24 de maio de 2022

Apartamento novo ou usado: descubra qual o melhor

apartamento-novo

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o investimento em imóveis. A escolha entre um apartamento novo ou um usado é uma das principais e, por isso, você precisa saber quais fatores considerar para tomar uma boa decisão

O constante crescimento do mercado imobiliário fez com que diversos brasileiros tivessem a oportunidade de comprar o primeiro imóvel. Diante disso, é comum que muitos tenham dúvidas sobre qual imóvel comprar, especialmente quando a decisão que precisa ser tomada é escolher entre um apartamento novo ou um usado.

Nesse momento, é importante avaliar não somente suas preferências, também suas necessidades e suas possibilidades. Para que você possa tomar uma boa decisão, deve considerar as vantagens e as desvantagens de cada uma das possibilidades citadas.

Se você não sabe por onde começar, não se desespere! Nesse artigo, elaborado pelo Blog da Arbo, você vai conferir:

Por que investir em um imóvel em 2021?

De acordo com especialistas do mercado imobiliário, 2021 é o ano ideal para investir em imóveis. Isso porque é esperado que ocorra uma migração de investidores de renda variável para o setor.

Em 2020, o mercado de imóveis cresceu exponencialmente. De acordo com dados da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o setor cresceu 26% em 2020, mesmo com as dificuldades e as mudanças impostas pela pandemia de covid-19.

Por outro lado, a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) estima que os resultados do mercado imobiliário serão ainda melhores em 2021, ano em que se espera o crescimento de 35%.

Diante desse cenário, é preciso considerar que um dos principais motivos para o crescimento do setor é a queda histórica na taxa básica de juros, a Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), que terminou o ano de 2020 em apenas 2%.

Especialistas preveem que a Selic irá aumentar em 2021 – o que já ocorreu, uma vez que a taxa está em 3,75% ao ano atualmente, após definição do Copom (Comitê de Política Econômica) –, mas esse fato não irá impactar os bons resultados do setor.

Com a taxa Selic em níveis baixos, os juros dos financiamentos imobiliários diminuem e, assim, mais pessoas têm acesso ao crédito. Portanto, essa é uma oportunidade única para quem deseja investir em um imóvel sem pagar taxas abusivas às instituições financeiras.

Vantagens e desvantagens de um apartamento novo

Um apartamento novo traz vantagens e desvantagens para os moradores. Por isso, antes de optar por esse tipo de imóvel, você deve conhecer os prós e contras da negociação para avaliar se esta é a melhor alternativa.

Vantagens de um apartamento novo

Quem deseja comprar ou alugar um apartamento novo deve saber que as vantagens da negociação incluem, principalmente, boas condições de pagamento – à vista ou por meio de um financiamento imobiliário – e comodidade com relação à infraestrutura da residência e do condomínio.

Condições de pagamento facilitadas

Conforme apontado anteriormente, as condições de pagamento facilitadas estão entre as principais vantagens de comprar um apartamento novo. No caso da locação, essa vantagem não pode ser observada, já que o valor do aluguel de um imóvel novo tende a ser maior.

A principal indicação para quem deseja usufruir de bons valores é investir em um imóvel na planta. Isso porque as condições de pagamento são facilitadas, inclusive, pelas instituições que concedem financiamentos imobiliários.

Arquitetura moderna

Outro aspecto que deve ser considerado por quem está em dúvida entre um apartamento novo ou usado é a arquitetura do imóvel. Por se tratar de uma construção recente, o apartamento novo apresenta uma arquitetura moderna, que pode ser um dos diferenciais do empreendimento.

Nesse caso, as vantagens não estão relacionadas somente à estética. Isso porque a arquitetura do imóvel permite um melhor aproveitamento dos espaços, o que traz mais conforto e praticidade ao dia a dia dos moradores.

apartamento-novo

Instalações novas e atualizadas

Antes de comprar um imóvel, é importante que você saiba que todas as instalações elétricas e hidráulicas precisam estar atualizadas e em consonância com a legislação vigente.

Ao adquirir um apartamento novo, você não precisa se preocupar com essa questão, já que as construtoras se preocupam em disponibilizar nos apartamentos instalações novas, que não irão demandar manutenção por um bom tempo.

Infraestrutura completa

Por fim, mas não menos importante, você deve saber que a maioria dos apartamentos novos oferece uma infraestrutura completa aos moradores. Isso porque os condomínios são pensados para o bem-estar dos indivíduos e, para isso, abrigam diversos ambientes e até mesmo serviços.

Dessa forma, é comum que os empreendimentos contem com uma ampla área de lazer, composta por piscina, salão de festas e quadras esportivas, com vagas de garagem, entre outros.

Desvantagens de um apartamento novo

Apesar de ser um excelente negócio, a aquisição de um apartamento novo também pode trazer desvantagens ao comprador. Por isso, é importante que você considere todos os pontos positivos e negativos antes de tomar uma decisão.

Abaixo você encontra as principais desvantagens de comprar – ou de alugar – um apartamento novo:

Espera na entrega

Se você optar pela compra de um apartamento na planta, deverá estar ciente de que a entrega do imóvel pode demorar alguns meses.

Por isso, se você tem pressa para se mudar, a indicação é procurar por um apartamento novo que já esteja finalizado e, portanto, disponível imediatamente.

Localizações afastadas

Outro aspecto negativo que pode estar relacionado a apartamentos novos se refere à localização. Isso porque, muitas vezes, esses imóveis são construídos em áreas mais afastadas da cidade, justamente porque os bairros são novos e estão em desenvolvimento.

Esse não é, necessariamente, um problema, já que, no futuro, a tendência é que o local abrigue diversos estabelecimentos comerciais e se torne mais populoso. Por isso, se você possui um meio de transporte próprio ou se há pontos de ônibus nas proximidades, invista.

apartamento-novo

Vantagens e desvantagens de um apartamento usado

Mesmo que a compra de um apartamento novo traga muitas vantagens, também existe a possibilidade de o cliente preferir um imóvel usado. Nesse caso, é necessário avaliar tanto os prós quanto os contras da negociação.

Vantagens de comprar um apartamento usado

Os imóveis usados são, na maioria dos casos, construções mais tradicionais do que os apartamentos novos. Mesmo assim, apresentam algumas vantagens, que podem estar em consonância com as preferências e com as necessidades de alguns compradores.

Possibilidade de mudança imediata

Se você precisa se mudar imediatamente, investir em um apartamento usado pode ser uma boa solução. Isso ocorre porque o imóvel, obviamente, já está pronto e o proprietário permitirá sua entrada logo após a aprovação do financiamento ou após a concretização do que foi acordado no contrato de compra e venda.

Nesse caso, a mudança, bem como os demais aspectos da negociação, depende do que foi definido tanto pelo proprietário quanto pelo comprador. É importante que, para evitar problemas futuros, a compra seja intermediada por uma imobiliária especializada, bem como por um corretor de imóveis.

Mais abertura para negociação de valores

Outro aspecto positivo de investir em um apartamento usado é a possibilidade de negociar os valores com o proprietário. Mesmo que a compra do imóvel seja intermediada por uma imobiliária e por um corretor de imóveis, é possível que haja diálogo e acordo entre os envolvidos na transação.

Dessa forma, o comprador pode fazer propostas relacionadas ao valor e, nesse momento, cabe ao proprietário aceitar ou recusar o que foi apresentado.

Essa abertura permite que os preços dos imóveis usados sejam mais atrativos, especialmente se o dono estiver precisando de dinheiro ou se o imóvel estiver disponível para venda há um bom tempo.

Desvantagens de comprar um apartamento usado

Assim como os apartamentos novos, os imóveis usados trazem algumas desvantagens aos compradores. Da mesma forma, é importante que você considere tanto os pontos positivos quanto os pontos negativos para tomar sua decisão.

Problemas com documentação

Não é incomum que imóveis usados apresentem problemas relacionados à documentação. Isso porque é possível que, ao longo dos anos, os proprietários tenham perdido escrituras, contratos e outros.

Esse problema impacta diretamente na duração e na dificuldade do processo de compra. Quando há falta de documentos, a negociação tende a ser mais lenta e muito mais burocrática.

Instalações antigas e desatualizadas

Outro aspecto que precisa ser considerado é a existência de instalações antigas e desatualizadas. Por serem usados – e, possivelmente antigos –, os apartamentos podem não estar preparados para receber tecnologia.

Por isso, antes de comprar um imóvel usado, verifique suas instalações elétricas e hidráulicas. Verifique se os itens estão de acordo com a legislação atual e, caso não estejam, converse com o proprietário, uma vez que você irá precisar investir na troca e na atualização das instalações.

Necessidade de reformas

Por fim, você deve saber que, muitas vezes, imóveis usados precisam passar por reformas. Na maioria dos casos, os novos moradores fazem as manutenções necessárias antes mesmo de se mudarem.

Assim como no tópico anterior, é importante que você converse com o proprietário para explicar quais reformas serão necessárias e, assim, é possível que consiga negociar o imóvel por um valor melhor.

Se você ainda está em dúvida sobre a compra de um apartamento novo ou um imóvel usado, pode conferir o vídeo Vale a pena comprar imóvel na planta?, publicado no canal Gustavo Cerbasi, no YouTube:

O que você achou das dicas?

Como você pôde perceber, a escolha entre um apartamento novo ou um imóvel usado depende de suas necessidades e de suas possibilidades. Se você gostou desse conteúdo, que tal acessar outros artigos do Blog da Arbo, que podem te ajudar ainda mais nessa jornada de compra de um imóvel?

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Continue conosco e confira todas as informações que você deve saber antes de comprar um apartamento.

Postagens relacionadas

espaco-pet

Espaço Pet: entenda a importância para seu novo lar

Você sabe o que é o espaço pet? Ganhando cada vez mais espaço nos condomínios brasileiros, esses espaços foram projetados para dar qualidade para o seu melhor amigo. Saiba mais sobre o assunto neste texto. Ter um pet em casa é uma grande responsabilidade, não é? Além de cuidar do bem-estar e da saúde deles, […]

home staging para fotos de imóveis

Como o Home Staging pode melhorar fotos de imóveis

Belas fotos de imóveis são essenciais para a venda da casa ou do apartamento. Para isso, é necessário saber como preparar cada um dos ambientes Com certeza você já ouviu falar que, atualmente, 95% dos compradores de imóveis começam suas buscas on-line (e aqui está a importância das boas fotos de imóveis). Esses dados foram […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *