19 de setembro de 2021

Vai mudar para apartamento pequeno? Veja dicas!

apartamento-pequeno

O processo de mudança exige muita energia e, caso não seja feito com planejamento, vários imprevistos podem surgir. Por isso, iremos dar dicas para você que vai se mudar para um apartamento pequeno.  

Se você está pensando em se mudar para um apartamento pequeno, deve estar pensando por onde começar, o que fazer com suas coisas que não que cabem e quais cuidados tomar com a mudança. É comum que todas essas dúvidas surjam e, por isso, você deve se planejar e dar um passo de cada vez nessa empreitada.

A maior parte do estresse se concentra em encaixotar e em desencaixotar seus pertences, durante o transporte da carga e quando a mudança já está sendo levada ao apartamento, o que pode variar entre uma experiência difícil e extremamente complicada dependendo do prédio. 

Assim, entendemos que você precisa de um conteúdo específico para mudança em apartamento pequeno. Fique com a gente e confira as principais dicas!

Planejamento em primeiro lugar

planejamento-apartamento-pequeno

Uma mudança não se trata apenas do planejamento da logística, ou seja, de definir horários, rotas e detalhes para que o processo ocorra bem. 

O processo também pede um planejamento financeiro, já que itens podem quebrar, serviços podem sair mais caro e despesas podem surgir. Assim, daremos algumas dicas para você preparar seu bolso.

Em primeiro lugar, coloque no papel tudo o que entra e o que sai de seu orçamento. Pense em quanto é a renda mensal das pessoas que moram com você ou apenas sua se for morar sozinho. 

Se você não tiver uma reserva guardada, veja se irá dar conta de possíveis gastos imprevistos. Depois, some todos os gastos e adicione possíveis imprevistos ao planejamento.

Agora que você já tem valores para basear os gastos, pode pensar em alternativas para pagar menos, como escolher um serviço de internet um pouco mais barato ou, ainda, poupar dinheiro por algum tempo. 

Feito isso, comece a planejar a logística. Converse com a transportadora ou com  serviço escolhido para fazer a mudança e saiba exatamente como ele executa o processo. Que tipo de veículo ele dispõe, se ele faz o carregamento e o descarregamento de seus pertences e se ele utiliza embalagens especiais para proteger a carga. Tudo isso deve estar muito bem alinhado para nada sair do controle.

Consulte o prédio do apartamento em que você irá morar para saber os horários disponíveis para fazer a mudança. Veja se existem vagas por perto para facilitar o descarregamento da mudança. 

Também analise os espaços disponíveis para levar os itens até o apartamento, se o elevador é grande o suficiente e se as escadas são largas. Apenas porque o apartamento é pequeno não quer dizer que os elevadores ou escadas também são, então utilize isso ao seu favor. 

Cheque, também, se você precisará cancelar algum serviço ou se poderá transferi-lo para seu novo apartamento. Se cancelar algum serviço, lembre-se de que muitos cobram uma multa ao rescindir um contrato. Portanto, esteja preparado caso isso aconteça.

Se mudando para o apartamento pequeno

Agora que você já se planejou, iremos falar sobre o que você precisa ficar atento no processo de sua mudança. Desde a organização das caixas, a mudança em si, a arrumação dos ambientes e a decoração, que pode te proporcionar praticidade.

Categorize as caixas

organizar-apartamento-pequeno

Em primeiro lugar, quando estiver preparando a mudança e guardando seus itens, é muito importante que você coloque os itens de cada cômodo juntos. Após isso, escreva na caixa para onde ela será destinada ao chegar em seu apartamento novo. Isso faz com que você não acumule diversas caixas em apenas um cômodo, ainda mais em um apartamento pequeno. 

Uma dica importante é separar em uma ou duas caixas tudo o que você irá precisar para passar as primeiras noites ou até mesmo a primeira semana em seu apartamento novo. 

Sabemos que, após a mudança, leva um tempo para organizar tudo, ainda mais se você trabalha ou estuda durante o dia ou à noite. Por isso, essas caixas irão conter os itens principais para você “sobreviver” em seu novo lar:

  • Roupas;
  • Itens de higiene pessoal;
  • Utensílios para cozinhar;
  • Remédios;
  • Produtos de limpeza.

Ainda, você pode adicionar seus documentos pessoais e contas de serviços, pois documentos são itens muito importantes e devem sempre estar à vista quando precisarmos.

Desapegue de alguns itens

Você está se mudando para um apartamento pequeno, assim, pode ser que não tenha espaço para armazenar todos seus itens. Por isso, aproveitando que irá se mudar e organizar todos seus pertences em caixas, nada melhor do que você fazer uma curadoria do que pode ser doado ou jogado fora.

Pense em doar roupas que já não servem mais ou que você não utiliza muito, além de materiais de papelaria, livros ou até mesmo objetos antigos. 

Você também pode vender móveis e outros tipos de pertences para te auxiliar no pagamento da mudança. Ainda, jogue fora papéis que não utiliza mais, bem como aqueles itens que já estão muito estragados e antigos.Você irá notar a diferença em seu apartamento pequeno.

desfazer-de-roupas

Faça a mudança dos móveis grandes

É comum que os móveis grandes sejam os mais difíceis de transportar e de levar para cima e para baixo, por isso, preste atenção. Existem alguns móveis que devem ser desmontados para conseguir sair e entrar de uma casa. 

Guarda-roupas, mesas e algumas camas e sofás pedem esse cuidado. Por isso, cheque isso antes da mudança para não ter surpresas e sempre guarde parafusos junto com os móveis que foram desmontados.

Além disso, uma dica valiosa é sempre fazer o carregamento e o descarregamento desses itens antes de todos os outros. Pois, assim, você terá mais espaço dentro do apartamento pequeno para manuseá-los e colocá-los em seus devidos lugares. 

Inclusive, você pode até optar por descarregar primeiro seus eletrodomésticos que são mais frágeis e pedem maior atenção. 

Desempacotamento da mudança

O ideal é que você tenha limpado o apartamento antes da mudança, para ter mais conforto na hora de desempacotar seus itens. Entretanto, se você não conseguiu limpar o lugar antes, aproveite que é um apartamento pequeno e suas caixas estão em cada cômodo e faça uma limpeza superficial.

Após isso, comece a desencaixotar a mudança. Dê preferência aos itens dos armários, tanto de cozinha quanto de quartos e de banheiros. Assim, você já pode ir desempacotando e organizando os itens em seus devidos lugares. Lembre-se também de guardar aqueles itens que são frágeis primeiro.

Posteriormente, você pode começar a organizar as roupas em seu armário e, por fim, a roupa de cama e de banho. Quando tudo estiver organizado e limpo, comece a pensar na decoração, arrume tapetes, cortinas, lâmpadas e luminárias, quadros e itens decorativos que ficarão em paredes ou em cima de estantes e de racks.  

Decoração funcional

Depois de feita a mudança e já com a decoração colocada, utilize ela a seu favor e sempre vise à funcionalidade do ambiente. Para um apartamento pequeno, isso será fundamental para utilizar espaços de uma maneira muito mais inteligente. 

Separamos o vídeo Como otimizar apartamentos compactos | Apê de 26 metros quadrados, do canal Obra Café, disponível no YouTube. Confira!

Estilos de decoração para o apartamento pequeno

Para te dar ainda mais dicas sobre como deixar seu apartamento pequeno mais otimizado depois da mudança, pense em um estilo de decoração específico que possa te agradar e que seja compatível com o lugar. Para um apartamento pequeno é bom escolher estilos minimalistas, modernos ou até mesmo a tendência escandinava.

Se você gosta de plantas, pode optar pelas famosas plantas suculentas, como cactos e outras espécies. Elas são muito fáceis de cuidar e, pelo fato de serem pequenas, podem dar vida ao seu apartamento ocupando o menor espaço possível. 

Isso sem contar que você pode colocá-las em absolutamente qualquer lugar de sua casa, desde banheiro e quartos até a sala, a cozinha e a área de serviço.

Já que você teve que praticar o desapego para se mudar, nada mais justo de você reutilizar aqueles itens que não conseguiu despachar, para que se tornem móveis novos e funcionais. Por meio da tendência DIY você pode fazer itens de decoração e móveis a partir daqueles que você já tinha ou de outras peças usadas. 

Você gostou desse conteúdo para apartamento pequeno?

Deixe nos comentários o que você achou desse conteúdo sobre mudança para um apartamento pequeno. Você também pode deixar sugestões de novos conteúdos para nosso Blog.

Além disso, se você quiser mais dicas de como preparar sua mudança e quais os detalhes de todo o processo, acesse o Blog da Arbo. Aqui você encontra muitos artigos sobre os mais variados tipos de mudança e organização. 

Talvez você se interesse por Tudo o que você precisa saber antes de realizar a mudança de casa ou de apartamento. Também acesse Quando fazer mudança é uma boa escolha?

Acesse, também, a Central de Ajuda da Arbo que conta com diversas respostas para dúvidas relacionadas ao dia a dia do mercado imobiliário. 

E se você ainda estiver procurando no imóvel ideal para você, não deixe de acessar o Site da Arbo e ficar por dentro das melhores ofertas de imóveis para venda e para locação, disponíveis em todo o Brasil!

Postagens relacionadas

Como transformar sua casa em ambiente de trabalho

O home office já é uma realidade e, para se adaptar a esse cenário, você precisa adequar seu imóvel para receber o ambiente de trabalho. Nesse texto você confere dicas e orientações para deixar seu home office mais confortável e produtivo Com a chegada da pandemia e a crescente necessidade do isolamento social, o trajeto […]

Descubra quanto custa morar em república

Se você é universitário, já deve ter considerado morar em república. De fato, essa é uma opção muito usual, especialmente em relação ao sentido financeiro. Saiba mais sobre o tema nesse texto O ingresso no ensino superior é a realização de um sonho para muitos estudantes. É comum que, nesses casos, muitos precisem se mudar […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *