúvidas do dia a dia, a nossa Central de Ajuda pode te ajudar nesse momento. Visite também o Portal da Arbo para encontrar o imóvel ideal para você e para a sua família.

Postagens relacionadas

embaixo-da-escada

Veja como decorar o espaço embaixo da escada

Está em dúvida sobre como utilizar aquele espaço embaixo da escada? Não se preocupe, pois trouxemos as melhores dicas de decoração para você! Muitas pessoas têm dúvida sobre como utilizar o espaço embaixo da escada, seja por ser um espaço pequeno ou, ainda, por não ter ligação com o resto da casa. Entretanto, esse espaço […]

Casa-e-decoração

Casa e decoração: 7 dicas para mudar os cômodos

Quando o assunto é casa e decoração, é preciso ter um pouco de criatividade para mudar os ambientes. Como nem sempre essa é uma tarefa fácil, separamos 7 dicas simples para você neste texto  Mudar os cômodos da sua casa, nem sempre precisa ser algo caro e nem complicado. É possível aliar simplicidade e elegância […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *